Pessoal, estou atrás de indicações de boas cápsulas mono ao melhor custo benefício. Em outra discussão sobre assunto diverso acabaram me indicando as da ortofon, porém quando fui atrás descobri que meu orçamento é bem menor. Dentro do meu orçamento encontrei alguns modelos da áudio téchnica, VM 610, VM 670SP, e a VM95 SP por um preço MUTO convidativo. Em um dos anúncios da 95 SP que eu vi tinha escrito no fim da descrição"78 rpm". Não sei se isso limitaria a eficácia dela frente as outras. Queria a opinião dos colegas sobre os modelos que citei e se tem outros na mesma faixa de preço pra indicarem.
Para reproduzir discos mono com precisão e eliminação de ruídos potenciais, é necessário uma cápsula mono verdadeira. Uma estéreo consegue reproduzir discos mono, mas não com mesma fidelidade de uma mono verdadeira.
Atenção que a agulha para discos 78rpm são só para os goma-laca de 78rpm e podem danificar os vinis devido à ponta mais grossa. O que pode ser feito nesse caso é trocar por uma agulha compatível, mantendo a cápsula mono.
Sim, mas continuam sendo fabricadas até hoje, visto que vários discos são ainda lançados em mono, como por exemplo o Box com os 8 discos iniciais do Dylan, entre outros.
[QUOTE username=Filipe Beuttenmüller Tolhuizen filipetolhuizen userid=7348294 postid=1319668102]Para reproduzir discos mono com precisão e eliminação de ruídos potenciais, é necessário uma cápsula mono verdadeira. Uma estéreo consegue reproduzir discos mono, mas não com mesma fidelidade de uma mono verdadeira.
Atenção que a agulha para discos 78rpm são só para os goma-laca de 78rpm e podem danificar os vinis devido à ponta mais grossa. O que pode ser feito nesse caso é trocar por uma agulha compatível, mantendo a cápsula mono.[/QUOTE]
Sendo assim eu já elimino umas delas Felipe. Tem alguma outra marca e modelo pra indicar?
Não conheço muitas cápsulas mono. O mais próximo disso que tenho é a Shure M78S. É uma cápsula que vem com agulha para discos de 78rpm, mas aceita outras agulhas também (já fiz o teste com a N97xe que encaixa perfeitamente). Ela por si não é mono verdadeira, apenas vem com 2 crossovers removíveis que interligam os canais externamente. O efeito deve ser o mesmo de acionar a chave mono de alguns receivers.
já viu a mecanica de como as capsulas stereo funcionam, a principio um canal gera um sinal eletrico no maximo quando se empurra a agulha em 45 graus, onde ocorre o maximo de movimentação do cristal ou movimentação do imã na bobina.
e a quando se empurra no sentido vertical, gera sinal eletrico no 2 canais simultaneamente
a engenhoca da capsula na sua mecanica foi feita de tal forma que um canal gera sinal , enquanto outro não gera e vice-versa, ou seja movimenta um dos cristais ou um dos imãs ou simultaneamente
A própria descrição diz que as duas bobinas internas são conectadas de modo a gerar um sinal mono, ou seja, com uma cápsula stereo seria possível fazer o mesmo, mas as ligações seriam externas …
A Ortofon tem uma série de cápsulas MONO que diz ser MONO verdadeira (imagino que uma mono verdadeira tenha a bobina paralela ao disco, captando apenas movimento horizontal da agulha, enqunato as cápsulas stereo têm duas bobinas em 45 graus em relação ao disco). Não encontrei confirmação disto.
A própria descrição diz que as duas bobinas internas são conectadas de modo a gerar um sinal mono, ou seja, com uma cápsula stereo seria possível fazer o mesmo, mas as ligações seriam externas …