Instalação de uma tela e um projetor

Escrevi este tópico para relatar minha experiência na instalação da tela e do projetor. Podemos desdobrar o assunto entrando mais especificamente nos aspectos técnicos, tornando o tópico mais instrutivo. Por hora, segue o relato:

Bem, a ideia aqui era enfiar a maior tela possível dentro da minha sala que tem 4,00m de largura e 2,50m de altura (2,40m de piso a sanca). Foi quase assim: a partir da sala com suas dimensões e elementos já estabelecidos, qual a tela que caberia naquele espaço? Não recomendo fazer isso, mas eu fiz.

A tela ficaria dentro de uma sanca existente (seria motorizada), o projetor seria instalado também numa sanca existente (sem lift) de forma que os cabos ficariam dentro dessa sanca. A distância entre as sancas é aproximadamente 4,00m.

Com essas premissas na mão fui estudar o assunto para definir tamanho e tipo de tela e projetor. No espaço físico disponível verifiquei que caberia uma tela de 133”no formato 16:9 (minha preferência). Aqui verifiquei a distância de projeção (lembrando que era uma limitação na minha sala, pois a tela e o projetor ficariam em sancas existentes distantes 4,00m uma da outra), a distância que eu ficaria da tela, os projetores possíveis para dar conta da tela, as características desses projetores, como por exemplo off-set, lens shift, zoom, luminosidade, etc.  

No meu planejamento, literalmente as bordas da tela ficariam encostadas em sofá de um lado, bem próxima da TV do outro, “colada” no teto e na parte de baixo logo acima do braço do sofá (que está a 59cm do piso).

O esquema abaixo, feito no Paint em escala muito aproximada antes de comprar tudo, me deu uma ideia de como ficaria.

tela projetor2.jpg 

Uma vez que cravei na minha cabeça que era isso, parti para pensar e resolver todas as questões técnicas da instalação do projetor e da tela na minha sala (isso ainda na fase de planejamento, repito, sem ter comprado tela e projetor).

Para a instalação da tela de 133” da Notecom, a que eu tinha definido, era necessário uma distância mínima entre laje e forro (sanca) de 14,5cm (15,5cm se considerarmos 1 cm de folga), porém na minha sanca existente essa distância era de apenas 10 cm. Aqui o caminho mais fácil seria rebaixar o trecho da sanca que iria comportar a tela apenas o necessário (5,5cm), porém para ganhar altura e tentar diminuir esse rebaixo, optei antes por remover o revestimento da laje (o emboço) - apenas numa faixa onde ficaria a tela. Felizmente com isso acabei ganhando 4,5 cm – a espessura do revestimento - (fiquei então com 10+4,5cm), faltando apenas 1 cm, que eu consegui simplesmente colando uma placa de drywall sob a sanca.

A sequência:

1. Sanca existente

20201017_124320 (3).jpg 

2. Abrindo a sanca para remover o revestimento da laje

20201117_113134.jpg 

3. Removendo o emboço com martelete e remanejando a instalação elétrica para deixar o espaço livre para a tela.

20201117_114229.jpg 

4. Faixa de emboço removida (vc vê a laje de concreto crua)

20201117_133027.jpg 

5. Colando o drywall por baixo da sanca e já deixando a abertura (rasgo no gesso) solicitada pelo fornecedor (13,5cm x 3,51m).

20201117_150911.jpg 

6. Pintando a sanca

20201119_150015.jpg 

7. Espaço pronto para receber a tela e a moldura de acabamento.

20201126_151248.jpg 

Por ser motorizada, obviamente, é necessário vc deixar um ponto de tomada dentro da sanca, no lado que o fornecedor especificar.

