Pessoal,
Um amigo quer montar um par de torres com falantes full.
É possível? Alguém conhece algum projeto?
A ideia seria usar dois ou mais desse falante em cada torre.
Agradeço a ajuda dos mestres!!!
Abraço,
Pessoal,
Abraço,
Tem esses como opção também.
O amplificador será esse do link e ele ouvirá basicamente vinil de rock.
https://www.hifiengine.com/manual_library/akai/aa-1030.shtml
Abraço,
Acho que é possivel sim… mas o pessoal com experiência em torres poderia dar uma ajuda aí… rsrs
Vixi, não acho que teria uma resposta muito legal não
Mesmo ganhando em agudos por conta do acoplamento.
Eu usaria falantes melhores, tipo os NAR da vida.
trabalhar com full ranges é ingrato
se ganha em extensão dentro de um falante só, se ganha em coerência de fase por não ter transição entre falantes e por ser point source
mas morre por aí
os agudos não soam como um tweeter, é muita massa de cone pra deslocar em uma região que precisa de muita aceleração do cone pra tocar bem
o cone break geralmente é muito forte
as baixas não trazem o mesmo impacto
é o verdadeiro estereótipo do que se chama de cobertor curto
e olha que eu realmente GOSTO de full ranges, a depender do uso, mas tenho que ser bem realista
acho que o uso mais acertivo de fulls é optar por um que seja menor, tipo 3 ou 4 polegadas, fazendo um bom serviço a partir de 300 a 500 hertz, e unir a um mid bass ou woofer (ou mais de um, dependendo do gosto), mas não escaparia de fazer o crossover…
eu já fiz um sistema “tipo line array” com 12 fulls e um um ribbon central por caixa, e ainda tinha um sub que complementava as baixas
foi uma experiência legal, mas passou longe de ser um projeto totalmente dependente de um full range único
e também já tive fulls de 6 polegadas (Fostex FE166En) que se deu melhor com um sub, e apesar de tolerar subir sem uso de tweeter, precisava de correção, mas o melhor uso era como um EXCEPCINAL falante de médios
Tenho uma caixa com um falante Audionirvana Super 10 Ferrite montado no projeto “2,8 series 1”, que em uma sensibilidade muito boa. Já comprei a caixa pronta de um outro forista, não tenho nenhuma experiência em fazer caixas mas não sinto nenhuma falta de agudos, e tenho de considerar que tenho 65 anos, contudo sinto um pouco a falta de graves mais profundos, principalmente escutando músicas como os peças para Cello de Bach. Não é a única caixa que tenho mas ela fica ligada em aproximadamente 85% do tempo. Acho que também que meu amplificador tem uma potência baixa e talvez por isso funciona tão bem com ela. Douglas
vou postar aqui algumas respostas de frequência de fulls pra vocês verem que as vezes as coisas podem ser bem complicadas
resposta em baffle IEC
não vou citar marcas ou modelos, mas tem coisa aí que é BEM cara rsrsrs
10"
12"
5"
8"
3,5"
3"
3"
8"
4"
3"
Parabéns Cristiano. Vejo que vc é um estudioso e muito dedicado. Eu só conto com as minhas orelhas que são muito instáveis. As vezes toco com um violão e o acho excepcional, as vezes prefiro outros e assim seguem os dias.?
Na época que ainda curtia som automotivo, cheguei a usar um set 4-way com full ranges Tymphany cortados bem alto. Mas eles não desciam nem à reza brava. Eu não usaria só fulls nessa torre não. Se o full for pequeno como o meu ele não vai descer, e se for grande como esses daí não deve subir a contento.
[]'s
Crawling Chaos
[QUOTE username=Russo userid=7347384 postid=1312829092]Pessoal,
Abraço,[/QUOTE]
Legal estou procurando falantes tb para montar um par de book e torre
[QUOTE username=Russo userid=7347384 postid=1312829108]Tem esses como opção também.[/QUOTE][QUOTE username=Israel Barbosa isinho userid=7347584 postid=1312844513]
Vixi, não acho que teria uma resposta muito legal não
Mesmo ganhando em agudos por conta do acoplamento.
Eu usaria falantes melhores, tipo os NAR da vida.
[/QUOTE] qual modelo de mãe vc indicaria para montar um 3 vias mim bass full ranger e tweeter em 8ohms para uns 80 rms[QUOTE username=Cristiano Locatelli cristianolo userid=7362106 postid=1312869344]
trabalhar com full ranges é ingrato
se ganha em extensão dentro de um falante só, se ganha em coerência de fase por não ter transição entre falantes e por ser point source
mas morre por aí
os agudos não soam como um tweeter, é muita massa de cone pra deslocar em uma região que precisa de muita aceleração do cone pra tocar bem
o cone break geralmente é muito forte
as baixas não trazem o mesmo impacto
é o verdadeiro estereótipo do que se chama de cobertor curto
e olha que eu realmente GOSTO de full ranges, a depender do uso, mas tenho que ser bem realista
acho que o uso mais acertivo de fulls é optar por um que seja menor, tipo 3 ou 4 polegadas, fazendo um bom serviço a partir de 300 a 500 hertz, e unir a um mid bass ou woofer (ou mais de um, dependendo do gosto), mas não escaparia de fazer o crossover…
eu já fiz um sistema “tipo line array” com 12 fulls e um um ribbon central por caixa, e ainda tinha um sub que complementava as baixas
foi uma experiência legal, mas passou longe de ser um projeto totalmente dependente de um full range único
e também já tive fulls de 6 polegadas (Fostex FE166En) que se deu melhor com um sub, e apesar de tolerar subir sem uso de tweeter, precisava de correção, mas o melhor uso era como um EXCEPCINAL falante de médios
[/QUOTE]Para montar uma caixa com 3 vias mid ranger full ranger e tweeter oq vc aconselharia. Ah Vó usar o sub seria um 2.1 em 8ohms cada caixa com divisor de frequência e com uns 100 rms.
[QUOTE username=Bezerra matheus userid=7568783 postid=1321756695]
Para montar uma caixa com 3 vias mid ranger full ranger e tweeter oq vc aconselharia. Ah Vó usar o sub seria um 2.1 em 8ohms cada caixa com divisor de frequência e com uns 100 rms. [/QUOTE]
pra indicar alguma coisa, é preciso saber o quanto se pensa gastar em cada alto falante
[QUOTE username=Bezerra matheus userid=7568783 postid=1321756648]qual modelo de mãe vc indicaria para montar um 3 vias mim bass full ranger e tweeter em 8ohms para uns 80 rms[/QUOTE] eu estava pesquisando os full ranger da QVS
tipo estes aqui
[QUOTE username=Cristiano Locatelli cristianolo userid=7362106 postid=1321757178]
pra indicar alguma coisa, é preciso saber o quanto se pensa gastar em cada alto falante[/QUOTE] se fosse montar tipo um book duas vias eu tentaria comprar um falante legal pra montar um par com um bom tweeter. Pois tenho a condição de montar o gabinete. Mais eu pesquisando só achei importados com frete bem caro. Queria tentar fazer umas experiências poderia começar com algo intermediário 3 vias 8ohms conjunto com uns 100 rms. Divisor de frequência. Tweeter domo de seda. E vou usar um sub ativo em conjunto pra complementar os graves.
https://www.sica.it/it/product/dome-tweeter/lp-90-28-n92-tw
Era R$620,00, tem que ver se houve alteração por conta do dolar