Tópico originalmente publicado pelo usuário zambembe:
Eu procurei e não encontrei um tópico inteiramente dedicado aos plásticos internos (inner sleeves) e externos (outer sleeves).
Vou inaugurar o tópico focando os plásticos mais essenciais, os internos, que estão em contato direto com nossos preciosos vinis, e tentando prestar algum serviço aos recém-chegados. Eis aqui um artigo que pode ser considerado um bom ponto de partida:
Paper or Plastic? Vinyl’s Final Resting Place: The Next Installment
E aqui, algumas lojas no exterior que todos neste fórum já conhecem bem…
Espero que os colegas mais experientes contribuam com recomendações de plásticos e de lojas. Eu mesmo já estou precisando de ajuda… Minha PHK está chegando e vou fazer uma limpeza completa nos meus LPs, e para complementar e valorizar esse trabalho, terei que trocar os plásticos, sobretudo os internos. Já encomendei 100 MFSL-RICE, que estão reservados para os “mais queridos” da minha coleção. Sei que os Nagaoka Nº 102 também são bastante recomendados, mas a princípio eu achei os MFSL-RICE mais interessantes.
No entanto, vou precisar de pelo menos mais 300 plásticos, e desses 300, apenas 100 talvez precisem ser MFSL-RICE. Assim, eu precisaria de mais 200 plásticos internos, mas que poderiam ser um pouco inferiores. Por isso pergunto: existem alternativas baratas, porém boas, a esses plásticos importados? Andei procurando, mas os únicos que achei aqui no Brasil estão esgotados, e além disso não sei se valem a pena.
Outra possibilidade que andei cogitando é a lavagem de (bons) plásticos antigos. Bons plásticos não precisam ser descartados apenas porque estão sujos, e a reciclagem é uma das atitudes mais inteligentes que podemos tomar. Mas ainda tenho muitas dúvidas a respeito de como isso pode ser feito sem danificar os plásticos. A princípio, estou pensando em usar uma solução de Triton X-100 similar (mesma concentração) à usada para lavar os LPs. Mas talvez um bom detergente diluído em água destilada já seja suficiente.
Abraços a todos.