Mais um pra conta....

Peguei um projeto pra desenvolver aqui, o solicitante é de Brasília e o sistema é um monitor para estúdio

Não é um monitor de referência para mix e master, é um monitor pra apresentação de trabalhos, então os critérios do cliente são um pouco diferentes, em todos os aspectos, a começar que por exigência, o woofer deveria ser de 12", pois o cliente quer ganhar cliente tanto pelo aspecto sonoro, quanto pelo visual

Complementam o sistema um mid range de 6" e um tweeter de 1,1"

Woofer https://www.sica.it/en/product/subwoofer/12-sr-3-cp

Midrange https://faitalpro.com/it/products/LF_Loudspeakers/product_details/index.php?id=101020110

Tweeter https://www.sica.it/en/product/dome-tweeter/lp-90-28-n92-tw

Além disso, a caixa será ficará embutida nas paredes, ficando somente a face frontal a vista, o que é bom, pois não trás efeitos difrativos da caixa, baffle step, etc, o desafio é fazer tocar coerente pois ficara praticamente no teto, com médios e altas fora do eixo dos ouvintes

Todos os parâmetros apresentados pelo fabricante batem com a realidade, é a vantagem de trabalhar com falantes de fabricantes renomadas e que teu seu portfolio voltado para o Pró Áudio, então nem vou apresentar o levantamento que fiz aqui (e nem sei se devo, por ser um projeto de cunho comercial, feito sob encomenda)

Mas umas fotinhos caem bem né?

20200828_182523.jpg 

20200828_182642.jpg 

20200828_183739.jpg 

20200828_183900.jpg 

20200828_184011.jpg 

20200828_212400.jpg 

20200828_212750.jpg 

20200828_213018.jpg 

(só pra mim, ou pra vocês as imagens ficaram de lado?)

Por hora fiz uma caixa dummie bipartida, para identificar fazer as medições acústicas e testar a viabilidade de trabalhar com os falantes de médias e altas fora do eixo vertical da caixa, conforme pedido do cliente

20200905_132608.jpg 

20200905_134658.jpg 

20200905_140359.jpg 

20200905_140417.jpg 

20200905_140320.jpg 

20200905_161615.jpg 

20200905_212659.jpg 

20200905_224051.jpg 

20200907_200432.jpg 

(de novo as fotos viradas!?)

Por hora é isso… na medida do possível vou atualizando aqui…

Muito bom.

O crossover vai ser com processador ou passivo?

[QUOTE username=trenier userid=7347042 postid=1312881079]Muito bom.

O crossover vai ser com processador ou passivo?[/QUOTE]

vai ser passivo

Cristiano, parabéns! É muito gratificante quando conversamos com quem sabe o que está dizendo e fazendo. Contribuição certa ao Forum. Mais uma vez obrigado!

O Cristiano é outro nível… top demais.

Atualizando

Crossover Monitor FINAL SPL.png 

Crossover Monitor FINAL Power+DI.png 

Crossover Monitor FINAL Directivity (hor, neg front).png 

Crossover Monitor FINAL Impedance.png

Crossover Monitor FINAL XO-schema-1.png   

Cristiano. É normal aquela queda perto dos 20khz? Que Cros é este? Que ordem?

sim é bem comum ter uma queda nessa região, aind mais em tweeters com uma proposta de tocar uma região um pouco mais baixa, como esse (Fs 530Hz)

eletricamente, as ordens são: HP tweeter, 4a ordem; HP e LP mid, 2a ordem; LP woofer 3a ordem (mas tem algumas correções extras)

Parece uma obra de arte . Pode explicar como fez a escolha do crossover?

É uma ponderação entre potência disponível no amplificador, capacidade que cada falante tem em descer e subir e o quanto aceita de potência, identificação de pontos de maior distorção, viabilidade de executar indutores grandes etc

Em partes o projeto vai se auto direcionando, na medida que se tem todos os dados dos falantes já nas caixas, pois tem coisas que por mais que a gente gostaria de executar, são inviáveis

Loucura esse crossover! Parabéns pelo acerto, essa resposta somada é um espetáculo. 

Vendo a engenharia da montagem dessa caixa de sub me deu vontade de fazer também toda “amarrada”.

Pra juntar os lados, deixar no esquadro, essas “amarrações” facilitam, correto?

