Olá! Abro este tópico para tentar reunir informações sobre o meu toca-discos, o Sharp RP-31. Esse meninão da foto (mal tirada) abaixo:
O que eu sei é que um aparelho dos anos 80, de tração por direct drive, bivolt, semiautomático, com duas velocidades (33 e 1/3 e 45), regulagem de peso de trilhagem e anti-skating e também luz estroboscópica. Nunca consegui encontrar muitas informações sobre ele, mesmo no antigo fórum; lá, o mais relevante que encontrei veio de dois usuários que trabalharam na Sharp na época, que afirmaram que o RP-31 era um Made in Japan localizado; a Sharp daqui importava o toca-discos para a Zona Franca, colava os adesivos nacionais, adicionava um par de cápsula+agulha LeSon e punham pra vender. Também sei que era vendido em um sistema completo, com tuner, amplificador e toca-fitas (todos com final “31” no modelo).
Considero o RP-31 um toca-discos de entrada bacana e completo, que atende muito bem as minhas necessidades. Estou bastante satisfeito com o danado, mas gostaria de saber mais sobre ele! Se a informação da nacionalização procede; se alguém daqui tem um ou já trabalhou com ele; se alguém já trocou a cápsula e obteve bons resultados (no momento, minhas conexões precisam de reparos, inclusive)… enfim, a ideia é reunir quaisquer informações possíveis sobre este aparelho interessante e um tanto raro de se encontrar. Quaisquer contribuições são bem-vindas.
Obrigado desde já!
Ah, em tempo: possuo o manual de instruções do aparelho, em excelente estado. Se algum eventual proprietário precisar, posso escanear sem problemas!