Topico para discutir sobre a qualidade das atuais prensagens que estao no mercado.
Palas, Friday Music, Groove Note, Analogue Productions, Classic Records,
Brilliance Music & Studios Hand, Parlophone, …
Acima prensagens atuais confiáveis. Tenho todas elas … gosto muito e recomendo.
Gosto sempre citar discos associando a prensagem, cito:
Analogue Productions, 45 rpm
MOFI, 45 RPM
Friday Music, 33 rpm
(…)
Alguem sabe dizer da qualidade dos discos da “Music on Vinyl”
Nelson, faltou a espetacular Nonesuch e a Blue Note.
Bruno, a Music On Vinyl, tem prensagens excelentes e outras horripilantes. Depende muito do ano da prensagem do disco original, e que foi reeditado pela Music On Vinyl. Os discos do final da década de 60 e do início da década de 70 são os que tendem a te fazer passar raiva. Mas, quando você pega por exemplo um Incredible Hog que não é encontrado por menos de R$ 1.500 reais, não resta outra alternativa a não ser comprar uma reedição. Mas eu digo sempre que uma primeira prensagem é incomparável.
Fiquei um pouco decepcionado com a qualidade da Mono Box de 2014 dos Beatles. Muitos discos vieram com bolhas ou distorções em algumas faixas, coisa que não encontrei nem em Polysom. E pelo menos metade dos lançamentos originais mono mesmo não sendo primeira prensagem só são encontrados a preços de 4 digitos. É p/ acabar…
De resto das prensagens novas não tenho do que reclamar.
Esse link é uma comparação de várias prensagens do Rumours do Fleetwood Mac. Uma que você citou tá no top 3, Palas. É a segunda melhor na opinião dele e a de melhor custo benefício. Masterização por Kevin Gray e Steve Hoffman, assim como o primeiro lugar, o 45 rotações que não sei o selo. Terceiro lugar a primeira prensagem japonesa, só pra resumir o resultado, é um vídeo longo.
[QUOTE username=NELSON M ARAUJO userid=7348024 postid=1312765979]Palas, Friday Music, Groove Note, Analogue Productions, Classic Records,
Brilliance Music & Studios Hand, Parlophone, …
Acima prensagens atuais confiáveis. Tenho todas elas … gosto muito e recomendo.
Gosto sempre citar discos associando a prensagem, cito:
Analogue Productions, 45 rpm
MOFI, 45 RPM
Friday Music, 33 rpm
(…)
[/QUOTE]
[QUOTE username=lucasribeiro2 userid=7347093 postid=1312775735]
Esse link é uma comparação de várias prensagens do Rumours do Fleetwood Mac. Uma que você citou tá no top 3, Palas. É a segunda melhor na opinião dele e a de melhor custo benefício. Masterização por Kevin Gray e Steve Hoffman, assim como o primeiro lugar, o 45 rotações que não sei o selo. Terceiro lugar a primeira prensagem japonesa, só pra resumir o resultado, é um vídeo longo.
[/QUOTE]
Tenho essa de 45rpm e adoro. O selo é Reprise, mas o fundo fizeram idêntico aos Warner Bros do final da década de 70 (estrada arborizada).
Que massa Felipe. De quando é essa prensagem? Vou dar uma busca no discogs. Tenho um UK, mas não me agrada muito. E confirmei exatamente nesse vídeo que realmente não é das melhores prensagens.
[QUOTE username=Filipe Beuttenmüller Tolhuizen filipetolhuizen userid=7348294 postid=1312775987]
Tenho essa de 45rpm e adoro. O selo é Reprise, mas o fundo fizeram idêntico aos Warner Bros do final da década de 70 (estrada arborizada).
[/QUOTE][QUOTE username=lucasribeiro2 userid=7347093 postid=1312776477]Que massa Felipe. De quando é essa prensagem? Vou dar uma busca no discogs. Tenho um UK, mas não me agrada muito. E confirmei exatamente nesse vídeo que realmente não é das melhores prensagens.
[/QUOTE]
- O meu eu comprei aqui no BR mesmo. Tem um vendendo no ML, só não sei se é o de 45rpm, mas se procurar bem, encontra.
Boa noite,
Já ouvi a prensagem em 45 rpm deste disco … tudo que eu já ouvi gostei muito! A diferença está na dinâmica - todas as gravações são muito boas.
É um brothers in arms da vida então, que até a nacional presta. Mas no caso o meu UK achei que faltou alguma coisa. Não sei se tava com espectativa demais, só sei que quero experimentar esses 3 aí, ou pelo menos um deles.
