Replicando o excelente tópico do Felipe Rolim e também adicionei no segundo post outro guia que utilizo, muito similar ao guia do Felipe.
Procurei pelo fórum informações detalhadas acerca do procedimento mais adequado para a digitalização dos discos que tenho em casa, mas não encontrei. Já vi em alguns fóruns internacionais, mas relativos a versões mais antigas, e nada específico no HTF. Assim, correndo o risco de ser redundante e de não ter pesquisado adequadamente, resolvi tomar a liberdade de criar este tópico, para que eu possa repassar aos colegas as minhas experiências com este aplicativo. A versão usada foi a 1.1, de 23/06/2015. Segue.
Amigos, há muitos anos atrás, quando resolvi voltar toda a minha atenção para o áudio em computador, ripei com o Exact Audio Copy absolutamente todos os meus discos originais, para o fim de compor a minha biblioteca, em especial de álbuns nacionais que normalmente não se encontra para download em sites de compartilhamento.
Nesse processo de armazenamento em HD, sempre nos meus procedimentos eu obtinha precisão de 99,9%, quando muito ruim, 99,7%, e sempre adorei a qualidade dos meus discos ripados, até mesmo porque todos são originais e muitos possuem uma gravação muito boa, como alguns do Zé Ramalho, que eu aprecio muito. Ocorre que, mais recentemente, fui convidado a participar de uma comunidade fechada de torrent denominada Redacted. Aquele espaço é uma fonte infindável de conteúdo musical, acredito eu que 2 ou 3 vezes maior do que outro famoso site, mas as regras também são extremamente rígidas em termos de ratio, etc. Fato é que, nos meus passeios pelo site, notei uma valorização gigantesca de torrents de discos digitalizados com precisão de 100% (isso é identificado porque, ao final do processo do Exact Audio Copy, é gerado um log do processo especificando a precisão do procedimento). Não encontrei um manual de como a configuração do aplicativo deveria ser feita, mas no Manual de Instruções do Redactec constam os “pressupostos” necessários para que um log seja identificado como sendo 100%. Pelo que entendi, aquilo tudo estaria relacionado ao fato de que não basta uma cópia bit a bit das músicas em si. É necessária uma profundidade maior nesse processo, que demanda certos cuidados e configurações.
Eu demorei cerca de 4 ou 5h para conseguir configurar adequadamente o Exact Audio Copy, e finalmente consegui um indicador 100% no log que eu carregava para uma ferramenta de testes do site. Eu fiquei feliz com isso, mas mais feliz eu fiquei quando resolvi ouvir meus novos arquivos digitalizados. O que eu posso dizer é que somente ouvindo se torna possível compreender porque os arquivos com log 100% são tão valorizados nesse site. A diferença na qualidade do áudio é simplesmente impressionante. Talvez esses 0,1 ou 0,3% que ficava faltando era fundamental em certas características da música. Fato é que isso me obrigou a refazer o procedimento com todas as minhas mídias físicas, o que tem me demandado um certo tempo, mas com um resultado compensador. O mesmo disco do Zé Ramalho que eu citei acima está com uma qualidade muito superior, e agora o Exact Audio Copy indica 100% de precisão em quase todos os meus processos. Só há falha nos discos muito riscados ou danificados pelo tempo.
Enfim, como eu colhi resultados que considero valiosíssimos, e a custo ZERO, vou compartilhar com os amigos screenshots que tirei das telas de configuração do meu Exact Audio Copy, para que vocês possam replicar e, com isso, obter um log indicador de 100% de precisão no procedimento de ripagem. Espero que seja de valia para os colegas. As imagens, para fins de melhor organização, vou acrescentar em anexo, num arquivo PDF.
Feita toda a configuração, há também um processo indispensável para o processo de ripagem. Assim que se inserir o disco, deve-se entrar no Menu “Action” e clicar em “Detect Gaps”. Na sequência, no mesmo Menu, deve-se clicar em “Test Gaps on Silence”. Feito isso, é imprescindível certificar-se de que, no Menu “Action”, está selecionada a opção “Append Gaps To Previous Track (default)”. Isso é importante porque alguns discos possuem um pequeno silêncio antes ou depois das músicas, e esse silêncio (que é o gap) precisa ser identificado e devidamente inserido num arquivo (no nosso caso, o silêncio da música posterior será acrescentado ao final da música anterior). Normalmente, nos visores dos CD Players, esses “gaps” são contados negativamente, e não é raro ver um disco onde, de uma música para outra, aparece “-0,03; -0:02; -0:01; 0:00…”, com a música começando em 0:00.
Acontece que em determinados discos, esses gaps não possuem nenhum tempo, e em outros, possuem algum tempo. Tenho aqui alguns disco ao vivo em que umas músicas são continuidade das outras, de modo que não há gap, e outros discos onde, entre todas as músicas, há um gap de dois segundos. Isso precisa ser identificado pelo Exact Audio Copy (pois faz parte do disco original) e inserido no arquivo que estaremos a criar com o procedimento.
Feito isso, estaremos prontos para o procedimento de ripagem. Basta entrar novamente no Menu “Action”, parar o cursor do mouse em “Test & Copy Selected Tracks” e clicar na opção “Uncompressed”. Pronto. O aplicativo irá questionar o local de destino dos arquivos e terá início o processo. O processo é lento e cada música é lida duas vezes. Ao final, haverá a geração de um arquivo log, que é o que indicará que foi feito o uso do Accurate Rip e o grau de precisão individual de cada música. Esse log pode ser salvo, ou descartado.
Enfim, é isso. Segue também em anexo um exemplo de arquivo log 100%, para melhor compreensão.
Abraço a todos!