Amigos, tenho internet Claro (cabo). Acho uma josta, dá problema toda hora. Talvez parte da culpa seja minha pois não troco o modem faz uns 6 ou 7 anos (preguiça…
). Mas resolvi tomar vergonha na cara, e aproveito para indagar os nobres colegas: apenas troco o modem por um mais novo ou mudo para Vivo Fibra? Um conhecido que trabalha com informática falou que fibra é melhor e mais rápido, porém li vários artigos a respeito e não achei nada realmente conclusivo, portanto quem tiver experiência com o assunto e puder opinar, agradeço muito!
Valeu!!! ![]()
Boa tarde - moro em Porto Alegre, Bairro Menino Deus, tenho Net/Claro, edifício tem mais de 15 anos, acredito seja por cabo, funciona bem. Se optar por fibra, deveria ser toda conexão assim? - se alguma parte for por cabo, perde alguma coisa? TG1698 Aris é o meu modem.
Fibra sempre vai ter menos latência, então se joga online tem que ser fibra.
Por outro lado a fibra se rompe muito mais fácil do que os cabos coaxiais, então teoricamente por cabo é mais estável, por exemplo em casos de desastres naturais, os cabos tendem a resistir mais.
Citadas as diferenças, o que define a qualidade da conexão é o serviço que a operadora vai oferecer, essas operadoras mais tradicionais como claro, vivo, oi tem muitos clientes e quase sempre operam no limite dos equipamentos, o famoso “Armário lotado”
Aqui em casa tenho um UDM-Pro (Unifi Dream Machine Pro) para gerenciar a rede e duas conexões, as duas por fibra e de operadoras locais.
Vai de Vivo Fibra e seja feliz. Tenho há anos e nunca tive problema. Anteriormente tive TIM (fibra) e Net (cabo) e ambos só davam dor de cabeça.
Abs!
Obrigado pelos retornos, colegas. Então por enquanto o placar é Fibra 1 x 0 Cabo ![]()
Aqui uso Copel ( agora Ligga ) fibra.
A fibra vai ate o Moden , dai em diante segue via wifi ou cabo Rj.
Fibra dá de 10 no cabo.
Opa! Se mudar de cabo pra fibra, obviamente é outro “fio” que precisa entrar pela parede, seria isso? Thx!
Sim, vai ser um cabo de fibra óptica, bem mais fino que o coaxial
Ah, beleza! ![]()
Tudo depende da região onde se mora, não dá pra dizer que uma operadora é melhor que a outra, mas a fibra é uma tecnologia mais moderna que o cabo coaxial, principalmente para velocidades de upload.
Eu tenho NET/Claro faz muitos anos, e jogo on line desde 2011, então estabilidade pra mim é essencial.
Não tenho do que reclamar apesar do Up de apenas 50mb, tenho 500mb estáveis e que raramente dão problema, e mesmo com a melhora dos roteadores das operadoras, até com wi fi 6, uso um TP Link AX6000 dedicado, antes usava um TP Link 3400, primordial para jogar on line em alto nível.
Beleza, valew! Talvez eu apenas troque o modem da Claro por um mais novo, a ideia de fazer um buraco novo na parede me dá calafrios, rsrs.
Eu aqui em Curitiba uso Oi Fibra 400 mb faz 3 anos. Uma única vez tive problemas devido a rompimento do cabo na rua por caminhão, mas em 24 horas resolveram. Tenho também Net/ Claro 500mb cabo, faz anos, muito instável, por isso resolvi ter a Oi também.
Renato
Não precisa fazer buraco novo,o cabo que está ai será usado pra puxar o cabo de fibra ótica.aqui na minha cidade,a Claro,Oi e Vivo fibra se equivalem.tenho a Claro 500 mb e quando testo,vejo sempre bem mais de 500mb. nenhuma razão pra mudar.
Pois é, acho que vou só trocar o modem mesmo, que é de 2017 ![]()
Moro em São Paulo, já tive Claro e era bem instável, com quedas constantes.
Eu usava a Vivo Fibra antes e não tinha reclamações. Acabei trocando por que no meu novo endereço não havia ponto disponível na época aqui na rua para novas ligações.
Depois de um tempo consegui contratar a Vivo novamente e não me arrependo. Só contrato Claro novamente se não tiver jeito.
Fibra com certeza!!
Sobretudo se a conexão do modem com o dispositivo for via cabo.
Agora, se for conectar via WIFI, o melhor desempenho pode depender da capacidade WIFI dos dispositivos e das condições da rede local.
Mesmo assim, a fibra é melhor.
Abraços
Mesmo Wifi. as operadoras tão fornecendo roteadores bem melhores que ateriormente.aqui por exemplo aposentei o meu roteador.moro num duplex e na rua o sinal é bom.um colega que tem um top da Asus,também usa o da operadora.apenas se o aparelho tiver muito longe do roteador que terá problemas.
Wifi aqui em casa só nos celulares - que se tivessem tomada ethernet, eu plugava!
Tive o cuidado de cabear toda a casa ainda na obra, são mais de 100 metros de CAT6 saindo do escritório, passando pela sala e terminando no HT, tudo cabeado. Apenas rede SMB não tá funcionando mas é um bug do meu Mac, comprei um novo que deve chegar mês que vem e aí fica tudo conectado direitinho ![]()
Tive Claro, passei para Vivo fibra, minhã necessidades é upload mais rápido e menor latência e a Vivo é melhor, também a estabilidade é boa, nada a reclamar.