[QUOTE username=NELSON M ARAUJO userid=7348024 postid=1312783437]
Boa noite,
Já ouvi a prensagem em 45 rpm deste disco … tudo que eu já ouvi gostei muito! A diferença está na dinâmica - todas as gravações são muito boas.[/QUOTE]
[QUOTE username=Filipe Beuttenmüller Tolhuizen filipetolhuizen userid=7348294 postid=1312775525]Fiquei um pouco decepcionado com a qualidade da Mono Box de 2014 dos Beatles. Muitos discos vieram com bolhas ou distorções em algumas faixas, coisa que não encontrei nem em Polysom. E pelo menos metade dos lançamentos originais mono mesmo não sendo primeira prensagem só são encontrados a preços de 4 digitos. É p/ acabar…
De resto das prensagens novas não tenho do que reclamar.[/QUOTE]
Isso foi azar Filipe, o meu monobox está perfeito !
Falar em Beatles, algum dos colegas já experimentou a recente prensagem de 2018 do White Álbum, remasterizada pelo Gilies Martin, filho do homem? Eu fiz uma comparação não muito justa e precisa pelo dac, com Eni versões do disco. Rips de vinil , inclusive originais UK, alemães, japoneses, outras refeições modernas, e não teve pra ninguém. Essa última de 2018 me soou como o Santo Graal. Muito longe das outras, sem comparação. A versão em estéreo, não sei nem se ele chegou a lançar em mono agora.
[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1312826815]
Isso foi azar Filipe, o meu monobox está perfeito ![/QUOTE][QUOTE username=Filipe Beuttenmüller Tolhuizen filipetolhuizen userid=7348294 postid=1312777150]
- O meu eu comprei aqui no BR mesmo. Tem um vendendo no ML, só não sei se é o de 45rpm, mas se procurar bem, encontra.[/QUOTE]
[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1312826815]
Isso foi azar Filipe, o meu monobox está perfeito ![/QUOTE]
Acredito que sim.
[QUOTE username=lucasribeiro2 userid=7347093 postid=1312827375]Falar em Beatles, algum dos colegas já experimentou a recente prensagem de 2018 do White Álbum, remasterizada pelo Gilies Martin, filho do homem? Eu fiz uma comparação não muito justa e precisa pelo dac, com Eni versões do disco. Rips de vinil , inclusive originais UK, alemães, japoneses, outras refeições modernas, e não teve pra ninguém. Essa última de 2018 me soou como o Santo Graal. Muito longe das outras, sem comparação. A versão em estéreo, não sei nem se ele chegou a lançar em mono agora.
[/QUOTE]
Eu tenho umas 6 ou 7 prensagens diferentes do “White Album”, mono e stereo, todas em vinil é claro.
A que mais gosto STEREO é uma prensagem japonesa, é perfeita.
Mono eu tenho uma nacional e a do MONO BOX que acho superior. O MONO BOX inteiro é fantástico.
Tenho também em STEREO esta última remizagem/masterização do Gilles Martin que é muito boa
mas às vezes me parece um pouco exagerada.
Essa sua japonesa é prensagem de qual ano? E sobre a do Gilies Martin… Defina exagerada. De todas que eu testei foi absurdamente a melhor. Mas eu testei rips de vinil pelo dac. Varia o equipamento que foi feita a captação então não é uma fonte nem um pingo confiável. Só uso pra ter uma noção por alto. É porque eu nunca tinha notado uma discrepância tão grande como nesse caso.
[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1317580558]
Eu tenho umas 6 ou 7 prensagens diferentes do “White Album”, mono e stereo, todas em vinil é claro.
Mono eu tenho uma nacional e a do MONO BOX que acho superior. O MONO BOX inteiro é fantástico.
Tenho também em STEREO esta última remizagem/masterização do Gilles Martin que é muito boa
mas às vezes me parece um pouco exagerada. [/QUOTE]
[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1317580558]
mas às vezes me parece um pouco exagerada. [/QUOTE]
Wandique,
“Exagerada” … comente - “passou do ponto, seria isto?”
A prensagem é de 1972, esta aqui.
Às vezes o baixo me parece muito à frente mas creio que é porque estou acostumado
às versões antigas. De certa forma essa mixagem do Gilles pasteurizou um pouco o
disco mas é mais uma opção. Eu não acredito em versões definitivas além da original.
A versão do MONO BOX está igual à mono original.
Eu gosto de ter muitas prensagens dos discos que gosto porque no final das contas os
sons se misturam e a minha percepção do disco se expande, acaba sendo a soma de
todas as prensagens. Mas não é o album que mais gosto deles, desert island para mim
é o “Abbey Road” (que também ficou engraçado nessa nova prensagem).
“Pasteurizou” me confundiu mais ainda. Hahahahaha. De qualquer forma, outro dia tava matutando sobre isso com um amigo. Também senti o baixo mais a frente, não só nessa prensagem, como na maioria das novas que eu ouço. A minha conclusão lógica foi a da prensagem acompanhar a tendência dos equipamentos. No geral, equipamento vintage tem mais grave(não definição, mas quantidade, volume, potência), e os equipamentos modernos são conhecidos por ter um melhor detalhamento, e graves mais controlados. Acredito que quando há uma remasterização, pra tentar se aproximar um pouco do que era no original eles acabam temperando o baixo um pouco mais, pra compensar o nível de grave menor nos equipamentos (apesar de mais “certo”). Na parte das prensagens japonesas também dá pra se chegar em uma conclusão assim, um pouco diferente. Japão é um país minúsculo. Há plantações em cima e pelas laterais de prédios (reza a lenda). Normalmente as pessoas vivem em apartamentos pequenos lá. Pouco espaço = mais problemas com reverberacao de graves principalmente. Por esse motivo as prensagens japonesas soam muito agudas, alguns gostam, acham detalhadas, alguns odeiam, acham estridentes. Depende de uma série de fatores, mas basicamente a diferença de sonoridade entre países e épocas segue um padrão lógico se você pensar bem.
