Nota: 9/10
Pontos positivos:
- Um verdadeiro all-rounder - todas as faixas de frequência de muita qualidade
- Espacialidade superior, excede fones muito mais caros
- Assinatura mais dinâmica que analítica, música parece mais viva com esse fone
- Qualidade de construção, cabo equivalente ao de fones de alto custo
- Umas das melhores razões qualidade X preço na faixa de USD 100
- Isolamento nota 7,5
- Perfil mais "gordinho" - ainda que muito confortável, não é para se dormir com ele
- Saiu de linha na Ibasso, sendo substituído pelo IT01s (mais caro)
A convite do Antenor, estou retomando os reviews dos meus fones, que tinha no fórum anterior. Resolvi falar primeiro do que considero meu fone No.1 na atualidade, o Ibasso IT01.
APRESENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO:
Esse fone é encontrado na versão toda preta, ou na versão azul/vermelho (obedecendo aos lados dos ouvidos normalmente associados a essas cores - esquerdo/direito). Tendo pesquisado muito a respeito desse fone antes de uma viagem aos EUA, eu preferi a versão preta.
A aprentação da Ibasso é muito boa, vem numa bela caixa com tampa rígida, e ótimo conjunto de ponteiras. Vem ainda com um case redondo de metal de boa qualidade que passa uma sensação de refinamento.
Um dos grandes destaques em termos de construção é a qualidade do cabo trançado de cobre, do tipo “trançado frouxo”, muito bonito e macio, do nível que se encontra em fones muito mais caros. Em alguns reviews pela internet, descobri que algumas pessoas andaram comprando esse IEM só para aproveitar o cabo em fones mais caros cujos cabos originais não chegam a ser dessa qualidade.
ERGONOMIA:
Apesar de ser do tipo mais “gordinho”, o fone não é muito grande, e deve se acomodar bem na maioria das orelhas. O encaixe em si é muito confortável, sem gerar nenhum incomômodo. Eu experimentei várias ponteiras, e acho que ponteiras Spinfit se dão muito bem com a assinatura sonora dele, mas os diversos tipos de ponteiras que vem nele também são de ótima qualidade. Já o isolamento que consegui com ele foi apenas bom, aparentemente esta não é uma das características mais fortes desse fone.
Aqui é que vem o real destaque desse fone - a inacreditável relação preço X qualidade sonora que ele entrega.
Este fone é um verdadeiro “all-rounder”, ou seja, funciona muito bem para ouvir todo tipo de música, devido ao equilíbrio e qualidade de todo seu espectro de frequencias sonoras. Se eu fosse classificar a assinatura sonora desse fone eu diria que ele está ligeiramente para o lado mais “warm” (grave), mas seu equilíbrio de frequências, a extensão e definição dos agudos, e muito boa claridade dos médios, faz com que sua assinatura seja mais comumente identificada nos reviews como “balanceada”.
Além dos já mencionados equilíbrio, extensão, definição e claridade, os dos pontos que me impressionam MESMO no som desse fone são:
Dinamismo: é definitivamente uma bela implementação de um driver dinâmico. É muito gostoso de ouvir música nesse fone, ele não passa nem de longe a sensação de um fone analítico. O seu som é pleno, cheio, vibrante. Privilegia a dinâmica no lugar do ultra detalhamento, apesar de o detalhamento já ser muito bom. É um fone que parece que foi feito pensando em se curtir a música, mais do que analizar a música.
Imagem/espacialidade: essa é a parte mais impressionante desse fone: a qualidade da imagem / espacialidade que ele faz do artista / banda é a melhor que já ouvi em qualquer fone, de qualquer preço. Seja em uma gravação de estúdio, ou ao vivo, ele mostra claramente cada coisa na posição em que ela deveria estar - inclusive a SUA posição em relação ao artista.
Um ótimo exemplo disso para mim é a faixa “I’ll Be Over You” do disco “live in Montreaux 1991” do Toto. Em todos os meus outros fones, inclusive o RHA T20 que custou mais do que o dobro do IT01, você ouve no começo da música a platéia se manifestando, gritando, batendo palmas, dizendo coisas - e você consegue definir bem que elas estão mais ou menos na mesma direção, aparentemente à média distância em relação a posição da banda e em posição não exatamente definida em relação a vc.
