TV Philco 86" LED 4K PTV86E30DSWNT

Este tópico foi originalmente criado e escrito por mim, m.fernandes, em 21 de junho de 2018 para o HTF, logo após a aquisição da TV. Aqui o reproduzo, mas com algumas alterações e atualizações, já que algumas coisas não fazem mais sentido, 2 anos depois...segue:

É sério mesmo que comprou uma Philco 86”??..... Sim!?

Meu perfil: Minha relação com o mundo do HT é a mesma com o resto da vida. Não sou de entrar em debates acalorados sobre times de futebol, política, religião, etc…muito menos sobre marcas, especificações e características de equipamentos. Já presenciei algumas discussões em fóruns que transbordaram o razoável e caíram no ridículo. Tem gente que, além dos aspectos técnicos e talvez racionais do mundo do HT, acaba se envolvendo emocionalmente com o assunto; resultado: chega a exaltar ou denegrir o que nunca viu (ou ouviu); pois é, o iluminado lê algo, incorpora aquilo e vira embaixador do assunto.

Sempre me interessei mais pela parte “video” do que “audio” dentro do HT, no aspecto, também, de que tamanho da tela é documento.

Quando montei meu primeiro set up, lá em 2002, meu conceito era ter um áudio razoável, aí comprei minhas Paradigms, meu sub Velodyne e um receiver Yamaha, investi em cabos Audioquest e Straight Wire e consegui atingir o que imaginava.

Na parte “video” comecei com uma TV Toshiba 34” de tubo (4:3), aí troquei por uma Panasonic de tubo 36” (4:3) tela plana; então troquei por uma Samsung 42” plasma SD (16:9), que troquei por uma Panasonic plasma 42” HD, aí troquei por uma Panasonic 58” plasma FHD, que troquei por uma LG plasma 60" FHD 3D smart, que troquei por uma Samsung 75” LED FHD 3D Smart. Ou seja, a tela foi aumentando de tamanho, bem como a atualização da tecnologia.

Agora, limitado pelas 86”, um projetor é o próximo passo, mas mantendo a TV. Minha sala ficará com a TV numa direção e a tela (de 133”) do projetor em outra.

Vindo de uma FHD, estava afim de trocar a TV por uma 4K e se possível aumentar o tamanho da tela. Ocorre que eu já estava em 75”. A que vinha namorando era a Samsung 82”; me cocei, me cocei, mas não efetivei a compra. Aí tô navegando na net e me aparece uma Philco 86” com preço bem atrativo me fazendo pensar; “bos*a, vou ter comprar essa po**a!”…mas é Philco!..bem, vou em frente e se a coisa for horrível ponho ela no meu quarto e boa.

Este tópico tem a intenção de passar a minha impressão sobre a TV e poder auxiliar a quem se interessar com mais informações.

Dimensões:

A caixa (embalagem) é um monstro. Não coube no elevador (que é para 12 pessoas!) e precisei subí-la 13 andares de escada (3 homens). As medidas, em algum momento, publicadas no site da Philco de 1,33 x 2,20 x 0,265 m (altura x comprimento x largura) e 68,76 kg são da TV na embalagem e não da TV sozinha.

A TV tem as seguintes dimensões aproximadas: 1,12 x 1,94 x 9,5 cm. Esses 9,5 cm é apenas em parte dela. Mas para colocá-la em suporte de parede, considere a espessura de 9,5cm. O padrão dela de furação é o VESA 600x 400.

O peso das embalagens deve dar uns 8kg, portanto a TV pesa aproximadamente 60kg. É pesada. Com os pezinhos para colocá-la sobre rack a TV fica com 1,16m de altura.

Fixação dos pés:

Para não girar a TV 90º na vertical ou mesmo virá-la de ponta cabeça para a fixação dos pés, mantive ela na própria base de espuma que vem na embalagem. A fixação foi chata: primeiro vc deve colar umas borrachas pretas auto adesivas da 3M nos pés (olhando os pés existem rebaixos exatamente do tamanho das borrachas, é intuitivo). As borrachas vem no saco plástico do controle remoto junto com os parafusos. Tem uma borracha “grande” e uma “pequena” para cada pé - no manual que veio não fala nada disso. Nos pés vem indicado esquerda ou direita (L ou R), porém o da esquerda, por exemplo, não é o da esquerda de quem olha a TV de frente e sim o contrário. A posição do parafuso que fixa o pé na TV é vertical e de baixo para cima, ou seja, para conseguir aparafusar e não precisar colocar a TV de ponta cabeça, vc precisa levantar um dos lados até uma altura tal que caiba a chave philips. Eu levantei um lado e apoiei na própria espuma em que a TV vem encaixada, deitei no chão tipo mecânico de carro e trabalhei com uma chave bem curta. Recomendo fortemente ter com vc mais duas pessoas para auxiliar essas manobras.

