Exact Audio Copy - Guia básico de configuração (c/ AccurateRip)

Replicando o excelente tópico do Felipe Rolim e também adicionei no segundo post outro guia que utilizo, muito similar ao guia do Felipe.

Procurei pelo fórum informações detalhadas acerca do procedimento mais adequado para a digitalização dos discos que tenho em casa, mas não encontrei. Já vi em alguns fóruns internacionais, mas relativos a versões mais antigas, e nada específico no HTF. Assim, correndo o risco de ser redundante e de não ter pesquisado adequadamente, resolvi tomar a liberdade de criar este tópico, para que eu possa repassar aos colegas as minhas experiências com este aplicativo. A versão usada foi a 1.1, de 23/06/2015. Segue.

Amigos, há muitos anos atrás, quando resolvi voltar toda a minha atenção para o áudio em computador, ripei com o Exact Audio Copy absolutamente todos os meus discos originais, para o fim de compor a minha biblioteca, em especial de álbuns nacionais que normalmente não se encontra para download em sites de compartilhamento.

Nesse processo de armazenamento em HD, sempre nos meus procedimentos eu obtinha precisão de 99,9%, quando muito ruim, 99,7%, e sempre adorei a qualidade dos meus discos ripados, até mesmo porque todos são originais e muitos possuem uma gravação muito boa, como alguns do Zé Ramalho, que eu aprecio muito. Ocorre que, mais recentemente, fui convidado a participar de uma comunidade fechada de torrent denominada Redacted. Aquele espaço é uma fonte infindável de conteúdo musical, acredito eu que 2 ou 3 vezes maior do que outro famoso site, mas as regras também são extremamente rígidas em termos de ratio, etc. Fato é que, nos meus passeios pelo site, notei uma valorização gigantesca de torrents de discos digitalizados com precisão de 100% (isso é identificado porque, ao final do processo do Exact Audio Copy, é gerado um log do processo especificando a precisão do procedimento). Não encontrei um manual de como a configuração do aplicativo deveria ser feita, mas no Manual de Instruções do Redactec constam os “pressupostos” necessários para que um log seja identificado como sendo 100%. Pelo que entendi, aquilo tudo estaria relacionado ao fato de que não basta uma cópia bit a bit das músicas em si. É necessária uma profundidade maior nesse processo, que demanda certos cuidados e configurações.

Eu demorei cerca de 4 ou 5h para conseguir configurar adequadamente o Exact Audio Copy, e finalmente consegui um indicador 100% no log que eu carregava para uma ferramenta de testes do site. Eu fiquei feliz com isso, mas mais feliz eu fiquei quando resolvi ouvir meus novos arquivos digitalizados. O que eu posso dizer é que somente ouvindo se torna possível compreender porque os arquivos com log 100% são tão valorizados nesse site. A diferença na qualidade do áudio é simplesmente impressionante. Talvez esses 0,1 ou 0,3% que ficava faltando era fundamental em certas características da música. Fato é que isso me obrigou a refazer o procedimento com todas as minhas mídias físicas, o que tem me demandado um certo tempo, mas com um resultado compensador. O mesmo disco do Zé Ramalho que eu citei acima está com uma qualidade muito superior, e agora o Exact Audio Copy indica 100% de precisão em quase todos os meus processos. Só há falha nos discos muito riscados ou danificados pelo tempo.

Enfim, como eu colhi resultados que considero valiosíssimos, e a custo ZERO, vou compartilhar com os amigos screenshots que tirei das telas de configuração do meu Exact Audio Copy, para que vocês possam replicar e, com isso, obter um log indicador de 100% de precisão no procedimento de ripagem. Espero que seja de valia para os colegas. As imagens, para fins de melhor organização, vou acrescentar em anexo, num arquivo PDF.

Feita toda a configuração, há também um processo indispensável para o processo de ripagem. Assim que se inserir o disco, deve-se entrar no Menu “Action” e clicar em “Detect Gaps”. Na sequência, no mesmo Menu, deve-se clicar em “Test Gaps on Silence”. Feito isso, é imprescindível certificar-se de que, no Menu “Action”, está selecionada a opção “Append Gaps To Previous Track (default)”. Isso é importante porque alguns discos possuem um pequeno silêncio antes ou depois das músicas, e esse silêncio (que é o gap) precisa ser identificado e devidamente inserido num arquivo (no nosso caso, o silêncio da música posterior será acrescentado ao final da música anterior). Normalmente, nos visores dos CD Players, esses “gaps” são contados negativamente, e não é raro ver um disco onde, de uma música para outra, aparece “-0,03; -0:02; -0:01; 0:00…”, com a música começando em 0:00.

