Clube das SOUNDBARS

Não sei pq a LG tá seguindo esse caminho de lançar porcarias (e são equipamentos caros)… lá fora vive sendo malhada.

As barras topo de linha com ajuste Meridian ainda conseguem avaliações mais positivas, só que nunca vendem por aqui.

A Samsung praticamente já virou o jogo.

Olá pessoal, gostaria da opinião de vocês, tenho uma Sony X905E de 55" no quarto e gostaria de estar adquirindo uma soundbar, as que mais me interessaram foram a HW-T555 da Samsung e a HT-S350 da Sony, ambas na faixa de 1,5k. Qual a opinião de vocês sobre elas? Qual me recomendam mais para usar no quarto?

Também cogitei um HT, mas sendo um quarto de apartamento, achei que ia ficar muito volumoso, e com risco de ter que passear xom fios pelo chão, mas estou aberto a opiniões também nessa faixa de preço

Muito obrigado a todos desde já 

onde está à venda? 

essa JBL 9.1 é meu sonho de consumo

[QUOTE username=luis fred userid=7349699 postid=1319546578]

onde está à venda? [/QUOTE]

No site da própria JBL. Porém, está esgotada neste instante. 

Alguém já tentou a sony ht-s100f? 

Estou procurando uma soundbar para quarto somente pra dar aquela levantada no áudio da TV. Pra ver séries e filmes é ótima e sem necessidade de subwoofer.

Peguei a JBL all in one e apesar de bem feita ela não tem qualquer tipo de equalizador e achei o som muito embolado pois sai um grave meio descontrolado deixando as vozes muito graves também. O grave é surpreendente pra uma barra sem sub mas peca pela falta de controle, na minha visão… chega a gerar um som um pouco abafado.

Pensei na da Sony pois acima dessa faixa de mil reais já começa a ficar difícil e inviável investir… uma Yamaha 109 está custando 2500 e a Yas-107 não tem HDMI e pra tv de quarto ARC e CEC acho fundamental.

Mas já testei uma hipótese que funciona bem até rs… tapei metade do duto de saída do grave e melhorou bastante. Perde o grave quando ele é mais necessário mas impede excesso o tempo inteiro.

Abs

Boa tarde senhores.

Bem, já lá no HTF eu tinha noticiado as mudanças que estariam por vir no meu HT. 

Comecei a brincadeira hoje adquirindo o sistema soundbar JBL 9.1 True Wireless Surround com Dolby Atmos. No site da JBL a pré-venda abre e fecha como “esgotado”, porém há pouco habilitou a compra e eu efetivei: gerei o boleto e paguei. Valor á vista: R$ 6.299,10?

Ah! Frete grátis.?

[QUOTE username=m.fernandes userid=7348429 postid=1319587516]Boa tarde senhores.

Bem, já lá no HTF eu tinha noticiado as mudanças que estariam por vir no meu HT. 

Comecei a brincadeira hoje adquirindo o sistema soundbar JBL 9.1 True Wireless Surround com Dolby Atmos. No site da JBL a pré-venda abre e fecha como “esgotado”, porém há pouco habilitou a compra e eu efetivei: gerei o boleto e paguei. Valor á vista: R$ 6.299,10?

Ah! Frete grátis.?[/QUOTE]

Show de bola!!!

Quando receber,  se for possível, passe suas impressões.

Acho que vai ser a primeira análise do Brasil.

Grande aquisição. Curiosidade aqui a mil.

Sinceramente acho que este valor da JBL 9.1, não seria melhor partir para um HT? Até vi no site está soundbar, estava em pré venda, pensei que na BF poderia o valor melhorar, mas pelo jeito

brasileiro está com bala na agulha e está esgotada, mesmo com BF já batendo na porta e o valor lá no céu.

No meu caso, receiver, a princípio, descarto porque preciso de caixas traseiras sem fio.

O novo home da Harmann, totalmente sem fio,  atenderia minhas necessidades, mas o valor de R$ 16.000,00 não atende.

luis,

Pode deixar que farei um review com minhas impressões e fotos. O faturamento acontecerá “após” o dia 20/10 (que seria o dia oficial do lançamento, pelo que entendi em contato com o SAC da Harman). E a entrega é 7 dias úteis após o faturamento. Ou seja, se tudo se confirmar, deve estar aqui no início de novembro.

Destaco o atendimento do SAC da Harman…muito profissional (eficiente) e eficaz (rebebi tudo que precisava prontamente).?

