Eu sei que os tão desejados menus java de Bluray é uma questão resolvida em algumas plataformas, mas as superpopulares box Amlogic rodando Corelec não tem hoje uma solução efetiva na distribuição oficial.
Eu tinha lido alguns artigos a um tempo atrás sobre o porque que os sonhados menus BD-J não funcionavam e havia me conformado com a situação. Virou o ano e pensei… será possivel que em pleno 2021 ainda não temos NADA para rodar os menus nos queridos Amlogic e Amlogic-ng? Fui pesquisar novamente, e para minha absoluta surpresa hoje já existe alternativa! Só eu que não sabia disso? Não é possível…
Neste tópico que encontrei na comunidade Coreelec o usuário vpeter apresenta uma solução alternativa bem funcional. O pré-requisito é já estar na versão 9.2.5, e basta usar o tar correspondente a sua box (ng ou não) para forçar a atualização. Depois da atualização basta instalar o add-on tools.jre.zulu-9.2.100-Amlogic-libbluray 1.2.0 (que entre outras coisas contém o jre necessário para BD-J). Os 2 arquivos necessários estão neste mesmo tópico.
Testei e funcionou bem. Não absolutamente todos… mas a maioria dos que testei, e a performance é muito boa. Sem dúvida é uma evolução muito bem vinda e fiquei entusiasmado com o resultado.
PS: Importante lembrar que não é oficial, e como tal não habilita simplesmente a execução nativa os menus como se esperaria de uma solução oficial. Nas configurações é preciso ainda manter habilitado o tratamento de menus BD simplificados. É ao dar play na pasta que irá ser apresentada a opção adicional de executar o menu.