Pergunta de iniciante sobre amplificadores, pré-amplificadores e integrados

Já li alguns artigos sobre o assunto mas não ficou totalmente claro para mim. Gostaria que alguma alma paciente me explicasse como se eu tivesse 5 anos de idade:

1. Qual a diferença e função de um amplificador e um pré-amplificador?

2. Pré-amplificadores são necessários apenas quando se usa toca-discos?

3. Qual a diferença entre um amplificador e um integrado?

4. Há muita diferença no som quando se usa pré-amplificadores separados os amplificadores em comparação com os integrados?

[QUOTE username=shevek userid=7351252 postid=1319624355]Já li alguns artigos sobre o assunto mas não ficou totalmente claro para mim. Gostaria que alguma alma paciente me explicasse como se eu tivesse 5 anos de idade:

2. Pré-amplificadores são necessários apenas quando se usa toca-discos?

3. Qual a diferença entre um amplificador e um integrado?

4. Há muita diferença no som quando se usa pré-amplificadores separados os amplificadores em comparação com os integrados?[/QUOTE]

Pré amplificador: Recebe um sinal fraco (vindo de um microfone, toca discos), trata esse sinal e converte em um mais forte (sinal de linha), inclusive possui ajuste de volume pois a eletrônica dele é preparada isso. Ele também pode receber um sinal de linha, tratar esse sinal e replicar para o amplificador.

Amplificador (também chamado de Power): Recebe o sinal de linha e amplifica para sair adequadamente pelas caixas.

1. Pré-amplificadores são necessários apenas quando se usa toca-discos?

Sempre são necessários pois é o que trata o sinal da sua fonte, faz o ajuste de volume, curva de distorção, as vezes possui ajustes de agudos / médios / graves, digamos que ele pega um sinal fraco e deixa ele no ponto para o amplificador apenas mandar para as caixas.

Para os toca discos, o pré amplificador tem outro nome, chama-se pré de phono pois o sinal advindo do toca discos é um pouco diferente de outras fontes, é aplicado a esse sinal um tratamento de curva RIAA, depois disponibilizado um sinal mais forte para o tratamento do pré amplificador.

Você até pode ligar, por exemplo a saída do cd player em um amplificador direto, porém não terá nenhum tipo de ajuste, o sinal será levado ao máximo, então via de regra terá sempre de usar um pré-amplificador.

1. Qual a diferença entre um amplificador e um integrado?

O integrado é a junção do pré-amplificador + amplificador, ou seja, possui os dois estágios, o de tratamento do sinal fraco e de amplificação do sinal de linha para as caixas.

4. Há muita diferença no som quando se usa pré-amplificadores separados os amplificadores em comparação com os integrados?

Depende muito do equipamento, existem integrados excelentes como existem integrados ruins, existem pré-amplificadores e amplificadores excelentes como existem pré-amplificadores e amplificadores ruins.

As duas vantagens que vejo de usar pré-amplificador + amplificador é deixar o transformador que fica no amplificador longe do circuito de tratamento do sinal fraco (pré-amplificador) pois transformadores são geradores de ruídos como interferência eletromagnética, calor, etc, com isso protege melhor o sinal. No amplificador integrado fica tudo junto na mesma caixa.

A segunda vantagem é poder intercambiar equipamentos, por exemplo usar um amplificador mais comum e um pré-amplificador melhor, com isso terá um circuito para tratamento do sinal (digamos que a “eletrônica fina”) com um equipamento com melhores componentes, de melhor resposta, refinamento, etc, e o setor de amplificação que é mais simples com um equipamento mais comum, em um integrado ou tem um comum ou um mais refinado.

Espero que tenha compreendido!

Se alguém tiver algum complemento ou correção, sinta-se à vontade.

1 curtida

Thiago,

Muito obrigado pela explicação. Foi muito clara e consegui entender com ela o que não havia entendido lendo por conta própria. Acredito que vá ser útil para muitos iniciantes como eu. Foi importante entender que é o pré-amplificador que faz todo o tratamento do sinal e que o amplificador apenas o amplifica para a saída nas caixas.

[QUOTE username=shevek userid=7351252 postid=1319624819]Thiago,

Muito obrigado pela explicação. Foi muito clara e consegui entender com ela o que não havia entendido lendo por conta própria. Acredito que vá ser útil para muitos iniciantes como eu. Foi importante entender que é o pré-amplificador que faz todo o tratamento do sinal e que o amplificador apenas o amplifica para a saída nas caixas.[/QUOTE]

Bacana! se tiver mais alguma dúvida é só falar, se eu souber, respondo aqui!

