Denon DL-110 - Incompatibilidade com braço ou é possível melhorar seu desempenho?

Pessoal,

Tenho uma Denon DL-110 instalada num Pioneer PLX-1000 que em alguns pontos de certos discos (normalmente 2ª/3ª faixa de discos japoneses do início da década de 70) apresenta anomalias na sonoridade (normalmente abafamento no som) utilizando todo tipo de alinhamento. Na maioria dos discos não apresenta anomalias. Desconfio que seja a questão da massa e/ou formato do braço. Ela está instalada num shell genérico de 9,5g. Poderia melhorar/sanar essa questão mudando o shell? No caso dessa cápsula qual o tipo seria mais adequado? Tenho alguns tipos variados, desde Technics de 7,5g até um Audio Technica de cerca de 11g.

[QUOTE username=Filipe Beuttenmüller Tolhuizen  filipetolhuizen userid=7348294 postid=1323766457]Pessoal,

Tenho uma Denon DL-110 instalada num Pioneer PLX-1000 que em alguns pontos de certos discos (normalmente 2ª/3ª faixa de discos japoneses do início da década de 70) apresenta anomalias na sonoridade (normalmente abafamento no som) utilizando todo tipo de alinhamento. Na maioria dos discos não apresenta anomalias. Desconfio que seja a questão da massa e/ou formato do braço. Ela está instalada num shell genérico de 9,5g. Poderia melhorar/sanar essa questão mudando o shell? No caso dessa cápsula qual o tipo seria mais adequado? Tenho alguns tipos variados, desde Technics de 7,5g até um Audio Technica de cerca de 11g.[/QUOTE]

@filipetolhuizen

Se for problema de frequência de ressonância (a cápsula é muito leve e a compliância é média/baixa), você pode tentar abaixar essa frequência adicionando peso na parte do conjunto headshell/cápsula, tanto trocando o headshell para o mais pesado, quanto usando parafusos de aço ou mais pesados também.

PLX1000-DenonDL110.jpg 

Edmar

Aparentemente deu uma melhorada agora. Estou com o shell mais pesado mais um espaçador e também o contrapeso extra do braço.

Filipe, tanto a 160 quanto a 110 são cápsulas muito leves e com uma compliância baixa. Ela ficam melhores em braços de alta massa - hoje muito raros. O braço de seu Pioneer parece ser de média massa, semelhante ao braço do SL1200 da Technics. Sendo a compliância da 110 igual a 8 x 10-6 cm/dyne, peso igual a 4,8g e assumindo-se que os parafusos e porcas de fixação acrescentem 0,5g e que a massa do braço do seja 12g, teremos então:

rf = 159 / sqrt ((eff. mass + cart weight + fastener weight) * (compliance))

(12 + 4,8+ 0,5) x (8) = 138,4

sqrt 138,4 = 11,7644

159 / 11,7644 = 13,5154 Hz.

Como o intervalo ideal de ressonância do conjunto cápsula/braço se situa entre 8Hz e 12Hz, no seu caso você deve estar experimentando problemas de trilhagem. Aumentar a massa do braço seria a solução. Mas isso nem sempre é simples. Use o shell e demais recursos que Edmararj bem recomendou. Se for possível, use um contrapeso mais massivo no braço. Elevando-se a massa dele para algo como 16g já ti jogaria no intervalo (abaixo de 12Hz).

Boa sorte! 

Ah, importante: certifique-se de que cápsula/contrapeso/shell estejam todos em contato físico (sanduichados)! É fundamental que as ressonâncias geradas pela cápsula sejam transmitidas ao braço/base do PLX-1000 para dissipação.

@edmararj @MikeRomeoPapa Obrigado a todos.

O shell mais pesado com espaçador acrescentou massa ao conjunto. Também tive que usar o contrapeso extra no braço para poder balancear o novo conjunto, mais massa extra. Apesar da melhora geral, parece que alguns casos a sibilância está no próprio disco. Testei em outro TD com braço e cápsula diferente e também estava lá. Agora resta saber se é sujeira, desgaste ou defeito de fabricação. Apesar de já ter lavado os discos com solução específica, vou usar também curaprox + microfibra dessa vez.

São LPs remasterizados ou prensagens originais, da época?

Todos originais de época.

Pode ser desgaste (percebido como ruído, chiado ou similar principalmente nas altas). Você usa máquina de limpeza à vácuo ou ultrassom?

Não, somente a solução de lavagem recomendada (álcool isopropílico + Triton x100 + água), curaprox, esponja 3M/Scotch-Brite e para secagem, toalha de microfibra e flanela laranja. Penso em adquirir o ultrassom, pois sei que é um bom investimento.

Então, por hora, não sabemos ao certo a causa. Limpeza sem máquina de vácuo ou ultrassom não consegue remover asujeira que entranha no fundo do sulco (gunk).

Muitas vezes eu consegui remover usando a microfibra para secar, mas somente depois de várias reproduções a fibra saiu por completo e levou junto toda a sujeira. Minha escova da Music Hall consegue remover o excesso inicial de fibra e a escovinha da Shure remove o que fica preso na agulha.

Em um dos discos a secagem com microfibra resolveu 100%, já no outro parece que é desgaste ou característica sonora mesmo. Toda prensagem japonesa da Apple com código de catálogo EAS a microfibra sempre resolveu quando a lavagem convencional não deu muito jeito.