Acontece que em determinados discos, esses gaps não possuem nenhum tempo, e em outros, possuem algum tempo. Tenho aqui alguns disco ao vivo em que umas músicas são continuidade das outras, de modo que não há gap, e outros discos onde, entre todas as músicas, há um gap de dois segundos. Isso precisa ser identificado pelo Exact Audio Copy (pois faz parte do disco original) e inserido no arquivo que estaremos a criar com o procedimento.

Feito isso, estaremos prontos para o procedimento de ripagem. Basta entrar novamente no Menu “Action”, parar o cursor do mouse em “Test & Copy Selected Tracks” e clicar na opção “Uncompressed”. Pronto. O aplicativo irá questionar o local de destino dos arquivos e terá início o processo. O processo é lento e cada música é lida duas vezes. Ao final, haverá a geração de um arquivo log, que é o que indicará que foi feito o uso do Accurate Rip e o grau de precisão individual de cada música. Esse log pode ser salvo, ou descartado.

Enfim, é isso. Segue também em anexo um exemplo de arquivo log 100%, para melhor compreensão.

Abraço a todos!

Fonte: https://www.clubedohardware.com.br/topic/508258-tutorial-como-ripar-cd-corrretamente-com-o-exact-audio-copy-eac/

Mudei apenas o caminho FLAC pois o citado no original não está funcionando por conta da versão. Atualizei também os links, a versão deste guia é a 1.5.

Como Ripar CD Corrretamente com o Exact Audio Copy (EAC)

Winamp, Windows Media Player e o iTunes são players, não ripadores. Até que eles são capazes de ripar, mas seria o mesmo que dizer que qualquer água no banheiro pode ser usada para escovar os dentes.

Sumário

1. Introdução do Guia Passo a Passo

2.1. Configurando as Opções no Exact Audio Copy (EAC)

2.2. Verificando ou Configurando as Opções do CD-ROM

2.3. Configurando as Opções do Codec FLAC

3. Usando o EAC

3.1. Ripando um CD de Áudio

4. Configurando as Opções da Guia “External Compression” Para Ripar como WAV

Software: Exact Audio Copy (EAC), Codec FLAC

Autor: DoctorBR

Plataforma: Windows

Preço: Freeware (totalmente gratuito)

1. Introdução do Guia Passo a Passo

Este é um detalhado e atualizado guia para configurar o melhor extrator de CDs para Windows, também conhecido como Exact Audio Copy ou EAC. Ele guiará você através das instalações, configurações do utilitário, configurações do CD-ROM, configurações e opções dos codecs FLAC, e LAME mp3, e é claro, como ripar um CD de áudio corretamente.

Este guia mostrará as especificações mais importantes que farão uma ripagem correta, sem ter que dar um monte de informações que não são tão fáceis para membros com pouca experiência entenderem. A primeira vista, este guia pode parecer chato ou gigantesco, e até difícil, mas as configurações iniciais do Exact Audio Copy (a partir de agora usarei a abreviação EAC) e as configurações dos codecs FLAC e LAME são rápidas e simples e você precisará fazê-las somente uma vez..

Se você me perguntar por que deve usar o EAC e não o AudioGrabber, WinDAC, Easy CD-DA Extractor e etc., eu lhe direi que o EAC tem funções avançadas e modos de leituras especiais, conhecidas como Secure Modes (Modos Seguros). Usando os Secure Modes todo setor lido será duplamente checado e relido ou corrigido, se necessário. Muitos erros, como distorções, faixas pulando, clicks, pops e etc. acontecem durante a extração (ripagem) na maioria dos CD-ROMs, assim, usando os “Secure Modes” a faixa será lida corretamente. O EAC funciona até com os drives de CD-ROM mais antigos e consegue ler corretamente muitos CDs arranhados, o que não acontece com outros ripadores, que lêem qualquer coisa, mas lêem errado. Esse é o grande problema de ripadores que não possuem funções avançadas.

