Questão importante sobre configuração de internet

Galera;

internet é meu calcanhar de Aquiles, quando o assunto é configuração avançada, me saio melhor em física quântica e teoria da relatividade.

Bom, recentemente troquei tudo aqui em casa: Mac novo, internet nova (Claro), modem novo.

Percebi que os meus players (Shield, box Android Minix) ficaram leeeeeentos quando em ethernet (rede cabeada gigabit/CAT6), porém rápido em wifi - antes era tudo bem veloz via ethernet. Entrei nas configurações avançadas do modem da Claro tentando achar algo que poderia estar deixando a comunicação via cabo lenta, e me deparei com isso aqui: Firewall. Será que se desabilitar, normaliza? Como falei sou uma anta gorda pra internet…
Valeu!!!

1 curtida

Firewall não vai alterar em nada a velocidade, você deve deixar habilitado por uma questão de segurança.
Quanto a lentidão na conexão cabeada, verifique se os cabos de rede usados são CAT5e ou superiores, caso contrário não conseguirá negociar a Gigabit

2 curtidas

Sim, sim. Todos os cabos são CAT6, e os switchers são gigabit (aqueles TP-LINK parrudos de metal). E a luzinha que pisca nas portas do switcher são verdes (quando a conexão é 10/100, pisca a luz amarela).
Pois é, a questão é que algo mudou, o problema é… O quê? Como eu acho essa agulha no palheiro? :slightly_frowning_face:

1 curtida

Já testou ligar outro aparelho nos pontos em que estão os players, como um notebook, por exemplo? E testar a velocidade? Só para garantir que o problema não está na infraestrutura? Pois se um outro aparelho funcionar bem, deve ser algo da configuração da rede ou dos players.

2 curtidas

Pois então, o mais estranho é isso: se faço teste de velocidade na Shield, bate 700/800Mbs no cabo. Isso é o mais louco! Mas na hora de carregar o Plex ou o Emby, leva uma eternidade. E quando carrega, leva outra eternidade pra rodar um arquivo. E, quando roda, cai em 3 ou 4 segundos. É muito louco isso, não faz sentido… :slightly_frowning_face:

1 curtida

São arquivos que já estão na sua rede? Realmente muito estranho, só pode ser alguma configuração nos aplicativos ou no roteador da Claro…

2 curtidas

Sim, meus servidores Plex e Emby já existiam e rodavam normalmente usando meu MacBook Pro 2012 como fonte. Troquei o Mac por um M2 e o modem, turbinei a internet e depois disso os problemas de lentidão começaram… :slightly_frowning_face:

1 curtida

Você tem outro notebook que possa conectar por cabo na rede e tentar acessar esses arquivos ou fazer streaming deles para ver se a lentidão se mantém?

2 curtidas

Vixe, até tenho, mas como vou vender já reformatei e zerei, teria que instalar Plex e Emby do zero, seria uma mão impossível… :cry:

1 curtida

E acessar os arquivos via DLNA pela própria Shield? Também fica lento?

1 curtida

Bem menos, tanto que na Shield estava usando um player pra Android (NOVA, um clone do VLC), justamente rodando via UPnP - mas agora estou com a Shield só no wifi, aí não posso usar DLNA pois não é a mesma rede do meu escritório, onde fica o Mac.

1 curtida