Os pés fixados ficam mais para o centro da TV e não nas extremidades, o que permite que ela caiba num rack de 1,80m de comprimento, exatamente a medida do meu. Minha Samsung anterior tinha os pés abertos para fora, e embora 11” menor que esta, não cabia apoiada no rack (estava em suporte de parede).

Uma vez fixados os pés, coloquei a TV sobre o rack. Observo que meu “rack” (comprado na Etna 8 anos atrás para ser provisório, mas que acabou ficando?) não tem a melhor altura para essa TV. Sua altura é de 57cm, porém deveria ter uns 50cm no máximo. Mesmo o painel onde a TV ficará encostada, ficou pequeno, pois isso tudo foi dimensionado para a 75”. Será tudo substituído em seu devido tempo.

Configuração da TV:

A configuração inicial foi bem fácil, bastando seguir o roteiro na tela quando se liga a TV pela primeira vez. Nesta etapa vc também configura o acesso à internet via WIFI ou por cabo de rede, já que há uma entrada via conector RJ45.

Comparando as opções de configuração de imagem e som desta TV com a minha Samsung, a Philco tem muito menos opções. Nem sei se isso necessariamente é ruim (não sou daqueles que utiliza softwares ou equipamentos para calibrar imagem), mas é fato.

Configuração de imagem:

Existem 4 modos de imagem pré-programados e 1 configurável: Futebol, Padrão, Filme, Suave e Usuário. Claro que é o modo Usuário onde se deixa ao seu gosto. Dentro do modo Usuário vc configura: Contraste, Brilho, Cor, Nitidez, Matiz e Luz de Fundo. Fora dos modos vc ainda tem: Temperatura da Cor (Fria, Natural, Quente e Usuário), Redução de Ruído (desligado, baixo, médio e alto), Opções avançadas: Redução de Ruído Mpeg, Contraste Dinâmico. E também possui a função HDR10, que nessa TV se configura através do “HDMI-EDID”, colocando em 2.0… a outra opção é “1.4”. E é só.

A configuração de imagem que estou mantendo é:

Contraste: 100

Brilho: 50

Cor: 58

Nitidez: 73

Matiz: 0

Luz de Fundo: 37

Temperatura da cor: natural

HDMI-EDID: 2.0

O painel dela é tipo IPS (In-Plane Switching). Há os que defendem que os painéis VA são superiores por, dentre outras coisas, apresentarem taxa de contraste superior aos IPS. Para essa questão eu apenas relato que o contraste dessa TV é muito bom e sigo a vida feliz. Em trocas de mensagens no HTF apontaram que esse painel é fabricado pela LG. E acrescento que quando um aplicativo (Netflix, por exemplo) lê a configuração da TV, ele a identifica como sendo uma TV Changhong.

O padrão de pixels é o RGB e não o RGBW, e veja, ainda assim configuro a luz de fundo em 37, numa escala de 0 a 100.

Configuração de som:

Me adiantando…aqui um dos pontos fracos da TV: o som dos falantes é muito ruim, abafado, nada nítido, nada claro. Mesmo aumentando ao máximo os agudos na tentativa de simular clareza, nada. Existem 4 modos pré-programados de som e 1 configurável: Padrão, Músicas, Filmes, Futebol e Usuário. Dentro do modo Usuário vc configura 5 faixas de frequência (um equalizadorzinho): 120 Hz, 500Hz, 1.5KHz, 5Khz e 10Khz. Fora dos modos vc ainda configura: Balanço, CVA (on/off) que deveria ser um nivelador automático de volume para todos os canais, mas que não serve pra nada, Surround (ligado parece que joga o som para trás da TV, fica medonho) e Modo SPDIF (habilita a saída coaxial digital). Obs: é a única saída digital, além da HDMI via ARC, portanto não há saída de áudio óptica.

Eu me acostumei com a baixa qualidade de som dela?, mas na maioria das vezes ligo o receiver e sou feliz. Uma soundbar das mais simples vai muito bem com essa TV.

