CLUBE DOS TOCA-DISCOS RP-II GRADIENTE

Olá pessoal, boa noite a todos.

Estou criando esse tópico,para discutirmos sobre o melhor toca-discos “fabricado” no Brasil pela Gradiente, o fantástico RP-II.

Vamos tirar todas as dúvidas e passar todas as possíveis informações, sobre o RP-II e seu fantástico braço, que até hoje, mesmo após mais de 30 anos de seu lançamento, ainda é um braço cobiçado por audiófilos.

1 curtida

Acompanhando

Entrando no clube!!

Aeeeeeee!!! Tô longe do meu DD-100Q mas, após a pandemia, nos veremos novamente.

Um dos RP-II mais lindos que eu restaurei. IMG_20150428_122500808[1] (1).jpg  IMG_20150428_122510919[1] (1).jpg 

1 curtida

Mais um lindo RP-II Gradiente. Esse está com um grande amigo do fórum.Imagem0032.jpg 

1 curtida

Mais um RP-II Gradiente, feito sob encomenda, com a base diferente,  Imagem0031 (2).jpg 

1 curtida

Acompanhando…

IMG_20200828_131029513.jpg 

Acompanhando!!! 

Colegas, 

Um presente para os colegas do clube 

Renato 

Eu tenho esse manual do RP-II aqui, inclusive com a “vista explodida”. Só que revirei tudo que é canto e não encontrei.

[QUOTE username=Antunes Carlos de Morais userid=7348257 postid=1312644620]Olá pessoal, boa noite a todos.

Estou criando esse tópico,para discutirmos sobre o melhor toca-discos “fabricado” no Brasil pela Gradiente, o fantástico RP-II.

Vamos tirar todas as dúvidas e passar todas as possíveis informações, sobre o RP-II e seu fantástico braço, que até hoje, mesmo após mais de 30 anos de seu lançamento, ainda é um braço cobiçado por audiófilos.[/QUOTE]

Você gosta bastante dele✌

@NELSON M ARAUJO, esse eu conheço bem. Já fiz de tudo com o RP-II Gradiente, que de Gradiente só tem o cabo de força e mesmo assim nem sei se é pois até o cabo de força é bem superior aos outros nacionais da época. Esse braço que equipa o RP-II foi usado pela SOTA, tradicional fabricante de toca-discos americanos. E nesse braço eu já coloquei cabos internos que hoje custam mais de 6 mil reais. Uma pena, terem feito uma base porca. Mas o braço, o eixo e o prato do RP-II são fantásticos. O motor também, (como  diria o professor Rui Fernando), não é tão ruim assim. Digamos que é um pouco fraco para dar a arrancada inicial para arrastar o prato. E eu já testei o RP-II lado a lado com o meu SOTA, com REGA, com VPI Traveler, e quando equipado com uma cápsula de alto nível, o RP-II não faz feio, pois bate de frente com toca-discos que custam 10 vezes mais.

Vale ressaltar um detalhe sobre a base. O RP-II teve quatro edições no Brasil. Uma delas tem a base coberta com napa, imitando couro, que se deteriora rapidamente nas laterais. Uma das edições do RP-II, tem o tampo superior em “roxinho”, uma madeira praticamente indestrutível. Nesse caso eu trocava apenas as laterais que eram uma porcaria. Nas outras duas edições, a tampa era fabricada pela Vigorelli, aquela mesma que fabricava máquinas de costura. Eu ainda tenho um RP-II totalmente original e com base em madeira “roxinho” que eu troquei apenas as laterais.

Acompanhando…

Meus caros,

Tenho um RP II restaurando pelo nosso professor Rui Fernando. Mas infelizmente, na mudança para o Rio, eu perdi a tampa e o pé frontal, do lado do braço (o que tem a mola mais rígida). Alguém poderia me ajudar a encontrar essas peças?

No antigo HT Fórum a gente tinha o contato de alguns fornecedores, mas com essa mudança, a gente acabou perdendo muita informação… ):

Obrigado!

A tampa do RP-II é muita fácil de ser feita. O RP-II saiu com dois modelos de tampa, sendo que uma delas não á aparafusada as dobradiças, como na primeira versão. Essa é ainda mais fácil pois não necessita furação traseira. Certa vez, quando eu vendia RP-II todos os dias, eu mandei fazer 10 tampas, pois o custo era muito reduzido em relação a fabricar uma única tampa.

Quantos aos pés, eu tenho aqui, mas infelizmente só vendo o conjunto, pés, molas, canoplas e encaixes rosqueáveis da base.

Se você morar em São Paulo, vá lá na Andradas, que ainda tem muitas lojas que vendem peças usadas. Se não encontrar peça o endereço do Vitor. Ele trabalhava como técnico com o saudoso Helinho Salviati, e segundo consta ele arrematou boa parte do estoque da loja. Boa sorte.

Um RP-II restaurado pelo saudoso professor Rui Fernando, é tudo de bom e mais alguma coisa. Com certeza, ele ajustou o hidráulico que vai na base do eixo, ajustou o eixo, ajustou o motor, ajustou o prato na altura do sistema hidráulico do eixo , ajustou o braço para que ele não tenha a mínima folga, enfim deve ter olhado até os micro rolamentos da base. Sem contar que ele fazia solda fantásticas para eliminar os possíveis ruídos captados pela cápsula, e ainda montava uma plaquinha de baquelite para montar os cabos RCA. Ele me ensinou isso em 2.008.

Como saber se a rotação da RP-II está ok? Só no ouvido?

@Leandro Argentini, há aplicativos que fazem essa tarefa, inclusive tem um que se chama “RPM speed and wow” que foi avaliado na hifiplanet e que falam que é confiável…  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AM.AM.RPMSpeed&hl=pt_BR

Há esse vídeo tutorial…  https://www.youtube.com/watch?v=c58zs01kkfM&feature=emb_logo

A velocidade deve estar dentro do intervalo de ±0,3%, ou em 33 1/3, entre 33,43 e 33,23RPM.

Esse é o intervalo normalmente aceitável pelas revistas especializadas e que diz que não é perceptível ao ouvido humano da grande maioria das pessoas.

Edmar