Para discutirmos e trazer novidades para as nossas cápsulas MC !!!
Para provocar vocês a postarem suas capsular aqui com seus comentários.
Já a dois anos estou usando a ORTOFON QUINTET Bronze, que é a penúltima em termos de qualidade nesta série da Ortofon, a mais sofisticada é a Black. Um colega nosso falou uma vez que “não há volta” quando se começa a usar MCs. Pura verdade. Com certeza é possível ter uma MM muitíssimo boa (como a Clearaudio Maestro, que já experimentei) a um custo superior à uma MC que pode ser tão boa quanto. Mas existem alguns fatores que a minha cápsula, que substituiu uma GRADO da Reference Series (uma Sonata) que eu usava até então. Eu sabia que haveria uma melhora mas meus ouvidos não estavam preparados para a transparência e precisão desta cápsula. É claro que existem MUITAS outras MC melhores (e sempre mais caras, muito embora sempre haverá quem conteste isso). A instalação foi tranquila e ajustei seu SRA em 92º segundo o que se usa. Todos aqueles aspectos que tentamos dar nomes quando descrevemos um resultado de qualidade (que é dependente da sinergia de todo o sistema) estavam lá. Como só podemos fazer avaliações baseadas no que aprendemos e ouvimos no passado, essa cápsula é a mlehor que já tive, até eu comprar uma “superior”. Imediatamente percebi que ela estava “pedindo” um pré de fono à sua estatura e foi o que fiz um ano depois (estou usando com ela um Gold Note PH-10 num td Clearaudio Concept). Creio ser um tanto difícil ter um sistema em que todos os componentes estão no mesmo “nível” e vejo que isso é um indicativo do nosso próximo upgrade. É claro que pude conviver muito bem com essa deficiência pois as alegrias foram muitas, afinal eu precisava, ao menos, ouvir todos os meus discos novamente.
Se vocês me perguntarem se vale a pena ter essa cápsula eu posso tranquilamente dizer que sim, desde que você tenha um pré de fono razoável (não quero discutir isso aqui, existe um tópico para isso), afinal esta série da ORTOFON, a QUINTET são as MC de entrada, as mais sérias são as Cadenza.
Fala Wandique. Em breve faço o relato da minha Cadenza Bronze por aqui.
A minha próxima vai ser a Cadenza Blue …
Sei que a maioria vai dizer que sou penetra aqui, pois minha singela Denon DL-110 é a mais básica das MC…
Cápsulas MC da Hana desembarcam no Brasil semana que vem…inclusive as MC de alta saída.
Todas estarão disponíveis através do novo site da German, no ar a partir da próxima sexta-feira dia 28.
Ortofon, Grado, Benz Micro … 
[QUOTE username=Fabio Storelli German Audio userid=7347590 postid=1312654829]Cápsulas MC da Hana desembarcam no Brasil semana que vem…inclusive as MC de alta saída.
Todas estarão disponíveis através do novo site da German, no ar a partir da próxima sexta-feira dia 28.[/QUOTE]
Vamos torcer por preços justos …
Eu uso em cada toca disco:
- ZU DL 103 MKII nº 0077
2)AT OC9 III
Nesse momento tenho instalada uma Transfiguration Proteus no meu td.
Bom dia senhores.
(E lá vamos nós rs)
MC’s que já passaram por aqui:
-
Benz Micro Glider SL (Tive duas)
-
Sumiko Blue Point Special Evo III
-
Hana SL
A Hana é a atual e já está no set há quase um ano e meio.
Todas foram na versão de saída baixa.
Na época estava com um Pro-Ject 6 Perspex, equipado com uma Ortofon 2m Black, que já havia tocado num AT LP1240, PLX-1000 e no Technics SL D2.
Em todos tocou bem, mas quando cheguei no Perspex, senti que era a hora de tentar uma MC.
E a escolhida foi a Benz.
Foi mais uma daquelas audições que marcaram minha história no hobby, desde os primeiros acordes.
A naturalidade atrelada a absurda capacidade de trilhagem era daquelas que não dá mais vontade de desligar o set.
Tempos depois, passado aquele já relatado mal sucedido upgrade de TD, de volta a um PLX-1000, precisava de uma boa cápsula, de preferência MC, mas com um CxB mais interessante.
Com todos os relatos acerca da Hana, fui nela (mais uma vez) sem ouvir e não me arrependi.
É incrível mesmo o que ela entrega.
Provavelmente não seja consenso, mas para mim ela tem algumas características sônicas parecidas com a Glider, apesar da construção e materiais mais simples.
Em contrapartida, soou muito diferente da Sumiko.
Não é momento para eu pensar em upgrade, mas divagando sobre possíveis futuros passos, considero Hana ML, Ortofon Cadenza e quem sabe voltar para uma Benz.
Abraços e vamos em frente!
[QUOTE username=Jose Ricardo userid=7347734 postid=1312658521]Eu uso em cada toca disco:
- ZU DL 103 MKII nº 0077
2)AT OC9 III[/QUOTE]
Quais suas impressões sobre a ZU? Fiquei muito curioso, é uma cápsula com a impedância maior que a que uso (a Quintet tem 5ohms) e
maior peso …
Caio, e a Cadenza Bronze?
Aguenta só mais um pouquinho. O texto talvez seja um pouco longo.
Aí tem
[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1312659348]
Quais suas impressões sobre a ZU? Fiquei muito curioso, é uma cápsula com a impedância maior que a que uso (a Quintet tem 5ohms) e
maior peso …[/QUOTE]
Sabe @Wandique , uma impedância baixa é otima para a pré amplificação, E a maior parte das capsulas atendem ao padrão de 47KR ou 470R para MCs - impedancia vista na utilização de STEPUP de ganho 10. Mas a questão é sob o ponto de vista eletro mecânico de qual impedância a capsula tem o seu melhor desempenho. Os fabricantes de capsula não definem este valor e na loteria das chavinhas cada qual escolhe a mais agradável. Mais truquinhos para audiofilos sabidos.
Texto longo? Isso é um aviso ou uma ameaça? kkkkkkkk
Algo bem mais simples - e menos nobre - que as elucubrações do Jeferson:
preguiça
Impedância baixa custa caro. A minha cápsula tem 5 ohms, existem algumas japonesas com 1 ohm e cápsulas japonesas igualmente caras.
Mas eu fico fantasiando a Cadenza Blue …
![[Foto-em-25-04-2020-a-s-15-46]](https://i.postimg.cc/tRf0W4x5/Foto-em-25-04-2020-a-s-15-46.jpg)