Espaço para donos de AD que queiram deixar seus apontamentos
Salve, galera. Acabei de receber meu Somnium EST. Já é meu quarto AD (Duad, AD8, Somnium Classic) e resolvi colar aqui meu parecer inicial que eu enviei para alguns amigos:
O Somnium EST não tem nada a ver com o xará dele mesmo.
O classic é um fone que te choca com o impacto do subgrave ligeiro e definido antes de mais nada. É um closed back dentro de um IEM, com o perdão da proporção da analogia.
O EST parece mais um open back dentro dum IEM. Nunca ouvi um IEM tão flat. Nem o Shure KSE, que tem suas outras vantagens. E ele é mais frio e analítico que o KSE. Pratos de bateria e outros detalhes cristalinos se destacam com um ataque muito veloz, mas o bumbo da bateria continua ali com a sua definição, embora não seja aquele soco no peito de trigger em line array ao vivo que o Somnium Classic tem. Em contraste, o Somnium classic até soa escuro, o que ele não é. Por isso que os agudos do EST impressionam. É um fone completamente diferente. Uma definição maior ainda, e uma assinatura completamente nova.
O palco sonoro não abre em comparação ao modelo abaixo, mas os instrumentos soam mais separados ainda. Não é só “um somnium com agudos eletrostáticos”. Me lembrou um HD800S dentro de um IEM, mas o René da AD disse que o objetivo era o Dan Clark VOCE, que eu ainda não ouvi.
O transformador dos drivers eletrostáticos exige muita potência pra extrair tudo desse fone. E ele gosta de tocar alto! Quando se sobe o volume, mesmo em equipamento potente como o Hugo TT2, o som desabrocha. Vou tomar cuidado da minha saúde auditiva. Esse fone me quer surdo porque é muito muito foda ouvir ele dando tudo!
Ele está mais para um upgrade violento do AD8 do que um Somnium eletrostático. E o fit é mais gostoso no ouvido também. O Somnium classic pode parecer apenas levemente maior no visual, mas no ouvido se sente a diferença no peso e no volume na orelha.
Eu ainda prefiro botar um solo de contrabaixo no Somnium Classic, mas o EST engole ele em tudo quando a ideia é ser analítico e detalhado. Não consigo imaginar algo que possa passar por cima dele pra ser meu IEM endgame, embora ele não seja prático justamente por causa do requisito da amplificação. Vou continuar testando, mas é Somnium na mobilidade e Somnium EST no coração para ouvir o lançamento novo do artista favorito.
Mais um usuário de ADs. Recomendo fortemente o amigo Rene como um profissional dedicado e de extremo bom gosto. Sucesso.