8. A caixa metálica onde fica enrolada a tela é fixada numa peça que por sua vez é fixada no teto. Se a tela ficar afastada do teto eles utilizam uma barra roscada para ajustar essa altura.

dsc02713.jpg 

* Foto: retirada do site do fornecedor (http://www.notecom.com.br)

20201127_093255.jpg 

9.  Aí fixa-se a parte “externa” da moldura (o contorno da moldura) no rasgo de gesso. O sistema que eles utilizam é meia boca, são aqueles bracinhos com mola que vc dobra pra cima, enfia no rasgo, e eles abrem automaticamente depois que passa o rasgo, forçando a moldura a ficar colada no gesso (tipo de luminária de embutir). Porém, no meu caso, essa parte externa da moldura tem 3,51m e embora tenha um bracinho a cada 60cm aproximadamente, a peça não fica 100% justa no forro. Isso também acontece porque a chapa que é feita a moldura é molengona (para ficar leve). Com isso ficam umas pequenas aberturas (frestas) entre o contorno da moldura e o gesso. Claro, podem receber acabamento de massa corrida, mas o sistema é meio precário.

20201127_095024.jpg 

10. Fazendo ajustes no nível da caixa, já com o contorno da moldura colocado:

20201127_100601.jpg 

11. Regulando a altura da tela (para ficar com uma borda superior de 6,5cm e/ou a 60cm do piso). Essa borda superior vem com 30cm de preto, e pode-se regular conforme queira.

20201127_104423.jpg 

12. Tela instalada – aspecto final:

20201227_134326.jpg 

(Ali à esquerda da tela vê-se um “furinho” no gesso, que na verdade é a cabeça do receptor de IR do controle remoto, que fica pra fora do gesso.

Aqui um comentário: o sistema motor com controle remoto fornecido é da marca MaxxiGold. Optei por um IR (pode ser por rádio frequencia) para poder automatizar via Broadlink RM mini 3 e Alexa. O controle é uma bosta, vc precisa apontar para a cabeça do receptor e a no máximo 3m de distância, senão não funciona. Ainda não automatizei esses comandos.

20201227_134357.jpg 

Eu gostei do resultado final da instalação. A tela ficou discreta (dentro do que poderia ficar), funciona bem e ficou exatamente na posição planejada.

20201227_174028.jpg 

Ontem finalmente instalei o projetor no teto, faltando apenas fazer o acabamento em volta dele (entre ele e a sanca) - o que previ fazer com gesso ou uma placa de acrílico branco leitoso e removível de 3mm de espessura e fixada com velcro ou fita dupla-face. Agora vou atrás disso.

Como a tela é grande e, portanto, fica próxima ao teto, e ainda o projetor tem offset zero e lens shift em apenas um sentido vertical (e para baixo) era “necessário” nivelar o centro da lente com a borda superior da área de visão da tela. Isso faria com que o projetor ficasse bem perto da laje e assim sendo, semi embutido na sanca, o que até me ajudaria a “escondê-lo” na sala.  A ideia era que isso acontecesse, mas sem tapar os furos de ventilação e felizmente deu certo.

Local de Instalação:

Deixei uma abertura na sanca uns 10 cm maior do que o projetor na largura, 10 cm atrás dele e uns 5 cm na frente. Já estavam passados o cabo HDMI (pela sanca e dentro de um conduíte de 1” e o ponto de tomada que vai até o nobreak que fica no rack). Precisei dar uma deslocada na fiação da iluminação, reloquei dois spots e eliminei um outro.

20201226_134324.jpg 

Na foto, a base do suporte do projetor, de onde sai a barra roscada, já está fixada na laje de concreto (são 4 parafusos bucha 8). O furo foi feito para a bucha se fixar na laje, e não no emboço de 4,5cm de espessura. Assim, os parafusos são longos (aproximadamente 8cm).

Eu comprei um suporte de projetor com distância mínima da laje bem pequena e ainda precisei adaptá-lo cortando essa barra roscada para diminuir mais (ficou um toco de 4,5cm). Nem precisou usar o tubo por onde se passa os cabos, pois ele teria que ser cortado para ficar com apenas 3 cm de altura, ou seja, ficou sem função.

O suporte é um Orion SX300.

