Condicionador de Energia: qual comprar?

Boa tarde! Também tenho o condicionador ENGEBLU FullProtect FP1900-ATX e, por enquanto, só tenho elogios a fazer. Esteticamente bonito, o aparelho, segundo o fabricante, oferece proteção contra “sub, sobre e surto de tensão” e possui “leds”  destinados a indicar se a instalação possui aterramento e se os fios fase e neutro estão invertidos (problema que acabei descobrindo aqui em casa). Quanto à redução da tensão de 127v para 115v (na verdade, como a tensão é variável, ele a reduzirá sempre em 12v), parece funcionar adequadamente, de acordo com o medidor digital que utilizei aqui em casa. Necessário dizer também que não percebi alteração no desempenho de meus equipamentos. Abço. 

[QUOTE username=Wandique userid=7347621 postid=1322563878]Caríssimos,

O tal do rebaixador, somente rebaixa e protege contra surtos (ele desliga nos 135v).

Não existe perde alguma em relação ao som uma vez que ele não é nem condicionador de tensão nem estabilizador.

E não sendo estabilizador, se a tensão varia, ele varia de acordo com essas variações. A tensão nominal, aqui

em Curitiba é de 127v e isso dá um rebaixamento de 12v pelo dispositivo. Se a tensão cai para 120v (o que

acontece, pelo menos aqui em casa) o “rebaixador” passa a fornecer 108v. A consequência disso vai depender

do projeto dos equipamentos que estão conectados ao rebaixador de tensão mas normalmente os aparelhos

vêm com uma boa tolerância em termos de “ondulações” na tensão.

Essas coisa eu perguntei e foram confirmadas pelo fabricante.

Podem usar sem medo, estou usando com dois amplificadores valvulados, que são muito sensíveis, e o resultado

é excelente.

Fear.jpg[/QUOTE][QUOTE username=Marcello.Machado userid=7349210 postid=1322565008]Boa tarde! Também tenho o condicionador ENGEBLU FullProtect FP1900-ATX e, por enquanto, só tenho elogios a fazer. Esteticamente bonito, o aparelho, segundo o fabricante, oferece proteção contra “sub, sobre e surto de tensão” e possui “leds”  destinados a indicar se a instalação possui aterramento e se os fios fase e neutro estão invertidos (problema que acabei descobrindo aqui em casa). Quanto à redução da tensão de 127v para 115v (na verdade, como a tensão é variável, ele a reduzirá sempre em 12v), parece funcionar adequadamente, de acordo com o medidor digital que utilizei aqui em casa. Necessário dizer também que não percebi alteração no desempenho de meus equipamentos. Abço. 

[/QUOTE]

Essa informações já ajudaram bastante! Estou em dúvida se vou de Engeblu ou se invisto um pouco mais e adquiro um Panamax M5400-PM que regula a tensão para 120V, já suficientemente seguro para meus equipamentos 115V. Única questão é que dizem que o Panamax produz um zunido pelo regulador de tensão que pode chegar a incomodar em alguns casos. O FP1900-ATX produz algo semelhante?

@jcheavymetal, se ele produz, eu nunca escutei. Talvez só seja audível quando se aproxima muito do aparelho. 

O dispositivo é silencioso.

Acabei por optar pelo FP1900-ATX, agora só aguardar a entrega. Obrigado pelas informações que me ajudaram a decidir a compra!

Posso confiar na conversão VA x 0,65 igual a watts ?

Nesse citado pelo colega acima poderiam ser conectados aparelhos que somam o consumo total de 1235 watts então ?

Creio ter lido no fórum antigo que também é prudente dar uma margem de erro para baixo, 15% se não me falha a memória …

Estou precisando comprar outro 220 v para proteger um Cambridge 220v e aumentar as tomadas ligando aparelhos bivolt nele  …

[QUOTE username=PaMuJu userid=7362227 postid=1322594399]Posso confiar na conversão VA x 0,65 igual a watts ?

Nesse citado pelo colega acima poderiam ser conectados aparelhos que somam o consumo total de 1235 watts então ?

Creio ter lido no fórum antigo que também é prudente dar uma margem de erro para baixo, 15% se não me falha a memória …

Estou precisando comprar outro 220 v para proteger um Cambridge 220v e aumentar as tomadas ligando aparelhos bivolt nele  …[/QUOTE]

No meu caso eu fiquei tranquilo pois todos os aparelhos que pretendo ligar somarão no máximo uns 1000w. Você pode confirmar essa questão do consumo diretamente com o fabricante, eles respondem rápido. Eles também tem alguns condicionadores de entrada 220v com saídas de 220v e 120v no mesmo apararelho, talvez seja o que te atenda melhor.

