Clube do Kit Baubo para montagem de caixas acústicas

Já fui empreendedor por alguns anos e sei a dor de cabeça, principalmente no Brasil, onde além do planejamento e empenho é preciso muita coragem para enfrentar os constantes desafios e mudanças de regras/legislação.

Por isso tenho admiração especial por empreendedores como o Renato Lira, que colocaram no mercado brasileiro um kit simples e eficiente de caixas acústicas. 

Escutei algumas versões das Balbo e sei que há diversas novas e o antigo HTForum ajudou na divulgação de algumas delas.

Espero que este tópico possa ajuda os atuais e futuros usuários com suas caixas e incentivar futuros empreendedores também.

Boas Audições!

"ECOBAUBO - A Baubo by Thalles

No ano passado o Renato abriu o tópico das Baubo ainda antes do DIYFest Rio 2010, e eu fiquei empolgado com a ideia de poder montar as minhas primeiras caixas DIY.

A proposta das Baubo é muito interessante, em que pese o pequeno investimento e o excelente resultado que se obtém a partir dos componentes empregados. É uma caixa barata pelo que entrega.

O meu projeto obedeceu às medidas e parâmetros recomendados pelo Renato, utilizando, inclusive, os componentes indicados precisamente por ele no projeto e no tópico das Baubo.

No decorrer da construção da caixa, e diante da demora em conseguir vê-la pronta, fiz alguns testes com outros falantes utilizando aquele gabinete, com resultados interessantes, mas se comparados ao que se obtêm com os falantes apropriados fica evidente que cada falante tem que habitar sua casa própria, com suas dimensões bem definidas matematicamente, não ha espaço para improvisações.

No desenvolvimento do meu projeto me mantive fiel ao desenho original, entretanto, de olho na Onda Verde, optei por utilizar materiais que fossem menos agressivos ao meio ambiente, evitei usar solventes, tintas e outros matérias que pudessem, de algum modo, levar a algum tipo de custo ambiental. Dessa forma, para o acabamento das Baubo, preferi usar um laminado de imbuia ao natural, sem verniz, apenas lixado com uma sequencia longa de lixas de polimento e aplicando cera de carnaúba de maneira a não precisar usar a temida tinta e seus componentes.

Para a frente da caixa e nicho do tweeter, procurei usar madeiras que fossem recuperadas, e para tanto, busquei em depósitos de material de demolição, as partes para a solução. Madeiras brasileiras que foram reaproveitadas no projeto com a finalidade de valorizar o meio ambiente e prestigiar a causa Verde.

Daí o nome da brincadeira ser ECOBAUBO.

Foi gratificante poder realizar esse meu primeiro projeto de caixas , e que por certo, não será o último, tenho muito a aprender.

O aspecto mais impressionante dessas caixas é o palco sonoro que elas proporcionam, incrível a largura e profundidade com que ela distribui os instrumentos e toda a organicidade da música se apresenta de forma bem tranquila e sem zonas de embolamento.

Meus sinceros agradecimentos ao Renato Lira, e aos meus amigos, que colaborando com palpites e conselhos me conduziram a esse resultado.

Thalles"                      Thalles Barroso, 3 Mar 2011

http://audiokit.com.br/baubo-galeria/ecobaubo-a-baubo-by-thalles.html

Galeria com outras Baubo:

http://audiokit.com.br/baubo-galeria

[QUOTE username=Luciano Milioli userid=7346806 postid=1314614157]Galeria com outras Baubo:

http://audiokit.com.br/baubo-galeria[/QUOTE]

É uma proposta muito interessante. No HTF havia só elogios as caixas Baubo. Parabéns pela criação deste tópico.

Posto minhas ex Baubo para contribuir.

Que tipo, que ficou… como é este kit? Que falantes usa? 

@Chedid há muitas versões e o site do Renato, que já postei acima, é muito bom e merece toda nossa admiração, pois ele é uma pessoa muito generosa que divulgou gratuitamente diversos projetos bem sucedidos:

http://audiokit.com.br/caixas-acusticas/baubo-caixas-acusicas-de-alta-performance.html

Quais falantes que está neste kit

Estou querendo vender minhas baubos, estão sem uso, pois uso DIY Sublime

Posta foto delas aí!! Tem ideia do valor?

Olá, sou o atual proprietário dessas Baubo Luxo aqui:

https://audiokit.com.br/caixas-acusticas/baubo-luxo-uma-versao-bem-especial.html

Estou precisando colocar telas nas caixas pois agora tenho um bebê e ele já consegue colocar os dedinhos nos alto-falantes… Alguém tem projeto de tela para as Baubo que possa compartilhar? Ou pode ajudar com algum tipo de informação? Minhas caixas foram feitas pelo próprio Renato Lira, eu na verdade não tenho experiência com DIY nessa área.

Aproveito para agradecer ao Luciano pela iniciativa de recriar este clube aqui.

Abraços a todos!