NOTA

Você pode usar o EAC para ripar (extrair músicas de CDs) como WAV, Apple Lossless (ALAC ou ALE), WMA, AAC, MP3 e etc. O mais importante é usar o utilitário para ripar corretamente os CDs. Também é muito importante usar um codec sem perda de qualidade (lossless) para extrair e armazenar suas músicas como um máster (backup dos seus CDs) e, caso seja necessário fazer um downsample (reduzir o bit rate) faça-o em uma cópia e salve de acordo com seu propósito. Por exemplo, quando quiser colocar músicas no seu MP3 Player. Desta forma a música extraída (a máster) sem perda nenhuma de qualidade de áudio será mantida. Este processo exige que o codec FLAC seja usado em conjunto com o EAC. Clique aqui para saber mais sobre o codec FLAC.

2. Instalação (EAC e ASPI)

O primeiro passo é instalar o EAC. Você pode baixá-lo clicando aqui.

Quando a instalação terminar, clique no botão “cancel” para que o programa não inicie.

OBS. Este guia foi feito para ser usado com a versão 0.99 Prebeta 4 do EAC, porém pode ser usado sem nenhum problema com versões mais novas, só que poderá diferir em alguns pontos, principalmente porque o codec FLAC e CDRDAO foram incluídos na versão 0.99 Prebeta 4 e são instalados em sub pastas dentro da pasta principal de instalação do EAC.

Você pode ir seguindo o guia, passo a passo, mas recomendo ler o tutorial todo para se familiarizar um pouco e só depois segui-lo. Também é muito importante que você entenda o que está fazendo, se achar que o guia é difícil para você, peça ajuda a um amigo ou clique no botão RESPONDER para tirar suas dúvidas, terei o maior prazer em lhe ajudar.

- Depois da instalação, copie o wnaspi32.dll conforme os passos citados acima e abra o EAC.

- Se ele mostrar a janela Welcome to the EAC setup wizard! clique em “cancel” e então feche o EAC e abra-o novamente.

2.1. Configurando as Opções no Exact Audio Copy (EAC)

Antes de qualquer coisa, selecione o CD-ROM que você usará para extrair (ripar) músicas no menu suspenso na parte superior esquerda, próximo à barra de menus.

Imagem1-1.gif 

Depois pressione o F12. Você pode digitar seu próprio e-mail se quiser, ou pode deixar  [email protected]  como o e-mail padrão. Clique no botão Get active freedb server list . Selecione um servidor no menu suspenso. O servidor padrão será destacado, mas como você pode ver existem vários servidores. Selecione o que você quer usar e clique “OK”. Ou deixe o servidor padrão. Antes de prosseguir para o próximo passo, marque a opção “On a connection error, retry query using a different server from the server list”.

Clique no botão “OK” e prossiga para o próximo passo.

Imagem2-1.png 

Pressione F9 e selecione a guia “Extraction”. Marque “'Fill up missing offset samples with silence” e “'Synchronize between tracks”, caso não estejam marcadas por padrão. Também mude o “Error recovery quality” para “High”. Por questões de segura você pode marcar a opção “Lock drive tray during extraction”, caso não esteja marcada por padrão: Esta opção travará seu CD-ROM enquanto a extração estiver sendo feita e mesmo que o botão de abrir seja pressionado, a bandeja não abrirá.

Confira se todas as opções estão iguais as da imagem abaixo e prossiga.

Imagem3-1.png 

Na próxima guia (General) marque as seguintes opções:

- On unknown CDs, automatically access online freedb database; Quando você inserir um CD no seu CD-ROM o EAC automaticamente pesquisará pelo Artista, Álbum e Nome das Músicas no banco de dados do freedb online. Isto poupará você de ter que digitar tudo se o CD for encontrado no banco de dados online.

- When using the Power Down feature, wait for external compressors.

<p style="box-sizing: border-box; margin-top: 0px; margin-bottom: 0px; color: #353c41; font-family: 'Op

2.2. Verificando ou Configurando as Opções do CD-ROM

Esta é uma das mais importantes partes da configuração do EAC.

- Pressione F10. Desmarque “Show this information next time” e Clique “OK” para fechar a caixa de dialogo que apareceu;

- Selecione a primeira guia (Extraction Method) e marque Secure mode with following drive features (recommended);

- Marque também 'Drive has 'Accurate Stream' feature' e 'Drive caches audio data.'

Imagem9-1.png 

Selecione a segunda guia (Drive).

- Selecione o menu suspenso em “Drive read command” e selecione “Autodetect read command”;

- Insira um CD de áudio (CD original) no CD-ROM que você vai usar para ripar músicas e clique em “Autodetect read command now”. Em poucos segundos o EAC mostrará o comando correto para o seu CD-ROM.