Fale pessoal,

Tenho um Upsai ACF3100, em uso a 8 anos. Durante esse período, mandei ele arrumar 3 vezes diretamente na fábrica em SP - 25km de onde moro.

Em geral, minha experiência é boa, tive dois surtos de sobre tensão:

Na primeiro vez (em todos eu estava fora de casa) o encontrei travado, só ligou quando desligado da energia, meus visinhos na época, me disseram que a energia, foi e voltou, por muitas vezes durante umas 2 horas, ele não queimou, e não deixou nada queimar uffa;

Na segunda vez, tive uma sobre tensão da carga de 2 ou 3 vezes a tensão normal de 120v (quem me disse foi o agente da concessionária de energia), e um curto generalizado na minha rua - a casa ficou em curto e o dijuntor segurou (quase 4 anos depois da primeira vez, já em outro endereço do mesmo bairro) -, ele torrou, um curto feio, nada que a fábrica não tenha resolvido - me custou R$ 250 reais.

Tive um outro épisodio em 2019, e nesse não percebi nada nele de diferente, simplismente deixou queimar a entrada do subwoofer da HSU, depois de uma chuva de raios, mas o player da cambridge ficou intacto (vai entender ?).

Por último, o botão da frente, deixou de funcionar. A fabrica arrumou por R$ 50

https://nssom.vteximg.com.br/arquivos/ids/159314-1000-1000/Condicionador-de-Energia-36-KVA-Em-120V-ACF-3100---Upsai.jpg?v=637412443849530000

Vou relatar minha longa experiência com trafos, condicionadores e regeneradores de energia.

Moro em São Paulo capital, bairro do Butantã onde a Enel entrega 133 V em média!

Usei Knisch, Panamax, Upsai, PS Audio, iFi, Monster, etc… com bons resultados mas nunca tinha acertado na mosca até agora.

Alguém aqui me indicou a Lider Transformadores que fabricou dois trafos abaixadores isoladores para mim.

Acertei na mosca! 

Tensão baixou para 119/120V cravando nos meus valvulados e fontes. Melhora considerável de palco e transparência.

Qualquer resquício de loop de terra sumiu. Silêncio nos falantes.

Botou no chinelo todas as outras soluções que já usei.

Fica a dica.

Comprei essa semana o SDM1800 da Savage e liguei ontem.
Aparenta bem construído, e tem algumas programações básicas. Gostei.

Entretanto também sofro, mas não tanto, com a Enel, entregando 124~128, então acho que vou de trafo abaixador, mas sem deixar de usar o condicionador.

Qual a capacidade dos transformadores que você encomendou?
São toroidais?

PS.: Uma característica que gostei muito nesse Savage é que ele desarma em caso de falta de energia elétrica e não rearma quando ela volta (programável). Aqui onde moro as vezes tem esses repiques, 3,4 vezes, com intervalos de alguns segundos, por isso achei importante no meu caso.

Aqui em casa a tensão vai de 131 a 133V! Tive que colocar estes trafos para abaixar 15V e ficar tranquilo principalmente com valvulados. Estes da Líder são fabricados com a potência que você encomendar. Coloquei isoladores de terra também apesar da desvantagem do aumento de impedância. O ideal é não usar nada além de uma boa régua de tomadas. Mas aqui não dá!
O ruído é mínimo com dois trafos de 1,5KVa.
São muito feios mas eficientes. Converse com eles e explique sua situação.

1 curtida

Valeu!
Vou ligar lá daqui a pouco.

Fala pessoal!

Também estou precisando de ajuda para a escolha de um condicionador de energia para proteger meus equipamentos. 120v em média aqui ele casa.

Os equipamentos são um Kef LS50 Wireless II, um PC, o modem da Net e um roteador Mesh Deco X60. Por enquanto sem Sub.

Estou em dúvida entre esses: Engeblu FullProtect FP1900-ATX, Savage CDR 1500ex, Savage SDM1800EX e AAT PWC-2. Desse PWC-2 não vi nenhum comentário por aqui. Sabem se é bom?

Qual vocês escolheriam? Todos esses aguentam meus aparelhos que acho que não chegam nem nos 1000w.

Se puderem, me ajudem fazendo favor.