Outras configurações/funções:

Ela possui a função CEC (Consumer Electronics Control) – que, óbvio, só funciona via cabo HDMI -  e que na Philco se chama   “T-Link”, sendo que dentro do T-Link vc tem o “Auto Stand-by” (que desliga automaticamente os equipamentos ligados à TV, após vc desligar a TV, desde que esses equipamentos estejam com a função CEC ativada), “ARC” (o velho Audio Return Channel que envia o áudio da TV para o receiver pelo mesmo cabo que o receiver envia os sinais de video dos diversos equipamentos nele ligados) e o “Auto Power” (que liga a TV automaticamente, após vc ligar um outro equipamento conectado à TV e que esteja, esse outro equipamento, com a função CEC ativada). Essas funções são particularmente importantes quando se utiliza um assistente virtual tipo Alexa, pois otimiza comandos e resolve parcialmente até problemas como, por exemplo, uma Mibox S que não responde a comandos diretos da Alexa.

Atualizar (SW): onde vc pode atualizar o firmware automaticamente, desde que a TV esteja conectada à internet, ou ainda vc pode fazer isso via entrada USB, espetando um pen-drive que contenha a atualização baixada do site da Philco. A versão atual (30/08/2020) do firmware é a 1.1.4.

Função Smart: A TV não é uma “Android TV”, como outros modelos Philco e a interface de apresentação dos aplicativos na tela dessa TV é pobre e limitada. Hoje tem os seguintes aplicativos nativos instalados: Netflix, Youtube, Globoplay, Accuweather, Facebook, Midiacast e Twitter. Parece que não “cabe” mais aplicativos que, repito, só aparecem automaticamente (ou nativamente) com as atualizações de firmware. Não exatamente por esta limitação, adquiri recentemente uma MIbox S da Xiaomi e tornei a TV uma “android TV”. Agora deito e rolo com tudo que tenho direito, acrescentando que a MIbox propicia uma qualidade de imagem FHD melhor (mais nítida) que a própria TV em aplicativos como Youtube ou Netflix, ou seja; a imagem do aplicativo na TV, vinda da MIbox, é melhor do que a imagem do mesmo aplicativo acessado diretamente pela função smart da TV.

Ainda há outras funções secundárias tradicionais como bloqueio de canais (controle parental) e timer.

Conexões:

As entradas e saídas ficam na parte traseira esquerda da TV, de quem vê a TV de frente.

São 3 entradas HDMI (uma delas ARC), 2 entradas USB, uma de rede RJ45, uma RCA de video, uma RCA de audio (L/R), uma entrada para antena ou cabo (coaxial).

As saídas são: 1 de audio coaxial digital e 1 analógica de audio RCA (L/R).

Em muitos sites de comércio eletrônico mencionam 2 entradas HDMI e 3 USB. Não está correto, é justamente o contrário: 3 HDMI e 2 USB.

O controle remoto:

Normal, sem nenhum comentário mais específico a não ser que tem botões para acesso direto ao Netflix e Youtube. Para alimentá-lo são necessárias 2 pilhas AAA de 1,5V (pilha palito) que não vêm com a TV.

A TV:

A TV é muito bonita. O frame que contorna a tela não é preto (o que seria a minha preferência), mas não é exatamente “prata” como vi anunciado; é um cinza escuro. As linhas deste frame são retas e pelo tamanho da tela o frame é esbelto. A estética é bonita, só dá uma certa dor no coração quando vc liga a TV e aparece o logo imenso da “Philco” na tela.?

Qualidade da Imagem:

Enfim, o que mais interessa: Me surpreendi e até hoje me surpreendo positivamente! Comparando com a minha Samsung anterior houve ganho. Não só ganho por comparar FHD com UHD, evidentemente, mas houve ganho na qualidade de imagem, de cor, de tons de pele (que eu não acertava na Samsung - ora ficava esbranquiçada, ora muito avermelhada) e profundidade de preto (na Samsung configurava o preto “mais escuro”, mas não chegava no que estou obtendo agora - lembrando que minha Samsung é da série 6300). O preto me lembrou os pretos das minhas ex-plasmas Panasonic.

