Comparação entre Amazon Music Unlimited, Tidal HI FI e Foobar + Asio + .Flac

Boa Tarde a todos.

Hoje tirei uma parte do tempo para fazer algo que há tempos eu já queria fazer. Uma comparação entre Streaming de música e Arquivos .FLAC com o Foobar + Asio.

Os primeiros testes  foram feitos com os Streamings: Amazon Music Unlimited e Tidal HI FI.

Entre esse dois serviços de Streaming não é difícil de notar as diferenças. Posso afirmar categoricamente que o Tidal é muito superior ao Amazon.

1°. O Tidal lhe dá a opção de saída de audio do seu DAC, já o Amazon, não, ele lhe dá apenas a saída de áudio.

2°  O Tidal lhe da algumas opções. Master (Arquivos autenticados do processo de masterização, qualidade de estúdio). Hi Fi (qualidade de CD sem perdas). Alto (Melhor equilíbrio entre o uso de dados e a qualidade do som 320kbps). Normal (uso reduzido para conexões mais lentas). Já o Amazon, apenas 320kbps, que seria o Alto no Tidal.

Diferenças audíveis. Tidal.

Timbres mais naturais, vozes mais doces, centralização da voz no palco sonoro, separação dos instrumentos nos canais e extensão das notas.

Diferenças audíveis. Amazon. (Apenas 320kbps).

Maior distorção, volume maior, voz mais ao lado esquerdo do palco, menor separação entre os canais, um certo descontrole nos graves.

Algo curioso é que o app da Amazon é bem mais rápido e fluído do que o Tidal.

Tidal vs PCA + Foobar + Asio + .FLAC

Diferenças bem menores, mas ainda existentes.

Além do que foi citado no Tidal, o PCA reúne mais alguns atributos. A Voz me parece mais presente e nítida, o silencio de fundo é maior, as passagens nas músicas soam mais rápidas.

Já não é de hoje que afirmo que um PCA bem configurado pode tocar melhor que o serviço de Streaming, hoje isso foi confirmado diretamente no meu Sistema.

Minha intenção aqui não é de forma alguma impor ou denegrir os serviços e etc… Minha intenção é despertar sua curiosidade para que possamos discutir sobre o tema.

Abs.

2 curtidas

O seu serviço da Amazon é o Unlimited mesmo? Porque este serviço é vendido como lossless, ou seja, com uma taxa acima de 320 Kbps, típica de serviços com perda. Meu stream é um Cambridge CXNv2. A diferença entre o Spotify e o Amazon Unlimited, no meu caso, é praticamente inexistente. 

Sim, é Unlimited. Nas configurações aparece apenas 320 kbps. Se você souber onde configuro para lossless, por favor, me informe.

Até onde sei, spotify não tem opção de Hires/Lossless, como o TIDAL ou o Deezer Hifi.

1 curtida

Matéria de 2019 no CanalTech

A qualidade máxima oferecida pela Amazon é de 320 kbps no formato AAC. Essa taxa pode variar de acordo com a qualidade da conexão à internet, podendo cair para 24 kbps nas piores situações. Já o Spotify oferece a mesma taxa máxima e formato, de 320 kbps em AAC, embora a menor taxa de compressão seja de 96 kbps.

https://canaltech.com.br/musica/spotify-ou-amazon-music-qual-tem-o-melhor-preco-e-catalogo-157487/

Salvo engano, o Amazon Lossless, só está disponível lá fora.

Matéria.

https://www.informebrasil.com.br/amazon-lanca-servico-de-streaming-de-musica-em-hd-de-alta-qualidade/

@Ari PereiraCaro  ,

Me desculpe a pergunta de leigo, mas o que é “PCA”?

Para este comparativo, acredito que a resolução do arquivo .flac pode trazer diferenças perceptíveis na qualdiade de audio.

De fato, tenho curiosidade em saber se há diferenças significativas em um arquivo .flac de altíssima resolução e a mesma música em Tidal Master.

Acredito também que a percepção dessas diferenças em qualidade esteja relacionada à qualdiade do sistema de som e à qualdiade do DAC utilziado.

Meu receiver atual é de entrada, mas estou aguardando a chegada de um Marantz PM6006 (que também não é nenhum super integrado, mas já é um upgrade pro meu sistema atual) para justamente realizar este mesmo teste: Arquivos em alta resolução em .flac x Tidal Master.

Pra isso pretendo utilziar o DAC interno do proprio Marantz.

