FAQ — Perguntas Frequentes do HTForum Brasil

FAQ — Perguntas Frequentes do HTForum Brasil

Última atualização: Julho de 2026

1. O que é o HTForum Brasil?

O HTForum Brasil é a maior comunidade brasileira dedicada a áudio hi-end, home theater e música de alta qualidade. Reunimos mais de 2.400 membros entre iniciantes e audiófilos experientes, com mais de 6.700 tópicos e 135.000 posts sobre equipamentos de áudio, reviews técnicos, guias de montagem e muito mais.

2. Como faço para me cadastrar?

Basta clicar em Cadastrar no canto superior direito da página, preencher seu nome de usuário, e-mail e senha. Você receberá um e-mail de confirmação — após confirmar, já pode participar.

3. Não recebi o e-mail de confirmação. O que fazer?

Verifique sua caixa de spam/promotions. Se não encontrar, acesse a opção de reenvio na página de login ou entre em contato conosco.

4. Quais são as regras do fórum?

Nossas diretrizes estão disponíveis em /guidelines e os Termos de Serviço completos em nosso tópico oficial. Resumindo: respeito mútuo, sem spam, sem pirataria, sem discussões partidárias ou ofensivas.

5. Como funciona o sistema de confiança (Trust Levels)?

O Discourse utiliza níveis de confiança que evoluem conforme sua participação:

• TL0 — Novo usuário (limites básicos)
  • TL1 — Após ler 30 posts e 5 minutos de leitura
  • TL2 — Usuário regular (15 dias, 100 posts lidos, 1 like)
  • TL3 — Usuário ativo (requer participação consistente em 100 dias)
  • TL4 — Líder (automático após TL3 consistente)

6. Como criar um tópico?

Navegue até a categoria desejada e clique em Novo Tópico. Dê um título descritivo e escreva seu conteúdo. Use formatação Markdown para negrito, itálico, links e imagens.

7. Como vendo ou compro equipamentos?

Use a categoria Classificados. Inclua fotos do equipamento, preço, estado de conservação e sua localização. O contato é entre os membros — não vendemos nem compramos diretamente.

8. O que significa o selo Apoiador?

O badge Apoiador é concedido a membros que contribuem financeiramente com o fórum via APOIA-se. A contribuição ajuda a manter os custos do servidor.

9. Como funciona o sistema de reputação?

Você pode curtir posts que achar úteis (ícone coração). Também existem reações como +1, :tada: e outras. Quanto mais curtidas você receber, maior sua reputação.

10. Posso editar ou excluir meus posts?

Sim! Você tem até 5 minutos para editar livremente. Usuários com maior nível de confiança têm mais tempo para edição.

11. O fórum tem chat ao vivo?

Sim! O HTForum Brasil possui chat integrado disponível para membros. Acesse pelo ícone de balão de conversa no menu lateral.

12. O que é o Glossário do Audiofilo?

É um guia completo com mais de 150 termos técnicos de áudio hi-end, organizados de A a Z. Consulte nosso tópico do Glossário.

13. Como denunciar um post ou usuário?

Clique no ícone de bandeira (:triangular_flag:) no post que deseja denunciar. Nossa equipe de moderação analisará o caso.

14. Posso divulgar meu negócio no fórum?

Não é permitida divulgação não autorizada. Empresas do setor podem entrar em contato para oportunidades de parceria.

15. Como entro em contato com a administração?

Envie uma mensagem privada para um administrador ou moderador, ou use a categoria Área de Sugestões / Informações / Reclamações.

Ainda tem dúvidas? Abra um tópico na categoria de Sugestões ou envie uma mensagem para a equipe!