alternativas para adicionar auto falantes no PC

Caros, 

Recentemente investi num PC para uso profissional no home office. A placa mãe escolhida supostamente é boa, e apesar de não ser especificamente gamer, não é uma placa de entrada (ASUS Prime Z590 A). Tem um processador de audio embutido com boa qualidade, diria muito boa na minha humilde opiniao. No entanto, ela não vem com bluetooth integrado (pra minha surpresa, pois nem chequei essa especificação, achei que seria obvio ter). E vem com apenas uma saída de audio . O gabinete é  simples e a entrada de fone é de pessima qualidade. Não podendo escolher uma caixa linear ou ou bluetooth, parece que me limito a SPDIF ou USB. Poderiam opinar com alternativas de caixas de entrada (digamos até 500 reais) que possuam essas conexões, e qual vai maximizar a qualidade do audio?

Obrigado

Compre uma boa placa de sim de qualidade, e espete nesta sua placa mãe, depois compre um adaptador (congele) de BT, e plugue na USB. Pronto, já tem a infra que precisa para usar seu micro como uma boa fonte de áudio, apesar da ‘sujeira’ que ele gera pela influência da sua fonte e outros efeitos, mas que para a maioria das pessoas não vai influenciar em nada.

Próxima etapa sua vai ser decidir se vai usar uma caixa ativa já amplificada, ou se vai pegar uma caixa no estilo monitor passiva, aí vai precisar também de um amplificador para ela ligada na saída de sua placa se som.

A má notícia é que com este seu orçamento não vai dar nem para o começo, até mesmo com produtos chineses.

Como referência, a Edifier, tem algumas interessantes caixa passivas e ativas monitor, para você usar na sua pesquisa de Solucao. Segue o link:

https://edifier.com.br/monitor-de-audio.html

[QUOTE username=l_santista userid=7411231 postid=1326656203]Caros, 

Recentemente investi num PC para uso profissional no home office. A placa mãe escolhida supostamente é boa, e apesar de não ser especificamente gamer, não é uma placa de entrada (ASUS Prime Z590 A). Tem um processador de audio embutido com boa qualidade, diria muito boa na minha humilde opiniao. No entanto, ela não vem com bluetooth integrado (pra minha surpresa, pois nem chequei essa especificação, achei que seria obvio ter). E vem com apenas uma saída de audio . O gabinete é  simples e a entrada de fone é de pessima qualidade. Não podendo escolher uma caixa linear ou ou bluetooth, parece que me limito a SPDIF ou USB. Poderiam opinar com alternativas de caixas de entrada (digamos até 500 reais) que possuam essas conexões, e qual vai maximizar a qualidade do audio?

Obrigado[/QUOTE]

cara, uso uma edifier R1000T4 e estou bem feliz, mas ela foi um pouco mais que os 500. pré pandemia comprava-se até por 300, agora 700 é a média que encontra. não é bluetooth então terá que ligar na saída P2 do seu PC. Por ser simples ela não tem entrada digital (dac). Bluetooth particularmente eu não gosto, acho que ainda tem muita perda em relação a conexão cabeada.

só isso já era o suficiente para deixar o som muito bom, mas acabei pegando um DAC de mesa (Ifi zen dac) e a melhor foi substancial. Existem vários dacs de mesa mais em conta que o ifi pode utilizar como smsl, topping, xduoo, ou até dacs portáteis tipo dragonfly que vão bem como HyBy, Lusya, Meizu. para sua faixa de orçamento acredito que um DAC portátil + caixa edifier mais simples (sem bluetooth, entrada digital, etc) seja o suficiente, o ganho é grande.

