Amplificador DIY

[QUOTE username=Shacouto userid=7348093 postid=1312789216]Apesar de estar previsto duas placas de filtro e quatro placas de amplificador (LM3886), vou montar com somente duas placas, que é o que tenho no momento. Se achar que precisa, depois compro mais duas placas de amplificador e outra de filtro.

Estou usando somente material que eu tenho, por isso essa “colcha de retalhos”.

Placas “Made in China”: amplificadores com LM3886, placa de pré-amplificador, potenciômetro com controle remoto e seleção de entrada, placa de retificador e filtro da fonte e uma plaquinha de analisador de espectro com leds.

Placas que vou fazer: fonte para pré-amplificador, pré de cápsula magnética, placa seletora de entrada, placa de relés de saída e placa de pré de microfone.

A caixa eu pretendo fazer de compensado e perfil de alumínio usado em puxadores de portas, que eu tenho aqui. Vão servir de dissipadores para os LM3886.

O painel será de acrílico fumê, e a serigrafia será retro iluminada, de forma que só aparecerá quando o aparelho estiver ligado (pelo menos é a ideia).[/QUOTE]

Parabéns pelo ótimo projeto, vou acompanhar ðŸ˜ƒ

Poderia mostrar fotos do amp, fonte etc com suas especificações e capacitância?

E sendo placas amp da china onde se tem muitos componentes falsos, como está lidando com esse detalhe desagradavel, visto é na base do pagar pra ver.😰

Ao dizer que usaria 4 placas do amp qual seria a potência pretendida com as 4 placas e 2 canais e que foi reduzida pela metade?

Ali no desenho mostra que pretende usar trafos comuns e não toroides.

Tenho em mente fazer algo semelhante, porém um amp puro 2 canais e controle volume e estou olhando cabinete no momento tbém será diy como o seu.

Abraço.

[812-6630-thickbox] 

Obs: estava esquecendo de lhe passar este anúncio das chapas por encomenda, comprei uma vez para outro projeto e ficou top, tem de aço normal e inox, pode vim pintado já a pedido.

Link:  https://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_180672177

Furos redondos, sextavos etc de 2 a 10mm

[D_NQ_NP_2X_739001-MLB42593187471_072020-F] 

[QUOTE username=Riversalt userid=7351219 postid=1319580629]

Parabéns pelo ótimo projeto, vou acompanhar Ã°Å¸ËœÆ’

Poderia mostrar fotos do amp, fonte etc com suas especificações e capacitância?

E sendo placas amp da china onde se tem muitos componentes falsos, como está lidando com esse detalhe desagradavel, visto é na base do pagar pra ver.😰

Ao dizer que usaria 4 placas do amp qual seria a potência pretendida com as 4 placas e 2 canais e que foi reduzida pela metade?

Ali no desenho mostra que pretende usar trafos comuns e não toroides.

Tenho em mente fazer algo semelhante, porém um amp puro 2 canais e controle volume e estou olhando cabinete no momento tbém será diy como o seu.

Abraço.

[/QUOTE]

Bom dia, @Riversalt!

Com relação às placas da China, realmente é um risco, mas as que eu comprei até que funcionaram direitinho. Já tem alguns anos que estão comigo.

Quando a gente usa 2 placas de amplificador em bridge, podemos em teoria dobrar a potência com o dobro da impedância. Por exemplo, se um amplificador consegue fornecer 50W em 4 ohms, teoricamente em ponte (bridge) conseguiríamos 100W em 8 ohms. Isso porque você dobra a tensão da saída e a potência é proporcional ao quadrado da tensão.

Os transformadores são comuns mesmo, comprei baratinho, na “bacia das almas” ? há alguns anos também. Vou usar dois de 19V/5A, fazendo mais ou menos 25Vcc.

Seguem algumas fotos das placas.

20201013_085449.jpg  20201013_085552.jpg  20201013_085600.jpg  20201013_085615.jpg  20201013_085628.jpg  20201013_085744.jpg  20201013_085751.jpg 

Você é de BH? Eu normalmente imprimo meus transfers e uma gráfica no Jaraguá. Eles estão funcionando. Se interessar te passo o contato.