Uma pergunta prática: que folga vc adotou entre “furo / pino” pros encaixes?

[ ]´s

[QUOTE username=Daniel Fields userid=7349034 postid=1319415180]Loucura esse crossover! Parabéns pelo acerto, essa resposta somada é um espetáculo. 

Vendo a engenharia da montagem dessa caixa de sub me deu vontade de fazer também toda “amarrada”.

Pra juntar os lados, deixar no esquadro, essas “amarrações” facilitam, correto?

Uma pergunta prática: que folga vc adotou entre “furo / pino” pros encaixes?

[ ]´s[/QUOTE]

opa valeu!

esses sistemas de montagem com encaixe garantem uma agilidade muito grande na montagem, ainda mais quando se trabalha num apartamento

a caixinha pqna não levei 10 min pra montar, é só passar a cola, posicionar, manter pressão por alguns segundos e pronto

a caixa maior levei + - 1h, mas como a segunda face frontal foi colada com PVA (medo de fazer merdinha com o cianoacrilato), teve que finalizar a secagem de um dia para o outro

a parte mais demorada na verdade foi o preparo das peças (tipo umas 2h ao todo)

como os cantos internos dos encaixes são retos e a fresa não executa isso por conta do raio da ferramenta, eu acabei fazendo esses pequenos ajustes na mão, e quanto mais encaixes, mais partes pra ajustar

são pequenas coisas que a gente vai pegando o jeito à medida que executa e que em cada projeto se ganha mais tempo que no anterior

até já estou bolando um jeito pra talvez não precisar passar por isso na próxima que fizer usando esse método

nessa caixa grande, cada encaixe tem + - 5cm

folga zero, mas a precisão da máquina não é tão grande, alguns pontos acabaram ficando com uma leve folga, coisa que deu pra sanar direto com a cola PVA usada para selagem na parte interna

a parte de “engenharia” do projeto da caixa acaba sendo mais trabalhoso, mas no fim facilita na montagem

eu só não recomendo usar esse método de encaixe profundo pra “casca externa” da caixa, vai te levar a problemas de acabamento

se for fazer isso pra montar um esqueleto e por cima usar chapas lisas de acabamento, fica muito melhor

pra caixas menores, tipo bookshelf, ou usa a técnica de encaixes por rebaixo somente nas partes interna da caixa (como eu fiz nas minhas books), ou se pensa em usar um MDF de 9mm pra esqueleto e outra de 6mm pra acabamento externo, por exemplo (ou 12+3, 12+6, ou as espessuras que forem convenientes pro tanto de tamanho de caixa e potência que o falante vai lidar)

E eu aqui já pensando na dificuldade de enrolar 4 bobinas pra fazer os 2 crossovers… 

Esse daí é coisa de louco. Que trabalhão que isso vai dar. 

Ô Cristiano…você enrola as bobinas ou as adquire de algum fornecedor? Eu sabia de um fabricante de bobinas que (me disseram) podia encomenda-las, mas perdi o contato e nunca utilizei.

Desde já, quando eu for montar o danado do cross, (via calculadora na internet) buscarei sua assessoria gratis…KKKKKK. 

Eu tenho uma parceria pra parte da execução do crossover.

Meu mote é projeto e desenvolvimento, não tenho ferramental nem saco pra enrolar bobina na mão.

Desta forma ambos otimizamos o tempo.

Cristiano, vc é o cara!

20200929_202904.jpg pq toda foto q eu posto fica virada kkkkk

Obra de arte… eu lido com eletrônica há anos( embora esteja parado há anos também)… Te garanto, montagem de gente caprichosa 

20200930_220625.jpg 

Teste, um, dois, teste

Está ficando show Cristiano, parabéns pelo empenho.

Vai fazer videos das caixas tocando?

[QUOTE username=trenier userid=7347042 postid=1319478576]Está ficando show Cristiano, parabéns pelo empenho.

Vai fazer videos das caixas tocando?[/QUOTE]

acredito que pra postagem oficial não, a caixa foi feita pra tocar embutida na parede, como se tivesse um baffle frontal infinito, a maneira mais aproximada para que funcionasse aqui em casa seria colocando no canto da sala, só que o canto da sala está tomado de coisas já e só de pensar em deslocar me cansa rsrsrs

aí se é pra postar um vídeo de divulgação meia boca, melhor não