Controle remoto receiver Yamaha RX-V800 - manutenção

Este tópico foi originalmente criado e escrito por mim, m.fernandes, em 07 de agosto de 2020 para o HTF.

Aqui o reproduzo, com pequenas alterações…segue:

Pessoal,
Tenho um receiver Yamaha RX-V800, antigo, cujo controle remoto é o tipo RAV 212 ou também conhecido como V596460 US. Com o tempo alguns botões pararam de funcionar (standby-desliga; input) e outros estavam funcionando com dificuldade (power; volume+; volume-), então resolvi ver alguns videos no Youtube sobre manutenção de controles e arrisquei fazer no meu, e deu certo!.
Abaixo um rápido passo a passo da obra de arte, informando que este processo pode ser utilizado em outros controles infra-vermelho, de outras marcas:

O que precisa ter á mão:

- chave de fenda pequena (*ou preferencialmente espátula plástica ou mesmo um cartão plástico - tipo de banco)

* crédito dessa sugestão: membro guinepal, que acrescentou essa sugestão lá no HTF e que também é membro aqui no HTforumBrasil)

- chave Philips pequena
- álcool isopropílico (usei o 99,8% de pureza)
- pano macio
- cotonete
- papel alumínio
- cola tipo Super bonder
- palito de dente
- uma escovinha para limpeza (melhor de dente, não a sua própria)

1) Primeiro tirei as pilhas; depois encontrei um parafuso Philips bem no meio do controle, acessível somente tirando a tampa do compartimento de pilhas. Removi o parafuso. Aconselho a trabalhar sobre uma superfície branca.

ETAPA1.jpg

2) A próxima etapa é meio delicada; é conseguir abrir o controle ao meio, desencaixando a parte frontal da parte do fundo e sem machucar muito o plástico. Existem 4 encaixes de uma parte na outra e eles estão nas laterais (2 do lado esquerdo, sendo um lá perto do canto de cima e outro perto do canto de baixo), idem do lado direito. Aqui vc pode utilizar preferencialmente uma espátula plástica ou um cartão plástico, tipo de banco, ou ainda uma chave de fenda pequena para enfiar na pequena fenda entre as partes e forçar para cima, para empurrar a parte frontal para cima e “destampá-la” da parte do fundo. Se colocar na posição indicada de um dos encaixes, preferencialmente os de baixo, forçando com a espátula dá o primeiro “click” de desencaixe. Daí é só ir seguindo com a espátula entre as partes que vai soltando, mas tomando cuidado com os de cima, pois tem que voltar a enfiar a espátula lá em cima, pois o botão de seleção de modos, impede que vc siga abrindo de uma vez só com a espátula.

ETAPA 2.jpg

3) Uma vez aberto, vc tem acesso a placa de circuitos (verde com os contatos dourados) e a “placa” de borracha dos botões (branca e preta). A placa de borracha eu lavei com água e sabão neutro, usando a escovinha. A placa dos circuitos eu limpei com o álcool isopropílico usando o pano macio e o cotonete. Pode esfregar sem dó, o objetivo é retirar toda a sujeira, pó, gordura, resíduo de contato dos botões de borracha que ficam nos contatos dourados, etc. Também lavei a parte frontal do controle.

ETAPA 3.jpg

ETAPA 4.jpg

ETAPA 5.jpg

4) Tudo limpo, fechei para testar, sem colocar o parafuso Philips. O botão input ficou novo, os que estavam funcionando com dificuldade passaram a funcionar bem melhor e o standby continuou com problema. Reabri o controle e colei um pequeno pedaço de papel alumínio na parte de trás do botão standby, utilizando super bonder. Precisa colocar uma gota mínima de superbonder, senão a cola vaza pelas laterais do papel alumínio e acaba colando ele, não no botão, mas no contato dourado. Aconteceu isso comigo, mas consegui remover o papel alumínio do contato e refiz o procedimento com um “nada” de cola, agora usando o palito de dente para colocar a cola.

ETAPA 6.jpg

Esperei secar bem e remontei o controle. Bingo! O standby voltou a funcionar.

ETAPA 7.jpg

No final, utilizando um secador de cabelo, tentei atenuar as marcas que a chave de fenda deixou no plástico (eu utilizei a chave, mas é melhor a espátula), porém pelo tipo de plástico não consegui; ele não tem o famoso efeito memória. Então fiz um pequeno acabamento com uma lixinha de unha.