[]'s

Crawling Chaos

Sim, eu sou de BH. Quanto cobram por impressão? O @Bilbon12 ofereceu para imprimir também. Mas eu ainda não tentei de novo no trabalho. Parece que a impressora estava com defeito mesmo. Tenho que fazer um teste novamente.

Admiro a disposição e animo para seguir nesse projeto. Eu já quase parti pra isso no passado, até me registrei no fórum Eletrônica Silveira e ficava procurando projetos de fonte, amplificador e etc… Infelizmente me faltou (e ainda falta) tempo livre para mergulhar nisso acabei optando pela rota fácil e sem graça de comprar receivers usados para suprir as minhas necessidades.

Acompanhando…

[QUOTE username=Shacouto userid=7348093 postid=1312846981]Agora estou com problema para imprimir no papel transfer. A impressora laser do serviço que eu usava foi trocada por uma Kyocera, que deu pau com o papel transfer. Estou pensando o que fazer… dá para fazer as plaquinhas na mão mesmo, com retroprojetor, mas fica feio… estou até pensando em comprar ou trocar alguma coisa que tenho aqui por uma impressora laser usada.

Desenhos das placas:

PCB Fonte-PreMic-Rele-Led.jpg  PCB PrePhono-Seletor.jpg [/QUOTE]

Shacouto,

Desaconselho totalmente fazer placas em casa que tenham plano terra em volta. Não vai dar certo, pelo menos com a tecnologia de papel transfer ou com gel foto-sensível. Já tinha tido discussões desse tipo com o pessoal do outro foro.

A solução de comprar placas prontas, com preferência na Aliexpress ou Bangood funciona muito bem. Ebay já não é mais confiável e não vou mais comprar nada com eles. 

Nem todos os projetos de placa LM3886 são bons. Bota as URL dos que você achou interessante, e me deixa eu te dar uma opinião deles. Eu mesmo desenhei e construi muitas, e acompanho os desenhos para esse chip desde que começaram, lá no inicio.

Muitos deles são muito bons, e já vem completos, com fonte e proteção, em geral como dois 3886 para ligar em ponte ou paralelo.

O seguinte ponto é a seleção de sinal, com relay e remoto. Se vierem com aquele pote Alps azul, e ele for legítimo, pode valer a pena. Se vier com volume digital foge dele.

Tenta selecionar uma fonte que não tente tirar o máximo de volume do 3886, porque isso pode encurtar a vida do chip. Fica no máximo em +/-30v que vai ser mais do que suficiente. Se quiser mais watts vai para outro tipo de projeto, discreto. O Honeybadger seria uma boa pedida, e já tem muita gente que fez.

Foge do LJM, que é um desenho ruim e instável. Desenhos valvulares são outra coisa para ficar longe. Muito perigosos para montar.

Mas como falei, é importante comprar com um bom vendedor, como os mencionados.

Este aqui é um projeto que vende a AE.

https://pt.aliexpress.com/item/32993465517.html?spm=a2g0o.search0302.0.0.31d01358knxDsm&algo_pvid=cfda3f5e-5823-4c44-9455-472ba7e668e0&algo_expid=cfda3f5e-5823-4c44-9455-472ba7e668e0-9&btsid=0bb0622a16032042936698117ec57f&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Antigamente vinha com os capacitores de 10.000uF, agora parece que tiraram.

Más é um bom projeto. Vem com proteção de DC e tudo.

[QUOTE username=carlmart userid=7348978 postid=1319647063]Este aqui é um projeto que vende a AE.

Antigamente vinha com os capacitores de 10.000uF, agora parece que tiraram.

Más é um bom projeto. Vem com proteção de DC e tudo.[/QUOTE]

Obrigado pelas sugestões, @carlmart

Então, não entendi o porquê de fazer placas em casa com plano de terra não funciona. Como essas placas serão feitas uma única vez, acho que seria mais fácil fazer por aqui mesmo.

Com relação ao amplificador e demais placas, são esses das fotos acima, não estou pretendendo comprar outros circuitos prontos. 

A fonte dos amplificadores também já está definida, e deverá ter +/- 25Vcc. A placa de retificador e filtragem também está comprada e é uma das fotos acima.

Também fiquei curioso com esse negócio de plano terra em placas caseiras… Qual seria o problema?