Imagem10-1.png 

Selecione a terceira guia (Offset/Speed):

- Marque 'Use read sample offset correction';

- No campo branco, digite o valor da correção de leitura do seu CD-ROM em “Read sample offset correction value”, que pode ser encontrado aqui.

OBS. O modelo do seu CD-ROM está sendo mostrado no topo da janela (barra de títulos). Provavelmente seja mais fácil pesquisar pelo número do modelo. (ex. DRU-720A);

- Marque 'Allow speed reduction during extraction' e 'CD-Text Read capable drive.'

Imagem11-1.png 

Selecione a quarta guia (Gap Detection).

- É recomendado usar “Detection Method A”. Selecione a opção no menu suspenso em “Gap/Index retrieval method”: Esta função permite escolher um método que torne a ripagem mais rápida. Tente as outras configurações caso seu CD-ROM extraia o CD muito lentamente. Um dos modos funcionará com seu drive. Mas tenha em mente que o processo mais rápido de ripagem demorará em média 30 min. ou mais, dependendo das condições do CD.

- Selecione “Secure” no menu suspenso da opção “Detection accuracy”.

Confira se todas as opções estão iguais as da imagem abaixo e clique no botão “OK”.

Imagem12-1.png 

Esta seção está completa.

2.3. Configurando as Opções do Codec FLAC

As configurações do EAC e do CD-ROM estão prontas. Mas você precisa configurar as opções do codec desejado. Nesta seção configuraremos o codec FLAC.

E a primeira coisa a se fazer é conseguir o codec clicando aqui.

OBS. Se você tiver baixado e instalado a versão citada neste guia (v0.99 prebeta 4 do dia 23-Jan-08) então você não precisa baixar e nem instalar o codec acima, este já foi instalado em uma sub pasta dentro da pasta de instalação do EAC. Mas ainda é necessário mostrar o caminho ao utilitário. Continue lendo!

Se a versão que você está usando é outra, então abra o arquivo *.zip que você baixou e extraia o arquivo flac.exe para a pasta onde o EAC foi instalado (por padrão o EAC é instalado em: C:Arquivo de Programas Exact Audio Copy) ou em C:Arquivo de Programas Exact Audio Copy Flac

De volta ao EAC, pressione F11 e selecione a segunda guia (External Compression):

- Marque 'Use external program for compression;

- Clique no menu suspenso da opção "Parameter passing scheme” e selecione “User Defined Encoder;

- Digite .flac no campo em branco da opção 'Use file extension' (digite o ponto na frente da palavra flac).

Em seguida nós precisamos configurar o caminho para o executável do FLAC. Clique no botão “Browse...” e localize o executável flac.exe. Se você seguiu minha sugestão então o codec foi instalado em C:Arquivo de Programas Exact Audio Copy Flac

No campo da opção “Additional command line options” copie e cole as linhas de comando abaixo de acordo com a respectiva versão do EAC: Certifique que o comando foi copiado exatamente como mostrado abaixo.

EAC v1.5:

-T "artist=%artist%" -T "title=%title%" -T "album=%albumtitle%" -T "date=%year%" -T "tracknumber=%tracknr%" -T "genre=%genre%" -5 %source%

- Simplesmente ignore o campo “Bit rate” e os selecionadores “High quality” e “Low quality”. O bit rate da compressão será desconsiderado e o arquivo não terá perda nenhuma de qualidade, mas mesmo assim será muito menor do que um arquivo WAV, AIFF e até menor do que um Apple Lossless (ALAC ou ALE), como mencionei no Tópico O Que é FLAC e Suas Vantagens, e caso não tenha lido ainda, clique aqui.

Ainda nesta guia, configure as últimas quatro opções como mostrado na imagem abaixo, e clique no botão “Ok” para prosseguir.

Imagem13-1.png 

Verifique as configurações na página da quarta guia (ID3 Tag) e iguale conforme as da imagem abaixo.

Imagem14-1.png 

Clique no botão “OK” para salvar temporariamente as configurações.

Esta seção está completa.

<p style="box-sizing: border-box; margin-top: 0px; margin-bottom: 0px; color: #353c41; font-family: 'Open Sans', Helvetica, sans-serif; font-size: 15px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-trans

Boa tarde, Thiago @manepipoca(!)

Muito interessante o tópico. Estava pensando em adquirir um novo player para desfrutar de minha coleção de CDs, mas depois de ler esse tutorial, talvez, eu altere esse caminho. 

