Interface de áudio

Colegas,

Faz tempo que uso interface de áudio, depois de muito escutar achei que a conexão I2S é a que mais gosto. Hoje tenho um Denafrics Pontus como DAC e uso a interface Singxer su1. Meu cabo HDMI é um Audioquest Chocolate (excelente custo benefício) e o USB um Acustic Revive. 

Li que uma LPS poderia ajudar a melhorar a performance da Singxer, que particularmente acho muito bem construída, essa é a segunda que adquiri vou dizer que tem a construção mais esmerada do que a primeira. Pois bem, por orientação do colega Allan (dos cabos) comprei uma LPS específica para a Singxer e com uma entrada USB 5v onde eu poderia ligar a parte de energia do meu cabo USB. Depois de meses esperando ontem chegou minha LPS, muito bem construído também, saquei fora a parte da energia da Singxer, mesmo sabendo que perderia garantia, e pluguei a adaptação específica para ela. Vou dizer que melhorou muito em termos de silêncio de fundo, ficou um som muito mais natural, com um decaimento mais suave, trazendo muito mais prazer na audição.

Acho que valeu o investimento de U$65,00 na LPS e U$27,00 na adaptação.

Renato

Tenho curiosidade em usar essa conexão I2S, já ouvi muitos relatos positivos.

Alguém indica algum modelo de placa com conexão I2S para instalar dentro do PC?

@trenier, aqui tem algumas.

https://shenzhenaudio.com/collections/usb-digital-interface

[QUOTE username=Renato Nickel userid=7347447 postid=1312867231]@trenier, aqui tem algumas.

https://shenzhenaudio.com/collections/usb-digital-interface[/QUOTE]

Vou olhar.

Obrigado

Tenho um Dac Topping D90, e tenho vontade em utilizar a I2S. Mas não sei ao certo qual interface seria compativel com ele. Alguém tem experiência em utilizar interface i2S e Dac Topping?

@Alvim, teria que procurar na rede. Eu particularmente acho essa conexão melhor que a usb.

Renato 

Na verdade, para uma placa i2s para o barramento PCIe do pc, você deveria olhar a pinkfaun. 

[QUOTE username=Renato Nickel userid=7347447 postid=1312870125]@Alvim, teria que procurar na rede. Eu particularmente acho essa conexão melhor que a usb.

Renato [/QUOTE]

Obrigado.

Obrigado @jvvita, realmente eu não tinha essa informação.

Renato 

Muito detalhe nesse mundo digital. Essa é a placa. 

https://www.pinkfaun.com/shop/bridge/69-4072-i2s-bridge.html#/additional_clock_for_bridge-no/bracket_height-79_2_mm_3_118_inch/compatible_i2s_dac_s-please_select_your_dac

@jvvita, muito interessante, vi que meu dac está na lista, já pensei algumas vezes em montar um PC dedicado. Pelo que estou entendendo descartaria a USB.

Renato 

Exatamente. Você substitui integralmente a USB. 

Se você está pensando em comprar vale a pena um email antes para eles. Eles respondem muito rápido e muito bem.

Queria compartilhar aqui minha recente experiência com entrada I2S (HDMI), e uma destas interfaces para USB, e seu uso com o Roon.

Depois de muito ler, pesquisar, e principalmente ouvir comentários e recomendações no finado HT Forum, resolvi também experimentar para ver se realmente tinha a tal melhora de qualidade passar a usar a tal entrada I2S do meu DAC DirectStream da PS Audio

Depois de pesquisar, minha escolha foi pela interface Matrix X-Spdif 2, que passou a ficar entre meu servidor de musicas (FLAC) e do Roon (um NUC I7 rodando Win 10 com Optimizer/Fidelizer), e o DAC.

Antes ligava o NUC direto ao DAC por um cabo USB A-B da Audioquest Chinnamon, que continua ligada e funcionando (até para testar e comparar), mas agora a ligação passa saindo do NUC por um Audioquest USB A-B Carbon, que entra na Matrix X-Spidif 2, e depois sai por um cabo HDMI Audioquest Carbon para o DAC. 