[QUOTE username=Coragem userid=7368562 postid=1319588326]Sinceramente acho que este valor da JBL 9.1, não seria melhor partir para um HT? Até vi no site está soundbar, estava em pré venda, pensei que na BF poderia o valor melhorar, mas pelo jeito

brasileiro está com bala na agulha e está esgotada, mesmo com BF já batendo na porta e o valor lá no céu.

[/QUOTE]

Coragem,

Vou me estender na resposta, até para complementar o relato que fiz aqui no Clube das Soundbar no dia 31/08.

Às vezes é meio difícil de entender mesmo a opção por um sistema “simplificado”, e ainda mais com esse custo.

Mas o fato é que agora eu estou no caminho inverso ao do meu início no mundo do HT. Lá em 2002, quando montei meu setup eu :

• morava sozinho e era solteiro, assim ouvia/assistia o tempo todo num volume considerável

• era 18 anos mais jovem e era, digamos, mais destemido em relação a deixar esse volume do HT num patamar beeem generoso, mesmo morando em apartamento (obs: moro no mesmo apto ainda hoje).

• era bastante preciosista com relação a todos os aspectos do HT, até porque era um mundo novo e eu não tinha exatamente uma referência anterior. A referência era um mini system Aiwa. Nesse sentido preciosista, montei o setup com caixas Paradigm, sub Velodyne, receiver Yamaha, e as fontes…DVD player Denon e VCR JVC…(na época era tudo “top”)  e ficava buscando as informações no HTF, seguindo os diversos conselhos, achando que se não o fizesse, o produto final (audio/imagem) ficariam ruim. Pra vc ter uma ideia, um colega de HTF produziu pra galera um apoio de esferas para gente colocar o DVD player em cima, de forma que as vibrações que o sub provocasse no rack (ou estante) fossem absorvidas pelas esferas, sem transmitir para o DVD player, e com isso deixando a imagem melhor. Era um certo exagero, mas…lá íamos nós. E eu lia todas as discussões intermináveis sobre cabos, configurações, medições, posicionamento de caixa, etc. e ia comendo os assuntos todos com farinha e tentando implementar no meu HT…dalí a pouco já achava que as minhas caixas deveriam ser torres (numa sala de 4,00 x 3,00m!), que as surround precisavam mudar de posição, que a assinatura sônica do receiver não casava tão bem com as caixas, que o áudio e o vídeo estavam uma bosta, etc.

Mas, o tempo passou e, nesse tempo, eu segurei meus impulsos e acabei investindo muito mais no braço “vídeo”, do que no “áudio” do HT. Fui trocando a TV, as fontes, também precisei sair da minha sala dedicada aqui no apto (virou quarto do segundo filho?), mas principalmente, consegui dar uma freada nesse espírito de “preciosismo”. Se vc deixar, vc pode ficar numa vibe de que nunca o seu áudio ou sua imagem é bom/boa e estará sempre em busca de algo que pode nem se atingir para a para sua sala e as suas condições.

Um fator importante nessa história toda é que eu me ligo mais na parte de vídeo do que de áudio. Morar um apartamento, de certa forma, te limita um pouco nesse sentido.

E com isso tudo, com a idade, com uma percepção diferente e principalmente, com a experiência de ter visto e escutados outros tantos sistemas, passados esses 18 anos, eu acabei entrando numa nova fase que é a da simplificação, principalmente no braço áudio.

A ideia é conseguir ter um bom áudio, dentro daquilo que me atenderia atualmente e dentro das condições que possuo (não financeiras eu falo, mas de espaço, de morar em apto., de morar agora com esposa e filhos, de não ter mais o HT num ambiente dedicado), mas com um sistema enxuto, simples, e não mais com o tradicional setup receiver + caixas/pedestais.

A aquisição dessa soundbar já é a materialização desse blá blá blá todo.?

[QUOTE username=luis fred userid=7349699 postid=1319589572]No meu caso, receiver, a princípio, descarto porque preciso de caixas traseiras sem fio.

O novo home da Harmann, totalmente sem fio,  atenderia minhas necessidades, mas o valor de R$ 16.000,00 não atende.[/QUOTE]

Não fosse o fato de vc precisar ligar as caixas em tomadas, seria uma solução bastante interessante, mas claro, por R$ 16K.

