Clube do DAC II do Luis Flugge - Hi-End nacional (2.0)

Pessoal

Quero compartilhar aqui as minhas impressões sobre o recém lançado DAC II do Luis Fluge. Vou escrevendo aos poucos pois tenho muitas coisas para falar.

O Luis quase todo mundo conhece aqui no forum por conta dos seus famosos Mods.

A tempos venho conversando com o Luis e acompanhando a sua idéia de lançar um DAC. Quando fiquei sabendo que o DAC estava pronto logo me candidatei para testar o mesmo aqui na minha sala.

Antes de falar sobre as grandes qualidades desse DAC quero mostrar aos colegas o esmero e o capricho na construção. Coisa realmente profissional.

O DAC conta com 3 saídas da seguinte forma:

1- RCA Normal

1- RCA variável (atenuador passivo)

1- XLR variável (Pré ativo baseado no próprio circuíto balanceado)

O controle de volume é analógico (alps)

Segundo o Luis ele usa os Burr-Brown topo de linha no DAC II.

Tem entradas digitais para todos os gostos.

Não tenho uma foto interna, mas ja da para se ter uma idéia de que o mesmo capricho foi utilizado na construção do circuito. Pelo que sei todas as trilhas foram feitas manualmente e os componentes são todos top.

Eu estou usando o meu set up principal para o teste e coloquei no DAC os meus melhores cabos. Ele reage de forma muito perceptível a troca de cabos.

A primeira coisa que me chamou a atenção de forma especial foi a resolução desse DAC.

A quantidade de informação e de detalhes que se ouve é incrível. Em certas gravações é possível ouvir detalhes precisos do ambiente onde a gravação foi feita. Na reproduçao de “Your Song” com a Jacintha é possível ouvir os micro-detalhes com muita clareza e definição. O ambiente onde ela esta cantando fica enorme.

O melhor de tudo é que esse nível de resolução não deixou o som analítico como era de se esperar. Da a impressão que o Luis deixou o acerto no limite, de forma que se pudesse ter resolução e musicalidade ao mesmo tempo. Essa é uma característica que geralmente só se encontra em DACs top de linha.

Eu tive, um bom tempo atrás, um dac Hi-end que eu vendi por causa da falta de variação dinâmica. Essa falha deixa a música sem vida e sem emoção.

Para testar o DAC II nesse quesito eu coloquei uma peça clássica com regência do maestro Eiji Oui com grande massa orquestral de um CD da Reference Records.

Quando entrou o Tutti tudo soava dinâmico, vivo e emocionante. Algo de arrepiar. Essa é uma característica que eu gosto muito no meu DAC ECD-1 da Electro.

O som não chapou e não endureceu. Tocou de forma vigorosa e fluida.

O Russo e o Americano estavam em casa e puderam compartilhar esse momento. Ponto para o DAC II.(y)

Ontem eu fiquei ouvindo algumas peças com violinos para avaliar mais demoradamente a questão dos timbres.

Tenho várias gravações boas e com violinos diferentes que facilitam avaliar esse quesito.

O DAC II consegue apresentar os timbres de forma muito correta e agradável.

Ele consegue mostrar as diferenças entre um timbre e outro com clareza.

Alguns DACs tem tanta personalidade que parece que vc está ouvindo o mesmo violino não importa o cd que vc coloque.

O palco sonoro é generoso e amplo.

Assim como o meu ECD-1 ele faz o sistema desaparecer na sua frente.

O DAC II tem excelente micro e macro dinâmicas.

Os detalhes sao percebidos de forma precisa.

O equilíbrio tonal é excelente.

O corpo harmônico é correto.

Continua…

Continuação…

Ou seja, pra resumir, o DAC II é um excelente DAC.

Ele é equilibrado e cumpre a sua missão com competência.

Tem uma resolução parecida com o Dac Magic, mas a sonoridade é muito mais agradável.

Sinceramente eu acredito que o DAC II seja um real upgrade para os colegas que tem Dacs nessa faixa até R$ 4000,00 mais ou menos.

Ele é um DAC perfeito? Não. Mas com certeza vale mais do que custa.

Falei com o Luis e recursos como: Inversao de fase, controle remoto e etc parece que ficarão para uma versão top.

