Que ar-condicionado comprar?

Vamos discutir aqui que ar condicionado comprar, era um tópico de muita ajuda no HTF criado em 2008 e que sobrevivia até hj, ou seja um tópico de 12 anos ativos, e que muita gente ficou sem resposta, vamos tentar nos ajudar por aqui agora.

opa boa noite vamos entendo a dinâmica do fórum e com o tempo dentro do condicionamento e climatização vamos criando clubes específicos para facilitar e ter no memso espaço postagens sobre diversas marcas e modelos .Tipo clube do fujitsu inverter ,daikin ,lg,midea ,consul,carrier ,eletrolux,hitachi etc e por aí vai fica mais fácil e rápido a pesquisa tanto pra postar como pra interagir …Ainda não sei como fazer isso …Como dizemos aqui em Minas ainda tô aparpando  e vendo como é IT da coisa .

[QUOTE username=Jairo Bertoni userid=7357899 postid=1312766359]

opa boa noite vamos entendo a dinâmica do fórum e com o tempo dentro do condicionamento e climatização vamos criando clubes específicos para facilitar e ter no memso espaço postagens sobre diversas marcas e modelos .Tipo clube do fujitsu inverter ,daikin ,lg,midea ,consul,carrier ,eletrolux,hitachi etc e por aí vai fica mais fácil e rápido a pesquisa tanto pra postar como pra interagir …Ainda não sei como fazer isso …Como dizemos aqui em Minas ainda tô aparpando  e vendo como é IT da coisa .[/QUOTE]

Sim, mas é bom ter um lugar para dúvidas de qual comprar, pois imagina uma pessoa ter de ir em todos os clubes para conseguir alguma informação sobre qual comprar, inviável, ainda mais quando estiverem cheios e com centenas de páginas, acho que uma 1ª triagem é aqui, depois se ele ficar entre dois ou três aí pode se aprofundas nas informações dos clubes para se decidir melhor.

Parece que o pessoal daqui não se interessa poe ar como lá no HTF antigo rsrrs uma pena todo aquele conteúdo apagado e aqui o tópico nem anda!

Lançamento York na ExpoAcaire 2020 em Bogotá Colômbia …Achei belíssimo .Não sei se será lançado aqui no Brasil. Vamos torcer para que seja lançado aqui também. E assim verificar e comparar  preço performance rendimento e principalmente assistência suporte e pós venda em relação com o que já existe por aqui. Abraço  https://youtu.be/yQgFGKW0IpE

Bom dia a todos!!!

Alguém teria alguma indicação de ar condicionado split 12.000 Btus que não ultrapasse o valor de R$ 2.500,00 ??

Bom dia …minhas sugestões são fujitsu Daikin e Gree todos inverters …mas tem no mercado samsung LG consul eletrolux midea carrier agrato tlc elgin philco etc…

preço tá complicado tá subindo quase todo dia ainda mais com o clalor que a demanda cresce …indicação eé complicada e relativa .Dá o reotrno boa sorte abraço

1 curtida

tenho 7 condicionadores (apenas frio) de 12 mil btu em casam sendo 5 split e um inverter (fujitsu, com 2 anos) e andei vendo algumas pessoas proximas indo pro LG dual inverter. sempre tive samsung e fujitsu, o mais novo era um midea que uso pouco mas tem sido muito bom. Um dos quatro Samsung, de uns 5 anos, dava mais manunteção básica (nada grave nunca com ele, mas não dava pra fazer apenas uma vez ao ano), e um deles resfria menos do que os outros por conta do local de instalação. De resto, todos muito bons.
Ai fui trocar esse Samsung que dava mais manutenção e tentei esse LG dual inverter, abaixo desse seu valor limite. Primeiro cai pra tras com o valor da instalação da autorizada LG: mil reais (verdade que incluindo retirar o Samsung instalado). isso pra manter a super garantia de 1 ano… que provavelmente não vou usar (nunca tive que me preocupar o primeiro ano com condicionador, se der, é porque é muito ruim). achei outros lugares bem mais en conta, mas com prazos mais incertos para instalação, e fui com a autorizada mesmo. o aparelho gela bem rapido, o mais rapido de todos aqui em casa. o vento tambem é o mais forte sem dúvida. O nivel de ruido é em linha com os outros, e um pouco maior dependendo da velocidade do vento. achei a integração com aplicativo ok, nada espetacular. o app nao tem todas funcionalidades basicas e o modo automatico (inteligencia artificial) parece funcionar melhor se associonado pelo controle remoto. pode ser que tenha alguma diferenca de modo que ainda não entendi pois não explorei 100%.
Mas infelizmente tive um problema mais grave com ele: a frequência do ruído da máquina que chega de fora. Atenção a palavra frequência. não é o nível (volume) que seja alto. não, o volume é bem parecido ao do Fujitsu. o problema é que pelo buraco na parede em que vem a serpentina, passa um ruído agudo, parecido com zumbido, irritante, mesmo que com volume baixo. tenho janela de vidro acustico quadruplo e mandei o pintor por gesso no buraco da parede pra garantir que estava fechado pelo menos. não resolveu, ainda ouço o rúido agudo. o técnico da instalação veio e reconheceu, e disse que é o ruído da máquina. a parede de bons tijolos + janela consegue filtrar o barulho normal de condicionar ligado que vem de fora, que chega mais baixo que o do Samsung e todos os outros que tive nessa quarto antes. mas pra me livrar do ruído agudo que sobra, vou ter que tentar solução com espuma acústica ou expansiva.

