Condicionador convencional X inverter .Vale a pena ?

Tópico abrangente pra discutirmos custo benefício (CXB) pay back consumo dúvidas sobre operação  aplicação especificações ,testes do INMETRO normas experiencias positivas e negativas  depoimentos feedback e review de quem ficou satisfeito ou não com um ou com outro.Enfim espaço pra debate .

Olá pessoas, acho que vale muuito a pena. O principal ponto é o conforto. Por exemplo, num aparelho tradicional, se você seta em 23 graus, às vezes, dependendo do aparelho, o compressor não desliga (a janela de intervalo de funcionamento é muito grande), aí passa frio, se coloca 24 graus, o compressor não liga. No inverter é temperatura constante, não há disparos, acredito que por isso exista menor incidência de harmônicos na energia, não sei… E os valores estão mais convidativos. Agora se o uso é intenso, compressor sempre no máximo, aí não vale a pena, pois não haverá economia. 

Olha só uma correção na inversão se o ambiente estiver bem dimensionado  e a capacidade de qualquer condicionador com essa tecnologia estiver correta em cima desse cálculo bem feito da carga térmica total desse ambiente ,ele opera  com média entre 25% até 50% de sua capacidade total,daí a economia .

A inversão perde um pouco seu benefício em relação ao custo ,quando tem sua utilização abaixo das 3 horas diárias …Mesmo assim ele é ainda mais econômico  do que o convencional …Só o retorno do investimento  ou pay back é mais demorado e pode não ser tão atraente .Se não foi isso que entendi na sua ultima frase da sua postagem ( “Agora se o uso é intenso, compressor sempre no máximo, aí não vale a pena, pois não haverá economia.” ) e se entendi errado, desconsidera .Obrigado por postar boa sorte abração .

Opa tranquilo sem problemas! É porque na firma a onde trabalho o pessoal coloca o aparelho na potência máxima o tempo todo (um mau hábito) principalmente em Manaus aqui se você definir a potência em por exemplo 17 graus o aparelho não atinge essa temperatura simplesmente porque a diferença de temperatura é muito grande. Exemplo: 40 Graus externo e 17 interno numa sala que 9 metros quadrados com ar de 12000 BTUs. nessa situação o compressor mesmo sendo inverter funcionaria em potência máxima até atingir os referidos 17 graus mas nunca consegue porque é muito quente. A não ser que seja um aparelho bem mais potente. Só nesse caso e observei que o custo benefício não compensa, mas posso estar enganado… 

Tudo depende do dimensionamento bem feito contanto com todas os fatores e fontes de calor .A capacidade do condicionador está atrelada ao cálculo correto da carga térmica para que ele opere dentro de suas características de projeto e de aplicação .Fora isso é prejuízo na certa .

Nós que trabalhamos nesse setor a muito tempo temos visto num ambiente com a mesma área e número de pessoas operar bem com economia e desempenho e rendimento legal com um condicionador com determinada capacidade  com um bom custo benefício.

Já num outro espaço com as mesmas dimensões do primeiro mais ou menos parecido com o nº de pessoas etc  ,necessitar de um condicionador de maior capacidade pelo fator da carga térmica encontrada nesse local ser bem mais alta do que no primeiro ambiente.

O Brasil é dividido em zonas climáticas com pesos multiplicadores diferentes que podem acrescentar ou não de maior ou menor capacidade na escolha de um condicionador em até 20% no resultado final de um cálculo ou dimensionamento.

Já vi erros grotesco nesse sentido em projetos de grandes sistemas que deu certo em determinadas regiões,no sul por exemplo ,mas que em outras ficaram subdimensionados ou deram muitos problemas de rendimento principalmente  e por tabela um custo fixo maior .

Tudo conta como fator no calculo da carga térmica para determinar a capacidade de um sistema ,como .insolação ,irradiação convexão ,condução ,materiais utilizados isolados ou sem isolação ,paredes/janelas/vitros.portas de correr envidraçadas voltadas para o norte,nordeste,oeste noroeste,leste,com sombreamento ,sem sombreamento,entre andares,piso ,umidade relativa alta ,baixa ,lages,telhados,quantidade de pessoas ,vãos livres,eletroeletrônicos que emitem calor.