Eu percebi um pouco de ruido, tipo um ronco ao ligar o DAC II.

Vou conversar com o Luis e ver o que pode ser, pois pode ser que isso tenha acontecido apenas no aparelho que está aqui em casa.

Eu fiz essa avaliação usando apenas a saída RCA normal.

Assim que eu tiver um tempinho eu vou analisar as saídas variáveis.

Sugestao: Esse DAC é muito sensível aos cabos. Quanto melhor o cabo melhor ele toca.

Inclusive me esqueci de dizer que na embalagem vem além do cabo de força um cabo digital RCA.

Continuando:

Mais alguns itens que achei importante listar:

Possui 2 CIs DACs internos, 1 independente dedicado por canal top de linha da Burr-Brown PCM1794.

O Upsampler interno é assíncrono 24Bits/192KHz e um excepcional redutor de jitter para todas as entradas digitais pois é feito um reclocking dos sinais decodificados tendo como base o oscilador clock interno do DAC de baixíssimo jitter ( 0,5 psec ) e ruído de fase.

Resistores 1% de tolerância de especificação militar e baixa indutância.

Capacitores Wima de filme de polipropileno em todos os filtros.

Fontes analógicas tipo shunt e fontes digitais superdimensionadas e independentes.

Pré amplificação analógica discreta com polarização 100% Classe A.

O nível de saída de fones é de 4 Volts máx., com amplificação dedicada e aceita qualquer um entre 32 e 600 Ohms.

Conectores gold - plated da Jalco.

Especificações técnicas:

Etapa Analógica

Nível de saída 0dB máx.-- RCA - 4V RMS e XLR balanceado - 4V RMS por fase

THD máx.-- 0.0015% (20 to 20,000 Hz)

Separação Stereo-- >104dB

Etapa Digital

Entradas Formatos-- AES3, IEC958 Type II - S/PDIF, USB 1.1 e 2.0

Nível nominal-- XLR AES/EBU - 5Vpp @ 110 Ohms e RCA Coaxial - 0,5Vpp @ 75 Ohms

Toslink Óptica -20 a -15dBm

Resolução (Bits) máxima e faixa de freqüências de amostragem

XLR AES/EBU, RCA Coaxial e Toslink Óptica-- 24Bits - 28 KHz a 108 KHz

USB-- 16Bits - 32KHz a 48 KHz

8 × Oversampling Digital Filter–

Stop-Band Attenuation – –130 dB

Pass-Band Ripple-- ±0.00001 dB

Sample-Rate-Coverter – 24Bits - 192KHz automático

Faixa Dinâmica-- 128dB

Relação Sinal - Ruído-- >105dB

Resposta de freqüência-- 20 to 20.000 Hz + - 0.3dB

Dimensões Físicas e Alimentação

Tensão AC de rede – 110 a 127VAC ou

220 a 240VAC 50/60Hz

Consumo-- 25VA máx.

Dimensões-- L: 26cm, Prof: 23cm, A: 6,9cm

Peso líquido/bruto-- 3,45Kgs/4Kgs

Pronto, reaberto o clube do Dac II. ðŸ‘ðŸ‘

Maravilha Samuel.

Peço minha inscrição pois tenho um DAC II e gosto muito dele.

Ola, precisamos de fotos. Quem se habilita?

Já tive um. Excelente dac

O ideal seria mover para dentro do tópico dos DACs, será que não?

Tenho um deste e recomendo !

Seguem fotos.

DSC03975.jpgDac2 DSC03991ok.jpg    

Tenho um e adoro!!!

Já tive por muito tempo e no meu sistema deu uma surra em vários bons DACs na mesma faixa de preço, incluindo o DAC Magic Plus da Cambridge (usando a entrada digital coaxial, não a USB). 

Já tive um e me arrependo até hoje por ter vendido. Pelo tempo, ainda é um excelente dac.

Somos 2 Miguel, arrependimento puro…

1 curtida

Olha o meu aí :backhand_index_pointing_down::+1:

Isso foi na época que morava no meu outro apto.

Um ótimo dac que teve sua época. Hoje em dia, teria que mudar muita coisa, a começar pelo chip dac.

1 curtida