Ajuda para montar um set para Dolby Atmos 5.1.4 com receiver Denon AVR-7200w

Olá, tinha postado no classificados que estava procurando um receiver 9.2 apra compra e fui orientado a postar as minhas dúvidas por aqui…
Vamos lá, não comprei nada ainda para montar um sistema de áudio em Atmos 5.1.4… só tenho o receiver Denon AVR-7200w (que consegui comprar usado por um preço justo mas ainda está para chegar).
Fiz uma sala dedicada para home theater e investi inicialmente só no projeto de vídeo, finalizado com uma tv 65" 4k (Panasonic), o projetor 4k (LG Cinebeam HU70LA) e a tela retrátil de 100" (AVA Projecta). Tenho um Condicionador De Energia Panamax M4300-pm protegendo tudo.
Essa sala é pequena (15m2), estou bem inclinado a fazer o setup com as caixas da marca Monitor Audio, com os modelos de entrada, tipo a linha bronze (acho muito bonito elas na cor madeira walnut) ou algo similar.

O sub penso em pegar um Sunfire ou SVS (se o bolso permitir)… Ele ficará no chão, do lado do sofá (em um espaço específico para ele conforme o projeto).
Quero colocar duas caixas bookselfs e uma central na frente e duas surrounds atrás…
No gesso (teto) vou distribuir 4 caixas de embutir para simular e efeito do Atmos conforme o projeto.

Se alguém com mais experiência puder me ajudar no setup eu agradeceria muito, pois sou bem leigo no assunto, inclusive para comprar as caixas seguindo a potência do receiver (acho que em 8ohm é 150w)

Não sei se publiquei no lugar certo do Forum… QQ coisa me avisem

Na verdade já existe um tópico, o maesta tinha se referido a ele.

Acredito que as caixas estejam adequadas.
Eu ficaria atento a duas coisas:

O posicionamento das caixas de modo geral. Parece que as surrounds/atmos estão mal posicionadas. Busque no site da Dolby e no manual das Caixas monitor Audio qual o melhor posicionamento e marque os pontos nas paredes/gesso de acordo.
Se puder, deixe as frontais em pedestais e a central, como o nome já diz, sempre centralizada e logo abaixo da tela.

Esse nicho para o subwoofer é uma péssima idéia. Além de engessar a performance/configuração do sub, te traz problemas acústicos. Aproveita que está em fase de obra e deixa essa parede reta.
O posicionamento do sub vai ser determinado após testes na sala e pode ficar em virtualmente “qualquer” lugar. Lógico que por efeitos práticos esse posicionamento é restrito a alguns locais, porém a diferença de performance é brutal com a mudança de posicionamento. Isso pode te salvar de uma grande dor de cabeça com problemas com graves. Cuidado com a distribuição de tomadas e passagem de conduíte pro sub.

Aproveita pra amortecer o forro de gesso. Preencha com lã de rocha. Isso também ajuda demais na acústica da sala.

Aproveita também pra deixar os conduítes das surrounds na posição ideal. Isso também faz toda a diferença. Acredito que nas paredes laterais se consegue a melhor performance.

Um relativo investimento em acústica também é uma boa. A sala não deve ser muito viva. Tratar pelo menos as primeiras reflexões também ajuda bastante.

No mais estamos aqui. Vai nos contando sobre o progresso.

1 curtida