Condicionamento residencial,comercial e industrial.

Espaço para discussão,troca de idéias e experiencias  sobre climatização ,

Ainda aprendendo e sofrendo um pouco .kkkk Mas vida longa ao Fórum …Tava órfão .Abraço

Preciso adquirir um climatizador evaporativo tipo industrial portátil (reservatório entre 50 a 100 litros), mas estou em dúvida em qual marca escolher. Alguém conhece uma boa marca? As que eu ouvi falar são ‘ventisol’ e ‘ecobrisa’. 

Catermo …rotoplast …Basenge  Essas são as mais antigas tradicionais juntamente com a ecobrisa …quando comecei a quase  30 anos atrás essas eram as marcas que a gente encontrava no mercado …hoje existem trocentas …As que trabalho mais são essas…que tenho suporte …Não posso falar muito sobre outras marcas que já dei manutenção ou vi instaladas …Cuidado com o dimensionamento …alguns vendedores (Nem todos ) dimensionam  bem empatados para ganhar orçamentos  …Eu já perdi algumas de primeira depois o cliente que geralmente é conhecido ou amigo (cidade pequena) vem chorar as mágoas que ficou mais ou menos ou muito barulhento …A maioria teve que instalar mais um ou dois …Esses evaporativos tem um rendimento ótimo quando dimensionados para no mínimo 40 trocas por hora eu sou considerado exagerado por alguns dimensiono sempre para 50 trocas por hora  …A exaustão considerada ótima é trocar/renovar o ar do ambiente a cada 2 minutos …  vai dando o review  …boa sorte abraço