Abs

Eu tenho um Engeblu FullProtect FP1900-ATX e escolhi ele pelo fato dele abaixar a tensão de entrada em 12V. Como a tensão que chega aqui é 127V, com picos de até 133V, achei que seria o mais seguro para preservar os meus aparelhos que são quase todos 115V, pois a recomendação geral é que a tensão não varie mais de 10% da tensão nominal do aparelho. Acho que os outros condicionadores que você citou só condicionam e protegem contra surtos e continuam entregando a mesma tensão de entrada para os aparelhos.

1 curtida

Vou dar meu pitaco aqui: tenho um estabilizador de tensão Savage bem robusto no HT, que custou uma fortuna quando comprei, em 2011 (foram mais de R$ 2 mil, que há época era bastante dinheiro). Pois bem, há uns 3 anos atrás ele começou a dar problemas, estalos altos, entrei em contato com a Savage e o atendimento foi HORRÍVEL, me disseram que meu equipamento era “velho” e que eu poderia enviar pra eles por minha conta e risco, pra ver se tinha conserto - eles não garantiam nem se responsabilizavam (e o envio certamente seria muito caro pois o aparelho é grande e muito pesado). Aí meu técnico aqui do Sul, que conserta tudo pra mim, arrumou por 200 conto, veio buscar e trazer de volta e tá tudo funcionando perfeitamente. Em suma, bom produto, PÉSSIMO atendimento!

1 curtida

Eu recomendo sempre Panamax, tenho 2 faz anos e nunca tive problemas, além do que, muito aparelhos meus são tomadas padrão americano, e no Panamax não preciso usar adaptadores para o padrão BR.
Agora importei um Audioquest Powerquest 2, aguardando chegar, ligarei menos itens no Panamax, tem muita coisa ligada nele.

1 curtida

Vou fazer coro.
Também tenho um FP1900-ATX e até agora (4 meses) está tudo ok.
Gostei do aparelho, bem acabado, usa um trafo toroidal e não faz nenhum zumbido (já li sobre alguns casos de gringos reclamando disso em um modelo de panamax).

Só uma pequena correção: ela baixa a tensão por um fator de 0,9, aproximadamente, e não 12V fixos, ou seja, entrou 127V, sai ~114V (127*0,9).
Preciosismo técnico, mas…

2 curtidas

Boa tarde, colegas! Como relatei em minha mensagem anterior, tenho um ENGEBLU FullProtect FP1900-ATX, do qual gosto muito e que tem funcionado muito bem aqui. Porém, o padrão de tomada das conexões dele é o brasileiro de três pinos, o que me obriga a utilizar adaptadores para conexão das tomadas padrão americano do amplificador e do receiver. Ocorre que esses adaptadores comuns, quase sempre, deixam a tomada meio frouxa, o que, imagino, pode afetar a passagem de corrente, prejudicando o desempenho do equipamento. Relendo as mensagens anteriores aqui, notei o comentário de um colega que estava pensando em utilizar os adaptadores da Clamper (iCLAMPER Pocket X 3PN).

Assim, gostaria de saber se eu poderia utilizar um desses adaptadores iCLAMPER Pocket X 3PN (DPS iCLAMPER Pocket X 3PN - CLAMPER), que já possui um mecanismo de proteção interno, conectado ao condicionador ENGEBLU FullProtect FP1900-ATX, que também possui dispositivos de proteção, ou se a utilização desses dispositivos de proteção do modo simultâneo poderia gerar um conflito entre eles?

Além disso, gostaria de saber se esses adaptadores iCLAMPER Pocket X 3PN oferecem uma conexão firme para a tomada, diferentemente do que verifica com os adptadores comuns?

Se alguém puder me prestar esses esclarecimentos, ficarei muito grato. Abço a todos.

2 curtidas

Não conhecia esse adaptador já com proteção.
Com certeza deve ser melhor que um adaptador ordinário.
Vou comprar uns dois para testar aqui!

Não penso que atrapalhe não, pelo contrário, é uma proteção a mais.

3 curtidas

Mandei um e-mail para a Engeblu solicitando informações sobre o Full Protect FP 1900-ATX e se daria para os meus equipamentos e me disseram que a potência é de 1900W.

“ O condicionador de energia Full Protect FP 1900-ATX tem uma potência de 1900W. Você pode ligar neles equipamentos, que, somando as suas potências não ultrapasse a 1900W.

No seu caso serve sim! O PC também pode ser ligado nele sim.”

Aí mandei outro e-mail dizendo que no site fala que a potência é de 1900VA e não 1900W. Me responderam isso:

“ Não, está correto. É que o rendimento para Watts pode variar em alguns equipamentos, no caso dos nossos condicionadores, eles têm rendimento de 1/1, ou seja, 1VA é igual a 1W.”

Não entendi nada…rs

1 curtida