Plásticos internos e plásticos externos (inner sleeves & outer sleeves)

Tópico originalmente publicado pelo usuário zambembe:

Eu procurei e não encontrei um tópico inteiramente dedicado aos plásticos internos (inner sleeves) e externos (outer sleeves).

Vou inaugurar o tópico focando os plásticos mais essenciais, os internos, que estão em contato direto com nossos preciosos vinis, e tentando prestar algum serviço aos recém-chegados. Eis aqui um artigo que pode ser considerado um bom ponto de partida:

Paper or Plastic? Vinyl’s Final Resting Place: The Next Installment

E aqui, algumas lojas no exterior que todos neste fórum já conhecem bem…

Elusive

Sleevetown

Espero que os colegas mais experientes contribuam com recomendações de plásticos e de lojas. Eu mesmo já estou precisando de ajuda… Minha PHK está chegando e vou fazer uma limpeza completa nos meus LPs, e para complementar e valorizar esse trabalho, terei que trocar os plásticos, sobretudo os internos. Já encomendei 100 MFSL-RICE, que estão reservados para os “mais queridos” da minha coleção. Sei que os Nagaoka Nº 102 também são bastante recomendados, mas a princípio eu achei os MFSL-RICE mais interessantes.

No entanto, vou precisar de pelo menos mais 300 plásticos, e desses 300, apenas 100 talvez precisem ser MFSL-RICE. Assim, eu precisaria de mais 200 plásticos internos, mas que poderiam ser um pouco inferiores. Por isso pergunto: existem alternativas baratas, porém boas, a esses plásticos importados? Andei procurando, mas os únicos que achei aqui no Brasil estão esgotados, e além disso não sei se valem a pena.

Outra possibilidade que andei cogitando é a lavagem de (bons) plásticos antigos. Bons plásticos não precisam ser descartados apenas porque estão sujos, e a reciclagem é uma das atitudes mais inteligentes que podemos tomar. Mas ainda tenho muitas dúvidas a respeito de como isso pode ser feito sem danificar os plásticos. A princípio, estou pensando em usar uma solução de Triton X-100 similar (mesma concentração) à usada para lavar os LPs. Mas talvez um bom detergente diluído em água destilada já seja suficiente.

Abraços a todos.

Links dos vendedores:

… proibido links do Mercado Livre

Já ia criar um tópico a respeito disso, que a dois dias atrás quando entrei aqui não tinha. Aproveitando pra perguntar pro colega se está comprando plásticos exclusivamente nesses fornecedores. Queria saber do pessoal principalmente a cerca dos plásticos externos. Presumo que seja essa loja que você indicou do ML(o link está errado) porque foi a única que eu achei com plásticos para gatefold por lá. De toda forma, fiquei decepcionado, porque a vendedora garantiu que eram grossos, densidade 0.20 e não são. Tenhos os de densidade 020 aqui pra capa comum e é “na cara” a diferença. Ela disse que eu poderia passar no medidor que ia dar a medida anunciada, porém, presumo que ela tenha medido o plástico inteiro, os dois lados unidos, e na verdade a medição se faz só pela grossura de uma folha. De toda forma fiquei de devolve-los mas ainda não o fiz, porque eles realmente cabem os gatefold, e não sei se consigo encontrar outro anúncio ou loja fora do ML que terão desse tamanho e realmente grossos. Por isso peço indicações dos colegas que souberem.

https://www.sleevecityusa.com/

Aproveitando pra deixar minha contribuição, compro plásticos internos para os lps xodós da coleção nesse site americano. São plásticos antiestáticos de excelente construção e qualidade excepcional. Não deixam a desejar, no que se propõe, aos mais caros, Nagaoka e Mofi. Tem a opção com papel arroz de um dos lados e também dos dois. Ele mandou samplers pra eu experimentar e são realmente muito bons, mas praticamente o preço dos Mofi que eles também tem na loja. Por outro lado eles tem a opção só do plástico, arredondado(que não me agradou particularmente, problemas com a largura, na época que comprei) e quadrados. São muito resistentes e firmes, o quadrado encaixa dentro da capa numa boa sem nem fazer menção de que vai amassar e amafunhar lá dentro. E o preço é absurdamente mais convidativo. O dólar deu uma bagunçada desda última vez que comprei mas continua sendo o melhor custo benefício.

