Eu tive o prazer de restaurar dezenas de toca-discos DD-1 Gradiente. O DD-1 Gradiente, na verdade é um projeto da Pioneer de 1.978. Um projeto muito ousado para a época, e que até hoje é admirado pela sua construção e pela sua beleza
Que bom ver o amigo postando novamente!
Muito bom Antunes poder contar com seu conhecimento novamentr.
Grande Antunes, uma enciclopédia viva!
Adquiri no começo deste ano um DD1, mas o mesmo está na manutenção e sem previsão retorno.
Uma das ações será a troca de gabinete, que foi feito em imbuia pelo amigo Turvo, muito conhecido no antigo HT Forum.
Espero postar em breve as fotos do bicho.
Alexandre, por favor, posso passar o seu nome para o Fabbio Mascarenhas?. Ele está precisando do Turvo e não acha o contato dele por nada. Ele também vai fazer uma base para um DD-1 que ele comprou.
Caro Antunes Carlos bom dia, prazer enorme vê-lo no fórum novamente.
Também gostaria do contato desse rapaz pois tenho 2 DD1 em perfeito estado de eletrônica só fica devendo mesmo a famigerada base de aglomerado.
Deveriam ter feito algo de melhor qualidade.
Oi Lupe, bom dia e obrigado. É um prazer imenso vê-lo por aqui. Quem tem o contato do Turvo é @Alemoraes1977.
Lupe, enviei o contato por MP.
Abraços
[QUOTE username=Lupe2000 userid=7349090 postid=1312807699]Caro Antunes Carlos bom dia, prazer enorme vê-lo no fórum novamente.
Também gostaria do contato desse rapaz pois tenho 2 DD1 em perfeito estado de eletrônica só fica devendo mesmo a famigerada base de aglomerado.
Deveriam ter feito algo de melhor qualidade.[/QUOTE]
Boa tarde pessoal, tambem tenho interesse no contato do rapaz que faz as bases para o dd-1.obrigado desde ja.
Quem fabrica as bases, é o TURVO. O contato dele é (16) 99768 2337. Ele trabalha muito bem.
Boa tarde, amigos!
Essa semana tive a honra de conseguir meu DD1, está todo original e o madeiramento está perfeito! Além também do acrílico impecável e de todas as funções estarem funcionando, apenas aquela questão do pêndulo onde a agulha chega no final e é acionado o lift, e o td também desliga, isso não está funcionando. Alguma dica do que fazer para regular isso?
[QUOTE username=Tony Gimenes tonygimeness userid=7471236 postid=1321475943]
Boa tarde, amigos!
Essa semana tive a honra de conseguir meu DD1, está todo original e o madeiramento está perfeito! Além também do acrílico impecável e de todas as funções estarem funcionando, apenas aquela questão do pêndulo onde a agulha chega no final e é acionado o lift, e o td também desliga, isso não está funcionando. Alguma dica do que fazer para regular isso?
[/QUOTE] Aquele pendulo possui um IMÃ em seu interior, que ao coincidir naquela peça plastica preta no final do curso do braço, aciona um REED SWITCH, fechando o contato que faz desligar o motor do prato, e acionar o solenoide do lift, erguendo o braço. faça um teste, solte o pendulo, ponha um disco pra tocar e antes de chegar no final, só pra testar, ponha o pendulo, nessa peça plastica. se funcionar, você terá que abrir o toca discos, folgar essa peça preta, e trazer ela mais para a esquerda, e reapertar o parafuso, coisa de alguns milímetros já resolve. caso negativo, ou a ampola (REED SWITCH) pode estar danificada, ou o circuito que faz isso tudo, mais complicado, porem não é impossível de resolver.[QUOTE username=Hélio Lima Filho userid=7535127 postid=1321509459]Aquele pendulo possui um IMÃ em seu interior, que ao coincidir naquela peça plastica preta no final do curso do braço, aciona um REED SWITCH, fechando o contato que faz desligar o motor do prato, e acionar o solenoide do lift, erguendo o braço. faça um teste, solte o pendulo, ponha um disco pra tocar e antes de chegar no final, só pra testar, ponha o pendulo, nessa peça plastica. se funcionar, você terá que abrir o toca discos, folgar essa peça preta, e trazer ela mais para a esquerda, e reapertar o parafuso, coisa de alguns milímetros já resolve. caso negativo, ou a ampola (REED SWITCH) pode estar danificada, ou o circuito que faz isso tudo, mais complicado, porem não é impossível de resolver. [/QUOTE]
Boa noite, Hélio! Já resolvi o problema, só tiver que dar uma mexida no imã, estava desregulado.