O upscaling de imagens para UHD funciona muito bem. Na TV a cabo, como sabemos, tem toda a gama possível de qualidade de imagem, de horrível a muito boa, dependendo do canal, do programa, etc., mas quando temos uma boa imagem HD, existe um ganho considerável qdo a imagem é “elevada” a UHD e apresentada na tela. Pra quem, como eu, vinha de uma FHD, aí não há como não ficar contente nesse quesito.

Para as imagens gravadas nativamente em UHD, aí é show, ainda assim depende do filme, do programa, etc., Mas contraste, cor, definição são realmente muito bons!

Eu aponto como maior defeito os vazamentos de luz no painel LED (que sabemos não são exatamente exclusividade de uma marca ou outra), que em cenas muito escuras ficam um pouco evidentes, mas pondero que essas cenas são minoria em filmes ou programas e que, no dia a dia, vc pouco nota, e se nota pouco afeta.

Conclusão:

No conjunto da obra, eu jamais deixaria de comprar essa TV de 86” com esse preço, por conta dos pontos fracos dela.

Sobre o tamanho…de 75” para 86” não são “poucas polegadas”, pois o que vemos é área e não uma linha diagonal, assim de 75” para 86” a área de tela aumenta 31%! E foi isso que me motivou a buscar uma TV maior do que a minha anterior de 75”.

Assim, posso dizer que minha aquisição foi feliz, mesmo passados esses 2 anos. Ela não deu nenhum problema técnico e está firme e forte. Assisto a uma distância de aproximadamente 3,15m e não tenho cansaço visual (sabendo-se que isso também é uma característica pessoal, não somente técnica). A telona é tudo de bom.

Hoje há no mercado um novo modelo de 86” da Philco que desconheço a qualidade: é o PTV86P50SNSG. Um outro membro do HTF comprou esse novo modelo e se mostrava satisfeito, porém não trouxe tanta informação. Espero que esteja aqui no HTFBrasil e possa fazer isso.

Finalizo mencionando que, como disse no início, é importante observar que eu sempre busquei uma tela grande. Assistir em tela grande, comparando com uma menor, é para mim uma grande vantagem (e prazer), mesmo que em “detrimento de um pouco de qualidade”. É muito pessoal isso, mas prefiro uma 86” com qualidade de imagem nota 7 do que uma 75” com qualidade nota 9.

Quanto à marca…sim, foi quebrar um grande paradigma. Sempre tive muita simpatia pelas Panasonic…confio, conheço e admiro a qualidade das Samsung…idem Sony. Pegaria uma LG também, com algumas reservas, mas sem problema…mas 2 anos atrás a relação custo x qualidade dessa Philco era imbatível. As 85” / 86” estavam todas na casa dos R$ 30K. Eu paguei R$14K.

Acima de tudo, estou curtindo muito as 86 polegadas e muito satisfeito com a imagem da TV.?

Algumas fotos:

Fotos da imagem:

E o manual, que não passa de um folheto ridículo:

Parabéns pela aquisição e pelo review. Belíssima tv pelas imagens postadas, excelente.

Queria ter essa coragem de comprar um cinema , belo review ?

Depois de muitos anos de Sony, resolvi arriscar também e adquiri um modelo menor de 58" PTV58G71AGBLS já da linha Android 2020.

Não me arrependi em nenhum momento.  O projeto também é da Changhong em parceria com a Philco.

Tv rápida com Android estável e até agora rodando liso.   A imagem também é muito boa, o painel da minha praticamente não tem vazamento ao contrario de algumas LGs e Samsungs que andei pesquisando. E o melhor de tudo foi o preço R$ 2.300,00

Estou muito satisfeito.

[QUOTE username=falp1 userid=7474175 postid=1322073368]Depois de muitos anos de Sony, resolvi arriscar também e adquiri um modelo menor de 58" PTV58G71AGBLS já da linha Android 2020.

Não me arrependi em nenhum momento.  O projeto também é da Changhong em parceria com a Philco.

Tv rápida com Android estável e até agora rodando liso.   A imagem também é muito boa, o painel da minha praticamente não tem vazamento ao contrario de algumas LGs e Samsungs que andei pesquisando. E o melhor de tudo foi o preço R$ 2.300,00

Estou muito satisfeito.

[/QUOTE]

esse modelo tem dolby vision e atmos ?

[QUOTE username=Crusador userid=7593530 postid=1322076408]

esse modelo tem dolby vision e atmos ?[/QUOTE]

Dolby Vision = Sim

Dolby Atmos = Não 

[QUOTE username=Crusador userid=7593530 postid=1322076408]

esse modelo tem dolby vision e atmos ?[/QUOTE]

O 86" não.