No meu caso, eu mirava uma soundbar com Dolby Atmos e inicialmente sem as surrounds, tipo a Samsung Q-800T - que hoje está em R$ 3.185,00, preço interessante. Minha segunda opção era a JBL 5.1 com as surround destacáveis por R$ 5,2K aproximadamente, mas não tem Dolby Atmos. Como já estou em processo das mudanças todas aqui em casa e pingou essa JBL 9.1 em pré-venda por R$ 6,3K, eu já bati de primeira (algo que dificilmente faço), mas resolvendo a questão. 

Ainda falando da aquisição da JBL 9.1, ou melhor, 5.1.4, ela não atendeu 100% as minhas specs desejadas, o que até acho difícil de conseguir em qualquer equipamento…sempre tem um “senão” que não nos atende, ás vezes é só o preço, mas é um senão.?

Cito o sub da JBL com driver de 10" que é dimensionalmente um pouco maior do que o meu desejado e tenho certeza que em termos de audio (graves e volume) vai sobrar na minha sala (o sub com driver de 8" ou até  6,5" seria o desejável) e a barra não é built-in Alexa. Dois últimos aspectos são: ela não entrega o HLG e o HDR10+, mas é HDR passtrough e tem apenas 1 entrada HDMI. Esta última questão de apenas 1 HDMI in não era exatamente um problema para mim pois nas mudanças de rack, equipamentos e posição que estou fazendo, eu já iria comprar de qualquer jeito um HDMI splitter/switcher, para deixar a instalação mais limpa.

Mas, como a Samsung não traz os modelos que eu mais queria (Q-90R ou N-950) então nesse momento fui de JBL.  É capaz que agora com esse lançamento da JBL, a Samsung se movimente para trazer esses modelos citados. Tem mercado.

Mas isso não me deixa em nada sem empolgação com a aquisição…não tenho dúvida de ser uma bela entrada no mundo das soundbar e do início da simplificação que estou buscando.

[QUOTE username=m.fernandes userid=7348429 postid=1319587516]Boa tarde senhores.

Ah! Frete grátis.?[/QUOTE]

Parabéns pela coragem de gastar essa nota. Nesse nível de barra estamos sem outras opções… só li coisas boas a respeito dela. Provavelmente vc vai curtir.

[QUOTE username=m.fernandes userid=7348429 postid=1319594533]Ainda falando da aquisição da JBL 9.1, ou melhor, 5.1.4, ela não atendeu 100% as minhas specs desejadas, o que até acho difícil de conseguir em qualquer equipamento…sempre tem um “senão” que não nos atende, ás vezes é só o preço, mas é um senão.😄

Cito o sub da JBL com driver de 10" que é dimensionalmente um pouco maior do que o meu desejado e tenho certeza que em termos de audio (graves e volume) vai sobrar na minha sala (o sub com driver de 8" ou até  6,5" seria o desejável) e a barra não é built-in Alexa. Dois últimos aspectos são: ela não entrega o HLG e o HDR10+, mas é HDR passtrough e tem apenas 1 entrada HDMI. Esta última questão de apenas 1 HDMI in não era exatamente um problema para mim pois nas mudanças de rack, equipamentos e posição que estou fazendo, eu já iria comprar de qualquer jeito um HDMI splitter/switcher, para deixar a instalação mais limpa.

Mas, como a Samsung não traz os modelos que eu mais queria (Q-90R ou N-950) então nesse momento fui de JBL.  É capaz que agora com esse lançamento da JBL, a Samsung se movimente para trazer esses modelos citados. Tem mercado.

Mas isso não me deixa em nada sem empolgação com a aquisição…não tenho dúvida de ser uma bela entrada no mundo das soundbar e do início da simplificação que estou buscando.[/QUOTE]