1e239cc9-9435-4dee-9802-018fc14472ce.jpg 

e0e27c49-3e99-4886-a59b-185a96675ca1.jpg 

Ainda tem poucos dias que eu instalei, e ainda estou testando, e principalmente amaciando (burn-in) dos cabos e interface, mas de cara já pude notar uma boa melhora em termos de qualidade do audio.

Além da interface tem outro aspecto importante que muda, e que preciso olhar e testar também. Pois uso o Roon (não dá mais para não usa-lo depois que acostuma) para tocar as musicas FLAC, DSD do servidor de arquivos de músicas, mais o Streaming Tidal e Qobuz.

E também aqui estou começando da testar as possibilidades de caminho possíveis que ele oferece, conforme as imagens abaixo das 3 possibilidades (tocando como exemplo um arquivo de alta qualidade DSD 256) que estou testando aqui, uma que transforma o DSD em PCM no Roon, e duas outras que passa o DSD 256 para a Matrix. Mas ainda sem uma conclusão de qual a melhor.

image2.jpeg  image1.jpeg  image0.jpeg 

@Risco,

Acho que vale muito essa combinação. Aqui pude usar uma LPS para a Singxer e energia do usb da Acustic Revive. Só alegria.

Renato 

Obrigado pelos comentários. Importante. Sem dúvida que uma boa fonte sempre ajuda. Por isto concordo de que o próximo passo seja mesmo uma fonte melhor.

Mas por enquanto ainda tenho que conhecer e tirar mais proveito da Interface e dos cabos, assim como definir o melhor caminho no Roon. Depois investimos mais…

Na verdade talvez meu próximo passo seja outro…

Comprei também uma placa de USB XE da JCat, mas estava em falta, e só vão entregar em novembro. Ai vou testar ligar meu micro grande (esta placa não dá para instalar no NUC que é muito pequeno e limitado para isto). Terei que usar mesmo neste que uso para outros acessos e não apenas musica, através da USB no Matrix. Se der certo pensamos em uma opção ao NUC como novo servidor.

Parabéns pelo setup. Eu usava exatamente essa.combinacao. Durante a sua fase de adaptação, experimente usar o Matrix sem o adaptador de força (alimentação direto pelo USB).  Você pode se surpreender com o resultado. 

Interessante. Boa dica. Nem sabia que isto era possível. Se não tivesse dito…

Como disse foi baseado em usuários como você ainda no finado HT, que me estimulou a tentar esta opção. 

Mas fiquei outra vez curioso, pois disse que “Usava” esta configuração. O que aconteceu? O que usa atualmente? Qual foi seu ultimo upgrade? Conte um pouco mais de sua experiência…

Interessante. Vou acompanhar tópico para ver seu relato da comparação da matrix spdif vs uma USB como a jcat. Tenho acompanhado alguns tópicos no AS e pessoal tem variado entre essas interfaces, porém há um consenso na melhora que uma jcat USB tem feito no sistema. Eu pretendo também usar i2s mas de uma forma diferente, usando um HAT para meu raspberry e saindo conexão coaxial para meu dac. 

Vamos ver como se comporta.

[QUOTE username=Risco userid=7347318 postid=1319531596]

Interessante. Boa dica. Nem sabia que isto era possível. Se não tivesse dito…

Como disse foi baseado em usuários como você ainda no finado HT, que me estimulou a tentar esta opção. 

Mas fiquei outra vez curioso, pois disse que “Usava” esta configuração. O que aconteceu? O que usa atualmente? Qual foi seu ultimo upgrade? Conte um pouco mais de sua experiência…[/QUOTE]

eu não uso mais um dac psaudio, e o meu atual não tem entrada i2s. Entao não faz mais sentido usar o matrix spdif-2. Fui para o filtro de USB intona, que funciona muito bem, em conjunto com um LUMIN.

mas na verdade estou esperando o Storelli acertar a importação do innuos, que é pra lá que eu vou