Nada como uma pandemia na sua vida para incentivar a fazer vc mesmo o que alguém faria por vc.

Ah! E com todos os botões funcionando eu consegui transferir esse controle pro Broadlink RM min3 utilizando a função LEARN (que não tinha exatamente o controle do meu receiver em seu banco de dados) e utilizar o celular e a Alexa para comadar o receiver.

Depois de tudo isso, ao invés dos parabéns…levei um esporro da esposa, pois peguei a toalhinha e a lixa de unha dela.?

Obrigado pela citação da espátula, já machuquei alguns controles com chave de fenda.

Boa tarde @m.fernandes,

seu procedimento ficou excelente.

A primeira conclusão que podemos tirar é: não manter o controle nas mãos. A uréia penetra e corroe tudo internamente.

Faço apenas três comentarários:

1. a escova de dente tem cerdas muito duras, um pincel de pelos curtos é preferível (eu corto pela metade o comprimento).

2. Faça uso dos cartões de créditos antigos, ao invés das chaves de fendas para desencaixar as partes plásticas…

3. com uso do “papel alumínio”: o teclado emborrachado faz contato com a placa de circuito impresso através das rodelas pretas, de borracha impregnadas de grafite. É interessante, antes de usar cola e papel alumínio nestes “pequenos travesseiros”, recompor o grafite perdido. Basta, com uma lixa fina, pode ser a de unhas da patroa, lixar a ponta de um lápis 2B ou mais macio 4B e com o cotonete esfregar o grafite em pó produzido, apenas nos “travesseirinhos”…

Mantem-se tudo original.

Controles remotos, quaisquer que sejam, não podem tomar tombo. O impacto geralmente danifica internamente o cristal de quartzo do clock. Só substituindo-o por outro de mesmo valor (MHz) para voltar a funcionar.

E, muitos de nós lembramos das pilhas quando estas já vazaram seu ácido no controle… Existem as pilhas à prova de vazamento, como as Duracell, mas até elas vazam! É sempre bom fiscalizar de tempos em tempos…

Os meus, embrulho-os em plástico filme PVC, transparente, para isolar os orifícios do teclado, mantendo as extremidades abertas, para ventilação.

Um aBRaço!

Belas dicas Alexandre! 

Sabe que na minha recente incursão DIY também “consertei” o botão de volume (knob) do receiver que só estava sujo e por este motivo “patinava”, sem aumentar ou baixar o volume. Agora tá bala.

Mas, esse procedimento de conserto de um controle remoto, com mal contato, é bem tranqui-lo de fazer e está aí a fórmula do bolo para todos.

O fato é que, não obstante eu ter me aventurado no controle, eu tô tentando chegar mais perto da fronteira “da coisa toda” e, atualmente, tô utilizando um assistente virtual+broadlink para comandar o home via comando de voz … e tá indo muito bem. Quando eu fiz alguns botões do controle remoto Yamaha voltarem á vida, eu imediatamente usei a função LEARN do aplicativo do broadlink para mapeá-los e automatizá-los. Assim, nada de uréia, filme plástico, queda, nem nada.?

Obrigado pelas dicas.

Para botões que param de funcionar mesmo depois da limpeza com álcool isopropílico, pode se tentar uma tinta condutiva que se encontra com facilidade na internet, ou produzir a tinta, que se baseia em um esmalte de unha misturado com grafite em pó, é só “pintar” as borrachinhas com a tinta condutiva que estão com falha de condutividade e esperar secar por umas 24 horas.

Neo,

Bela contribuição!?

Já temos três alterantivas para melhorar ou salvar os contatos do controle: grafite, tinta condutiva com grafite ou papel alumínio.

Muito legal o tópico!

Uma alternativa para o papel alumínio é a utilização de tinta “condutiva” que se usa também para reparar as trilhas de desembaçadores de vidros automotivos:

https://produto…

Grande M.Fernandes ! tudo em ordem por ai ?

Tenho um controle inoperante também ,que parou de funcionar por causa do vazamento de pilha “MerdaCELL”, acham que posso ressuscita-lo seguindo estes procedimentos ?

essa da mulher ficar brava depois de todo este trabalho, nao é facil heim ? , se ainda usar a dica do Alexandre de usar o esmalte dela , ai sim o pau vai quebrar…?

