Interface tipo ADC (Analogue-to-Digital Converter) : qual recomendam?

Eu preciso instalar uma interface tipo ADC (Analogue to Digital Converter) de boa qualidade no meu PC.
Qual vocês recomendam?

Olá progger!! qual a finalidade??
Digo isso pois tenho uma interface Korg ADC que uso para “rippar” discos de vinil. (DS-DAC-10R - 1BIT USB-DAC/ADC | KORG (USA))

A minha finalidade é exatamente a mesma, a digitalização de LPs.

Essa Korg DS-DAC-10R é boa mesmo?

Tenho lido bons reviews sobre ela, mas fico preocupado porque, pelo que eu li, toda a configuração deve ser feita no computador; e como eu sou meio “bronco” no uso de computador, fico receoso de não conseguir configurar direito. :slightly_smiling_face:

Parece-me que essa interface não tem distribuidor no Brasil, é isso?

O uso da interface é bem simples, ele funciona como um Pré de Phono, e ao conectar o USB no seu PC, ele já captura os sons do toca discos, bem simples mesmo. A pós produção que seria mais chata, por exemplo se quiser separar as faixas, remover ruídos. Mas a captura básica já é muito boa a qualidade. Eu uso o software padrão da Korg.

É bem interessante, já converti alguns discos e o resultado é muito bom.

O rapaz que me vendeu informou que comprou no revendedor do brasil ( [VENDIDO] Conversor Digital Analógico Korg Ds-dac-10r - DSD - PCM - R$ 3500,00 ).

1 curtida

Sobre a qualidade, é excelente, tem uns vídeos no youtube de demonstração de uso, resultado da gravação.

Sim, fui eu que vendi essa interface, comprei ela na loja oficial da PRIDE MUSIC SHOP no mercadolivre, mas acho que não tem mais.

Outra opção seria o Adept da MiniDSP (https://www.minidsp.com/products/usb-audio-interface/adept), mas também não é fácil de achar no BR

1 curtida

Eu tenho lido coisas boas sobre a interface TOPPING E2x2.

Alguém aqui já testou?

Essa interface topping tem outro propósito no meu entendimento, serve para gravar instrumentos e voz em casa, com phanton power para microfones condensadores, como as Focusrite e Behringer

Anos atrás eu digitalizei alguns LPs usando uma interface Presonus Studio 68c (com o sinal passando antes por um pré de phono, obviamente).
E essa Topping que mencionei acima segue o mesmo conceito e modelo da Presonus, portanto vai funcionar do mesmo jeito.
A questão é saber se a Topping tem realmente uma alta qualidade na sua função de conversor analógico-digital, pois eu não gostei tanto assim do resultado com a Presonus.
Os reviews indicam que, no tocante à conversão analógico-digital, a Topping tem uma qualidade até melhor que a Focusrite 2i2, considerada por alguns como melhor que a Presonus.
Ou seja, me parece que essa Topping é bastante promissora, por isso a minha curiosidade em saber se algum colega do grupo a tem ou conhece.
A Korg DS-DAC-10R com certeza seria uma solução muito interessante em certos aspectos, pois ela reúne as funções de pré de phono e conversor analógico-digital em um só aparelho, no entanto a minha intenção é pegar um pré de phono com saídas balanceadas (XLR), coisa que o Korg não tem.
Eu já tive quatro prés de phono com saídas XLR no passado (Musical Fidelity M1 Vinl, Project Phono Box RS, PS Audio GCPH e Linn Uphorik) e para mim, pelo menos, prés de phono com saídas balanceadas tocam melhor que os com saídas RCA apenas, portanto não tenho a pretensão de voltar para um pré de phono contendo apenas saídas RCA.
Além disso, considerando que a minha pretensão é pegar uma cápsula MC, eu gostaria de pegar um pré de phono que permita ajustes finos.
Por isso tudo eu gostaria de adquirir uma interface analógico-digital que faça apenas essa função, já que eu terei um pré de phono trabalhando junto no sistema.

O sonho seria esta, que é amplamente usada lá fora com a finalidade específica de conversor analógico-digital na ripagem de LPs

Tascam DA-3000

Dizem que é o suprassumo desse segmento, mas o problema é que uma interface dessa não chegaria aqui no Brasil por menos de 10 mil reais.
E o que eu vou fazer com uma interface cara como essa, depois que completar o trabalho de digitalização dos meus LPs?
Certamente não seria fácil encontrar um comprador para uma interface desse nível.

Quando eu comprei essa Korg, eu fiquei de olho e até tentei importar essa Tascam, mas passava dos 10k na época, pra mim totalmente inviável.
Na minha opinião dificilmente conseguirá bons resultados usando interface comum como as descritas acima, mas depende bastante do tempo e estudo que será dado a isso.
Como curiosidade, fica abaixo os equipamentos usados pelo PBTHAL, a lenda viva do arquivismo de discos de vinil :

VPI Scoutmaster with dual belt driven single flywheel motor on Herbie’s Tenderfeet

Trans-Fi Terminator T3 Pro With Tomahawk Armwand (4N Silver Shielded Wire)

Audio-Technica AT150ANV Frankencart
Phoenix Engineering Eagle
Phoenix Engineering RoadRunner
Gingko Cloud 12A Vibration Control Platform
Eden Sound Terrastone Footers

Black Ice Audio F159 Tube Phono Preamp with 1964 Holland made large halo getter Amperex 7308 Tubes
Sugarcube SC-2
Tripp Lite Smart Online SU1500RTXLCD2U Double-Conversion UPS

2 curtidas

PBTHAL é o cara!!!
Tenho muitos downloads de LPs ripados por ele. :+1:

E olha só a interface que ele usa: Sugarcube SC-2

Custa mais de 2.000 dólares lá fora!!

1 curtida

Custa 1.000 USD usado no EBay ou 1500 USD um novo, é item pra ir buscar pessoalmente, trazendo na mala, via Correios é inviável.

1 curtida

$3k e parece que não é fácil de comprar também, está em falta no site do fabricante

Valeu, pessoal, muito obrigado pelas sugestões.

E aparecendo mais sugestões é só trazer aqui.

Afinal eu ainda estou começando a montar um novo set analógico (toca-discos, cápsula e pré de phono) e somente depois disso é que eu vou partir para a aquisição de uma interface ADC. :+1:

Pessoal, uma atualização sobre a questão do tópico.

Eu mencionei na mensagem inicial que estava insatisfeito com a interface que eu tenho (Presonus Studio 68c), mas devo admitir que até agora só tinha testado as saídas analógicas dela (saídas P10).

Como eu não tinha um cabo USB-C / USB-B, não tinha ainda testado a saída digital da interface no meu sistema.

Mas eis que comprei um cabo USB-C / USB-B e o recebi ontem, então fiz o teste usando a saída digital ligada no meu DAC e o resultado foi surpreendente.

E afinal, quando eu for ripar os LPs, eu vou usar justamente essa saída USB-C conectada no meu computador, portanto o problema está resolvido. :+1:

1 curtida