25/Março/2021 – 20:00 – Conferência: Músicas para testar equipamentos

25/Março/2021 - 20:00

Tema: Músicas para testar equipamentos

Apresentador: André e diversos foristas

Será uma conferência colaborativa, todos que quiserem participar, já me enviem por mensagem privada uma lista com 5 músicas.

Vou organizar a ordem para que cada um fale um pouco sobre o que escolheu e vou criar uma playlist no Spotify com a seleção.

Link para a conferência:

https://meet.google.com/hhf-xqtf-nng

As conferências terão a seguinte dinâmica:

- Eu estarei moderando a conferência.

- Os convidados terão 15 minutos aproximadamente para desenvolver o tema.

- Na sequencia abriremos para os participantes fazerem perguntas ao vivo e/ou pelo chat.

- 5 minutos antes de cada conferência os membros do fórum receberão novamente um e-mail com o link de acesso.
- Os temas estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Participe !!

Já tenho 6 listas de foristas: @antenorhs @Redcruz @Ari Pereira @WandiqueWandique @Eduardo Thadeu e a participação especial do @Rene AD da Audio Dream !

Quem quiser ainda pode participar, mas somente vou citar e incluir as músicas na playlist para não alongar o tempo na conferência.

Abraz,

Na playlist que encaminhei, todas as cinco são músicas comuns com gravações normais, nada audiófilo.

A intenção seria explicar o porquê disso e chamar atenção para detalhes de algumas músicas que costumo prestar atenção na hora de testar o sistema.

Mesmo estando sem imagem e sem som, pretendia expor isso na conferência nem que fosse pelo chat.

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1322842292]Abraz,

Na playlist que encaminhei, todas as cinco são músicas comuns com gravações normais, nada audiófilo.

A intenção seria explicar o porquê disso e chamar atenção para detalhes de algumas músicas que costumo prestar atenção na hora de testar o sistema.

Mesmo estando sem imagem e sem som, pretendia expor isso na conferência nem que fosse pelo chat.[/QUOTE]

Sem problemas, recomendo que entre pelo link pelo celular, fica bem fácil, vai ter som e imagem.  Ou me escreva a resenha de cada musica por MP, porque pelo chat vai ficar muito lento e monótono.

[QUOTE username=Abraz userid=7346411 postid=1322842414]

Sem problemas, recomendo que entre pelo link pelo celular, fica bem fácil, vai ter som e imagem.  Ou me escreva a resenha de cada musica por MP, porque pelo chat vai ficar muito lento e monótono.[/QUOTE]

Beleza.

Expectativa de novidades! Não aguento mais listas com a Daina Krall!?

Hahaha bom tb 

A lista está bem eclética e não tem nada de Diana Krall, Pink Floyd… muita coisa interessante para compartilhar.

Ordem de apresentação dos participantes e respectivas músicas :

Abraz (Escuta com sets diferentes: books, Torres e Headphone. Fonte CD)

Donald Fagen – New Frontier

Steve Howe - Turbulence

Porcupine tree – Blackest Eyes

Tania Maria- Funk Tamborim

Stanley Clarke – Goodbye Pork Pie Hat

Antenor (escuta só em headphone)

Lucky - Kat Edmonson (Way Down Low)

S.M.F - Joe Satriani (Joe Satriani)

Raphael Rabello - Luiza (Todos os Tons)

William Tell - Gioachino Rossini (Conduzida por Herbert Von Karajan)

Songs for Olabi – BLISS - Álbum (Quiet Letters)

Dioclécio - Redcruz

- Dance With My Father (Luther Vandross);

• Stomp (The Brother Johnson);

• Master Blaster (Stevie Wonder);

• Could It Be Right (Earth, Wind & Fire);

• Tonight (Joe Cocker).

Ari Pereira

You And Your friend - Dire straits

YYZ - Rush

Live to tell - Madonna

Duende - Bozzio Levin Stevens

Jungle Trail - Steven Delopoulos

WANDIQUE – Escuta LP em valvulado.

