Descobertas sonoras na Alemanha

Caros,

Resolvi montar um tópico para trocar ideias das minhas aventuras no mundo do áudio aqui na Alemanha.

Acabei de mudar pra cá e estou caçando os equipamentos para montar meu setup por aqui.

Porém, eu ainda sou bem iniciante no mundo hi-fi / hi-end… 

Pretendo comprar equipamentos usados no e-bay (que é bem legal por aqui!) e não conheço várias das marcas que vejo anunciadas, quanto mais os modelos específicos. Então queria aproveitar o fórum tanto para pegar as impressões subjetivas quanto para economizar tempo de pesquisa online, que me está bem escasso no momento…

Além disso, como pretendo passar férias no Brasil, acho que é uma boa oportunidade para eu fazer as minhas experiências e upgrades, se eu conseguir trazer alguns deles para vender por aqui. Assim junto o “útil” ? ao agradável.

Minha ideia é ir postando aqui as coisas que eu tenho a oportunidade de comprar para ver se alguém tem alguma opinião ou informação ou dica. E vou postando também as compras e minhas impressões.

Talvez fique meio bagunçado, mas… Veremos.

Valeu!

Bem... Comecei comprando um conjuntinho bem simples de um mesmo vendedor.

Um amplificador/receiver stereo Sony e um par de caixas books Jamo Conquest 30 (depois coloco melhor os modelos e fotos).

Ficou MUITO melhor que o som da TV… mas obviamente ainda não estou satisfeito… ? Depois explico melhor.

No momento estou pensando se devo aproveitar as oportunidades de compra neste fim de semana que estarei de carro.

Tenho a oportunidade de comprar:

Receiver ARCAM AVR-200 por 170 euros.

- é bem antigo, não tem HDMI, o que na verdade eu estou achando bom para não ficar no risco de queima da placa HDMI… é 5.1, entradas digitais, pre-out…

Amplificador multicanal Rotel Rmb 1075 por 570 euros.

- aí eu precisaria ainda arranjar um pré / processador que ainda não tenho…

Caixas torres KEF Q 7 Ahorn por 300 euros.

Caixas torres Tannoy Revolution DC6T por 570 euros.

Caixas torres + central + surrounds Jamo S606 HCS3 por 220 euros. (estas estão meio longe, mas dá para pensar em ir buscar…)

Eu queria montar um setup com capacidade multicanal para filmes, mas meu objetivo principal é ouvir música stereo com qualidade. A sala deve ter pouco menos de 40m2 e depois devo mudar para algum apto com sala que não será maior do que isso.

Minha referência de qualidade é um setup com um Onkyo HT-RC360 (com WRAT) e um par das MARAVILHOSAS Baubos.

O receiver ARCAM vai ser bom de qualidade musical?

Quais caixas tem potencial para se aproximar das Baubos?

Será que vale a pena já pular para Rotel + Tannoy assim de cara? Não seria melhor ir devagar...? (pelo jeito a oferta de equipamentos por aqui é bem grande, sempre aparece coisa boa nova...)

Valeu!

Na Alemanha e na Europa você tem uma infinidade de produtores de pequeno e médio porte com aparelhos e caixas interessantíssimas, mas o que é de certa forma natural, você está buscando as marcas que mais circulam aqui no Brasil. A oferta aí não é bem grande… é gigante e altamente diversificada.

Juntando dois trechos da sua última mensagem creio que tem as pistas: “objetivo principal é ouvir música stereo com qualidade” e “Não seria melhor ir devagar…?”… será que suas opções atuais não estão mais focadas em HT do que dois canais? E será que não está indo rápido demais? Se já comprou um “conjuntinho bem simples” por que não vai usando ele, juntando uma graninha e dando uma pesquisada, em meses com certeza terá condições de comprar algo muito melhor do que as opções que citou e poderá ouvir seu estéreo com muita qualidade!

Já que mencionou as Baubos/DIY: você está em uma região muito próxima de onde estão os melhores produtores de alto-falantes e componentes eletrônicos e na internet há uma infinidade de projetos para vários deles. Se der uma vasculhada em apenas uma fonte, por exemplo, a revista alemã Klang+Ton, publicada desde meados da década de 80, tem no mínimo 1 projeto diferente de caixas em cada edição - em várias já vi mais de 1, com todos os detalhes, especificações de componentes e desenhos, etc. 