941097-MLB31366554179_072019-O.jpg 

Também precisei instalar espaçadores para que as “patas” do suporte ficassem elevadas em relação ao nível dos furos dos parafusos no projetor, isso porque o projetor tem uma altura maior entre os parafusos, interferindo na posição da pata.

20201226_125048.jpg 

20201226_125004.jpg 

Com o espaçador, precisei comprar parafusos com uma determinada medida para que ficassem corretamente ajustados na profundidade do furo. Parafuso tipo M4 com 2,5cm.

20201226_125029.jpg 

Daí aparafusei parte do suporte nos 3 pontos de fixação no projetor, tomando o cuidado de casar o centro do suporte com o centro de gravidade do projetor (indicado nele).

20201226_130154.jpg  20201226_125112.jpg 

Uma vez que isso estava pronto, dei uma ajustada prévia nas molas para deixar o disco meio que nivelado e então era só unir essa parte à barra roscada fixada na laje.

Uma observação: No manual do projetor recomendam vc instalar um cabo Kesington nele, de forma que quando vc estiver colocando ou retirando o projetor do suporte, na hipótese dele escapar de sua mão, ele fique pendurado e não caia no chão. Segui essa recomendação e instalei dois ganchos na laje (ganchinho que se aparafusa na bucha) e ainda lacei o arame da sanca. O projetor tem um local apropriado para a fixação do cabo Kesington

20201227_184916.jpg 

Detalhe dos ganchos para o cabo Kesington

20201227_185044.jpg 

Para colocar o projetor com parte do suporte na barra roscada que estava fixada no teto (com 3cm de comprimento, perto da laje) precisei contar com a ajuda da esposa. Sempre sobra pra elas…😄

Não foi fácil pelo pouco espaço para as mãos, mas deu. Vc encaixa e aperta a porca abaixo do disco…a chata de conseguir… depois aperta a porca acima do disco.

Aspecto final:

20201227_185140.jpg 

Daí finalmente ajustei a posição fina do projetor pelas molas do suporte e utilizando uma imagem sendo projetada na tela (zoom, nível e centralização) e boa!.

O detalhe besta é que vc ajusta uma imagem 16:9 de alguma coisa (um video no youtube, por exemplo) e depois quando vai assisitir outro conteúdo 16:9 (de um filme) para vc ter o enquadramento cravado, pede-se um ajuste de zoom que pode consequentemente implicar num outro ajuste fino de nível.😦

A imagem quase cravou retangular perfeita e em nível…ficou um risquinho mínimo de diferença, mas daí não fiquei ajustando mais, deixando para depois. A diferencinha pode ser o nível da tela, mas no geral ficou muito bem enquadrado, nada trapeizoidal. Zero Keystone. Ufa!

Aspecto final da tela e projetor instalados, ainda faltando o acabamento do entorno do projetor:

20201227_191908.jpg  20201227_191935.jpg  20201227_191542.jpg

A sala ainda está em mudanças…vai sair essa cortina velha e entrar uma persiana e a TV vai para um suporte de parede, já adquirido, mas não instalado. Ainda irei fazer uma capa de tecido preto fosco para se colocar na TV, quando ligar o projetor.

Enfim, brinquedos novos instalados.

Ontem após a instalação do projetor no teto e o enquadramento fiz uns testes, ligando a soundbar na posição 2 (posição para se assistir pelo projetor) e tudo funcionou bem, porém não consegui o 4K a 60Hz, somente a 30Hz. Tem um HDMI switcher no meio do caminho, a souindbar faz passthrough…mas não identifiquei o que poderia ser…sei lá. Ainda preciso dedicar um tempo para mais testes e algumas adequações, mas a telona de 133” com esse projetor ficou muito, muito legal.👍

2 curtidas

Uma últimas fotos do projetor e tela instalados e funcionando, mesmo de dia com a luz entrando:

20201229_182455.jpg  20201229_182558.jpg 

Parabéns ficou uma beleza …

Muito boa a imagem também …

Lhe desejo bons filmes o que anda complicado, se bem que você vai querer rever vários …

Valeu PaMuJu.

