Serviços para desempenar vinil

Olá pessoal,

Gostaria de uma ajuda pois comprei um vinil bastante raro do exterior e nossos maravilhosos serviços dos correios conseguiram empenar o vinil - possivelmente por terem deixado estocado no armazém de forma horizontal sobre outras mercadorias. (O vendedor mostrou o vinil sendo tocado antes da venda em perfeitas condições, então não era um problema do antigo dono)

A ondulação se encontra bem na borda do vinil e é basicamente impossível da agulha se manter estavel. Não é uma ondulação mega severa, mas é considerável por não conseguir tocar a primeira faixa do vinil, que é a mais legal na minha opiniçao.

Andei observando na net e não existe uma melhor prática de desempenar o vinil. Existem relatos terríveis de pessoas colocando vinis no forno (meu deus do céu) sobre duas placas de vidro e depois colocando um peso em cima. Altas chances dos grooves basicamente sumirem, basicamente o vinil sai no ponto “bem passado” com direito a farofa e molho vinagrete, kkkk.

Brincadeiras a parte, gostaria de uma ajuda se alguém aqui do HT Forum conhece ou disponibiliza um serviço para desempenar vinis de forma segura em São Paulo, Capital. Dado que o vinil é raro e tenho certo apreço por ele, pago pelo serviço - a combinar. Se alguém possui uma máquina que faz isso ou conhece uma técnica segura, estou a disposição para ouvir (ou ler) ?.

Aguardo a resposta de vocês,

Abraços,

Beto

No forum antigo eu postei um longo texto dos experimentos que fiz (eu produzi um dispositvo para tal façanha)

e não foi possível chegar a uma conclusão prática e segura. Gastei, na época, uns 550 reais para montar o

“desmpenador” (não vou repetir o relato pois, além de cansativo não vai levar a lugar algum), consultei alguns

estudos de uma universidade do Japão sobre temperaturas do "derretimento"do vinil e fiz vários experimentos

com meus discos. Apliquei várias temperturas (controladas por termômetros digitais) e tempos. De 10 discos

que tentei recuperar (com vários graus de severidade de entortamento) recuperei somente 3, 5 não desentortaram

e dois derreteram. A única conclusão que cheguei é que, devido à formulação de cada fábrica os tempos e

temperaturas variam. Ainda, por ser uma pasta de vinil, o material não é homogêneo no disco e reage à temperatura

aplicada de maneira diferente em diferentes setores de um mesmo disco. O mesmo comportamento acontece

com dispositivos industrializados para desempenar discos (descobri umas duas ou três marcas), não há garantias

que a coisa funcione. Todo o meu experimento foi “à quente”. Há quem tente desempenar somente por pressão

de algum peso, fiz isso algumas vezes e, da mesma maneira, às vezes funciona, às vezes não. Alguns desempenam

em dias, outros em anos. Eu simplesmente desisti.  

Wandique, obrigado pela sua resposta.

Realmente é um pouco desanimador não ter uma ciência certa por tras disso. O meu caso não é muito grave, dado que a curvatura não é absurdamente severa. Penso em tentar o método de peso. Quanto tempo você deixou os seus em cima de pesos e como foi o método?

Duas pedras de granito e o disco no meio. Deixei no sol por uns 3 dias … Mas isso não é regra.

Obrigado, farei uns experimentos. Vamos ver se da certo

Para este tipo de empeno, você pode tentar colocar o disco entre duas partes de vidro, ou granito, mais um peso em cima e guardar num lugar seguro.

Esquece ele por uns três meses ?

Na maioria das vezes funciona muito bem e não tem os riscos que o sol pode provocar.

[QUOTE username=Junin userid=7346967 postid=1312848121]Para este tipo de empeno, você pode tentar colocar o disco entre duas partes de vidro, ou granito, mais um peso em cima e guardar num lugar seguro.

Esquece ele por uns três meses ?

Na maioria das vezes funciona muito bem e não tem os riscos que o sol pode provocar.[/QUOTE]

Lembro do tópico … fiz o procedimento e não deu resultado! há uma máquina de um amigo nosso que “desempena” de forma eficiente✌

Somente utilizando “calor controlado” entre placas de granito ou vidro …  resolve!

Os “grooves” não são afetados … não fiz mas tenho muitos relatos próximos e mesmo de colegas deste tópico no outro forum!

[QUOTE username=NELSON M ARAUJO userid=7348024 postid=1312858598]

Lembro do tópico … fiz o procedimento e não deu resultado! há uma máquina de um amigo nosso que “desempena” de forma eficiente✌

Somente utilizando “calor controlado” entre placas de granito ou vidro …  resolve!

Os “grooves” não são afetados … não fiz mas tenho muitos relatos próximos e mesmo de colegas deste tópico no outro forum![/QUOTE]

Nelson, tudo bem?

O seu amigo que possuí essa maquína poderia me ajudar nessa?

[QUOTE username=NELSON M ARAUJO userid=7348024 postid=1312858598]

Os “grooves” não são afetados … não fiz mas tenho muitos relatos próximos e mesmo de colegas deste tópico no outro forum![/QUOTE]

Fala, Nelson, tudo tranquilo?

Pois é cara, não é uma ciência exata ?

Só o que nos resta é tentar e experimentar ?

Aqui no meu caso, como o sol é forte demais ?, se for deixar por conta dele, tem de vigiar ???

Segue anexo o relato das minhas experiências (frustradas) …

Não use calor! O segredo é tempo e paciência.

Vá em uma loja de construção e compre um pack de porcelanato da seção de promoção/queima de estoque.

Certifique-se que o tamanho seja superior ao de um disco. Limpe rigorosamente 2 peças, usando pano de microfibra e álcool, de preferência em um local fechado sem vento e usando luvas.

Depois pegue 2 sacolas novas e limpas de verdurão, corte do tamanho dos porcelanatos. Pegue o disco em questão e dentro de um sleeve de plástico NOVO, faça o sanduíche. Coloque em algum lugar onde possa ficar deitado e preservado, mas evite um local fechado. Embaixo da cama funciona bem.

Em uns meses já dá pra ver um resultado excelente.

é assim que faço aqui em casa. Ah, tudo isso me custou uns 30 reais (já tem uns anos, então pode estar um pouco mais caro hoje)

=)

[QUOTE username=Altanir userid=7347589 postid=1317584004]Não use calor! O segredo é tempo e paciência.

Vá em uma loja de construção e compre um pack de porcelanato da seção de promoção/queima de estoque.

Certifique-se que o tamanho seja superior ao de um disco. Limpe rigorosamente 2 peças, usando pano de microfibra e álcool, de preferência em um local fechado sem vento e usando luvas.

Depois pegue 2 sacolas novas e limpas de verdurão, corte do tamanho dos porcelanatos. Pegue o disco em questão e dentro de um sleeve de plástico NOVO, faça o sanduíche. Coloque em algum lugar onde possa ficar deitado e preservado, mas evite um local fechado. Embaixo da cama funciona bem.

Em uns meses já dá pra ver um resultado excelente.

é assim que faço aqui em casa. Ah, tudo isso me custou uns 30 reais (já tem uns anos, então pode estar um pouco mais caro hoje)

=)[/QUOTE]

Eu tentei fazer isso, não funcionou, pelo menos para aquele discos, deixei o disco prensado por 6 meses,

como ele não desempenava comprei um novo.