Boa Tarde a todos.
Hoje tirei uma parte do tempo para fazer algo que há tempos eu já queria fazer. Uma comparação entre Streaming de música e Arquivos .FLAC com o Foobar + Asio.
Os primeiros testes foram feitos com os Streamings: Amazon Music Unlimited e Tidal HI FI.
Entre esse dois serviços de Streaming não é difícil de notar as diferenças. Posso afirmar categoricamente que o Tidal é muito superior ao Amazon.
1°. O Tidal lhe dá a opção de saída de audio do seu DAC, já o Amazon, não, ele lhe dá apenas a saída de áudio.
2° O Tidal lhe da algumas opções. Master (Arquivos autenticados do processo de masterização, qualidade de estúdio). Hi Fi (qualidade de CD sem perdas). Alto (Melhor equilíbrio entre o uso de dados e a qualidade do som 320kbps). Normal (uso reduzido para conexões mais lentas). Já o Amazon, apenas 320kbps, que seria o Alto no Tidal.
Diferenças audíveis. Tidal.
Timbres mais naturais, vozes mais doces, centralização da voz no palco sonoro, separação dos instrumentos nos canais e extensão das notas.
Diferenças audíveis. Amazon. (Apenas 320kbps).
Maior distorção, volume maior, voz mais ao lado esquerdo do palco, menor separação entre os canais, um certo descontrole nos graves.
Algo curioso é que o app da Amazon é bem mais rápido e fluído do que o Tidal.
Tidal vs PCA + Foobar + Asio + .FLAC
Diferenças bem menores, mas ainda existentes.
Além do que foi citado no Tidal, o PCA reúne mais alguns atributos. A Voz me parece mais presente e nítida, o silencio de fundo é maior, as passagens nas músicas soam mais rápidas.
Já não é de hoje que afirmo que um PCA bem configurado pode tocar melhor que o serviço de Streaming, hoje isso foi confirmado diretamente no meu Sistema.
Minha intenção aqui não é de forma alguma impor ou denegrir os serviços e etc… Minha intenção é despertar sua curiosidade para que possamos discutir sobre o tema.
Abs.