Ontem assisti um episódio  de uma série na Netflix (que eu comecei assistindo na TV)  e é tudo de bom o projetor. 

E, sem dúvida, dá vontade de rever um monte de coisas.👍

A distancia do espectador ate a tela ficou de quantos cm

rodo1fo,

A distância é variável, bastando deslocar as poltronas para frente ou para trás. Mas se eu fosse empurrar a mesa também (além das poltornas), poderia ficar entre 0 a 8,00m. Claro, este não é o propósito e nem necessário na minha opinião. Sem empurrar a mesa (somente a poltrona) pode ficar entre 0 a 4,30m. Eu tenho deixado essa distância em torno de 3,60m e fica bom; muito bom, eu diria.

Vivendo e aprendendo…

No final do post da instalação eu disse:

Ontem após a instalação do projetor no teto e o enquadramento fiz uns testes, ligando a soundbar na posição 2 (posição para se assistir pelo projetor) e tudo funcionou bem, porém não consegui o 4K a 60Hz, somente a 30Hz. Tem um HDMI switcher no meio do caminho, a soundbar faz passthrough…mas não identifiquei o que poderia ser…sei lá. Ainda preciso dedicar um tempo para mais testes e algumas adequações…”

Pois bem, intrigado com a impossibilidade do 4K@60Hz (na verdade, se configurar essa sinal na saída da MIbox, ou o 2160p como sinal de saída do Decoder NET, ele não chega no projetor…o projetor indica “sem sinal” e fica a tela preta) li os manuais da barra, do projetor e do switcher buscando verificar alguma configuração perdida que estivesse me impedindo de conseguir esse sinal…e nada. Detalhe: logo que chegou o projetor eu espetava a Mibox nele e tudo normal, mas não tinha soundbar, nem switcher, nem esses cabos atuais.

Hoje olhando pro sistema me deu um insight sobre o comprimento do(s) cabo(s). Mas passei a testar tudo, ora eliminando o switcher, ora a barra e trocando cabos. Enfim, descobri que o comprimento dos cabos HDMI entre as fontes e o projetor são os responsáveis. No primeiro trecho (fontes>barra) tem um cabo HDMI de 5m, daí (da barra) sai um cabo HDMI até o projetor com 12m. Então, entre fontes e projetor eu tenho 17m de cabo. Num dos testes liguei uma fonte direto no projetor pelo cabo de 12m e apenas (no máximo) consegui o sinal 4K a 30Hz. O sinal full HD ou menor chega bem, daí pra cima (4K@50Hz ou 4K@60Hz) dá a tela preta e “sem sinal”. Daí resolvi ligar uma fonte (a MIbox) direto no projetor (ou seja, com um cabo de 2,00m) e o sinal 4k@60Hz também chegou normal. Daí enfiei a barra nesse meio; cabo de 2m da MIBox até a barra e cabo de 2m da barra até o projetor, e o sinal 4k@60Hz chegou normalmente no projetor, o que me levou a concluir finalmente que o sinal 4K a 60Hz percorrendo um cabo HDMI 2.0 normal com miolo de cobre, mas nessa distância, sofre tanta degradação que não chega no projetor.

Então fui ler sobre o assunto e verifiquei que é isso mesmo. Ou o sinal chega piorado ou ás vezes nem chega, que é o meu caso. De fato, lendo, vi que há muita perda de sinal em distâncias maiores que 5m, o que eu - marinheiro de primeira viagem em projetores - não sabia.

Então para corrigir isso verifiquei que existem duas opções: cabo HDMI de fibra optica (AOC - active optical cable) ou instalar um booster de sinal (“repetidor”) na ligação. Agora não sei qual seria a melhor opção, mas estou tendendo a trocar os cabos de 5m e 12m por cabos HDMI AOC. Mais gastos?. 

Fica portanto o registro para outros marinheiros de primeira viagem.

Fechando o assunto…

Comprei os cabos HDMI AOC no Aliexpress; preferi isso em relação a instalar um booster/repetidor.