Enfim são muito fatores e fontes de calor que podem pressionar para cima  ou não a capacidade de um condicionador e pode ter certeza que tudo conta como carga térmica.Enfim no cálculo preciso da carga térmica é começa tudo e se feito corretamente a tendência é que tudo termina bem .Abraço?

[QUOTE username=Jairo Bertoni userid=7357899 postid=1312784982]

A inversão perde um pouco seu benefício em relação ao custo ,quando tem sua utilização abaixo das 3 horas diárias …[/QUOTE]

@Jairo Bertoni, poderia elaborar um pouco mais sobre esse trecho? Pois estou começando a pesquisar ar-condicionado (22.000 BTUs) para uma sala dedicada. Grato.

[QUOTE username=Eduardo J.  ejo userid=7350973 postid=1321643750]

@Jairo Bertoni, poderia elaborar um pouco mais sobre esse trecho? Pois estou começando a pesquisar ar-condicionado (22.000 BTUs) para uma sala dedicada. Grato.[/QUOTE] 

Olha,o mercado brasileiro tem algumas características que são únicas, e no condicionamento isso não é diferente. Primeiro o atraso que temos em relação aos países mais adiantados, principalmente em se tratando de avanços tecnológicos …

Por exemplo no Japão não se fala mais em condicionadores fixos on off convencionais a uns 20 anos sendo todos eles saindo da fábrica  com a tecnologia inverter … .Lá o fluído refrigerante R 32 já está homologado e operando nos condicionadores refrigeradores etc a uns 10 anos no mínimo. Aqui agora que estamos falando no assunto e pensando na possibilidade de utilizar em nosso condicionadores esse fluído refrigerante . 

Esse assunto sobre vantagens e desvantagens de um ou de outro ,seria mais sobre o custo benefício entre condicionadores convencionais e inverter´s por conta desse atraso que temos ,o famigerado custo Brasil(leia-se a alta carga tributária)  enfim o custo de todo o processo, ou seja compra ,instalação ,manutenção etc ,ainda temos aqui no nosso mercado opção de utilizar o sistema antigo pelo seu custo em alguns casos bem menor.

Então pela diferença de preço de compra  de um condicionador convencional em relação ao inverter as vezes pelo número de hora utilizado em sua operação ,fica mais barato vc investir num convencional, apesar que eu não concordo com esse tipo de raciocínio. Não vou entrar em detalhes sobre isso agora ,ficando esse assunto para uma outra ocasião. 

No antigo fórum e nesse daqui também vou repetir sempre essa minha opinião,apesar que isso não é uma questão fechada e é um pensamento personalíssimo e muito relativo que também não vou aprofundar agora ,deixa pra depois .

Olhando pelo lado prático da coisa ,na ponta do papel, dependendo do número de horas utilizados na operação de um condicionador ,realmente o custo benefício fica bem maior se vc comprar um condicionador convencional em relação a compra de um inverter,nesse caso  o retorno do investimento fica mais demorado e assim aparentemente não compensaria  investir num condicionador inverter. Como disse acima se vc for utilizar o condicionador no máximo 3 horas diárias. Essa questão rendeu polêmicas memoráveis no finado fórum findo e defenestrado.

Mas seguindo a bagaça,com a pandemia e principalmente a alta do dolar e por tabela tudo acompanha esse aumento a tarifa de energia provavelmente não fica para trás não é?  Portanto pode ser que  talvez essa diferença caia um pouco. Mas creio que essa diferença de preços ainda é grande em relação ao custo de um convencional pelo custo de um condicionador inverter.

Se eu fosse seu instalador e se vc me pedisse minha opinião ,diria que vc deveria ir de um condicionador inverter ,independentemente das horas utilizadas.

Quando colegas ou clientes querem climatizar um quarto por exemplo de um filho/filha que mora ou estuda fora,e utiliza esse ambiente somente em dias específicos e esporádicos, eu indico meu plano “B” mais barato ,claro que também é um condicionador inverter.

Mas como sempre digo também, respeito,aceito e entendo esse tipo de solução e raciocínio. Cada um sabe  onde cinto aperta. Vai dando o review .Abraço.

Obrigado, Jair! 

Deu para esclarecer o ponto. ?