Colegas, alguém sabe algo sobre esses HDs chineses que se encontram à venda em vários sites? São incrivelmente baratos, um de 8TB, por exemplo, custa tipo R$ 180. Vem da China, frete grátis e sem imposto. Será que dá pra formatar em NTFS e usar normalmente como HD externo no Mac ou PC?
Anexei fotos dos ditos cujos pra saberem do que estou falando, já que não pode-se postar links de e-commerce.
Valeu!!!
![]()
Já vi eles no aliexpress, duvido muito que sejam verdadeiros. Ainda não é possível estocar tantos dados em tão pouco volume de forma tão barata. Inclusive havia comentários dizendo que o HD não funcionava.
Famoso o barato sai caro, 200,00 que irão pro lixo.
Que pena…

Cá entre nós, preço de HD externo em terras brazucas tá caríssimo, qualquer HDzinho é 500 conto pra cima. Lembro que há uns 2, 3 anos atrás 1TB era tipo R$ 150… Nada como um guedes e um bozo pra acabar com os hobbies da galera…

Aconteceu comigo num ssd nvme + adaptador pra Macbook. Provavelmente ja veio pré-frito de mineração. Nao durou nem a instalação do sistema operacional… Minha experiência foi péssima.
“Vem da China, frete grátis e sem imposto”
Só essa frase já aponta ser uma completa roubada!
Mas nem tudo também é roubada em se tratando de Aliexpress. Já comprei dois SSD’s de lá (um SATA de 1TB que está no PC e outro NVME de 2TB que está, inclusive, instalado no PS5!) e ambos correspondem perfeitamente às especificações divulgadas no anúncio. Óbvio que não custaram os R$ 180,00 do exemplo do colega mas, se comparados a SSD’s vendidos aqui no Brasil com a mesma capacidade, saíram mais em conta. 
Com certeza tem coisas boas no aliexpress baratas, mas com preços que ainda correspondem à realidade. Agora, HD de 8tb a R$180 ou é falso ou, como o amigo acima pontuou, são produtos no fim da vida útil depois de uso intenso para mineração.