2 curtidas

Boa noite… Feedback e review completo eh eh eh parabéns .Quanto a sua solução pra aliviar a pressão sonora da frequencia do seu ambiente pode ser que minimize um pouco ou muito não sei …É por isso que eles pedem distância mínima de 3 metros entre as unidades .

De acordo os departamentos de engenharia e campo dos fabricantes,a única utilidade dessa distancia mínima da interligação frigrorígena enre as unidades é para evitar eventuais ruídos indesejáveis .

Alguns instaladores em instalações que chamamos de parede a parede fazem uma espiral na interligação de cobre entre as unidades geralmente enrolada por trás da unidade externa pra guardar os 3 metros que o manual do fabricante pede para o cliente não perder a garantia.

Na calada da madrugda kkkk A frequência do compressor quando modula sua velocidade ou mesmo quando estabilizada é realmente em alguns fabricantes mais alta .Esse ruido as vezes se torna ainda mais alto quando o ambiente está subdimensionado na capacidade do condicionador,nesse caso o compressor fatalmente opera em frequencias mais altas para equalizar o ambiente de acordo aos modos de setagem do consumidor.

Se estiver bem dimensionado na fase de monitoramento quando atinge os 100% de sua capacidade o ruído se torna perceptível ,mas quando equaliza e modula para frequencias mais baixas a coisa fica entre 50 a 30 hertz que só os mais sensíveis a essas modulações é que percebem.Em alguns casos quando isso era possível tive que reinstalar a unidade externa o mais longe possível.

Em algumas das nossas instalações ,as características acústicas do local amplificou as condições de propagação,reverberações e amplificação dessa frequencia com mais intensidade .Comprovei isso na prática com um cliente que instalou vários Fujitsus de 12k de capacidade,sendo que um deles na sua suite que dava para os fundos da casa que era sem barreiras ou obstáculos.

Já nos quartos dos dois filhos do casal cuja unidades externas foram instaladas num corredor estreito e de uma extensão até razoável com uma parede alta da residencia do vizinho .Um dos filhos reclamou do ruído muito irritante do condicionador e por isso estava difícil conciliar no sono.

Pra convencer os dois tive que configurar os condicionadores com os mesmos modos de operação .Bingo !kkkk Tanto pra mim como para eles .O do quarto do pai era vizivelmente mais silencioso.Resultado tive que reinstalar a unidade externa do condicionador do filho na parede do quarto do pai com uns 15 metros de tubulação entre as unidades .Toda vez que a gente encontra rimos muito dessa situação .

Pressão sonora e a acústicas andam juntas kkkk Mais uma vez obrigado pelo retorno de sua experiencia .Ela é super importante para os colegas que pesquisam sobre condicionadores .Abração.

1 curtida

a intenção foi ajudar mesmo, não denegrir ou exaltar a LG. de fato gela bem e gela rápido, significativamente mais que o Fujitsu (ja tive 3 inverters dessa marca 12 mil btu) e ventila forte no máximo.
outra coisa chatinha que notei ao configurar os comandos por voz com o assistente google é que uma vez que iniciei a operar pelo google (respondeu bem aos comandos básicos de ligar/desligar e temperatura, ativa muito rápido, mas só funcionou com o app do assistente google aberto), depois no controle remoto não conseguia mudar nada, apenas desligar o aparelho. podia ser mais amigável pois no uso real eu gostaria de usar um ou outro pra controlar as vezes

1 curtida

de fato fizeram parede com parede. é como sempre foi aqui. usaram os 3m de cobre (o técnico mediu na minha frente) mas enrolaram atrás da máquina mesmo. estou vendo se o instalador vem pra colocar espuma anti ruído na fresta de 4mm que ficou entre parede e evaporadora e por volta da entrada dos tubos na parede por fora. senão vou pedir pra afastar a condensadora

1 curtida

Olha essa questão do APP tem uns bOs infernais kkkk Os primeiros condicionadores lançadas com essa plataforma fizeram muito neguinho quase comer o controle kkkk

Agora estão resolvendo a maioria dos pepinos e bug´s com atualizações on line mesmo De vez em quando ainda precisa desisntalar o APP e reisntalar para limpar a memória e alguma resiliente mensagem de erro kkk Mas beleza .obrigado por responder e dar o review .Abraço.

