Bom dia, pessoal! Alguém com experiência em Garrard 630S poderia me dizer se existe alguma regulagem de velocidade no aparelho? Estou com um aqui com a velocidade baixa (+/-28 RPM) e percebi que está com aquelas polias novas de alumínio e anel de borracha do Mercado Livre. Gostaria de uma ideia antes de fuçar no aparelho, já que o único problema é esse.
Outra coisa que observei é que o braço dele é bem firme para levar para frente e para trás. É assim mesmo?
Valeu!
Bom, olhei o toca discos e vi que não existe nenhum controle de velocidade. A alimentação AC vai direto no motor, cujo eixo encosta na polia que movimenta o prato. A velocidade então é uma relação entre o raio do eixo e o da polia.
Como o prato e o eixo do motor são originais e a polia não é, então acredito que o problema está nesta última.
Para contornar o problema (já que não vou trocar a polia) eu enrolei algumas voltas de fita crepe no eixo. Dessa forma consegui fazer a velocidade ficar razoavelmente correta.
Só não sei quanto tempo vai durar…
Boa tarde - já tive um, não vale á pena arrumar - quando der troque.
Na verdade não estou consertando para mim. Mas não acho que não valha a pena. Mesmo antigo e com tração a polia, é anos luz melhor que esses toca discos novos com preço até R$1.500,00.
[QUOTE username=Shacouto userid=7348093 postid=1319550607]Bom dia, pessoal! Alguém com experiência em Garrard 630S poderia me dizer se existe alguma regulagem de velocidade no aparelho? Estou com um aqui com a velocidade baixa (+/-28 RPM) e percebi que está com aquelas polias novas de alumínio e anel de borracha do Mercado Livre. Gostaria de uma ideia antes de fuçar no aparelho, já que o único problema é esse.
Outra coisa que observei é que o braço dele é bem firme para levar para frente e para trás. É assim mesmo?
Valeu![/QUOTE]
Esse toca discos não possui um ajuste de velocidade do motor, já que ele é síncrono, isto é, ele mantem a velocidade de acordo com os ciclos da rede elétrica (50 ou 60 hertz) quando ele fica lento demais, certamente é a polia desgastada, o eixo que segura essa polia com a graxa ressecada, o próprio eixo que segura o prato com graxa ressecada, e o pinhão que é fixo ao eixo do motor e faz o contato com a polia de borracha desnivelado, com uma chave de fenda fina, você pode folgar esse pinhão, e regular sua altura, para deixar mais lento ou mais rápido. quanto o braço, ele não pode ser muito firme para trilhar os discos. aqui quando pego esses garrard, desmonto todo, peça por peça, depois pincel e solvente, para tirar a graxa velha, vira um sabão de tão grossa. logo após, banho de água corrente e detergente neutro. após secagem, lubrificar com graxa grafitada, montar todas as peças, trocar a graxa do lift, fazer os ajustes da altura do lift. fica novo, mas dá um trabaaalho imenso. o truque com a fita crepe funciona, significa que você achou o defeito, polia gasta. dá pra recuperar a polia com uma correia larga, ou uma câmara de ar de bicicleta.
Obrigado, @Hélio Lima Filho! Na verdade a polia havia sido substituída e foi colocada uma de tamanho errado, provavelmente. Não desmontei o mecanismo, ele estava bem limpo e o toca discos estava funcionando tudo, então preferi não mexer.
A melhor receita para um Garrard 630S é uma marreta de 10 kg, com um bom cabo de apoio, e uma excelente pontaria.