São cabos da marca Unnlink, HDMI tipo 2.0, para transmissão 4K a 60hz, HDR e HDCP 2.2.

Troquei tanto o cabo que interliga as fontes (o splitter) na soundbar (5 metros), como o cabo que interliga a soundbar no projetor (15 metros…não achei de 12metros no mesmo fabricante).

20210114_184240.jpg 

Pois bem, chegaram, fiz as ligações e testei: funcionou perfeitamente, agora sim, transmitindo o sinal 4K a 60 hz na distância de 17 metros entre fonte e projetor, assim na Netflix, por exemplo, vc visualiza que o sinal é “Ultra HD 4K”, o que anteriormente, só se lia “HD ou HDR”.

Uma vez testado, aí sim, passei pelas canaletas e conduítes definitivos. 

Só é importante alertar duas coisas:

a) este cabo tem sentido de transmissão, sendo que nos plugues está indicado qual o lado que vc conecta na fonte e qual o lado que se conecta no display:

20210117_140735.jpg 

b) este tipo de cabo é sensível, assim vc não deve torcê-lo ao conectá-lo e tomar cuidado ao manuseá-lo, pois a interligação da fibra optica com o plugue HDMI pode se romper, embora haja um reforço ali. Portanto, muito cuidado ao passá-lo dentro do conduíte. Eu fiz tipo um “torniquete” com um hashi e fita isolante (sim, o pauzinho de comida japonesa?) para deixar rígido os primeiros 15 cm da ponta do cabo (plugue e cabo), de forma que ao puxar o cabo dentro do conduíte, não houvesse a dobra ou a torção do cabo em relação ao plugue. Ainda é importante puxar o cabo, pelo cabo, e não pelo plugue, senão pode romper também.

Tudo resolvido…vamos ás sessões.?

Boa @m.fernandes! Acmpanhei a sua “saga” agora, até que nem teve perrengues, assumindo que o PJ nao tem Horiz lens shift rs  mandou bem.

Nota algum reflexo saindo pela tela da TV, já que está perto do ambiente na hora da projeção?

[QUOTE username=thebox userid=7348149 postid=1322405431]Boa @m.fernandes! Acmpanhei a sua “saga” agora, até que nem teve perrengues, assumindo que o PJ nao tem Horiz lens shift rs  mandou bem.

Nota algum reflexo saindo pela tela da TV, já que está perto do ambiente na hora da projeção?[/QUOTE]

Muito reflexo! Por isso a esposa comprou um lençol preto fosco com elástico que veste a TV na hora da sessão. Ficou muito bom e resolveu a questão. Agora tô atrás de uma capa preta pro sofá. 

[QUOTE username=M.Fernandes  m.fernandes userid=7348429 postid=1322408811]

Muito reflexo! Por isso a esposa comprou um lençol preto fosco com elástico que veste a TV na hora da sessão. Ficou muito bom e resolveu a questão. Agora tô atrás de uma capa preta pro sofá. [/QUOTE]

Quando eu fizer a próxima sessão de projeção eu tiro umas fotos do antes e depois do lençol na TV.?

E atualizando… achei uma capa preta para sofá bem baratinha no Mercado Livre. Chega esta semana ainda, daí também mostro se ficou bom ou não…mas creio que sim, pois a única preocupação dela é apenas cobrir para escurecer, sem ter que ficar bem ajustada, etc. Poderia ser até um tecidão ou um cobertor?..mas a capa fica melhor.

Aí só vai faltar as persianas pretas que trabalharão em conjunto com a cortina e que ficarão recolhidas e só serão usadas (baixadas) para as sessões. Com isso finalizo tudo o que imaginei necessário para atenuar a reflexão da luz que bate na tela, bate nessas coisas no entorno da tela e volta pra tela. No piso, embora claro, não farei nada.

Bem, atualizando mais uma vez.