@shevek  referente ao item 4.

Uma regra no áudio é quanto mais separados forem os componentes melhor o resultado.

Eu uso  por exemplo um Receiver + Power nas caixas frontais.   O aumento na qualidade foi brutal.

[QUOTE username=Abraz userid=7346411 postid=1319625915]@shevek  referente ao item 4.

Uma regra no áudio é quanto mais separados forem os componentes melhor o resultado.

Eu uso  por exemplo um Receiver + Power nas caixas frontais.   O aumento na qualidade foi brutal.[/QUOTE]

Nesse caso, você está usando as funções de pré-amplificador do receiver e jogando o sinal não amplificado pela saída de linha para o amplificador, certo? Nesse caso dá no mesmo, em termos de qualidade, usar o receiver como pré-amplificador do que um pré-amplificador separado? O Thiago comentou que com o amplificador separado, não tem o transformador dentro da mesma caixa que o pré-amplificador, o que causa interferência. Nesse caso do receiver como pré-amplificador, o transformador do receiver não é usado?

Tudo o que foi dito está correto. Vale a pena acrescentar que alguns DACs já funcionam como pré-amplificador. Sao os DACs que tem controle de volume e saída de pelo menos 2v. Assim, se você for usar só o digital, e o seu dac tiver essas características, pode ligar direto no amplificador

Outra coisa: o preamp não faz tratamento do sinal. Ele é a primeira etapa de amplificação, com controle de volume. Na verdade, ele não deveria alterar o sinal em nada.

[QUOTE username=shevek userid=7351252 postid=1319627315]

Nesse caso, você está usando as funções de pré-amplificador do receiver e jogando o sinal não amplificado pela saída de linha para o amplificador, certo? Nesse caso dá no mesmo, em termos de qualidade, usar o receiver como pré-amplificador do que um pré-amplificador separado? O Thiago comentou que com o amplificador separado, não tem o transformador dentro da mesma caixa que o pré-amplificador, o que causa interferência. Nesse caso do receiver como pré-amplificador, o transformador do receiver não é usado?[/QUOTE]

@shevek

99% dos pré amplificadores de linha têm ganho, normalmente de 6 a 12dB. Nesses casos, o pré amplificador faz essa amplificação e o controle de volume é um atenuador que vai de infinito, passando por um ponto em que o sinal de saída é igual ao sinal de entrada e, a partir desse ponto, passa a amplificar o sinal de entrada. 

No caso do receiver o transformador é usado sim. Nos pré amplificadores também há transformadores, só que bem menores que o transformador necessário para o amplificador de potência. A desvantagem de se utilizar o pré do receiver em vez de um pré amplificador dedicado é que dentro do receiver existem vários outros circuitos interferentes (rádio AM/FM, vídeo, DAC, DSP etc.) que podem “sujar” o sinal de saída.

Edmar

Em amplificadores analõgicos com potenciometro:

uma dica para aumentar consideravelmente, aqueles agudos cristalinos , presente principalmente em Vinyl, meio imperceptiveis, e em CD dependendo, nem tanto, consiste em colocar 2 capacitores, 1 para cada canal, na escala em picofarads, no terminal do meio e no terminal vivo do potenciometro de volume !!!

[QUOTE username=shevek userid=7351252 postid=1319627315]

Nesse caso, você está usando as funções de pré-amplificador do receiver e jogando o sinal não amplificado pela saída de linha para o amplificador, certo? Nesse caso dá no mesmo, em termos de qualidade, usar o receiver como pré-amplificador do que um pré-amplificador separado? O Thiago comentou que com o amplificador separado, não tem o transformador dentro da mesma caixa que o pré-amplificador, o que causa interferência. Nesse caso do receiver como pré-amplificador, o transformador do receiver não é usado?[/QUOTE]

O receiver faz todo processamento do sinal e amplifica as surround, central e sub.

No caso das frontais o receiver funciona como pré, o sinal sai equalizado e tratado. Ligado no pré OUT direto no power que só faz o trabalho de amplificar o sinal.

[QUOTE username=Abraz userid=7346411 postid=1319632455]

O receiver faz todo processamento do sinal e amplifica as surround, central e sub.

No caso das frontais o receiver funciona como pré, o sinal sai equalizado e tratado. Ligado no pré OUT direto no power que só faz o trabalho de amplificar o sinal.[/QUOTE]

@Abraz

Como configuração para uso em multicanal, é isso mesmo.