Depois se puder explica por favor como funciona este broadlink , não conheço…

Grande Desotti , vou cobrar pelo uso do nome neste produto informado …rsrsrs

Abraços

Fala senhor Nilton.P !

Estou bem e vc, tudo em paz? Bom ver vc por aqui participando e assim ajudando a tocar em frente o forum.

Olha, eu já fiz “um reparo” de um controle remoto assim, na verdade foi uma limpeza…removi bem o material que vazou da pilha (tinha formado meio que um zinabre). Eu fui raspando na manha, tirando aquilo tudo e quando cheguei nos contatos da pilha (chapa de um lado e molinha do outro) aí usei um lixinha de ferro para deixar os contatos no metal puro (em carne viva?). Botei a pilha e ele funcionou normalmente. Acho que só isso já basta, pois não tinha vazado na placa.

Pra essas coisas tudo tem um jeito, só não tem jeito pra onça da esposa ficar mais paciente.?

O “Broadlink” (que é uma marca) faz uns controles remotos universais e smart (o meu é o modelo RMmini3). Tem outras tantas marcas que fazem o mesmo. Basicamente é um aparelhinho que vc liga na tomada e que se conecta á sua rede de internet (ele é o emissor do raio infravermelho que enviará o sinal aos equipamentos) e que funciona em conjunto com um aplicativo da Broadlink que vc baixa em seu celular. No aplicativo tem um banco de dados de dezenas de marcas de equipamentos…daí vc identifica o seu aparelho (o tipo (ex: receiver, TV, decoder, ar condicionado, etc.) e também a marca) e faz um procedimento rápido que resulta em ter espelhado na tela do celular o controle remoto do seu aparelho, ou de todos os seus aparelhos que usam controle remoto com IR. Seu celular e o aparelhinho compartilham a mesma rede WIFI, por isso essa comunicação acontece.

Uma vez feito isso, vc pode criar dentro do mesmo aplicativo o que se chama de “cenas”, que são pequenas programações (procedimentos ou sequencias de apertar os botões do controle), como ligar, desligar, mudar de canal, apertar o botão “mudo”, ou de troca de fonte, apertar uma sequencia de números, como quem muda de canal no decoder, e por aí vai. A interface do aplicativo é amigável e é facílimo de fazer… e isso tudo para que?  Para que, se vc possuir um assistente virtual tipo Alexa ou Google, vc conseguir executar, por voz, os comandos (cenas) que vc programou. Isso ocorre pois vc fará o aplicativo do assistente virtual puxar para dentro dele essas programações (cenas) do aplicativo do Broalink (é tipo um: “importar cenas”, é automático); e uma vez que essas cenas agora estão dentro do aplicativo do assistente virtual, vc cria o que se chama de “rotinas”, que podem ser executadas através da fala ou através de timer, dentre outras formas.

Assim, aqui em casa quando quero assistir algo e preciso ligar a TV, o decoder e o receiver, eu apenas falo: “Alexa, NET”. Esse comando por voz “NET” liga a TV, o decoder e o receiver automaticamente após eu ter falado.

E aí o céu é o limite. Vc liga e desliga os aparelhos, muda de canal, muda de fonte, aumenta e diminui volume, liga e desliga ar condicionado, muda a temperatura dele, desce e sobe persiana elétrica, etc. apenas dando um comando de voz (que vc mesmo cria). Basicamente é isso. Esta é uma das funcionalidades da automação residencial. Eu estou agora automatizando a iluminação de alguns ambientes e da mesma forma, por comando de voz, acendo e apago luzes, deixo elas com maior ou menor brilho, ou mudo de cor (se a lâmpada permitir) e assim vai. De uns 4 anos para cá têm aparecido no mercado (e toda hora aparece) vários dispositivos para automação residencial e agora está sendo possível realizar essas coisas a um custo absolutamente acessível.

Antes de mais nada, isso é divertido, além de útil em muitas situações.?

Super Parabéns pelo tópico!! Gostei do kit de espátulas, onde comprou? Poderia indicar?

Luiz, obrigado.

Ali não é um kit de espátulas, e sim um joguinho de chaves de fenda e philips, que foi o que eu usei, ao invés da espátula. A espátula é melhor, porém não tinha à mão. 

Rapaz,

Você esta bem tecnológico , que legal , lembra quando compramos a primeira câmera Canon digital  quase juntos ? faz um tempinho heim ?

assim que sobrar um tempo e der vontade tentarei arrumar meu controle do Receiver Denon 1802, vejo que voce ainda continua também com o mesmo receiver da época .

bacana esta automação que esta fazendo, não conhecia este Broadlink , quem sabe um dia destes comprarei um e pedirei umas aulas.

Comprei estes dias uma Apple TV 4K e vi que Você tem um Mi box S, e como a apple tv 4k não possui saída digital optica . Você esta conseguindo jogar som dolby 5.1 para o seu HT? meu receiver também nao tem nada de hdmi .

Minha TV onde esta este aparelho é uma panasonic Plasma VT30, jogo o hdmi da Apple tv para a TV e da TV via cabo digital para o receiver , mas só o pcm que passa para ele .

Se tiver alguma sugestão agradeço.

Abração

[QUOTE username=Nilton.P userid=7358725 postid=1312857513]Rapaz,

Você esta bem tecnológico , que legal , lembra quando compramos a primeira câmera Canon digital  quase juntos ? faz um tempinho heim ?

assim que sobrar um tempo e der vontade tentarei arrumar meu controle do Receiver Denon 1802, vejo que voce ainda continua também com o mesmo receiver da época .

bacana esta automação que esta fazendo, não conhecia este Broadlink , quem sabe um dia destes comprarei um e pedirei umas aulas.

Comprei estes dias uma Apple TV 4K e vi que Você tem um Mi box S, e como a apple tv 4k não possui saída digital optica . Você esta conseguindo jogar som dolby 5.1 para o seu HT? meu receiver também nao tem nada de hdmi .

Minha TV onde esta este aparelho é uma panasonic Plasma VT30, jogo o hdmi da Apple tv para a TV e da TV via cabo digital para o receiver , mas só o pcm que passa para ele .

Se tiver alguma sugestão agradeço.

Abração[/QUOTE]

Peço licença aos demais para responder rapidamente dentro do tópico:

Eu não lembrava, mas lembrei depois que vc falou?..isso tem uns 15 anos, talvez.

Bem, sobre o Dolby…é meio óbvio falar isso, mas ou é configuração ou é cabo ou é alguma limitação. 

Pensando aqui rapidamente, coisas mais simples que vc pode checar:

• verificar se na TV tem alguma configuração de saída de audio digital, ás vezes identificada como S/PDIF, onde se alterna entre PCM e AUTO (o AUTO manda os vários formatos de audio digital pro receiver)

• conexão Apple TV com TV: usar cabo HDMI, pelo menos 1.4…o 2.0 vc vai precisar qdo tiver a TV 4K)

• verificar configuração de audio out na Apple TV e de entrada na TV: tinhas umas Pana que vc configurava alguma coisa nas entradas de audio via HDMI

• verificar se na TV não tem uma configuração tipo TV Speakers out: que deve estar em off, qdo usar o receiver

?

Sim , 15 ou mais anos kkkk

já fiz todos esses procedimentos , mais ainda nada de funcionar o dolby 5.1 , um dia destes ainda desconecto todos os cabos e vou testando um por um, saquinho isso .

obrigado Mario e desculpe a todos o off topic

@Nilton.P 

Provavelmente aconteceu com você o mesmo que aconteceu comigo, a entrada hdmi da TV não deve suportar o formato Dolby. Uma forma de testar isso é abrir por exemplo Netflix direto pela TV e ver se o receiver consegue identificar o sinal Dolby através do cabo óptico (com as devidas configurações da tv para speaker out)

Para contornar isso, vc vai precisar comprar um extrator de audio hdmi para usar com a apple TV. Com entrada HDMI e saída HDMI + S/PDIF. Só verifique que o aparelho não diminua a qualidade do sinal 4k da sua Apple TV.

RTJ , acho que já polui demais o tópico do amigo Mario , vou postar lá no tópico da Apple TV 4K a continuação dos meus problemas  ok ?

aqui depois irei tentar desmontar meu controle bichado e darei um Feedback ao Mário !

obrigado