Já no IT01 você se percebe claramente NO MEIO da platéia, com a banda a média distância na sua frente. Alguém bate palmas ao seu lado. Uma pessoa grita alguns metros atrás de você. Você sabe onde está o cantor, o teclado, percebe bem que a bateria está mais ao fundo. A sensação de posicionamento e imersão no ambiente da apresentação ao vivo é superior a qualquer coisa que eu já tive oportunidade de ouvir.
COMPARAÇÕES:
RHA T20 (USD 220 na época da compra)
Já entrando nas comparações, o tamanho do palco sonoro é bastante bom e largura e profundidade e é equivalente, ou ligeiramente superior, ao meu RHA T20, que é um fone de ótimo índice técnico. Em termos de definição / micro-detalhes, o RHA T20 é ligeiramente superior, tendo uma característica um pouco mais analítica. Em termos de assinatura, o RHA T20 também está para o lado “warm” mas é um pouco mais em V (ou U), com os médios um pouco mais distantes. Em termos de extensão, ambos são semelhantes, com o T20 batendo os graves um pouco mais forte, mas o IT01 com ligeiramente mais definição nos agudos. Médios no IT01 passam um pouco mais de naturalidade, e em geral, é mais orgânico que o T20. Em termos de imagem / espacialidade, como já mencionado, o RHA T20 é bastante bom, mas o IT01 é realmente impressionamente.
Final Audio E2000 (USD 45)
Comparando com meus fones de menor preço, o Final Audio E2000 tem assinatura semelhante (warm/balanceada), mas carece da mesma extensão de graves e agudos, e do micro detalhamento o IT01. O E2000 por ter o fundo semi-aberto consegue praticamente o mesmo tamanho do palco sonoro, o que é o seu forte.
KB Ear F1 (USD 40)
Comparando com o meu novo KB Ear F1, que é um fone de apenas 01 armadura balanceada e assinatura focada nos médios, como é de se esperar o IT01 é superior em tudo, menos em uma coisa: a impressionante claridade dos médios, que é o ponto forte desse KB Ear. Ainda assim, o IT01 passa uma sensação muito mais orgânica para seus médios, enquanto o KB Ear tem a assinatura mais analítica que se espera de uma armadura balanceada.
SINERGIA:
O pareamente com meu Dragonfly Red, que é um dac/amp mais analítico por natureza, é uma das coisas que faz desse meu conjunto principal na atualidade: o som orgânico do IT01, somado ao poder analítico do Dragonfly RED, faz esse conjunto ser a melhor coisa que já ouvi na minha pequena experiência audiófila. É a junção perfeita da definição e micro-detalhes trazidas pelo Dragonfly, com a dinâmica e imagem perfeitas do IT01, trazendo o melhor dos dois mundos para o mesmo conjunto. Conjunto altamente recomendado, que custa em torno de 300 dólares no total, e é muito versátil. Ótima compra mesmo.
Conclusão:
Apesar de aparentemente ter saído do portfolio da Ibasso, eu acho incrível o que esse IT01 entrega por 98 dólares. Seu dinamismo, espacialidade e som orgânico fazem muito prazeroso ouvir todos estilo de músicas nele. Sendo sincero, junto com o Dragonfly Red e um bom transporte, esse fone era o suficiente para eu ouvir tudo que eu gosto e não gastar mais nada. Mas sabe como é esse hobby a gente sempre quer ouvir uma coisa diferente… /;^]]
O dólar alto não está nos ajudando nesse sentido, mas se tiver a oportunidade de comprar um desses por bom preço, recomendo com louvor. É ótima compra.

![[IT01%20PK-700x700]](https://penonaudio.com/image/cache//catalog/iBASSO/IT01/IT01%20PK-700x700.jpg)
![[buk1]](https://2.bp.blogspot.com/-bY1V7-LzHtA/WyJcrB0laAI/AAAAAAAATww/YD7qCkmSelMwWq5WivtqXB8aM7wNzhKNQCLcBGAs/s640/buk1.jpg)