Links:

DACs desktop:

https://www.aliexpress.com/item/1005001445193517.html

https://www.aliexpress.com/item/32655044400.html

https://www.aliexpress.com/item/32965141536.html

DACs portáteis:

https://www.aliexpress.com/item/4000323765904.html

https://www.aliexpress.com/item/1005001660300543.html

https://www.aliexpress.com/item/33011541366.html

Caixas:

https://edifier.com.br/monitor-de-audio-r1000t4-edifier-2-0-bivolt-cor-madeira.html

(não conheço essa marca microlab teria que pesquisar uns reviews)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1450818782-monitor-de-audio-caixa-de-som-microlab-ativo-b72-24w-rms-20-_JM

Caso não tenha saída direta de SPDIF na placa mãe, é possível adquirir uma baia traseira com saída óptica ou coaxial para ligar na saída SPDIF da placa mãe, assim você economiza para a aquisição de um bom DAC + Caixas.

obrigado, concordo com você…  a placa mãe tem sim SPDIF. mas eu realmente não pretendo investir em caixas para este PC/ambiente,  mesmo que apenas medianas, pois este não é um setup para ouvir música. Por enquanto , quando não estou usando o fone, a saida de audio eh o monitor Dell 27 polegadas que adquiri recentemente. O áudio dele é ok de qualidade mas muito baixo, a ponto de eu perder algumas coisas que são ditas. eu senti falta de bluetooth nessa placa mãe para os calls que eu quiser participar com fone sem fio pra poder me deslocar durante a duração. então no momento estou inclinado para um adaptador bluetooth apenas. Este PC e o ambiente dele é pro trabalho mesmo. Eu fico bem perto do canto da parede e a mesa tem pouco espaço livre por sinal. Eu tenho um DAC/ampli de fone que adoro mas inclusive estou anunciando pois simplesmente não consigo mais ouvir musica no fone em volume minimamente alto. em geral ouço perto dos mínimos. Tenho zumbido (tinitus) e não quero que agrave e percebi que piorou nos ultimos 12 meses com a pandemia e eu ouvindo mais musica no fone. Talvez no post original eu deveria ter especificado melhor o motivo de querer alguma caixa de entrada mesmo, com audio minimamente eficaz para ligações, zoom, um video no youtube quando nao tiver no fone, etc. Algo que fosse uns 200-300 reais e apenas um pouco mais potente / menos tosco que aquelas caixinhas de 40 reais que tem aos montes na internet. e de preferencia com um cabo USB destacavel, ou bem maior do que geralmente são nessas caixas baratinhas. 

Resumindo, no momento a primieira opção quando eu me encher desse audio baixo demais do monitor seria um adaptador bluetooth e uma caixinha bluetooth dessas JBL de 5-7W, a segunda seria um monitor ainda mais simples e barato que os de 24W acima, pois não vale o investimento se tenho caixas torre e um sistema que gosto em outro ambiente. Na verdade eu poderia até manter o DAC, conectando via USB e usar as saídas RCA ou USB para uma dessas caixinhas. pela localização do DAC na mesa, resolveria o problema do cabo curto e certamente otimizaria a qualidade de audio. Mas ainda assim pra aproveitar isso faria sentido investir numa caixa melhorizinha, que como expliquei, nao esta fazendo sentido aqui. Fora que na minha situação prefiro vender esse DAC para investir em outras coisas.

So agora tive tempo de pesquisar na Edifier pelas alternativas USB (lembrando que entrada aux/P2 não serve pois no PC ela está reservada para o fone de ouvido) e acho que encontrei o que queria. Uma solução barata é a R19U. Com certeza terá mais potencia e volume de som que meu monitor Dell e ela funciona com cabo USB que embora não seja removivel ou substituivel, tem 1,3m, seria suficiente. Por 200 reais é exatamente o que eu buscava inicialmente.

O problema é que encontrei tambem duas alternativas bem interessantes: a M206BT que apesar de bluetooth como o nome sugere, tambem funciona via USB. Mas ela corre por fora, não tanto porque 550 reais é mais do que eu pensei em gastar e eu não vou usar os 34W dela, mas pelo espaço pro subwoofer.

Mas especialmente gostei da MP380. Por 700 reais não é meu orcamento inicial, mas ela resolveria outros problemas.