Sobre o acabamento do projetor:

Acabei instalando uma placa de acrílico branco em volta do projetor para fechar a abertura na sanca de gesso. Infelizmente não achei um acrílico fosco e mesmo sabendo que o brilhante ia ficar mais ou menos, preferi ir no brilhante ao invés de procurar mais. A placa tem 2mm de espessura e está fixada com uma fita velcro de 16mm de largura. Colei um dos lados da fita no perímetro todo na sanca e o outro lado no perímetro todo da placa. Usei o velcro justamente para poder remover a placa e, se necessário, regular os parafusos do suporte ou qualquer outra coisa. No geral ficou médio, mas fechei o “buraco”, deixando apenas 1 cm no entorno do projetor para ajudar na ventilação.

20210127_140731.jpg  20210127_140739.jpg  20210127_145426.jpg  20210127_145444.jpg 

Sobre a capa da TV e do sofá:

O tecido da capa da TV (que é um leçol de malha) é preto fosco, já a do sofá tem um pouquinho de brilho, mas funcionou. O fato de escurecer o sofá melhorou a visualização.

20210127_150257.jpg  20210127_150542.jpg  20210127_150623.jpg  20210127_150807.jpg 

Sem capa na TV e sofá e com capa:

20210127_194958.jpg  20210127_195804.jpg 

Atrás do sofá ficarão as persianas pretas que devem dar mais conforto na visualização. E é só!

Não que a reflexão do entorno da tela torne a coisa ruim de assistir, mas o escurecimento disso fica melhor, mesmo que vc  - durante a projeção - fique apenas atento á tela e não ao entorno.

Parabéns pelo excelente tópico e relato!

Uma pena as imagens e fotos dos seus posts estarem quebradas… fiquei curioso pra ver tudo que estaria nessas fotos…

Prezados,
Tendo em vista ainda haver algum interesse no meu tópico e tendo ocorrido a quebra dos links das fotos em alguma atualização do sistema do fórum - o que tornou o tópico meio que perdido, peço licença à moderação e administração do htforumbrasil para repostar o material, agora com pequenas alterações e algumas complementações.
É o que faço abaixo:

2 curtidas

PROJETOR E TELA: DEFINIÇÃO E INSTALAÇÃO

Escrevi este tópico para relatar minha experiência na instalação de um projetor e tela aqui em casa. Podemos depois desdobrar o assunto aprofundando os aspectos mais técnicos da instalação, mas por hora, o relato é mais geral.

O desafio aqui era fazer essa instalação na minha sala mexendo o mínimo possível nela, quer em instalações, quer em mobiliário, quer em qualquer coisa. Além disso, por se tratar da sala de estar/jantar da casa (do apartamento) tudo isso teria que ficar discreto. É o “fator esposa” agindo. :grimacing:

A sala toda tem 4 m de largura, 8 m de comprimento e 2,50 m de altura (2,40 m do piso até as sancas de gesso) e é dividida em dois ambientes, uma parte é a sala de jantar e a outra é a de estar/TV, onde iria o projetor. Esse espaço para instalar tela e projetor tem 4 m de largura, 4,70 m de comprimento e os mesmos 2,50/2,40m de altura e a ideia era mais ou menos enfiar a maior tela possível ali.

Croqui da sala, sem escala:

Dentro desse conceito de mexer o mínimo possível e ficar discreto, a tela ficaria dentro de uma sanca de gesso existente (seria motorizada), o projetor seria instalado também numa outra sanca existente (sem lift, mas se possível meio embutido nela) e boa parte dos cabos para isso tudo ficariam dentro dessas sancas, que felizmente se interligam. A distância entre as sancas (da tela e do projetor) é aproximadamente 3,80 m, o que já me impôs a distância de projeção.

Com essas premissas na mão fui estudar o assunto para definir tamanho e tipo de tela e o projetor. No espaço físico disponível (entre rack, sofá, e outras coisas do mobiliário existente) verifiquei que, a princípio, a maior tela que caberia seria uma de 133” no formato 16:9 e para ela dar certo provavelmente as bordas laterais da tela ficariam quase encostadas no encosto do sofá de um lado, bem próxima da TV do outro, praticamente “colada” no teto e na parte de baixo logo acima do braço do sofá (que está a 59 cm do piso – minha limitação de até onde a tela iria descer). Insano! É certeza que o bom senso pediria uma tela menor para as devidas folgas, mas…

Então com o tamanho da tela e a distância de projeção meio que definidos, fui conferir a distância mínima que eu deveria ficar da tela para saber se haveria esse espaço disponível na sala. Utilizei a referência da THX e, felizmente, havia.