Acertando os links aqui pois não é mais possível editar o post:

Interno:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-827041607-plastico-interno-capa-vinillp-redondo100-plasticos-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=64cea919-a774-4cb4-a58e-2046af7fc227

Externo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1547547155-100-plasticos-grossos-capa-lp-vinil-50-simples-50-gatefold-_JM?quantity=1#position=6&type=item&tracking_id=d6ea9d44-92e5-4f69-b892-9f17dbb98506

[QUOTE username=lucasribeiro2 userid=7347093 postid=1312666245]

Já ia criar um tópico a respeito disso, que a dois dias atrás quando entrei aqui não tinha. Aproveitando pra perguntar pro colega se está comprando plásticos exclusivamente nesses fornecedores. Queria saber do pessoal principalmente a cerca dos plásticos externos. Presumo que seja essa loja que você indicou do ML(o link está errado) porque foi a única que eu achei com plásticos para gatefold por lá. De toda forma, fiquei decepcionado, porque a vendedora garantiu que eram grossos, densidade 0.20 e não são. Tenhos os de densidade 020 aqui pra capa comum e é “na cara” a diferença. Ela disse que eu poderia passar no medidor que ia dar a medida anunciada, porém, presumo que ela tenha medido o plástico inteiro, os dois lados unidos, e na verdade a medição se faz só pela grossura de uma folha. De toda forma fiquei de devolve-los mas ainda não o fiz, porque eles realmente cabem os gatefold, e não sei se consigo encontrar outro anúncio ou loja fora do ML que terão desse tamanho e realmente grossos. Por isso peço indicações dos colegas que souberem.[/QUOTE]

São os que eu compro, vou medir com o micrômetro e te falo quanto realmente tem.

Pra mim, esses externos são o suficiente, cabem até trifold e consegui deixar tudo igual na estante, não tem nenhum plastico “sobrando”, veja que coloco ele na vertical, a abertura sempre fica para a parte de cima do disco.

Tô sabendo. Cabe certinho mesmo. Só me deixou chateado o lance da grossura. Eu gosto deles mais firmes. Ou a moça mediu esses com os dois lados unidos ou os outros que eu compro normais o cara na verdade manda 0.40 sem saber. Eu duvido. Mas não tinha me tocado pra isso aí que você faz não. Colocar na vertical. Muito boa essa manha, pra evitar entrar poeira sem ter o plástico selável. Eu vi algo no htforum sobre os discos terem que respirar, alguém que tinha falado contra esses plásticos externos que fecham. Sabe algo a respeito disso? Eu consultaria lá mas eles acabaram desativando antes da hora marcada.

[QUOTE username=manepipoca userid=7347462 postid=1312748872]

São os que eu compro, vou medir com o micrômetro e te falo quanto realmente tem.

Pra mim, esses externos são o suficiente, cabem até trifold e consegui deixar tudo igual na estante, não tem nenhum plastico “sobrando”, veja que coloco ele na vertical, a abertura sempre fica para a parte de cima do disco.[/QUOTE]

Esse redondo eu comprei a muito tempo. Tava sem plásticos mais simples agora e resolvi comprar 100 deles. Me aprece que a qualidade melhorou consideravelmente de um tempo pra cá. Comprei a última vez a mais de um ano.

[QUOTE username=manepipoca userid=7347462 postid=1312748852]Acertando os links aqui pois não é mais possível editar o post:

Interno:

Externo:

[/QUOTE]

Eu procuro sempre ter os inner sleeves da MOFI ðŸ‘

Os externos eu compro aqui mesmo.

[QUOTE username=manepipoca userid=7347462 postid=1312748852]Acertando os links aqui pois não é mais possível editar o post:

Interno:

Externo:

[/QUOTE]

Atualmente tenho comprado com esse mesmo vendedor, Cilo Vinil, não tenho o que reclamar

assim como o Junin, costuma comprar mofi, mas nem lembro a última vez que importei plásticos

Eu preciso de plásticos externos de 33,0 X 33,0 X 0,20 ou pode ser 33,0 X 33,0 X 0,15. O Paulo Dias, vende esses plásticos, mas desde o mês de Julho que ele não responde e-mails e nem dá notícias. E pausou as vendas no mercado livre. Já estou preocupado, pois o Paulo sempre foi muito atencioso. Ouvi um boato de que ele estaria doente, e isso aumentou ainda mais a minha preocupação. Ele vende plásticos externos e internos de excelente qualidade. Para quem não se lembra o Paulo Dias tinha a loja Sempre Vinil. Tomara que esteja tudo bem com ele. Caso alguém saiba onde eu encontro plásticos externos com essas medidas, eu estou precisando.

Amigos, já viram aqueles sleeves com aba colante? Gostaria de comprar mas não encontrei ainda. Sabem onde vende?

Iguais a esse:
https://www.amazon.com.br/Capas-externas-vinil-discos-álbuns/dp/B08HKYTQKM

Alguém sabe indicar algum vendedor aqui no Brasil que importe e vende esses plásticos internos da MOFI?