Claro ou Vivo? Cabo ou fibra?

Amigos, tenho internet Claro (cabo). Acho uma josta, dá problema toda hora. Talvez parte da culpa seja minha pois não troco o modem faz uns 6 ou 7 anos (preguiça… :nerd_face:). Mas resolvi tomar vergonha na cara, e aproveito para indagar os nobres colegas: apenas troco o modem por um mais novo ou mudo para Vivo Fibra? Um conhecido que trabalha com informática falou que fibra é melhor e mais rápido, porém li vários artigos a respeito e não achei nada realmente conclusivo, portanto quem tiver experiência com o assunto e puder opinar, agradeço muito!
Valeu!!! :wink:

Boa tarde - moro em Porto Alegre, Bairro Menino Deus, tenho Net/Claro, edifício tem mais de 15 anos, acredito seja por cabo, funciona bem. Se optar por fibra, deveria ser toda conexão assim? - se alguma parte for por cabo, perde alguma coisa? TG1698 Aris é o meu modem.

1 curtida

Fibra sempre vai ter menos latência, então se joga online tem que ser fibra.
Por outro lado a fibra se rompe muito mais fácil do que os cabos coaxiais, então teoricamente por cabo é mais estável, por exemplo em casos de desastres naturais, os cabos tendem a resistir mais.
Citadas as diferenças, o que define a qualidade da conexão é o serviço que a operadora vai oferecer, essas operadoras mais tradicionais como claro, vivo, oi tem muitos clientes e quase sempre operam no limite dos equipamentos, o famoso “Armário lotado”
Aqui em casa tenho um UDM-Pro (Unifi Dream Machine Pro) para gerenciar a rede e duas conexões, as duas por fibra e de operadoras locais.

1 curtida

Vai de Vivo Fibra e seja feliz. Tenho há anos e nunca tive problema. Anteriormente tive TIM (fibra) e Net (cabo) e ambos só davam dor de cabeça.

Abs!

1 curtida

Minha conexão é de 500Mbps.

Velocidade via Wi-Fi. Estou com um roteador wi-fi 6E.

3 curtidas

Obrigado pelos retornos, colegas. Então por enquanto o placar é Fibra 1 x 0 Cabo :wink:

Aqui uso Copel ( agora Ligga ) fibra.

A fibra vai ate o Moden , dai em diante segue via wifi ou cabo Rj.

Fibra dá de 10 no cabo.

3 curtidas

Opa! Se mudar de cabo pra fibra, obviamente é outro “fio” que precisa entrar pela parede, seria isso? Thx!

1 curtida

Sim, vai ser um cabo de fibra óptica, bem mais fino que o coaxial

1 curtida

Ah, beleza! :wink:

Tudo depende da região onde se mora, não dá pra dizer que uma operadora é melhor que a outra, mas a fibra é uma tecnologia mais moderna que o cabo coaxial, principalmente para velocidades de upload.
Eu tenho NET/Claro faz muitos anos, e jogo on line desde 2011, então estabilidade pra mim é essencial.
Não tenho do que reclamar apesar do Up de apenas 50mb, tenho 500mb estáveis e que raramente dão problema, e mesmo com a melhora dos roteadores das operadoras, até com wi fi 6, uso um TP Link AX6000 dedicado, antes usava um TP Link 3400, primordial para jogar on line em alto nível.

2 curtidas

Beleza, valew! Talvez eu apenas troque o modem da Claro por um mais novo, a ideia de fazer um buraco novo na parede me dá calafrios, rsrs.

Eu aqui em Curitiba uso Oi Fibra 400 mb faz 3 anos. Uma única vez tive problemas devido a rompimento do cabo na rua por caminhão, mas em 24 horas resolveram. Tenho também Net/ Claro 500mb cabo, faz anos, muito instável, por isso resolvi ter a Oi também.
Renato

2 curtidas

Não precisa fazer buraco novo,o cabo que está ai será usado pra puxar o cabo de fibra ótica.aqui na minha cidade,a Claro,Oi e Vivo fibra se equivalem.tenho a Claro 500 mb e quando testo,vejo sempre bem mais de 500mb. nenhuma razão pra mudar.

2 curtidas

Pois é, acho que vou só trocar o modem mesmo, que é de 2017 :wink:

Moro em São Paulo, já tive Claro e era bem instável, com quedas constantes.

Eu usava a Vivo Fibra antes e não tinha reclamações. Acabei trocando por que no meu novo endereço não havia ponto disponível na época aqui na rua para novas ligações.

Depois de um tempo consegui contratar a Vivo novamente e não me arrependo. Só contrato Claro novamente se não tiver jeito.

1 curtida

Fibra com certeza!!

Sobretudo se a conexão do modem com o dispositivo for via cabo.

Agora, se for conectar via WIFI, o melhor desempenho pode depender da capacidade WIFI dos dispositivos e das condições da rede local.
Mesmo assim, a fibra é melhor.

Abraços

3 curtidas

Mesmo Wifi. as operadoras tão fornecendo roteadores bem melhores que ateriormente.aqui por exemplo aposentei o meu roteador.moro num duplex e na rua o sinal é bom.um colega que tem um top da Asus,também usa o da operadora.apenas se o aparelho tiver muito longe do roteador que terá problemas.

2 curtidas

Wifi aqui em casa só nos celulares - que se tivessem tomada ethernet, eu plugava! :grin: Tive o cuidado de cabear toda a casa ainda na obra, são mais de 100 metros de CAT6 saindo do escritório, passando pela sala e terminando no HT, tudo cabeado. Apenas rede SMB não tá funcionando mas é um bug do meu Mac, comprei um novo que deve chegar mês que vem e aí fica tudo conectado direitinho :nerd_face:

1 curtida

Tive Claro, passei para Vivo fibra, minhã necessidades é upload mais rápido e menor latência e a Vivo é melhor, também a estabilidade é boa, nada a reclamar.

2 curtidas