O que eu pesquisei e li sobre a JBL 9.1 é…Alguns proprietários dizem que as traseiras avulsas tem o som baixo, outros citaram que o som é alto o suficiente e não atrapalha em nada…Neste caso teria que ver pessoalmente, pois se o volume estiver baixo por exemplo, mesmo assim te entregaria um som atrás que dá pra escutar? No meu teste com a JBL 5.1 (melhor soundbar que testei até agora, mas devolvi e ainda não bati o martelo), com o volume em baixo, as caixas traseiras destacáveis acompanham e chega um momento que você deixa realmente de ouvir elas, não tem um aplicativo para configurar de forma independente o grave, agudo, central, lateral, traseiras e o subwoofer, bola fora…Dizem que existe um bug no subwoofer que chegou a ser corrigido através de firmware, mas não ficou no ponto ideal (relato de usuários), me parece que a caixa parava de funcionar em determinado volume é só ativava acima de volume x…Em relação ao Dolby Atmos, maioria do pessoal que tem a soundbar informam que não existe imersão, já outros dizem que conseguem “sentir” o som se espalhando, aqui entramos na percepção individual de cada um…Todas as soundbar’s que testei até o momento, até mesmo com DA, não houve qualquer tipo de imersão (Q800T/SL9YG)…A partir disso, acredito que não se criando uma expectativa em relação ao DA, acho que a barra pode ir muito bem…DA já cheguei a conclusão que no momento tem que ter satélites embutidos no teto, e uns 4 pelo menos e dependendo do tamanho da sala ou quarto, nem sei se seria viável, talvez um bom sourrond 5.1 já atenderia bem. Enfim, no geral me parece que a barra é excelente, só o valor que na minha opinião acho que está bem puxado. Obs.: Talvez alguns não saibam, a JBL pertence a Samsung.

Krypto, 

Também fiquei bem satisfeito com as avaliações positivas. Isso, sem dúvida, impulsionou minha compra.

Dos locais que costumo buscar informações, o Rtings é um dos que mais gosto.

Lá a barra JBL obteve nota geral 8.1, mas 8.2 para filmes e diálogos/TV shows. Veja:  https://www.rtings.com/soundbar/reviews/jbl/bar-9-1 

Gozado que um dos pontos negativos apontados pela Rtings é a limitação de ajustes, mas que é justamente um dos pontos que vão ao encontro da simplificação que pretendo. Meu receiver atual tem vários audio presets, na prática utilizo apenas 3, sendo 1 deles justamente a ausência de efeitos (“effect off” - que utilizo para ouvir audio stereo).

A barra Samsung Q90R, uma das que pretendia, ganhou nota geral 8.2, sendo os mesmos 8.2 para filmes - meu uso principal - e 8.1 (um pouquinho menos que a JBL) em diálogos/TV shows. Ela se saiu melhor que a JBL em música (8.2 x 8.0). Veja a avaliação geral aqui: https://www.rtings.com/soundbar/reviews/samsung/hw-q90r

Ok, nota pra cá, nota prá la é tudo meio subjetivo, mas é uma referência.

Acho que no “mundo real”, em termos de audio, deve existir uma diferença não muito importante entre elas. Destaco o tamanho da Q90R, que é um verdadeiro poste, bem maior do que eu acharia mais legal. Isso porque nessa barra Samsung existe mais falantes (ela é uma 7.1.4) e por ser mais alongada e com mais falantes, ajuda na criação de melhor palco sonoro, justamente um dos poucos pontos a “se melhorar” na JBL, segundo os reviews.

Mais que tudo, é necessário interpretar o que se lê em reviews. Uma das coisas positivas comuns que muitos reviews sérios trazem é que, em muitos casos, somente se vc fizesse um comparativo lado a lado entre equipamentos - na sua sala! - é que vc perceberia a diferença entre eles, querendo dizer que ambos te atenderiam bem. Tem gente que lê esses comparativos lado a lado e conclui cegamente que um não presta e o outro sim…e deixa de aquirir o “um”. ?

[QUOTE username=Coragem userid=7368562 postid=1319594975]

O que eu pesquisei e li sobre a JBL 9.1 é…Alguns proprietários dizem que as traseiras avulsas tem o som baixo, outros citaram que o som é alto o suficiente e não atrapalha em nada…Neste caso teria que ver pessoalmente, pois se o volume estiver baixo por exemplo, mesmo assim te entregaria um som atrás que dá pra escutar? No meu teste com a JBL 5.1 (melhor soundbar que testei até agora, mas devolvi e ainda não bati o martelo), com o volume em baixo, as caixas traseiras destacáveis acompanham e chega um momento que você deixa realmente de ouvir elas, não tem um aplicativo para configurar de forma independente o grave, agudo, central, lateral, traseiras e o subwoofer, bola fora…Dizem que existe um bug no subwoofer que chegou a ser corrigido através de firmware, mas não ficou no ponto ideal (relato de usuários), me parece que a caixa parava de funcionar em determinado volume é só ativava acima de volume x…Em relação ao Dolby Atmos, maioria do pessoal que tem a soundbar informam que não existe imersão, já outros dizem que conseguem “sentir” o som se espalhando, aqui entramos na percepção individual de cada um…Todas as soundbar’s que testei até o momento, até mesmo com DA, não houve qualquer tipo de imersão (Q800T/SL9YG)…A partir disso, acredito que não se criando uma expectativa em relação ao DA, acho que a barra pode ir muito bem…DA já cheguei a conclusão que no momento tem que ter satélites embutidos no teto, e uns 4 pelo menos e dependendo do tamanho da sala ou quarto, nem sei se seria viável, talvez um bom sourrond 5.1 já atenderia bem. Enfim, no geral me parece que a barra é excelente, só o valor que na minha opinião acho que está bem puxado. Obs.: Talvez alguns não saibam, a JBL pertence a Samsung. [/QUOTE]

