Rack interessante, leve, minimalista.
Eu projetei um novo rack nessa linha também e agora estou orçando-o (“orçando-o” é esquisito
…orçando ele), porém comento que com o passar do tempo o rack, dependendo do uso do HT, vai ficando menos pra HT e mais pra outras coisas. O meu rack novo terá apenas um nicho de 65x16cm para um Bluray player velho de guerra, o decoder Claro/NET e a MIBox S, e só, visto que estou quebrando um paradigma próprio e partindo para uma soundbar (que vai pra parede, inclusive) em substituição ao meu atual sistema tradicional Receiver + caixas 5.1. O sub novo vai ficar fora do rack e boa.
Meu “rack” atual, que na época comprei pra ficar 6 meses e estou com ele há 8 anos (rs) é um modelinho Etna, que tirei umas divisões internas e acomodou bem o receiver, a central, o sub, o decoder e a coleção de DVDs/Blurays. Mas com essas mudanças que estão em andamento no meu sistema não precisarei de tanto espaço para os equipamentos, daí fica bem menos equipamento á mostra, menos emaranhado de cabos atrás, etc.
Aliás, internalizei que “o futuro”, o caminho, são coisas mais compactas, simplificação, otimização, praticidade, estética limpa, manutenabilidade, etc. No início tem um certo custo, pois via de regra vc perde em qualidade de audio com essa simplificação, mas com o avanço da qualidade das soundbar e também com a minha mudança em ouvir as coisas com volume mais baixo e usar o HT 90% para cinema e 10% para música, daí cabe a mudança.
Enfim, voltando ao rack…no tempo certo postarei o projeto dele e depois ele pronto. 
Eu precisei mandar fazer o meu num marceneiro de primeira linha, lojas só fazem projetos engessados, se vc quer uma gaveta com 45cms não dá, pq só trabalham com 50cms! Piada.
Meeeu Deeus!!
E pensar que até uns dias atrás eu estava com muitas fotos de rack no PC!!! Não sei se ainda tenho…
Belo rack guinepal.
Dica de um Rack simples mas funcional para Home Theater:
No mínimo estranho, pés de Esfinge e corpo de Transformers!
[QUOTE username=luizhumberto5 userid=7347546 postid=1312775164]Dica de um Rack simples mas funcional para Home Theater:
[/QUOTE]Me interessei nos coolers,qual o modelo?
Olá amigo, estes são coolers exaustores tipo blower, fazem certo barulho que apesar de não ser estrondoso pode incomodar caso necessite de silencio total.
Vídeo desse tipo de cooler:
https://www.youtube.com/watch?v=DbJG2eteohc
Cooler igual ao meu a venda:
Após pesquisar varios modelos de rack, fiz o desenho no papel e um amigo finalizou o desenho do meu futuro rack, agora é manda o projeto para o marceneiro para fechar o orçamento e aguardar o resultado…
O que vcs acharam do desenho???
Se os nichos com portas são para guardar equipamentos, vc vai precisar de ventilação forçada (coolers na retirar calor), principalmente se atrás for fechado. E mesmo que ao utilizar os equips vc abra a porta, ela ficará atrapalhando a circulação do ambiente, o ideal seriam portas de correr. E mesmo desligados, sem tirar do standby, receivers modernos com HDMI Passthrough e Internet control habilitados geram calor. Tb não sou fã de nicho pra sub, essa gaveta acima pode gerar vibração.
Mas a combinação das cores está muito bonita, com o detalhe da madeira tb.
[QUOTE username=guinepal userid=7347200 postid=1319475132]Se os nichos com portas são para guardar equipamentos, vc vai precisar de ventilação forçada (coolers na retirar calor), principalmente se atrás for fechado. E mesmo que ao utilizar os equips vc abra a porta, ela ficará atrapalhando a circulação do ambiente, o ideal seriam portas de correr. E mesmo desligados, sem tirar do standby, receivers modernos com HDMI Passthrough e Internet control habilitados geram calor. Tb não sou fã de nicho pra sub, essa gaveta acima pode gerar vibração.
Mas a combinação das cores está muito bonita, com o detalhe da madeira tb.[/QUOTE]
O fundo do rack será aberto sem nada para esconder os cabos, por isso a idéia das portas, irá esconder e proteger (contra crianças curiosas) sem abafar. As portas são ripadas e vazadas, então terá circulação de ar tranquilamente.