Agora estou precisando resolver uma outra questão, a do lift. Está subindo muito rápido, e até indo mais para a direita. E a descida dele está muito exagerada! Bate com força no disco. Me disseram que uma graxa de amortecimento resolveria o problema...
[QUOTE username=Tony Gimenes tonygimeness userid=7471236 postid=1321510030]
Boa noite, Hélio! Já resolvi o problema, só tiver que dar uma mexida no imã, estava desregulado.
Agora estou precisando resolver uma outra questão, a do lift. Está subindo muito rápido, e até indo mais para a direita. E a descida dele está muito exagerada! Bate com força no disco. Me disseram que uma graxa de amortecimento resolveria o problema...
[/QUOTE]Tem duas maneiras de resolver o lift desse toca discos, uma é desmontar todo o conjunto (Solenoide, eixo, pistão) e lubrificar com graxa invertida, fica muito bom, mas as vezes o problema não é só esse, tem um trimpot na placa de controle, que ajusta a força desse solenoide, teria que ir ali e ajustar até deixar ele mais lento, com calma dá pra deixar melhor que o original.
Boa noite meus amigos e admiradores dessa máquina de tocar vinil.
Aproveitando, alguém com maior experiência do que este que vos escreve saberia me informar o valor em ohms dos potenciômetros que controlam o pitch do DD1…?
Desde já fico muito grato.
[QUOTE username=Lupe2000 userid=7349090 postid=1322861792]Boa noite meus amigos e admiradores dessa máquina de tocar vinil.
Aproveitando, alguém com maior experiência do que este que vos escreve saberia me informar o valor em ohms dos potenciômetros que controlam o pitch do DD1…?
Desde já fico muito grato. [/QUOTE]
Não sei se você tem conhecimentos de eletrônica, mas talvez te ajude o esquema do circuito do DD1, parece que é 1kOhm:
Agradeça ao Daniel Vonghon e ao Jorge Schmaedecke pelo esquema.
Edmar
Muito agradecido pela ajuda já substitui e deu resultado…
Agora estou me debatendo com um capacitor acho que deve ser isso, para o sistema de fim do disco.
Quando vc liga o toca disco ele não funciona, passado algum tempo ele volta a funcionar…da a impressão de que está carregando algum componente…deve ser capacitor.
[QUOTE username=Lupe2000 userid=7349090 postid=1323778561]Muito agradecido pela ajuda já substitui e deu resultado…
Agora estou me debatendo com um capacitor acho que deve ser isso, para o sistema de fim do disco.
Quando vc liga o toca disco ele não funciona, passado algum tempo ele volta a funcionar…da a impressão de que está carregando algum componente…deve ser capacitor.[/QUOTE]
O que faz ligar e desligar no final do disco é um Relé Reed. Liga com 0V e desliga com 0,6V nos seus terminais. Está no esquema acima.
Edmar
Boa noite, Tenho 1 DD! que após muito tempo parado resolvi reativar, porém não tenho som na saídas do TD, todo o resto parece estar ok. Alguém poderia me informar como posso testar as saídas do HeadShell até os RCA? Onde acham que pode estar interrompido? Não queria desmontar toda a parte do braço, estou temeroso em não conseguir montar novamente de forma correta.
Em primeiro lugar retire o shell, e com um multímetro, teste todos os 4 cabinhos. Esse braço, infelizmente trava as “molinhas” internas do chicotinho do shell com o tempo. Você pode ver isso antes. Retire o shell e veja se todos os 4 pinos estão na mesma posição onde o shell vai e os empurra" para dentro. Seum deles estiver afundado, ou não estiver voltando quando você retirar o shell, o problema pode estar aí. Com muita sorte, o WD 40 resolve. É só borrifar o WD 40 que o pino travado pode voltar. Caso isso não aconteça, seus problemas estão só começando e não são poucos. Caso os 4 pinos estejam “indo e voltando” corretamente, pegue o multímetro e verifique cada um dos pinos até os terminais RCA. Se em algum deles não estiver chegando sinal, é porque um dos cabinhos, ou a fiação inteirado braço se deteriorou com o tempo. Isso é comum no DD-1, que afinal de contas foi fabricado em 1.978. Caso não tenha noção de eletrônica, nem pense em mexer nesse braço, pois a complicação é certa. Boa sorte.

.jpg)
.jpg)