Boa sorte!

Hehe... pois é... estou meio ansioso... ? 

Eu vi a Klang+Ton! Inclusive descobri ela porque no ebay tem alguns anúncios de caixas feitas com os projetos deles. Mas aí tem muito menos referência online para eu entender como é cada caixa dessas... Eu teria que ir escutar. E a logística para isso é meio complexa...

E infelizmente eu ainda não tenho onde eu mesmo montar uma delas. Com certeza é o que eu faria (ou farei quando puder...).

Vou pensar. Obrigado!

Por curiosidade dei uma pesquisada no eBay daí e tem coisas interessantíssimas. Para estéreo nas caixas se procurar por Rogers, ProAc, Spendor, Reak, etc… encontra muita coisa. De uma das marcas que citou a Tannoy nas linhas mais antigas ou na Prestige [para as caixas dessa linha teria que economizar hehehe] tem opções excelentes para estéreo.

Por exemplo, se estivesse aí, considerando meu gosto pessoal, compraria essa vintage Tannoy Stratford pela metade do valor da DC6T. Daria pela sensibilidade de 93dB até para usar com um valvulado de baixa potência com as El84, aliás até poderia montar um com os 300 que sobraram.

Valeu Carlos,

Eu fico meio ressabiado de comprar equipamentos mais antigos (pra lá dos anos 90). Não tenho experiência nem tempo para me preocupar com manutenção e concertos que possam ser necessários apenas pela idade. (Tem isso?)

Aliás… Tem vários anúncios de caixas por aqui, inclusive de caixas nem tão velhas, dizendo que foram trocados os … reparos de borracha (?) (esqueci como chama… o suporte de borracha do cone). Isso não pode afetar a qualidade do altifalante? Não é uma parte importante das características do falante?

Bem… Aproveito para contar as marcas de caixas que eu mais vejo anunciadas por aqui. São as que tem também bastante oferta na Amazon e lojas de departamento (Saturn e Mediamarkt) que são tipo FastShop e Fnac.

Alguém conhece? Alguma opinião?

De cara parecem boas… Mas claramente são de produção “em massa”.

As que eu lembro agora (todas alemãs, parece):

Quadral

Heco

Magnat

Teufel

Além disso aparece bastante também:

Infinity

Mano

Kef

JBL (menos)

Bang Olufsen

Bose … :confused:

Também tem bastante caixa de som antigo tipo 3 em 1:

Technics, Grundig, Kenwood, Sony, Onkyo,…

“Mano” era para ser Jamo…

Depende do estado de conservação e dos componentes. Por exemplo, um capacitor eletrolítico com muitos anos pode precisar ser trocado, mas depende da avaliação. Mas pra ter ideia já abri um equipamento da década de 70 e estava impecável, parecia feito há uns dias e com excelentes componentes, aliás eram muito melhores do que vemos em muitos aparelhos atuais.

Sempre que se mexe em algo está sujeito a alteração na sonoridade. Nesse caso, se trocar a borracha por uma original e o trabalho for feito com cuidado a tendência é melhorar, ou melhor, retornar mais próximo do estado original. Agora se trocar por outra compatível vai depender da habilidade de quem fez melhorar [mod com intenção de upgrade] ou ficar uma porcaria [uma troca feita por alguém sem noção mesmo].

Essas lojas de departamentos tem o que se produz em massa. Vai achar coisa mais interessante nas lojas de usados menores ou nas focadas em audio de qualidade com setor de usados. Se tiver paciência você vai conseguir montar algo muito bom e adequado às suas necessidades e ao que está disposto a investir.

Vamos compartilhar experiencias entao, eu também moro na Alemanha (sul) e depois de 1 ano da mudanca, estou finalmente montando meu estereo. Somente para ouvir lps e pode ser que ligue a televisao no integrado para ter uma qualidade melhor de áudio, mas esta última é só possiblidade.

Em que regiao da Alemanha voce esta?

Abracos

Abroca,

Tenho o ARCAM AVR300 e considero o som muito bom. Melhor que muito integrado (sei que provavelmente serei detonado por isso…) .