Porém, lendo o texto acima, só me perdi no trecho em que você diz:

"- Depois da instalação, copie o wnaspi32.dll conforme os passos citados acima e abra o EAC."

Procurei no tópico e nos anexos em PDF, mas não encontrei nenhuma outra referência ao citado arquivo “wnaspi32.dll”. 

O que eu perdi? 

Se puder me ajudar, agradeço.

Abço, 

Marcello.

[QUOTE username=Marcello.Machado userid=7349210 postid=1319612128]Boa tarde, Thiago @manepipoca(!)

Muito interessante o tópico. Estava pensando em adquirir um novo player para desfrutar de minha coleção de CDs, mas depois de ler esse tutorial, talvez, eu altere esse caminho. 

Porém, lendo o texto acima, só me perdi no trecho em que você diz:

"- Depois da instalação, copie o wnaspi32.dll conforme os passos citados acima e abra o EAC."

Procurei no tópico e nos anexos em PDF, mas não encontrei nenhuma outra referência ao citado arquivo “wnaspi32.dll”. 

O que eu perdi? 

Se puder me ajudar, agradeço.

Abço, 

Marcello.[/QUOTE]

olá amigo!

Peço desculpas pois na verdade eu suprimi uma parte do tutorial e acabei esquecendo de tirar isso a respeito do wnaspi32.dll.

Esse arquivo era utilizado no Windows XP pois não vinha, então tinha que baixar e copiar. É um arquivo que tem algo a ver com o drive do cd.

Qualquer dúvida me avise!

1 curtida

Olá, Thiago - @manepipoca !

Imagina, não precisa se desculpar. Seu tópico me ajudou demais. Sobre o meu questionamento, acabei deduzindo que a instalação do arquivo “.dll” citado no tutorial apenas seria necessária no caso do Windows XP e, como utilizo o Windows 10, acabei pulando essa parte. 

No mais, segui o passo-a-passo do tutorial e já ripei alguns CDs aqui, com excelentes resultados. Cito como exemplo o CD Acústico do Zé Ramalho que, ontem, ouvindo o arquivo gerado em “.flac”, proporcionou-me a experiência de redescobrir algumas músicas que sempre ouvi, mas nas quais muitos detalhes me passavam desapercebidos. 

Provavelmente, essa experiência irá me fazer abandonar a ideia de adquirir um novo “player” para ouvir minha coleção de CDs, já que, provavelmente, para obter o mesmo resultado alcançado com a execução em “.flac”, teria que investir bastante. 

Porém, examinando os “logs” dos arquivos convertidos em “.flac”, observei uma frequência significativa de faixas convertidas com “Track quality 99.9 %”, ou seja, sem alcançar o 100% de fidelidade ao arquivo original. Veja, por exemplo, o “log” anexo a essa mensagem.

Diante disso, peço mais uma vez seu auxílio: É normal isso ou estou fazendo algo errado? Ou seria alguma limitação do meu computador ou mesmo do meu leitor de CDs?

Estou com receio de prosseguir na conversão de minha biblioteca e, depois, descobrir que não fiz do modo correto, sobretudo porque é um processo demorado, já que meu computador está levando cerca de um hora para converter cada CD. 

Então, se puder me tirar essa dúvida, ficarei, mais uma vez, muito agradecido. 

Abço, 

Marcello.

Olá amigo!

Quando aparece 99,9% pode ficar tranquilo que a cópia foi boa, provavelmente algum mínimo detalhe na leitura.

Comparei os meus logs aqui e estão iguais ao seu, e também alguns FLAC que baixo na internet e estão iguais também.

Tinha um box do John Mayer que um CD não copiou nem a pau (Battle Studies), vou colocar o log aqui pra você ver como ficou e um bem sucedido (Continuum), do mesmo box.

Há um tempo atrás também estava atrás de um player, mas percebi que usaria muito pouco, hoje com o Raspberry Pi e os CDs convertidos atendem muitíssimo bem com qualidade incrível, vou manter os cds pois gosto de ver a capa, letras etc, então ainda mantenho a compra de CDs, apenas os que sei que não têm no Tidal ou FLAC para baixar.

1 curtida

Obrigado pela resposta e pelo excelente tutorial, Thiago! 

Também pretendo manter minha coleção de CDs e continuar a comprá-los, principalmente do artistas que admiro. 

Boas audições!

Abço, 

Marcello.