Boa dica do Foobar, não conhecia e já vou instalar aqui.

Parabéns pela abertura deste tópico, bem bacana!

Um abraço!

Raoni Carneiro

@Raoni Carneiro

Seja bem vindo.

PCA ou CPA pode ser a abreviação de: Computador de Alta Fidelidade. Trocando em miúdos, é um computador totalmente configurado para áudio. (só indico a fazer isso no seu computador caso você só o utilize ele para música).

A Linha PM da Marantz costuma a ser muito boa. Já tive o PM8004 que, por sinal, é um ponto fora da curva.

Aproveite e instale no Foobar um desses Plugins: Wasapi ou Asio.

Obrigado!

Abraço.

Bacana, @Ari Pereira!

Obrigado pelo retorno!

Agora fiquei curioso, hehehehe

Além de um computador com arquivos de audio em 24bit-96kHz ou 24bit-192kHz e um bom DAC para conectá-lo ao amplificador, o que mais um computador totalmente configurado para áudio pode possuir para a reprodução de arquivos de alta resolução?

@Raoni Carneiro

Vamos Lá.

Configuração para um PCA.

CPU no Fan, ou seja, Processador sem Cooler. (Existem placas mãe mini itx que tem essa configuração). Exemplo: Asrock D1800b itx).

No lugar do HD um bom SSD, inclusive, podendo ser dois SSDs, um para o SO e outro para os Arquivos de música.

Fonte Pico PSU + fonte Linear dedicada.

Placa USB dedicada.

Um bom cabo SATA.

O sistema operacional que ficou melhor no meu PCA, foi o Windows Server 2019 Datacenter. (nesse caso fica a seu gosto).

Ainda no SO, você pode optar em fazer o Script da cad: http://www.computeraudiodesign.com/computer-setup/

Um bom Player de qualidade. Existem alguns pagos como: Jriver, Jplay e etc…Por aqui eu estou usando o Foobar mesmo.

https://audiopc.shop/en/winkel/audiophile-software/jplay-2/

https://jriver.com/

https://www.highend-audiopc.com/audiophile-optimizer

Vale observar que existem configurações mais profundas, vide esse vídeo de um Audiófilo.

Rodando o Windows direto do RAMdisk

https://www.youtube.com/watch?v=4bJSQIxZaTE

Acho que é isso ai.

Quem tiver interesse, tenho um micro assim a venda no tópico de classificados. 

Finalmente.

2 curtidas

Apenas acrescentando um centavo à discussão, vale experimentar alguns dos players que integram biblioteca pessoal de arquivos e streaming. Já testei o Roon e o Audirvana - Roon indicadíssimo para integração de players, mas, em termos de qualidade do som, confesso que fiquei mais impressionado com o Audirvana…
abraços!

1 curtida

Ressuscitando o tópico, queria perguntar como vcs tem feito streaming…Qual serviço a galera tem utilizado e no caso do Deezer, em particular do Deezer HIFI, como a galera tem feito streaming, usando HEOS, Bluesound, Sonos, Wiim, Chromecast, MusicCast etc…Não sei ainda se tento um amp/receiver com streaming embutido ou se parto pra separados. Dizem que a experiencia com o HEOS para streaming em flac nao tem sido muito boa. Se tiver algum usuário do Deezer HIFI aqui por favor poste sua experiencia. abraços.

Como anda tudo muito caro no Brasil e não sou audiofilo, uso apenas o App do YT Music no momento, pois assino YouTube Premium família aqui em casa.

Em paralelo, também montei recentemente um servidor com um Orange Pi Zero 3 4GB + HD USB de 1 TB. Ele roda uma distro de server do Debian(apenas linha de comando) + Open Media Vault, que possui plug-ins de protocolos DLNA e Samba Server instalados para acesso na rede doméstica.

Uso um WiiM Pro como player de ambos na sala, sendo o YouTube Music através do Chromecast e o próprio app do WiiM Home para reproduzir as músicas do servidor doméstico.

Quando quero ouvir algo do servidor no próprio celular, uso o app HI-Fi Cast para reprodução.

O próximo passo nos próximos dias será evoluir o servidor instalando containers Docker do Lidarr, Transmission e Jackett no Open Media Vault para gerenciar o download de novas músicas via torrent para o servidor.

Por enquanto uso apenas o acesso via Samba de outro PC com Windows para passar novas músicas ao servidor.

:man_shrugging: legal. mas acho q fiquei na mesma quanto ao Deezer.