[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1317585971] A prensagem é de 1972, esta aqui.
Às vezes o baixo me parece muito à frente mas creio que é porque estou acostumado
às versões antigas. De certa forma essa mixagem do Gilles pasteurizou um pouco o
disco mas é mais uma opção. Eu não acredito em versões definitivas além da original.
A versão do MONO BOX está igual à mono original.
Eu gosto de ter muitas prensagens dos discos que gosto porque no final das contas os
sons se misturam e a minha percepção do disco se expande, acaba sendo a soma de
todas as prensagens. Mas não é o album que mais gosto deles, desert island para mim
é o “Abbey Road” (que também ficou engraçado nessa nova prensagem).[/QUOTE]
Lucas,
Pasteurizar é exatamente isso: elevar a temperatura acima dos 100 ºC e depois baixá-la a ZERO, mata todos os germes.
E existem muitos “germes” no ambiente analógico, é como respirar o ar de um hospital, por ser um ambiente que pode
se tornar altamente contaminável, procura-se manter tudo limpo por motivos obvios mas, sempre fico um cheiro do
material de limpeza. Quando acontece um trabalho de remixagem E masterização o resultado pode ser bom sob o
ponto de vista técnico (eliminar as impurezas) mas o resultado sonoro pode parecer, como eu disse, pasteurizado.
As limitações tecnológicas de gravações antigas são obvias e se fazia o que era possível, desde que o artista e/ou
engenheiro de som (o “tonmeister”) assim o quisesse, implicando sempre um maior trabalho e consequente custo na
produção. Desta maneira, nem sempre é possível precisar o que realmente aconteceu na época, se faltou tecnologia
para equilibrar o som ou se foi desleixo mesmo.
Quanto aos graves, me parece que existe uma fatia da população que
gosta de sentir um soco no estômago quando ouve música (leia isso aqui). Independente dos graves você tem razão
também em relação aos equipamentos atuais que são, muitíssimos mais precisos que os antigos e isso, tem esse
custo: revelar as imperfeições das gravações.
Tenho prensagens japonesas que são perfeitas em termos de equilíbrio entre graves, médios e agudos,
e já tive (e me desfiz delas), prensagens japonesas muito ruins como um todo e algumas com os agudos
mais “ardido” PORÉM esses agudos foram “controlados” graças à equipamentos mais sofisticados. Fui percebendo
isso na medida em que fui progredindo na evolução do meu sistema. Sei que sempre há gritaria quando eu falo
isso mas, a MINHA EXPERIÊNCIA tem me mostrado que os equipamentos mais caros têm se mostrado melhores
que os mais, digamos assim, acessíveis. Eu não cheguei ao que a indústria e a midia chama de “high-end” mas
sei que estou um pouco acima dos ditos equipamentos de “entrada” e isso tem feito muita diferença em termos
do resultado sonora, de acordo com a MINHA percepção. Não descarto a possibilidade de existir equipamentos e
sistemas baratos e com som espetacular, mas eu não tenho cacife para ficar experimentando muito, vou até um
certo ponto onde me parece melhor investir em algo que, naquele momento, me é possível arcar e que me dê
um resultado com um pouco mais de segurança.
![[jpeg]](https://img.discogs.com/d7h97nNvNcyXJrt840PB5a1ZbYc=/fit-in/450x450/filters:strip_icc():format(jpeg):mode_rgb():quality(90)/discogs-images/R-14251071-1573224357-1606.jpeg.jpg)
![[jpeg]](https://img.discogs.com/Mxbak7RESX1KGC24xCgf9wyA3BA=/fit-in/600x600/filters:strip_icc():format(jpeg):mode_rgb():quality(90)/discogs-images/R-4837814-1377079057-7343.jpeg.jpg)
![[jpeg]](https://img.discogs.com/b41NypRNOBDVqA60LajenDfgpH8=/fit-in/300x300/filters:strip_icc():format(jpeg):mode_rgb():quality(40)/discogs-images/R-2419115-1526024235-6201.jpeg.jpg)
![[jpeg]](https://img.discogs.com/CwCVIhTCrbuN_N_ApvphIpIGLvg=/fit-in/600x600/filters:strip_icc():format(jpeg):mode_rgb():quality(90)/discogs-images/R-2419115-1526024308-6103.jpeg.jpg)
![[10560622d007209c5a8bc2fa09d6b304]](https://i.pinimg.com/originals/10/56/06/10560622d007209c5a8bc2fa09d6b304.jpg)