A questão é o uso do receiver para ouvir música (stereo). Aí é quando o uso do pré-amplificador dedicado é melhor que o receiver.

Edmar

O legal é que era uma explicação simples para alguém “de 5 anos de idade” e que já está virando um tópico técnico hahaha

um produto que achei bem interessante para eliminar o uso do pré-amp, entre um DAC ou um pré de phono e o amplificador/caixa amplificada é o Schiit SYS: https://www.schiit.com/products/sys

O sistema então consistiria em uma fonte (TD ou Note/Raspberry/Bluesound/etc) + pré de phono ou DAC + caixa amplificada, um sistema bem enxuto e com qualidade considerável.

[QUOTE username=Abraz userid=7346411 postid=1319625915]Eu uso  por exemplo um Receiver + Power nas caixas frontais.   O aumento na qualidade foi brutal.[/QUOTE]

@Abraz.

Qual receiver você utiliza? Estou pensando nesta mesma configuração, com um receiver vintage (Marantz 2238) +  power mais moderno (que ainda não tenho)

Minha dúvida é será que terei uma melhora na qualidade ou estarei limitado pelo pré do receiver?

Abraços

Oldair

[QUOTE username=manepipoca userid=7347462 postid=1319624536]

A segunda vantagem é poder intercambiar equipamentos, por exemplo usar um amplificador mais comum e um pré-amplificador melhor, com isso terá um circuito para tratamento do sinal (digamos que a “eletrônica fina”) com um equipamento com melhores componentes, de melhor resposta, refinamento, etc, e o setor de amplificação que é mais simples com um equipamento mais comum, em um integrado ou tem um comum ou um mais refinado. [/QUOTE]

@manepipoca

Ou seja, se não puder ter um pré e power do mesmo nível melhor apostar as fichas em um bom pré e usar um power mais comum? Pergunto porque estava pensando em fazer justamente o contrário. hehe

Abraços

Oldair

Olha, nesse caso, o buraco é mais embaixo.

Há alguns anos que eu vinha com pré e power da Cambridge e resolvi fazer um up dentro da mesma marca, ano passado, troquei o Power primeiro.

Foi  uma grata surpresa pela subida de nível que o sistema deu com a troca do power, pois o pré “antigo” já tinha um nível melhor que seu contemporâneo power.

Dois meses depois, mantendo Cambride Audio, troquei o pré, o conjunto subiu também, mas não tanto quanto da troca do power.

Sim, o tema é controverso, vai ter gente que teve experiência contrária a minha e relatará que a troca do pré foi melhor.

Mas isso tudo faz parte da diversão!

Se você for fazendo upgrades aos poucos, compre primeiro um bom pré, eu tenho um Schiit Freya+

que é uma excelente relação custo benefício … 

[Schiit-Freya] 

[QUOTE username=Oldair userid=7348427 postid=1321606742]

@Abraz.

Qual receiver você utiliza? Estou pensando nesta mesma configuração, com um receiver vintage (Marantz 2238) +  power mais moderno (que ainda não tenho)

Minha dúvida é será que terei uma melhora na qualidade ou estarei limitado pelo pré do receiver?

Abraços

Oldair

[/QUOTE]

@Oldair  uso em um set Denon 3311 com um power da Advance Acoustics.  Acho um erro misturar receiver vintage com power moderno. Vai melhorar o som claro, mas uma salada de tecnologias…

@Abraz.

É que neste caso é somente para música mesmo, já com tudo convertido para analógico, sem tecnologias de cinema, etc… Ou seja, sem muita mistura de tecnologias. Por enquanto estou usando o receiver para amplificar as caixas também. Mais para frente vou acrescentar um amplificador mais moderno, mas sem ser muito caro só para ver no que resulta. hehe.

Abraços e obrigado pela dica…

Oldair

[QUOTE username=Oldair userid=7348427 postid=1321606769]

@manepipoca

Ou seja, se não puder ter um pré e power do mesmo nível melhor apostar as fichas em um bom pré e usar um power mais comum? Pergunto porque estava pensando em fazer justamente o contrário. hehe

Abraços

Oldair

[/QUOTE]

Essa é uma daquelas perguntas que não tem uma resposta definitiva. Vai de cada equipamento, eletrônica, “casamento” entre o pré e Power…

O que mais vejo é o pessoal pegar um pré melhor e um Power ok, depois fazer upgrade de Power.