Mas é bom levar em conta o seguinte:

A placa principal deste AVR (onde ficam os reguladores de tensão) e a placa do DSP (que faz toda a parte de processamento do sinal digital) têm problema de aquecimento excessivo se o aparelho ficou ligado sem ventilação apropriada (se não ficou instalado dentro de um armário, por exemplo). Então precisa ver se o que vc está comprando não sofreu com isso.

No meu coloquei uma ventoinha bem silenciosa dentro do AVR, jogando o ar quente para fora. Estou com ele a 15 anos, sem problemas. 

Abs,

Bem... Por enquanto, desisti do ARKAM.

Vou ver se espero aparecer por aqui algum receiver abaixo dos 100 euros... Por enquanto estou pensando em pegar um mais antigo (sem HDMI), mas de uma linha mais top de marcas mais comuns, tipo Onkyo, Denon, Marantz...

Outros nomes comuns de caixas que aparecem por aqui direto:

Canton

Braun

Nubert

Hans-Deutsch (ou alguma coisa relacionada com ele…)

Caros, nos últimos meses não consegui arranjar tempo para vir aqui.

Um dos motivos foi que eu tenho gastado boa parte do tempinho livre fuçando nos classificados de audio por aqui.

CAIXAS:

Depois de um tempo que escrevi aqui achei um par de torres DIY de projeto da Klang & Ton (K&T). Fiquei bem feliz com elas. Caixas seladas muito pesadas, com dois mids grandes e um tweeter. Um grave muito bom, bem definido e bem controlado. Não descem lá nas profundesas como as Baubos (que saudades...), mas vão muito bem. Os agudos é que ficaram um pouco a desejar, faltando um pouco de clareza. Mas me divertiram muito por uns bons 6 meses.

Agora estava querendo trazer as caixas grandes para o escritório para substituir as books Jamo e achei um conjunto 5.0 da Wharfdale por um preço que me pareceu muito bom. Como estavam praticamente impecáveis, comprei. Instalei e fiquei bem contente. Apesar de muito satisfeito com o stereo das torres K&T, estava com saudade de um surround quando assistia um filminho de noite... De quebra achei os agudos e até os médios mais bem definidos que das K&T. Infelizmente o grave, apesar de também bem limpo, porque também são seladas, ficou deixando um pouco a desjear. Mas isso eu vou resolver com um sub. ?

RECEIVERS:

Depois de pegar as torres K&T, comecei a sentir falta de um receiver mais parrudo. E achei que talvez a falta de agudos poderia ser do amp Sony. Achei um receiver Denon 2308 em um preço bom, fui ver e parecia muito bem cuidado. Não pude escutar, mas confiei no cara. Instalei e fiquei super feliz. Mas infelizmente depois de uma ou duas horas funcionando, o som começou a falhar. Depois de fuçar, descobri que só as entradas digitais (tanto HDMIs quanto ópticas e coaxiais…) estavam sem funcionar. Fiquei P, mas todas as entradas analógicas estão funcionando perfeitamente… 

Aí comecei a pensar no que fazer. Cheguei a pensar em achar um pré (processador) multicanal e usar o Denon só como amp, já que tem pré-in. Mas descobrir que essa opção passaria muito do meu orçamento atual. Aí voltei a caçar um receiver. Mas resolvi procurar agora sem HDMI para diminuir o risco de problemas...

Achei um Yamaha RX-V659 muito barato. Ficou uma maravilha! E o bixo ainda é bem mais agradável de operar (controle remoto, funções etc.).

O Denon então passou para o escritório e é meu amp stereo alimentado via pré-in pela minha maravilhosa Behringer-UCA202. Vai muito bem.

PERGUNTA:

Ainda vou postar em algum clube Denon ou em um tópico específico, mas já adianto aqui. Alguém tem alguma dica do que eu poderia fazer para ver se resolvo esse problema das entradas digitais?

Eu tentei todas as entradas, tentei usar cada uma separadamente, sem nenhuma outra conectada… Mexi em todas as configurações do receiver. Fiz algum tipo de reinicianlização do processador… Nada resolveu.

AVISO:

Pretendo ir lentamente vendendo algumas dessas coisas aqui no Fórum (levo nas férias), na medida em que for achando outras oportunidades legais aqui para experimentar. Vou avisando aqui.

Já vou começar com as caixas Jamo e o receiver stereo Sony.

Até!