Este tópico é dedicado ao modelo de tv de 40 polegadas da Panasonic. Modelo este que vem apresentando problemas de exibição de cores, principalmente nos tons azuis que estão em excesso.
Tópico migrado do HT fórum.
Este tópico é dedicado ao modelo de tv de 40 polegadas da Panasonic. Modelo este que vem apresentando problemas de exibição de cores, principalmente nos tons azuis que estão em excesso.
Tópico migrado do HT fórum.
Iai cara, tava rodando pela page da Panasonic e achei o fórum aqui. Depois que o HTFórum fechou, eu fui lá para o Fórum Adrenaline.
No dia 15 de setembro a Panasonic atualizou todas as smart tvs modelos 2018 (Latin America), menos a 40FS600B.
https://av.jpn.support.panasonic.com/support/global/cs/tv/download/fw/america_2018/la.html
E até hoje nenhum posicionamento da Panasonic sobre o problema de cor da tv…
Hoje, dia 15 de dezembro de 2020. A Panasonic liberou uma atualização para a 40FS600B ?
Eu acho que eles resolveram o problema nas cores. Mas eu ainda acho que dá pra perceber um leve esverdeado na imagem.
Opa! Nem ví. Que legal. Ainda não atualizei aqui. Se possível poste algumas fotos aí…
Atualizei o software da tv e, não querendo me enganar, parece nesses primeiros testes que realmente houve uma melhora perceptível no excesso de azul.
Resetei a tv e estou usando a seguinte calibração:
Modo: cinema
Contraste: 80
Brilho: 0
Cor: 43
Matiz: 0
Nitidez: 20
Temperatura de cor: vermelho 1
Cores intensas: desligado
Tela sem escala.
Como disse antes, eu resetei a tv ao padrão de fábrica logo após a instalação da atualização.
Logo de cara notei que o branco ficou realmente branco não tendo mais, aparentemente, aqueles pixels azulados nas sombras da imagem.
Farei mais testes para ver se realmente houve essa melhora e descartar qualquer “efeito placebo”.
Mas até agora estou vendo a melhor imagem que pude ver nesta tv em mais de um ano de sua aquisição.
Edit.: Parece que eles mexeram na escala de cinza eliminando o excesso de cor no degradê melhorando a uniformidade das cores. Não quero me enganar, tenho que fazer mais testes, principalmente em cenas mais escuras onde realmente parece estressar a tv.
Desde quando atualizou pra cá eu ando assistindo muitos conteúdo de varias fontes (Netflix, Prime Video, HDMI, etc) para ter certeza. Eu estou testando com o preset de configuração True Cinema, assim que eu tiver algo concreto sobre a real melhoria da atualização eu posto algumas fotos e falo sobre. Feliz ano novo!
[QUOTE username=Maneco10 userid=7350291 postid=1322086246]Atualizei o software da tv e, não querendo me enganar, parece nesses primeiros testes que realmente houve uma melhora perceptível no excesso de azul.
Resetei a tv e estou usando a seguinte calibração:
Modo: cinema
Contraste: 80
Cor: 43
Nitidez: 20
Temperatura de cor: vermelho 1
Cores intensas: desligado
Tela sem escala.
Como disse antes, eu resetei a tv ao padrão de fábrica logo após a instalação da atualização.
Logo de cara notei que o branco ficou realmente branco não tendo mais, aparentemente, aqueles pixels azulados nas sombras da imagem.
Farei mais testes para ver se realmente houve essa melhora e descartar qualquer “efeito placebo”.
Mas até agora estou vendo a melhor imagem que pude ver nesta tv em mais de um ano de sua aquisição.
Edit.: Parece que eles mexeram na escala de cinza eliminando o excesso de cor no degradê melhorando a uniformidade das cores. Não quero me enganar, tenho que fazer mais testes, principalmente em cenas mais escuras onde realmente parece estressar a tv.
Em cenas escuras… dependendo do conteúdo e fonte está muito bom, pelo app da Netflix está pecando muito o preto (acinzentado ou com muito ruído)
Coloquei a sua calibragem aki pra testar. No prime video 43 de cor fica muito avermelhado os rostos. Mas na Netflix fica muito bom, vou testar no HDMI
Eu estou usando essa calibragem:
Modo: Cinema
Contraste 80
Brilho -3
Cor 34
Nitidez 20
Temperatura de cor_ vermelho 1
Cores intensas_ desligado
Contr. adaptativo de luz_ desligado
Redução de ruído_ desligado
Movimento claro_ desligado
Gamma 2.4
Uma coisa de que tenho muito ódio dessa TV é o Colour Banding, muito perceptível.
essa TV fica entre o 8-bit gradient e o 8-bit gradient, dithered.
40FS600B - atualização 7.023
Sobre o firmware da TV:
Site: Softpedia
Bem que a Panasonic poderia dar mais detalhes sobre as atualizações e não só “melhora os aplicativos de rede” ?
Legal. Então eu abandonei a calibração acima logo após de postar ela. Eu percebi, observando outras tvs, que estava abordando o problema do azul de forma errada. Ao invés de diminuir o azul no balanço de branco, devemos aumentar na mesma medida. Isto praticamente eliminou o problema, não só dos tons fortes de azul, como os dos carros da polícia por exemplo, como também todo o gradiente de cor seja ela qual for. De começo pode-se notar a imagem meio azulada mas isso ocorre pelo tempo que tv leva para assentar a calibração, cerca de uma semana. Agora com cerca de duas semanas da calibração tenho uma imagem muito boa com a qualidade muito superior ao de uma AOC com a qual faço minhas comparações.
True cinema
Contraste: 75
Cor: 40
Nitidez: 45
Temperatura de cor: vermelho2
White balance:
R-gain: 2
G-gain: 0
B-gain: 7
R-cutoff: 1
G-cutoff: 0
Logo posto imagens das cenas escuras com luzes fortes que antes eram problemas na tv.
Já setei essa calibragem aki e estou assistindo a temporada 15 de Supernatural
1 semana usando essa calibragem e a imagem da TV está muito top, as cores se equilibraram. Muito top msm!
Legal! Pela primeira vez passei de dois meses sem mexer na calibração. Agora sim posso dizer que estou satisfeito com o produto e que o mesmo corresponde a reconhecida qualidade da marca Panasonic.
Tenho que editar a mensagem inicial do tópico com algumas novas imagens e o histórico de atualizações e melhoria da tv.
Pena que parece que só nós dois que temos essa tv! Heheh.
Kkkk tem pessoas q querem comprar essa tv ainda, mas só acham a 40FS500B