Coragem, além desses pontos que vc trouxe também há relatos de pequenas falhas nas surround (wireless) - “flicker sound”. Não dá nesse momento para atribuir ao equipamento ou a eventuais interferências no local de quem relatou. 

Também li um relato de que o volume, no geral, seria baixo…o cara queria mais uns 5 pontos de aumento no volume para chegar no nível sonoro que deixaria ele satisfeito.

Mas tudo isso eu te conto, quando a minha chegar.?

Sobre o Dolby Atmos, faço um comentário particular: é preciso saber o que o cidadão espera dessa tecnologia… pois quando se escuta que o Dolby Atmos proprocionaria o efeito sonoro de, por exemplo, vc ouvir um helicóptero descer ou subir (ao mesmo tempo que essa imagem é vista na tela), vc pode ficar imediatamente (e talvez erroneamemte) apaixonado pela ideia.

Bem, pessoalmente - reitero, isso é 100% pessoal - entendo que o Dolby Atmos meio que equivale a divisão “horizontal” de canais de som…direito e esquerdo, mas agora seria uma divisão “vertical”. Assim, o que eu espero, é um aumento do envolvimento sonoro, mas com suas óbvias limitações. E aqui falo da plataforma sonora “Dolby Atmos” e não do equipamento que reproduz o Dolby Atmos. Então é possível que o cara atribua ao equipamento, qualquer que seja ele - soundbar ou não - a limitação da tecnologia. E, pior, cá entre nós, a divisão de canais esquerda-direita…e agora…em cima e embaixo…varia totalmente de midia para midia.

Legal, aguardando ansioso por aqui a chegada da sua soundbar pra você com um tempinho postar suas impressões pra gente, ainda mais que vem de HT, vai ser muito importante seu parecer…Boa Sorte com ela!

[QUOTE username=m.fernandes userid=7348429 postid=1319594533]Ainda falando da aquisição da JBL 9.1, ou melhor, 5.1.4, ela não atendeu 100% as minhas specs desejadas, o que até acho difícil de conseguir em qualquer equipamento…sempre tem um “senão” que não nos atende, ás vezes é só o preço, mas é um senão.?

Mas isso não me deixa em nada sem empolgação com a aquisição…não tenho dúvida de ser uma bela entrada no mundo das soundbar e do início da simplificação que estou buscando.[/QUOTE]

Depois coloca suas impressões. Posso falar da JBL Bar 5.1 que é a que eu tenho. Pelo que eu vi, o Sub da 9.1 aparentemente é o mesmo da 5.1 e para o seu uso vai sobrar, ele é muito forte e faz meu quarto tremer, pra quem gosta de graves é um “soco no estômago”. Quanto ao fato de só ter uma entrada HDMI, se você tiver uma TV com E-ARC ligue seus equipamentos nela e a BAR na HDMI-ARC e você não terá perdas, nem precisaria de um splitter. Sobre não ter ajustes finos, pra min não fez diferença na 5.1, só uso basicamente o preset “Movie” que reproduz o áudio 5.1 (DTS ou Dolby) dividindo perfeitamente os canais de áudio nas frontais e surround e o “Music” que é basicamente um estéreo, reproduz o mesmo som em todos os falantes. Só percebi que quando uso o “Music” o som perde em graves e o sub entra menos, mas aí você pode suar o ajustar para aumentar o volume do sub e compensar isso. Não tive problemas com as surround destacáveis, nunca perderam a sincronia e nem sofreram interferência. Nunca cheguei a usar tempo suficiente para descarregar elas, só destaco quando vou assistir filmes ou séries em 5.1. O volume delas é muito bom e você também pode ajustar o volume delas pelo controle, no meu caso deixo em +2 e a sensação de imersão no filme é incrível.