Se parar pra ver o reclame aqui, das TVs da Philco é apavorante a quantidade de problema, e a falta de suporte da Philco, isso que dá medo de tentar a sorte numa.

toda marca tem reclamação, a gente tem que ver a proporção de produtos vendidos com reclamações, Philco vende muito menos que as Coreanas. Ai vai de cada um, tenho uma tia com uma TV Buster (pois é eu também não sabia disso kk) faz 8 anos e nunca deu nada, mas claro em porcentagem é sempre esperado que Sony por exemplo é uma que menos quebra.

Tenho um aspirador da Philco e acho muito bom, tv é pra quem é mais exigente com imagem e também por conta de analises

mas é longe de ter uma imagem ruim muito pelo contrário, o recomendado é se for bem mais barato que os correntes como a tv do tópico

[QUOTE username=Crusador userid=7593530 postid=1322089852]Se parar pra ver o reclame aqui, das TVs da Philco é apavorante a quantidade de problema, e a falta de suporte da Philco, isso que dá medo de tentar a sorte numa.[/QUOTE]

O Reclameaqui é uma boa ferramenta, mas é preciso usá-la com algum critério. Muitas vezes (e aqui não falo da Philco) o cara reclama de algo que é erro de configuração. Outras vezes é problema ou erro na instalação do produto, noutras o problema foi gerado no produto por outros fatores que não defeito do produto em si. E esse aspecto fundamental (e impossível) de cruzar quantidade de vendas x quantidade de reclamações.

Ajuda quando vc tem um problema sistêmico na empresa que vende o produto ou o serviço ou num mesmo modelo de produto. Daí o alerta precisa ser ligado.

Falando da Philcona…No meu caso específico também tinha um certo receio de assistência técnica numa TV de 86", mas por ausência de informações negativas, eu investi (arrisquei, talvez??). Tbem optei por seguir com a compra sabendo o quanto meu bolso sentiria, se desse tudo errado. Isso é importante, pois botar todas as economias suadas numa coisa só que pode não funcionar, não é das coisas mais prudentes. Na época as opções de 86" eram infinitamente mais caras, eu não tinha nada similar em termos de preço. Foi por esses fatores que segui.

Bem, ela tá firme e forte aqui e gosto muito dessa TV. Os 86" e a qualidade de imagem são legais.?

vocês estão certos, o triste é a pouca informação até no YouTube dessas TVs,  aqui tá o registro das datas dos modelos

http://registro.inmetro.gov.br/consulta/detalhe.aspx?pag=4&NumeroRegistro=000403/2018

Essa PTV65F82SSG   tem registro em 21/08 ainda de 2020, é uma qled da Philco, não tem informação em lugar nenhum dela, o próprio site oficial é ridículo de informação, é realmente uma compra no escuro

PTV82K90AGIB

R$ 9.499,05

https://m.magazineluiza.com.br/smart-tv-uhd-e-led-82-philco-ptv82k90agib-android-wi-fi-bluetooth-hdr-4-hdmi-2-usb/p/228069300/et/elit/?&force=2&seller_id=magazineluiza&&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=&partner_id=58953&gclid=EAIaIQobChMIzoj87Zvw7wIVDwmRCh0lmQ1NEAQYCyABEgJVXPD_BwE

Opa…mais uma opção de 82", porém com valores equivalentes à LG e Samsung. Daí só vai vingar se se mostrar realmente superior à elas. 

Olhando rapidamente vi que tem uma borda quase invisível; bonita. Será que dá para tentar descobrir qual seria exatamente essa Tv lá fora?

Agora,terminando 2.021 e entrando em 2.022,as Tvs de entrada de 85" e 86",baixaram o seu preço e se não fosse a pandemia e o dólar alto e a inflação dos preços,as Tvs estariam mais baratas ainda.

Como exemplos,temos os seguintes modelos:

1. Smart TV LED 86" LG ThinQ AI 4K HDR 86UP8050PSB

Preço: R$ 9.999,89

1. Smart TV LED 85" Samsung Crystal 4K HDR UN85AU8000GXZD

Preço: R$ 10.499,90

1. Smart TV LED 86" Philco 4K HDR PTV86P50SNSG 4 HDMI

Preço: R$ 11.699,91

1 curtida