Minha inspiração para fazer desta forma foi esse rack…
Da para ver nitidamente a parede ao fundo do rack e as portas vazadas escondem seu interior, e ainda espero que ajuden tb na acustica.
Meu rack chegou e já fiz a instalação parcial das coisas. Uma vez que esteja tudo 100% (equipamentos testados e tudo perfeito) daí irei fazer a organização final dos discos, cabos, etc. Nos testes detectei a necessidade de trocar 2 deles, que neste momento aguardo chegarem do oriente?.
Também serão feitos alguns ajustes no próprio rack…pequenas coisas que a marcenaria não acertou, 2 furos faltantes (para esconder 100% dos cabos), ajuste das portas, mas em linhas gerais tá quase pronto. A TV vai para um suporte de parede para deixar a barra “respirar”. Acho que mais umas três semanas eu finalizo tudo isso.
Bom, naquela ideia de facilitar tudo, desta vez optei por passar os cabos por dentro do rack (ao invés de deixar atrás), embora tenha deixado o fundo recuado 2cm…nunca se sabe de alguma necessidade futura. Isso também foi possível pois agora com a soundbar tenho menos cabos…além disso, por ser um rack projetado, os equipamentos estão em locais planejados e as tomadas elétricas foram ajustadas para essas posições, resultando numa instalação mais limpa.
Alguns cabos serão fixados por baixo do tampo, de forma a abrir espaço para armazenar normalmente as coisas na parateleira interna e outros cabos têm apenas 30cm, pois interligam em outro aparelho logo ao lado. Optei por não transferir as tomadas para o fundo do rack, apenas abrir o rasgo no fundo. Assim, posso deslizar o rack quando precisar. Até poderia deixar os fios das tomadas mais longos, mas preferi não fazê-lo.
Sobre o acabamento…
Cravar as cores que estão em sua cabeça tá cada vez mais difícil se vc for utilizar MDF com revestimento melamínico. A opção seria partir para a laca que têm alquela gama imensa de cores, como uma tinta. A laca por sua vez tem a grande desvantagem de não resistir a impacto e costuma lascar, tipo, passando uma aspirador de pó ao lado da peça e sem querer dar uma batida numa quina da peça laqueada. Então não é exatamente muito fácil vc acertar perfeitamente as cores usando MDF. Do que eu tinha disponível dentro do MDF revestido, optei por uma madeira mais clara misturada com um revestimento brilhante (Carvalho Malva Duratex e Titânio da linha Cristallo, também da Duratex). Esse revestimento mais brilhante que era para ser mais bege, não existe (não o que estava na minha cabeça). Existe cinza meio bege, existe bege meio amarelado, existe tudo, menos o que eu queria, então fiquei nesse meio Fendi…um pouco esverdeado. Para mim, o resultado final das cores ficou (de 0 a 10), nota 8. Passa de ano, mas sem louvor.
A necessidade de trocar o rack também veio quando troquei de TV (o que fiz bem antes de trocar o sistema de audio). A nova TV era grande para o painel que estava atrás dela e também para a largura do rack, daí “precisei” fazer o novo rack (2 anos depois de comprar a TV?).
Tentei fugir do rack blocão, paralelepípedo, e então projetei 2 paralelepípedos com alturas e profundidades diferentes e inseri um ripado que já tá saindo de moda?. Atrás do rack é um painel de dry-wall com papel de parede, que é bem fácil substituir (o papel) se enjoar. Talvez eu substitua no futuro por algo um pouco mais claro, mas para assistir TV esse tom mais escuro torna muito confortável.
Abaixo coloco os esboços do projeto do rack que foram ganhando forma até o projeto final com as medidas. A soundbar que aparece no projeto seria a Q800T da Samsung e que inicialmente ficaria em suporte de parede, mas acabei adquirindo uma JBL e que irá ficar simplesmente apoiada no rack. Na sequencia as fotos
Achei esse bem legal, não precisa ser um gênio pra fazer esse, a questão é só o peso se aguenta, vou pesquisar sobre cantoneiras e umas peças de MDF quem sabe consigo fazer um igual.
Foto crédito do camarada do grupo, eu só reproduzi.
Parece muito sólido!
Tenho uma réplica desse. Comprei no antigo fórum.

.jpg)