Receiver antigo Kenwood KR-4200 - dúvida sobre caixas adequadas

Olá! Comprei há algum tempo um Kenwood KR-4200, da década de 70. É um aparelho que tem uma qualidade de som muito bacana, embora não seja potente: apenas 19W por canal em 8 ohms. 

Atualmente, o sistema está ligado em caixas improvisadas que comprei a baixo custo. Gostaria de ligá-lo em caixas melhores. Tenho a oportunidade de comprar caixas Gradiente Concert IV (Impedância de 8 ohms; potência máxima 80  watts); porém, como o receiver tem baixa potência, me pergunto se não seria "muita caixa pra pouco som". Esse pensamento é correto? Ou daria pra usar essas caixas sem medo de "desperdício"?

Ou então, para um aparelho com essa potência, seria melhor usar caixas menores, estilo bookshelf? Alguma recomendação neste sentido?

Muito obrigado desde já! 

Acredito que esta potencia é RMS como os antigos sérios especificavam. Recomendo umas boas bookshelf para o som ficar mais “forte”. Se ligar nestas Concert o som ficará sem punch.

[QUOTE username=Abraz userid=7346411 postid=1321652746]Acredito que esta potencia é RMS como os antigos sérios especificavam. Recomendo umas boas bookshelf para o som ficar mais “forte”. Se ligar nestas Concert o som ficará sem punch.[/QUOTE]

Olá, obrigado pela resposta! Sim, a potência é listada em RMS; 19 por canal, em 8 ohms - embora, segundo o manual, o amplificador aceite caixas com impedância de 4 a 16 ohms (imagino que, com caixas de 4 ohms, ele deva falar um pouquinho mais).

Enfim, vou procurar boas caixas bookshelf para o aparelho. Aliás, alguma recomendação com bom custo-benefício? Agradeço desde já!

@thom_m  para o nivel deste receiver  tem que ver onde vai colocar, se sera em uma estante, pedestal.  Mas se quiser gastar pouco iria de JBL. Se quiser mais tem Q acoustics, Monitor Audio ou Klipsch

Bom dia!

thom_m

Minha sugestão, para manter a mesma época

Par de caixas Lando ou Grado

Abraço.

Elcio

Boa tarde,

Acho que além da questão espaço físico, que já foi comentado, um fator fundamental é a sensibilidade das caixas. É legal em amplificadores de baixa potência trabalhar com caixas com mais de 96db

[QUOTE username=Dsampa userid=7348693 postid=1321749083]Boa tarde,

Acho que além da questão espaço físico, que já foi comentado, um fator fundamental é a sensibilidade das caixas. É legal em amplificadores de baixa potência trabalhar com caixas com mais de 96db[/QUOTE]

Obrigado pela resposta. Espaço físico não é problema, pois o som está em uma sala espaçosa. Essa questão dos decibéis é interessante, porém. Está especificação geralmente vem nas specs das caixas?

Outra questão: as caixas que uso atualmente têm boa construção, mas estão com falantes ruins, improvisados. Substituir os falantes seria uma opção que me agradaria bastante… mas nem sei por onde começar!

Sim, faz parte da especificação da caixa. Tenho um certa experiência com isso porque meus amplificadores são de baixa potência (7,5W/canal)

Gabinete da caixa, crossover e falantes são um casamento. Nem sempre alterando algum dos 3 vc obtém melhor resultado. Além disto tem o fator gosto pessoal, então é muito complicado tomar uma decisão no gosto de outra pessoa. Procure ligar as caixas que vc pensa em adquirir no teu sistema. É difícil mas é a melhor opção.

[QUOTE username=Dsampa userid=7348693 postid=1321749361]Sim, faz parte da especificação da caixa. Tenho um certa experiência com isso porque meus amplificadores são de baixa potência (7,5W/canal)

Gabinete da caixa, crossover e falantes são um casamento. Nem sempre alterando algum dos 3 vc obtém melhor resultado. Além disto tem o fator gosto pessoal, então é muito complicado tomar uma decisão no gosto de outra pessoa. Procure ligar as caixas que vc pensa em adquirir no teu sistema. É difícil mas é a melhor opção.[/QUOTE]

Sim, seria o ideal fazer esse teste. Depois das orientações dos colegas aqui, não sei anda se pretendo ficar com as Gradiente que me foram oferecidas; porém, neste caso, como conheço o vendedor pessoalmente, eu conseguiria ligar o amplificador nas caixas para ver se o som me agradaria. Vamos ver como a coisa evolui. Agradeço a todos pela ajuda!

Douglas, vi na sua assinatura que vc usa caixas DIY… quando vc tiver um tempinho (e se vc puder/quiser, obviamente), seria de muita ajuda trocar uma ideia contigo sobre as caixas que tenho aqui e possíveis caminhos a seguir com o gabinete delas. Agradeço desde já! 

Ok. Essas caixas foram feitas para utilizar os falantes full range, da Audionirvana especificamente. Podemos falar por MP.

Olá.

Também tenho um KR4200. No momento ele está guardado 

Na minha opinião, sistemas  com amplificadores mais antigos se beneficiam com caixas mais modernas.

Como a potência dele não é muito grande, caixas com sensibilidade a partir de, pelo menos, 90dB ajudam bastante para uma audição em níveis satisfatórios.

Abraço,

[QUOTE username=Russo userid=7347384 postid=1321761513]Olá.

Também tenho um KR4200. No momento ele está guardado 

Na minha opinião, sistemas  com amplificadores mais antigos se beneficiam com caixas mais modernas.

Como a potência dele não é muito grande, caixas com sensibilidade a partir de, pelo menos, 90dB ajudam bastante para uma audição em níveis satisfatórios.

Abraço,[/QUOTE]

Obrigado! Vou começar a focar minha busca por caixas/falantes com boa sensibilidade.

Dito isso, eu ainda não tinha encontrado ninguém que também tem um KR-4200. Pretende tirar o seu do armazenamento algum dia? Eu tenho gostado muito do meu! 

Na verdade ele estava instalado no meu sogro, mas ele comprou um “tudo em um” e me devolveu. Já tenho um bom sistema estéreo e talvez o coloque a disposição. 

Mas, sim, ele tem um som bem decente e com um bom pré de phono interno.

Ótima pedida pra iniciar um bom sistema estéreo de entrada 

Abraço,

Alguém já ouviu o som/usou (d)o Kenwood Sr-4090? 

Tenho uma par de infinty R192, que estou usando com um receiver Yamaha antigo (enquanto o dólar não baixa), e me ofereceram esse Kenwood.

Alguma opinião? 

Abraço!