Olá confrades, minha mãe está pensando em adquirir o Toyota Corolla de nova geração recém lançada (12ª Geração). O problema é o seguinte: a Toyota resolveu adotar uma nova central multimídia (aquela mesma Central “TV de Tubo Telefunken”, que tem Android Auto e Apple Car Play), o problema é que no manual do veículo (consultado em PDF na Internet, e que inclui as Instruções do Som) omite certas informações mais técnicas; Uma dessas informações é justamente o Suporte a Formatos (Codecs) de Arquivos reproduzíveis por Pen Drive (isso é um ponto crítico não para mim nem para minha mãe, mas para meu pai que adota o uso do mesmo e não conseguiria usar o Android Auto).
No Manual do Veículo consta que a Central Multimídia somente suporta .wma e .mp3, porém não consta nenhuma informação sobre suporte a .aac, .flac, .wav, etc, o que acredito somente ser uma omissão desavisada (pois não acredito que mesmo a Toyota iria fazer um Downgrade de Formatos/Codecs suportados pela Central Multimídia, além do que a mesma reproduz áudio de Bluetooth, que em tese transmitiria áudio em AAC).
Escrevo esse tópico pois o Corolla 2015 que minha mãe possui atualmente tem uma Central Multimídia excelente quanto a compatibilidade de Codecs - suporta .aac, .wav, .flac (se não me engano), .mp3, até consegui reproduzir .aif uma vez, e além disso reproduz CDs/DVDs (o que apesar de não “significar nada” hoje em dia, considero uma boa opção para quem quiser usar).
Quem possuir o Corolla 2020, ou já testou a Central Multimídia dele, se puder me ajudar com resposta(s) eu ficaria grato.
Infelizmente não posso dar informação de primeira mão, visto que não tenho o carro, mas sinceramente acho quase impossível não suportar formatos mais avançados que o MP3 e WMA, ainda mais considerando que centrais antigas como a do Corolla 2015 que você mencionou e a Magneti Marelli RT6 do meu Peugeot, lá de 2014, suportam formatos mais avançados.
Seria interessante testar isso, pegue um pen drive e preencha com estes formatos, peça uma demonstração do carro, talvez um test drive e espete o pen drive para ver o que ele toca ou não toca.
[QUOTE username=Automobile_Monsenhor userid=7347095 postid=1316688150]Infelizmente não posso dar informação de primeira mão, visto que não tenho o carro, mas sinceramente acho quase impossível não suportar formatos mais avançados que o MP3 e WMA, ainda mais considerando que centrais antigas como a do Corolla 2015 que você mencionou e a Magneti Marelli RT6 do meu Peugeot, lá de 2014, suportam formatos mais avançados.
Seria interessante testar isso, pegue um pen drive e preencha com estes formatos, peça uma demonstração do carro, talvez um test drive e espete o pen drive para ver o que ele toca ou não toca.[/QUOTE]
Opa! Obrigado pela sugestão! Infelizmente não recebi a notificação da sua resposta. Você está tendo problemas de notificações do forum?
Realmente, quando minha mãe for fazer um test-drive do carro eu vou solicitar um teste da Central Multimídia. Só acho uma omissão bastante não-inteligente por parte da Montadora, e pelo que eu vi a Honda também fez isso no novo Civic. Como você mencionou: mesmo a central multimídia mais antiga do seu Peugeot 2014 já suporta esses formatos.
Só me resta esperar pra poder testar depois. Farei isso.
Tive um Corolla 2012. Me lembro que a central original dele tinha suporte a MP3 e WMA… e olha que ela era bem “pé de boi” mesmo para a época.
Quanto a questão de centrais originais: Meu sogro tem Corollas já a 3 ou 4 gerações e a minha mãe tem da penultima. A minha experiência com centrais que vem com ele é que sempre são caras e ruins pelo que oferecem. Digo sem medo de errar que uma central comprada no ML (bem escolhida) vai ser mais barata e mais capaz em todos os sentidos. Não há risco de perda de garantia pq a instalação não envolve corte de fios, e o Corolla já vem com caixas de som e fiação instalada mesmo se não tiver central.
Fiz isso no Renegade. Uma central de R$ 2k do ML é superior ao topo de linha oferecido na concessionaria. Aliás, central multimídia em concessionaria é, via de regra, dinheiro mau investido.
[QUOTE username=W49n3r userid=7348010 postid=1319484050]Tive um Corolla 2012. Me lembro que a central original dele tinha suporte a MP3 e WMA… e olha que ela era bem “pé de boi” mesmo para a época.
Quanto a questão de centrais originais: Meu sogro tem Corollas já a 3 ou 4 gerações e a minha mãe tem da penultima. A minha experiência com centrais que vem com ele é que sempre são caras e ruins pelo que oferecem. Digo sem medo de errar que uma central comprada no ML (bem escolhida) vai ser mais barata e mais capaz em todos os sentidos. Não há risco de perda de garantia pq a instalação não envolve corte de fios, e o Corolla já vem com caixas de som e fiação instalada mesmo se não tiver central.
Fiz isso no Renegade. Uma central de R$ 2k do ML é superior ao topo de linha oferecido na concessionaria. Aliás, central multimídia em concessionaria é, via de regra, dinheiro mau investido.[/QUOTE]
Existem opções da Pioneer para a Central do Corolla 2020? Eu mesmo só confio nas Centrais Pioneer (ou Alpine). Não tenho bronca com as Centrais que vem de fábrica no Corolla, o problema é que a maioria delas é lenta, o que é bem chato.
Uma pequena observação sobre seu último comentário: não diga que Central Multimídia X ou Y é um “mal investimento”, Central Multimídia é Bem de Consumo, portanto não é Investimento, é um Gasto.
[QUOTE username=Gabriel San userid=7349575 postid=1319659338]
Não tenho bronca com as Centrais que vem de fábrica no Corolla, o problema é que a maioria delas é lenta, o que é bem chato.[/QUOTE]
Não tenho mais acompanhado o tema, mas lembro que em pleno 2018 a Toyota ainda empurrava centrais rodando em WindowsCE… a preço de ouro. Ridículo.
[QUOTE username=Gabriel San userid=7349575 postid=1319659338]
Central Multimídia é Bem de Consumo, portanto não é Investimento, é um Gasto.[/QUOTE]
Bem, a rigor investimento ainda é um subtipo de gasto, mas eu entendi o que quis dizer… normalmente se espera um retorno de um investimento.
De qualquer forma, se fôssemos nos permitir admitir “entretenimento automotivo” como um retorno do “investimento” feito numa central, poderíamos dizer que as centrais originais tem um retorno bem menor. Já para as concessionárias é um excelente negócio, pois vendem equipamentos medíocres por valores exorbitantes.