1) Roxy Music - Avalon (album do mesmo nome)

1. AIR - RUN (do album Talkie Walkie)

2. Jeff Beck - Behind the veil (do album Guitar Shop)

3. Twin Peaks - Twin Peaks theme (trilha original)

4. Peter Gabriel - Mercy Street (do album So)

Eduardo Thadeu

- Madonna – Medellín (álbum Madame x)

- Madonna - Killers Who Are Partying (álbum Madame x)

- Madonna - Crave (álbum Madame x)

- Seal – Crazy

- Leo Gandelman - Me deixa em paz (álbum Pérolas Negras)

René (Audio Dream)

- Chimp Spanner – The Mirror

- Storyville - Carry You Home

- Fugata Quintet Performs Piazzolla Live at Purcell Room – Concierto para Quiteto

- Karnivool – Themata

- Gov’t Mule – About to Rage

Rogerio D.

Allen Toussaint - Egyptian Fantasy 

Jack Johnson - Upside Down

Yosi Horikawa - Bubbles

Cheryl Bentyne - –Killing Me Softly With His Song (obs: não achei no Spotify, coloquei outra interessante)

Ali Farka Toure with Ry Cooder -  Ai Du

https://open.spotify.com/playlist/53DBzqhbhFNo5KAdTSPQPo?si=wVh0d13tSfiW4CdwcolauQ

Descrição da seleção do @Redcruz

O que gostaria de dizer em primeiro lugar é que, para os ajustes do sistema não utilizo gravações audiófilas, por dois motivos:

1- A maioria esmagadora das músicas que ouço são músicas comuns com gravações comuns, portanto natural que ajuste o sistema por estas músicas e não por músicas e/ou gravações audiófilas;
2- Quandoo se ajustta sistema tomando por base somente excelentes gravações, é praticamente certo que o ajuste não sirva quando executar músicas com gravações normais.

Então, quero chamar atenção para detalhes das músicas em que me baseio para conferir se o ajuste ficou bom ou não, e também para não perder a referência. São músicas que ouço com frequência, algumas conheço há muito tempo, prtanto conheç-as bem.

- Na música ‘‘Dance With My Father’’: logo na introdução podemos observar a bateria, que parece ser bateria eletrônica, onde a batida da caixa e do chimbal precisam estar com timbres distintos, embora sejam bem semalhantes por serem sons eletrônicos.
Outro detalhe é no minuto 03:07, em que a música volta para introdução, só que agora com um arranjo vocal de fundo bem sutil, que por vezes pode parecer arranjo de teclado, mas é vocal.

- Na música ‘‘Stomp’’: No final da música, quando parece que vai terminar, começa uma parte instrumental em que inicia com baixo e bateria, depois vão entrando os outros instrumentos (metais, teclados e tal), inclundo voz (falada não cantada), até que todos estejam sendo executados ao mesmo tempo. E aí vejo como o sistema reage a toda essa massa sonora.

- Na música ‘‘Master Blaster’’: logo no primeiro segundo, em seguida à primeira batida do bumbo da bateria, tem ali o som de um ‘‘pau de chuva’’, que é um choocalho em forma de vara. Confesso que mesmo conhecendo a música há décadas, só há alguns anos é que fui notar que existia ali um pau de chuva.

- Na música ‘‘Could It Be Right’’: nesta procuro observar as partes da música onde há arranjos vocais, para ver como o sistema mostra as vozes de forma homogênea, se tem arejamento, se dá para identificar as vozes separadamente e tal. Já houve circunstâncias onde umas vozes apareciam mais do que as outras.

- Na música ‘‘Tonight’’: Também observo os arranjos vocais, mas tem um detalhe nos pratos da bateria, logo no fim da na introdução da música, nos segundos 00:14 e 00:16 têm dois ataques nos pratos, só que são pratos diferentes, portanto, têm que ser percebidos com timbres diferentes. Já houve momentos aqui no sistema em que soaram iguais.

Claro, não esperem muita percepção executando as músicas pelo Spotify… Tidal talvez… Embora sejaassinante de serviços de streaming, quando vou fazer testes é com músicas executadas de meu acervo local. E com volume relattivamente alto, teste com volume baixo não rola.

Por exemplo a música ‘‘Master blaster’’ pelo Spotify, vai ser difícil ouvir algum detalhe, pois a música é altamente capada.

Pessoal,

No texto acima, peço desculpas pelos erros ortográficos, escrevi o texto de forma emergencial e não deu tempo de corrigir adequadamente. ?

Abraços

Muito boa a conferência. Parabéns aos conferencistas. 

Foi muito legal mesmo, parabéns a todos os envolvidos e participantes!!!