1 curtida

Como disse na postagem acima sobre o ruído da frequencia na operação do compressor pode ser que a capacidade do condicionador está subdimensionada .Não sei.

Se a capcidade do condicionador estiver subdimensionada creio que a vedação pode até minimizar o ruído ,pode ser também que ele continue só que mais atenuado ,não sei …kkk

Palpitar de longe sem estar no local da instalação é arriscado e pode ser que a gente cometa ou fale alguma bobagem .Abraço.

1 curtida

Concordo sobre as características acusticas do quarto e das diferentes máquinas. Nesse quarto nos últimos 40 anos tive ar de parede, dois splits normais e agora o inverter. Nunca ouvi barulho nessa frequência aqui ou em outros quartos que já tive inverter. o fato é que abrindo a janela percebe-se que o barulho normal, o ruído total da máquina, quase se sobrepõe a essa frequência chata aguda. Fechando a janela acústica, sobra apenas esse ruído, e de fato sabemos que diferentes tipos de janelas acústicas com diferentes espessuras e distancia entre os vidros possuem diferentes propriedades de abafar o som - mais ou menos em certas frequências. Mas trocar a janela seria bem mais caro que trocar o condicionador de ar, e acredito que vá fazer pouco pois ainda tem o buraco do ar na parede, preenchido apenas com uma camada de gesso.
Subdimensão é um problema frequente mesmo, mas não temos aqui, sei as metragens dos quartos e sempre compro acima, no caso 12 mil btu dá com folga aqui (sempre deu e como eu disse, esse ar LG é sem dúvida o que resfria mais rápido que já tive de todos).
Aliás, mini review dos fujitsu, que já tive 3 ou 4 entre a casa aqui e ape em outra cidade: nunca deu dor de cabeça, mas sempre foi dos mais fraquinhos em resfriamento máximo quando comparado a outras marcas, nos mesmos quartos e capacidade em btu. Importante: eles davam conta sim, não diria que pareciam subdimensionados, mas marcas chinesas e brasileiras davam surra em design, features e resfriamento máximo. Recomendaria fujitsu apenas pra quem preza durabilidade acima de tudo (e paga mais por isso), e mesmo assim sei de duas pessoas que tiveram problema com fujitsu novo, mas até aí, não posso descartar que tenha sido má instalação, etc. Como disse, eu nunca tive problema e so fiz manutenção básica anual e uma ou outra troca de gás

1 curtida

Ruído agudo em tubulação de cobre pode ser ressonância amplificando. Tenta, caso viável, envolver a tubulação com manta asfáltica auto-adesiva onde estiver exposta (aparente).

1 curtida

ok obrigado pelo review Abraço.

pode ser geralmente isso acondece quando a tubulação de interligação frigorígena tem menos de um metro entre as unidades ainda com um adendo negativo de não serem isoladas separadamente.Mas longe do local da instalação fica difícil ser mais preciso .abraço.-

1 curtida

Alguém tem uma boa indicação de instalador no RJ? No finado fórum tinha o Carlos que instalava bem e o que ele colocou para mim funcionou por 7 anos sem nenhum problema. Eu já tentei 3 instaladores e eles simplesmente marcam e não aparecem! Ta complicado…

aqui em santos a mesma coisa… até busquei recomendação no Rio mas não encontrei.
Em tempo, sobre meu relato acima. apos um mes, talvez dois da instalação do LG double inverter 12 mil btu notei que o barulho/assobio agudo chato que me incomodava havia diminuido. hoje percebo que diminuiu bem e nem o percebo mais, tenho ate medo de prestar muita atenção ou abrir a janela acustica pra ver se ainda está la o ruído e acabar ouvindo um pouco e contaminar a mente…
agora o tópico vai “esquentar”, houve burn-in da máquina do meu ar? com certeza não foi caso de “meu ouvido se acostumou”…

Possivelmente você não usou cabos de energia de alta qualidade para ter um excelente burn-in na instalação e bom uso do ar condicionado… kkkkkk