Sou, como acredito que muitos aqui, ex membro do falecido HTF e encontrei vocês! Que felicidade! hehe
Parabens, antes de mais nada, para quem conseguiu tomar a iniciativa / abrir esse forum…
Agora vamos ao meu pedido:
Preciso, em breve, comprar uma tela de ± 115", para embutir no gesso e, preferencialmente, elétrica. Pelo que verifiquei no “Projector Central”, preciso que ela seja com ganho de brilho de 1.3!
Onde vocês indicam comprar e qual é o tipo de tela / tecido para ter esse ganho de brilho?
Antes de adquirir a minha em outubro eu havia feito um levantamento de marcas no mercado; segue a relação abaixo. Algumas marcas tinham tópicos específicos lá no HTF e eu já vinha acompanhando (pouco antes do encerramento), outras haviam sido citadas por membros de lá.
Essa relação está simplesmente em ordem alfabética, portanto sem qualquer critério de indicação, qualidade ou qualquer coisa que seja. Pode ser que tenha algum representante aí no meio (que não seja fabricante).
Das marcas que me interessavam, eu felizmente ainda consegui ver os posts no HTF, além de dar uma pesquisada no Reclameaqui (tinha umas histórias de terror aí no meio) e isso tudo me ajudou.
Aqui no comentário do Jacofsantos tem algo bem interessante e que podemos desdobrar: até que ponto a tela compensa uma deficiência ou uma característica “negativa” de um projetor?
É meu caso! Meu projetor, pelos 3.000 ANSI lumens obtidos através de uma “color wheel” com segmento branco (RGBW), tem a tendência de pretos não tão escuros e cores não tão saturadas, se comparado a um outro projetor com a mesma qualidade, porém com um disco do tipo RGBRGB (por exemplo). Por isso, fui numa tela com ganho negativo na tentativa de obter pretos profundos, e não acinzentados, e cores um tanto mais fortes. Diria que consegui, porém tem um óbvio limite aí.
O inverso, ou seja; tentar que uma tela com ganho positivo eleve a luminosidade da imagem em mais de 30% (telas com ganho 1.3, 1.5 e daí para cima), meio que compensando a falta de lumens do projetor, deve ter seu óbvio limite e seus ônus.
Do que li, para telas com ganho de 1.3 para cima, mencionam 3 pontos de atenção:
A percepção de uma imagem mais clara gerada por uma tela de alto ganho se dá principalmente se vc se senta bem no centro da tela. A medida em que vc vai se afastando dessa linha central (chamada ângulo de visão zero grau) o brilho vai caindo. Eles até definem 2 posições bem características: a nesse ângulo zero (totalmente frontal ao centro da tela) e a posição (o ângulo) onde vc percebe metade dessa luminosidade (o chamado ângulo de visão da metade do ganho). Em outras palavras, se tiver gente que vai se sentar meio lateralmente durante a sessão…coitada, não vai usufruir como os do centro, o que para uns pode ser um problema.
Mesmo se vc se sentar totalmente frontal á tela (ângulo zero), vc pode experimentar um efeito de uma imagem mais clara no centro e mais escura mais próximo das extremidades da tela - uma claridade não uniforme em toda a área de tela, o que eventualmente pode ser desagradável.
Por fim mencionam algo parecido com o anterior, porém nas cores: dependendo de onde vc senta em relação a tela, vc percebe variações nas cores.
Eu acrescento que dependendo do tipo de sala que vc tem, a elevação da luminosidade da imagem - ou de outra forma - a maior refletividade da tela, pode não ser desejável.
Aí vem um outro aspecto. O quão precisa é a informação do ganho de uma tela em nossa terra maravilhosa de gente fina, elegante e sincera? A tela que adquiri tem ganho declarado de 0.8. Curioso que sou, antes de comprar, fui perguntar pro senhor bam bam bam que fabrica a tela de onde tinha vindo essa informação…achando eu que o cara iria dizer que fizeram medições com fotômetro calibrado, etc…e o careta respondeu que foi o fabricante do tecido que informou. Só. Pior é que o fera nunca se interessou em medir, minimamente, que seja. Outro dia procurei o mesmo cara (detalhe: que faz isso há décadas) e perguntei se ele comercializava máscara para tela. Resposta: “eu nem sei o que é isso”. Não duvido que boa parte dos fabricantes sejam do mesmo naipe.
Se vc pensa num fabricante de ponta (Stewart Filmscreen, por exemplo), vê a gama de tecidos que o cara tem, com diferentes ganhos, a quantidade de informação que eles diponibilizam, aí te dá confiança, mas do contrário…
Lá nos primórdios do HTF diziam que a maioria dos fabricantes nacionais utilizava tecido da marca Sansuy. Atualmente no site da Sansuy não há informação de “tecido” para aplicação em telas de projeção, especificamente. Hoje devem existir outros tantos fabricantes e, melhor, com o comércio eletrônico global, é possível vc trazer um produto desse de forma legal e segura. Fazer (DIY) uma tela fixa com um material bacana importado, não parece loucura.
Mas disso tudo eu concluo para mim mesmo que é preciso prudência. Eu não jogaria todas as fichas na tela, achando que ela vai ser capaz de salvar a pátria de um projetor. Então nesse sentido, investir primeiro num projetor mais acertado, parece uma boa ideia.