Não apenas funciona com USB como 1) é portatil (posso levar para reuniões e melhorar muito o som que sai no notebook - tenho clientes que tem problema auditivo e simplesmente não ouvem audio que sai do meu notebook mesmo no maximo); tambem posso usar pra uma segunda sala, de exercicios, e ouvir musica enquanto pedalo (eu tinha um Bose soundtouch 30, bem maior e mais caro pra isso, mas vendi recentemente) ; 2) tem hub USB (alguns uso no PC e ajudaria no cable management) e 3) microfone embutido: comprei uma webcam intermediaria para usar neste PC, mas clientes estão reclamando que meu audio some as vezes, raramente; claro que posso tentar trocar a webcam na loja online, mas não é um problema que da sempre e podem alegar que nao terei garantia, fora que ate enviar pra loja, eles avaliarem, eu receber de novo, eu ficaria sem camera… usar outra fonte de microfone resolveria isso.

Caixa de Som para PC R19U 4W RMS EDIFIER 2.0

Caixa de som portátil MP380 Bluetooth e USB 20W RMS - EDIFIER

Caixa de Som Bluetooth com Subwoofer EDIFIER M206BT - 34W RMS

apenas dando update, já estou desde agosto com o MP380 da edifier. cumpriu tudo que eu precisava, veio com um cabo micro USB longo o suficiente, o microfone embutido é melhor que o da minha webcam, o hub USB funciona bem. No downside, a qualidade sonora é somente ok, dificil dizer que vale o upgrade de caixinhas BT ou USB na faixa de 300-450 reais por conta da qualidade sonora apesar do preço e tamanho dela um pouco maiores.

Achei bem bonito esse MP380… mas, realmente extrair um bom som de caixas assim tão compactas é algo difícil. Alias, esse equilíbrio entre conveniência, estética e qualidade é complicado.

Fico lembrando de um amigo mostrando a recém comprada Beats Pill dele, pondo o som quase no máximo, olhando pra minha cara e dizendo: ¨Não é incrível o som dessa caixinha?¨. Tive que me limitar a dizer ¨É sim…¨. Não queria causar discórdia no churrasco entre pessoas já meio bêbadas.

Em não se tratando de headphones, uma caixa para reproduzir bem o som tem que ter um tamanho mínimo de drivers… essa é a cruel verdade. No meu PC eu usava um conjunto Thonet & Vander Klavier 2.1 que consistia num sub de 5.25" e duas caixas com um cone ¨full range¨ de 3¨ e um tweeter de 1/2". Foi relativamente barato na época (R$ 200 em 2012) e na minha opinião tinha um som bem equilibrado para um desktop. É bem exagerado em potencia para uma caixa de desktop, mas isso trazia algumas conveniências com as quais acabei me acostumando.

Em 2020 precisei de outro conjunto (tive que doar o meu para o meu filho) e me encarreguei de ver novamente o que havia de equivalente no mercado. Eu não sei o que aconteceu, mas Thonet & Vander aparentemente sumiu completamente do Brasil… e das alternativas disponíveis nada se aproximasse em qualidade e potencia nem por R$ 1K (e até mais). Depois de perder muito tempo procurando acabei desistindo e simplesmente peguei um receiver antigo Onkyo + duas frontais ¨full range¨ de 5΅ e tweeter de 1¨. e um sub ativo de 10¨. Obviamente deu uma passadinha do R$ 1K, mas ficou muito, mas muito melhor que o T&V 2.1… e nem preciso dizer que a potencia ficou ainda mais exagerada.

Claro que o projeto só deu certo porque eu tinha o espaço necessário no escritório (o receiver ficou em cima do sub, heh). Pra quem estiver na mesma situação, recomendo avaliar a alternativa.

concordo. por 1300 da pra achar ainda algum bose companion 3 usado no ML, é outro nivel do que qualquer caicinha dessas, ja tive um (melhor inclusive que o companion 5). mas a ideia era algo realmente pequeno e versatil, mas com input de audio USB pra eu poder botar o cabo no comprimento que quisesse. Nao estava preocupado com qualidade sonora quando escolhi a MP380, realmente meu PC nao tinha som nenhum e nem bluetooth , e um monitor tem som mas é tao baixo que nao conseguia ouvir as videochamadas. So comentei sobre a qualidade de som a desejar da edififer pois já que estava deixando a minireview, tinha que falar dos pontos a melhorar. pelo preço e tamanho, podia ser um pouco melhor. Achei equivalente ou pior que a jbl charge 2 que eu tinha e era menor e mais barata (se bem que fui olhar o preco do charge atual - versão 5, e bem, cai pra trás)