[QUOTE username=Rafael de Bem  RSdeBem userid=7965292 postid=1325093464]

Posta foto delas aí!! Tem ideia do valor?[/QUOTE][QUOTE username=Rafael de Bem  RSdeBem userid=7965292 postid=1325093464]

Posta foto delas aí!! Tem ideia do valor?[/QUOTE]

Rafael…

BLZ?

Segte, resolvi não vender a minha baubo e sim a Sublime

[QUOTE username=Jan userid=7347556 postid=1325093650]

Olá, sou o atual proprietário dessas Baubo Luxo aqui:

<a href="https://audiokit.com.br/caixas-acusticas/baubo-luxo-uma-versao-bem-especial.html" target="_blank">https://audiokit.com.br/caixas-acusticas/baubo-luxo-uma-versao-bem-especial.html</a>

Estou precisando colocar telas nas caixas pois agora tenho um bebê e ele já consegue colocar os dedinhos nos alto-falantes… Alguém tem projeto de tela para as Baubo que possa compartilhar? Ou pode ajudar com algum tipo de informação? Minhas caixas foram feitas pelo próprio Renato Lira, eu na verdade não tenho experiência com DIY nessa área.

Aproveito para agradecer ao Luciano pela iniciativa de recriar este clube aqui.

Abraços a todos![/QUOTE]

Oi Jan,

Se você procurar “tela de proteção caixa de som” no ML ou lojas, tem várias opções. A de tecido vai  dar trabalho, mas vc pode achar metálicas e parafusar ao redor do falante ou colar 4 imãs em cada tela e prender em parafusos nas caixas.

Olá aos membros.

Primeira postagem neste novo HTForum por isso ainda me acostumando à nova apresentação e não sei se estou operando certo.

Tenho par de Baubos que tinha o kit de componentes original. Certo dia fui usá-las e não estavam funcionando. Não sei se abriram demais o volume ou o que aconteceu. Os NAR 650cw3 foram embora. Troquei-os mas estou sentindo falta de agudos. Os crossover não aparentam nada estranho (não fiz medições). Os NAR 26tw3 (titânio) foram descontinuados e um vendedor do ML coloca como substituto, se não me engano, o 20tw3 (domo de seda). Por gentileza, prejudicará muito o resultado do projeto a mudança de tecnologia? Obrigado.

Aproveitando o erro de operação que não sei deletar este espaço, pergunto: onde encontro tópicos sobre receivers vintage? Obrigado.

[QUOTE username=Joaquim userid=8037957 postid=1326858272]Olá aos membros.

Primeira postagem neste novo HTForum por isso ainda me acostumando à nova apresentação e não sei se estou operando certo.

Tenho par de Baubos que tinha o kit de componentes original. Certo dia fui usá-las e não estavam funcionando. Não sei se abriram demais o volume ou o que aconteceu. Os NAR 650cw3 foram embora. Troquei-os mas estou sentindo falta de agudos. Os crossover não aparentam nada estranho (não fiz medições). Os NAR 26tw3 (titânio) foram descontinuados e um vendedor do ML coloca como substituto, se não me engano, o 20tw3 (domo de seda). Por gentileza, prejudicará muito o resultado do projeto a mudança de tecnologia? Obrigado.[/QUOTE]

Bem vindo Joaquim!

Eu ia sugerir perguntar diretamente ao Renato, mas olhando no site de partes/kits dele:

https://audiokit.com.br/kits/baubo-caixas-acusicas-de-alta-performance.html

Já existe a mensangem de que está difícil achar algo com a mesma performance nesse preço:

balbo1.jpg

Mas se vc trocou o falante de médio-grave (Nar 26tw3), verifica antes se a polaridade dele não está invertida em relação ao tweeter em uma das caixas. Também não acho que o(s) crossover tenha sido danificao, mas se o falante foi, ao menos um dos tweeters pode ter sido danificado também. Se foi, manda uma mensagem pro Renato que talvez ele possa recomendar outro modelo ou ainda tenha um pra reposição.

Abraço,

Luciano

Obrigado pelo retorno e pela dica. Enviei msg no audiokit.

Obg.

Abraço 

Joaquim.

[QUOTE username=Luciano Milioli userid=7346806 postid=1326867269]

Bem vindo Joaquim!

Eu ia sugerir perguntar diretamente ao Renato, mas olhando no site de partes/kits dele:

Já existe a mensangem de que está difícil achar algo com a mesma performance nesse preço:

balbo1.jpg

Mas se vc trocou o falante de médio-grave (Nar 26tw3), verifica antes se a polaridade dele não está invertida em relação ao tweeter em uma das caixas. Também não acho que o(s) crossover tenha sido danificao, mas se o falante foi, ao menos um dos tweeters pode ter sido danificado também. Se foi, manda uma mensagem pro Renato que talvez ele possa recomendar outro modelo ou ainda tenha um pra reposição.

Abraço,

Luciano[/QUOTE]

Tenho (Par) Torres Transmissão

a venda, projeto Renato Lira.

Valor R$2500 local SP/Capital, mais informações Mp