Este tópico foi originalmente criado e escrito por mim, m.fernandes, em 07 de agosto de 2020 para o HTF.
Aqui o reproduzo, com pequenas alterações…segue:
Pessoal,
Tenho um receiver Yamaha RX-V800, antigo, cujo controle remoto é o tipo RAV 212 ou também conhecido como V596460 US. Com o tempo alguns botões pararam de funcionar (standby-desliga; input) e outros estavam funcionando com dificuldade (power; volume+; volume-), então resolvi ver alguns videos no Youtube sobre manutenção de controles e arrisquei fazer no meu, e deu certo!.
Abaixo um rápido passo a passo da obra de arte, informando que este processo pode ser utilizado em outros controles infra-vermelho, de outras marcas:
O que precisa ter á mão:
- chave de fenda pequena (*ou preferencialmente espátula plástica ou mesmo um cartão plástico - tipo de banco)
* crédito dessa sugestão: membro guinepal, que acrescentou essa sugestão lá no HTF e que também é membro aqui no HTforumBrasil)
- chave Philips pequena
- álcool isopropílico (usei o 99,8% de pureza)
- pano macio
- cotonete
- papel alumínio
- cola tipo Super bonder
- palito de dente
- uma escovinha para limpeza (melhor de dente, não a sua própria)
1) Primeiro tirei as pilhas; depois encontrei um parafuso Philips bem no meio do controle, acessível somente tirando a tampa do compartimento de pilhas. Removi o parafuso. Aconselho a trabalhar sobre uma superfície branca.
2) A próxima etapa é meio delicada; é conseguir abrir o controle ao meio, desencaixando a parte frontal da parte do fundo e sem machucar muito o plástico. Existem 4 encaixes de uma parte na outra e eles estão nas laterais (2 do lado esquerdo, sendo um lá perto do canto de cima e outro perto do canto de baixo), idem do lado direito. Aqui vc pode utilizar preferencialmente uma espátula plástica ou um cartão plástico, tipo de banco, ou ainda uma chave de fenda pequena para enfiar na pequena fenda entre as partes e forçar para cima, para empurrar a parte frontal para cima e “destampá-la” da parte do fundo. Se colocar na posição indicada de um dos encaixes, preferencialmente os de baixo, forçando com a espátula dá o primeiro “click” de desencaixe. Daí é só ir seguindo com a espátula entre as partes que vai soltando, mas tomando cuidado com os de cima, pois tem que voltar a enfiar a espátula lá em cima, pois o botão de seleção de modos, impede que vc siga abrindo de uma vez só com a espátula.
3) Uma vez aberto, vc tem acesso a placa de circuitos (verde com os contatos dourados) e a “placa” de borracha dos botões (branca e preta). A placa de borracha eu lavei com água e sabão neutro, usando a escovinha. A placa dos circuitos eu limpei com o álcool isopropílico usando o pano macio e o cotonete. Pode esfregar sem dó, o objetivo é retirar toda a sujeira, pó, gordura, resíduo de contato dos botões de borracha que ficam nos contatos dourados, etc. Também lavei a parte frontal do controle.
4) Tudo limpo, fechei para testar, sem colocar o parafuso Philips. O botão input ficou novo, os que estavam funcionando com dificuldade passaram a funcionar bem melhor e o standby continuou com problema. Reabri o controle e colei um pequeno pedaço de papel alumínio na parte de trás do botão standby, utilizando super bonder. Precisa colocar uma gota mínima de superbonder, senão a cola vaza pelas laterais do papel alumínio e acaba colando ele, não no botão, mas no contato dourado. Aconteceu isso comigo, mas consegui remover o papel alumínio do contato e refiz o procedimento com um “nada” de cola, agora usando o palito de dente para colocar a cola.
Esperei secar bem e remontei o controle. Bingo! O standby voltou a funcionar.
No final, utilizando um secador de cabelo, tentei atenuar as marcas que a chave de fenda deixou no plástico (eu utilizei a chave, mas é melhor a espátula), porém pelo tipo de plástico não consegui; ele não tem o famoso efeito memória. Então fiz um pequeno acabamento com uma lixinha de unha.
Nada como uma pandemia na sua vida para incentivar a fazer vc mesmo o que alguém faria por vc.
Ah! E com todos os botões funcionando eu consegui transferir esse controle pro Broadlink RM min3 utilizando a função LEARN (que não tinha exatamente o controle do meu receiver em seu banco de dados) e utilizar o celular e a Alexa para comadar o receiver.
Depois de tudo isso, ao invés dos parabéns…levei um esporro da esposa, pois peguei a toalhinha e a lixa de unha dela.?