Gradiente DD100Q - Algumas dúvidas

Olá pessoal, tudo bem?

Bom, resgatei meu antigo toca-discos, Gradiente DD100Q, que ficou anos parados em um quartinho de despejo na casa da minha mãe.

Tenho algumas dúvidas, no entanto, e ficarei grato por qualquer ajuda.

Primeiro, gostaria de trocar a agulha, mas não sei qual modelo comprar. A que está instalada é uma Leson 90. A headshell não é original, portanto não sei identificar as especificações da cápsula tomando ela como base. 

Alguém pode me apontar o caminho para os modelos de agulha corretos, baseado na agulha instalada atualmente?

Outra coisa: O mecanismo UP/DOWN do braço está defeituoso. Parece que ficou preso na posição UP. 

Abri o toca discos e reparei que a molinha interna que faria o  o pivô do “lifter” voltar está totalmente retraída. Puxei um pouco com um alicate de bico, mas nada dela voltar.

O mecanismo de “lift” interno está funcionando perfeitamente. Só o pivô que parece estar agarrado mesmo.

Alguém tem uma dica sobre como resolver esse problema?

Muito obrigado desde já,

M.

Oi pessoal,

Já descobri uma agulha compatível, a AG180. Segundo a pessoa que me vendeu, a AG90 nem é fabricada mais.

Falta só descobrir como resolver o problema do “lift”, que permanece travado.

AGULHA LESON AG-180, CARINHOSAMENTE CONHECIDA COMO “PREGUNHO DE AÇO GALVANIZADO”.

COMO ATÉ TAMPA DE LATA DE GOIABADA DA CICA.

O seu DD-100Q, provavelmente quebrou o automático do acionamento do lift. E tem que fazer uma adaptação de um pino interno, para que ele volte a funcionar já que peça original, é lenda.

[QUOTE username=Antunes Carlos de Morais userid=7348257 postid=1317610734]AGULHA LESON AG-180, CARINHOSAMENTE CONHECIDA COMO “PREGUNHO DE AÇO GALVANIZADO”.

COMO ATÉ TAMPA DE LATA DE GOIABADA DA CICA.[/QUOTE]

Obrigado, amigo!

Essa agulha é ruim? Vai prejudicar meus discos de alguma maneira?

Se tiver alguma sugestão de modificação que tenha um resultado melhor e agradeço muito!

Resgatei minha coleção antiga de mais de 200 discos, a maioria em estado excelente. Só rock, progressivo, jazz e mpb. Não quero prejudicá-los!

Consegui reparar o mecanismo, caro Antunes.

Alguém havia lubrificado o sistema no passado, e essa graxa ou óleo solidificou igual solda.

Acabei quebrando o “poste” plástico que conduz o pivô no processo de tentar soltar essa graxa petrificada, mas aí pelo menos consegui tirar todo o conjunto. 

Aí eu derreti a graxa velha na base do fogo, literalmente. Depois limpei bem e poli as partes, que agora funcionam perfeitamente.

A parte plástica quebrada foi fácil resolver com super-bonder.

Portanto, a gambiarra foi realizada com sucesso!

Obrigado pelas respostas.

Essa agulha não é apenas ruim, É RUIM COM FORÇA.

Falar que uma AG-180 é ruim é até um elogio.

Já postei que a agulha,(alguém falou agulha???.), AG-180 Leson, é carinhosamente conhecida como ''PREGUINHO DE AÇO GALVANIZADO". COMO ATÉ TAMPA DE LATA DE GOIABA DA CICA. Se come até lata, imagine os discos?.

O que você sugere então, meu caro Antunes?

Alguma mudança de cápsula/agulha com bom custo benefício?

Obrigado.

Tem vendendo uma Nagaoka MP100 que aceita a agulha da MP110 quando precisar trocar ou fizer upgrade. E usada tem essa aqui que é ótima:

Bom dia!!

aproveitando o topico, alguem teria uma foto de como é o encaiixe da mola do up/down do braço?

desmontei e não sei montar rsrsrs

[QUOTE username=frajola tup userid=7348946 postid=1318500135]Bom dia!!

aproveitando o topico, alguem teria uma foto de como é o encaiixe da mola do up/down do braço?

desmontei e não sei montar rsrsrs[/QUOTE]

Está falando da parte interna ou da parte externa? São duas molas.

interna

[QUOTE username=frajola tup userid=7348946 postid=1318500135]Bom dia!!

desmontei e não sei montar rsrsrs[/QUOTE]

@frajola tup

Se cadastre no site Vinylengine e faça download do manual de serviço do toca-discos JVC QL-F4. O QL-F4 é o Gradiente DD-200Q, que é muito parecido com o DD-100Q.

https://www.vinylengine.com/library/jvc/ql-f4.shtml

Edmar

obrigado!!

está fora do ar para se cadastrar

@frajola tup

Se você quiser, me passa o seu e-mail que te envio.

Edmar

[email protected]

agradeço

Aí Frajola,

Espero que sirvam para te orientar.

Não tem mistério. O mecanismo é muito simples.

PS: Esse parafuso Philips dourado com uma arruelinha, logo no topo da primeira foto, serve para regular o local do retorno automático do braço no fim do disco. 

IMG_20200924_133438.jpg  IMG_20200924_133444.jpg  IMG_20200924_133453.jpg  IMG_20200924_133504.jpg  IMG_20200924_133513.jpg

é essa primeira pç da ultima foto, mas pelo que to vendo está faltando peças no meu

vlw 

fui ver direito o meu é diferente desse!