Mod / Upgrade numa caixa Focal

Pessoal do DIY, eu preciso da orientação de vocês, se possível.

Eu tenho um par de caixas Focal Profile 918 que estão desativadas porque os tweeters delas deram pau. As bordas do domo invertido iniciaram um processo de oxidação, o que parece acontecer eventualmente com alguns tweeters Focal, pelo que eu andei lendo em foruns gringos. Até cheguei a enviar o par de tweeters para tentativa de reparo, aqui mesmo no Brasil, mas não teve jeito.

A bem da verdade eu acho os tweeters originais dessa caixa bem fuleira mesmo. Os woofers mid-bass e bass não, estes são de respeito: são os mesmos woofers da Focal linha Electra, uma linha considerada muito boa.

Então eu tenho os woofers, que estão praticamente novos, o gabinete original, que também está perfeiro, mas não tenho tweeters, de maneira que a minha ideia é comprar um par de tweeters novos. Não necessariamente Focal, porque é complicado conseguir drivers da marca por aqui. Além disso tenho o temor de que novos tweeters Focal venham a apresentar o mesmo problema de oxidação, então eu até prefiro mesmo comprar tweeters de outra marca, já que existem excelentes tweeters de marcas como a dinamarquesa ScanSpeak, a norueguesa Seas e outras, facilmente encontrados no eBay.

Ocorre que, adquirindo tweeters de outra marca, presumo eu que será necessário fazer algum tipo de mod no crossover, já que se trata, no caso, de um componente com especificações diferentes do tweeter original.

A bem da verdade, eu até gostaria mesmo de fazer um upgrade nesse crossover, não apenas por conta da questão do tweeter, mas também porque eu acho que tem como melhorar a performance dessa caixa de alguma forma. Já li em outros foruns que o projeto original dessa caixa não é dos melhores, por conta justamente do crossover, o qual, segundos comentários que li, não faria jus aos componentes utilizados, no caso os drivers de uma linha tão boa quanto a linha Electra da Focal.

Então, na verdade, o objetivo deste post não é exatamente saber como fazer os mods em questão, até mesmo porque infelizmente eu não entendo nada de eletrônica, características acústicas de uma caixa, etc.

O objetivo aqui, no caso, seria conseguir dicas de vocês sobre alguém aqui no Brasil que tivesse a expertise necessária para fazer esse mod/upgrade no crossover das minhas caixas. Claro que a ideia seria enviar uma das caixas para essa pessoa, juntamente com o crossover da outra, de maneira que ele pudesse fazer as medições necessárias no gabinete original, com os respectivos drivers.

Obrigado.

1 curtida

Rapaz, tu tentou ver com o ivo se ele não salva esse tweeter ai?

Se o Ivo não salvar, ninguém salva!

Pensei a mesma coisa, o bicho de vez em quando faz umas coisas que até assusta haha

Este Ivo, quem seria? Em qual região ele reside?

São Caetano do Sul / SP

Problema é que, na verdade, eu não tenho a menor vontade de salvar esse tweeter aí.
Já fuçaram demais nele, então para mim o ideal seria substituí-lo mesmo. :+1:

1 curtida

Eu se fosse você, visando diminuir o prejuízo, faria de tudo para tentar comprar os tweeter originais, com as caixas recuperadas, venderia elas e compraria outras de marca que lhe agradasse. Digo isso, pois acredito que a troca dos tweeter por outros de marca diferente, vai deixar as caixas em uso, mas vai desvalorizar completamente suas caixas para uma futura negociação.

1 curtida

Já procurei muito e não encontrei.

Se algum colega encontrar por gentileza me avise. :+1: