Mod numa caixa Boenicke

Olá a todos.

Tenho uma caixa Boenicke W8 comprada há mais de 2 anos. Ela é o modelo “standard”, porém comprei separadamente em fornecedores alguns dos componentes que fazem parte dos modelos “SE” e “SE+”: capacitores Mundorf Silver Gold Oil (principal) e Duelund Tinned Copper Foil 0.01 uF (bypass), Steinmusic Speaker Match Signature e o Bybee Quantum Purifiers.

Ainda não fiz qualquer tentativa a esse respeito, porém tenho receio que se for preciso retirar algum dos falantes, danifique as borrachas que os envolvem (vide fotos) ou mesmo não consiga repo-las do mesmo jeito. Se tudo pudesse ser feito somente pela parte de conexão da caixa ao cabo que vem do amplificador (vide foto), tudo seria mais fácil.

Gostaria de saber a opinião dos colegas que costumam fazer esse tipo de mudança, em particular o citado acabamento em volta dos falantes.

Grato desde já.

@joao.otavio Acredito que a questão está no acesso do crossover.

Caso o crossover seja acessível pelos borners traseiros, de modo a retirá-lo para fazer o serviço, não será necessário a retirada dos autofalantes.

Pela “facilidade” de retirada do compartimento dos borners, em detrimento dos autofalantes, eu desaparafusaria, puxava com cuidado e visualizaria para ter ideia… Caso não consiga ver o crossover e ter acesso para sua retirada, teria certeza que seria somente pelos autofalantes.

Quanto a retirada dos autofalantes, acredito que não tenha problemas de danos, mas precisa ser cuidadoso sempre e ver se tem colas ou encaixes para não danificar.

Boa sorte e parabéns pela jóia !

1 curtida

Dando uma pesquisada aqui, sinceramente acho difícil de ser pelos autofalantes, a não ser o lateral, porém improvável, pela arquitetura interna da caixa…

Caro @FabioCau, grato pelas informações. :pray:

@joao.otavio Me parece que as W8 não usam placas para crossover e são feitas as ligações ponto a ponto… colhi essa informação em um teste da revista audio e vídeo Magazine… Cito trexo:

“A rede de crossover usa somente capacitores Mundorf (no total são três por caixa). Dois indutores de núcleo de ar (espaçados o suficiente para que não haja interação magnética entre eles) e um único resistor de 10W. Nada de placa na montagem do crossover, sendo todos conectados ponto a ponto e depois colocados dentro do gabinete. Os terminais das caixas são os WBT-0703CU NextGen, afixados em uma pequena placa de metal.”

Fonte: https://clubedoaudio.com.br/edicao-259/teste-2-caixa-acustica-boenicke-w8/

Eita, @FabioCau! Más notícias para mim. :grimacing:

Eu tenho esse número da RAV Mag., mas confesso que não tinha me atentado para esse detalhe das conexões dos componentes. Agora, o que me deixou surpreso é dizerem que os capacitares são Mundorf, já que a caixa testada é igual à minha. No site da própria Boenicke diz que esses capacitores só são introduzidos na linha SE e SE+. O que essa caixa usa como principal é um Obbligato amarelo.

Enfim, terei que ter muito tempo e destreza, além da coragem de mexer numa caixa como essa.

Supondo que as borrachas que cercam os falantes sejam coladas, o que você me sugere para descola-las e depois cola-las de volta?

Olá João,

Acho que teria que desparafusar e ver como o falante vai sair. Talvez não seja colado e tenha apenas uma borracha de vedação. Aí vai ficar bem mais simples do que você está pensando.
Mas eu confesso que prefiro nunca mexer.

Grato pela opinião, @Danielromaobr.

@joao.otavio Concordo com o @Danielromaobr… As vezes a borracha vem em “conjunto” com o woofer e sairá desaparafusando ele…

João,

É um prazer imenso poder melhorar você mesmo um componente do sistema, sendo uma das facetas do hobby que eu adoro.

Teria sido mais prudente avaliar o acesso ao crossover antes de iniciar essa empreitada e certamente antes de comprar os componentes, que não foram baratos, mas comece abrindo o painel dos bornes e nos retorne aqui.

Vamos fazer juntos a muitas mãos, ok ?

2 curtidas

@Dmaumau, agradeço pela oferta. Precisarei de (ao menos) um dia “cheio” de tempo livre para fazer isso, pois eu mesmo me enrolo fácil fácil :laughing:. Mas, sim, começarei pelo painel dos bornes e compartilharei com vocês os meus achados. Valeu! :+1:

2 curtidas

Alga novidade?

Conseguiu fazer o upgrade?

Na página 11 desse PDF parece que é só tirar os parafusos que tudo sai. A moldura com o alto falante:

Olá, Renato.

Tudo bem contigo? Rapaz já se passou 3 anos desde o último post, mas até o momento não tive coragem de fazer a modificação. Já tenho os componentes para isso, mas eu mesmo não tenho habilidade para fazer isso e não encontrei alguém aqui em Brasília que o faça. Se você conhecer, ponha-me em contato que, talvez, saia algo.

E você, com qual caixa está neste momento?