Agora a verificação era os projetores possíveis. Essa busca do projetor que se encaixasse nisso tudo foi um dos pequenos infernos da coisa toda. As verificações eram:

• luminosidade (ANSI lumens) suficiente para uma tela de 133” em 16:9

• capacidade de projetar 133” a uma distância de ~ 3,80m, sem o zoom no máximo

• possuir lens shift

• preferencialmente ter off-set vertical zero

• ter resolução 4K

• ser bem avaliado na mídia especializada

• estar disponível para compra oficialmente (lógico!) / ter assistência técnica no Brasil

• preferencialmente ser branco

• caber no meu bolso

Um detalhe: era meu primeiro projetor e na época eu sabia do assunto tanto quanto sei falar russo, então dá-lhe leitura na Projector Central, Projector Screen, AVSForum, avforums, site da SMPTE, THX, etc.

Da pesquisa dos projetores, fiquei entre o Optoma UHD52ALV e o Benq TK 850 – que foi meu escolhido.

Bem, uma vez que cravei na minha cabeça que era isso, parti para pensar e resolver no absoluto detalhe todas as questões técnicas da instalação do projetor e da tela (isso ainda na fase de planejamento, sem ter comprado tela e projetor), sendo primordial nesse momento checar todas as medidas, inclusive com o fornecedor da tela.

Apenas um exemplo: a tela de 133” tem largura de projeção de 2,95m; aí tem as bordas pretas, vai então para 3,18m, aí tem o tamanho da caixa metálica onde a tela enrola, vai para 3,30m, aí precisa mais 5cm de cada lado para fixar o suporte dessa caixa no teto, vai para 3,40m, aí tem a moldura de acabamento que pede mais 10cm de cada lado, vai para 3,60m. E ainda tem as folgas para a moldura, 5 cm de cada lado, chegando em 3,70m. Este é finalmente o espaço horizontal necessário. Vc sai de 2,95m, mas precisa de fato de 3,70m. E no meu caso ainda tinha que encaixar esses 3,70m no meio do sofá, rack, etc. Algo semelhante acontece verticalmente.

Falando na tela, das marcas que pesquisei, fiquei tendendo a adquirir a da Notecom, mas precisava confirmar se eu tinha esses espaços que os caras especificam. Me informaram que para a instalação dela dentro de forro ou sanca era necessário um espaço mínimo entre laje e a sanca (por dentro) de 14,5 cm (15,5 cm considerando 1 cm de folga), porém na minha sanca existente essa distância era de apenas 10 cm. Eu precisava “achar” mais 5,5 cm, caso contrário teria que quebrar e refazer a sanca, deixando-a mais profunda. O caminho que encontrei foi abri-la (já ia ser necessário mesmo) e remover o revestimento da laje (reboco) para rebaixar o trecho que iria comportar a tela e assim ganhar a altura necessária. Deus ajudou pois o reboco da laje estava grosso e com isso acabei ganhando 4,5 cm – a espessura desse revestimento - (fiquei então com 10+4,5cm), faltando apenas 1 cm, que eu consegui simplesmente colando uma nova placa de drywall sob a sanca (abrindo a placa original e ganhando a espessura dela).Tá lá; agora tenho os 15,5 cm solicitados.

Situação original, somente 10 cm de espaço interno:

Situação ajustada para ter os 15,5cm necessários:

Com tudo definido, vamos à execução. Sequência de instalação da tela:

1. Sanca existente para a tela:

2. Abrindo a sanca para remover uma faixa de reboco da laje:

3. Removendo uma faixa de reboco com martelete e remanejando a instalação elétrica para deixar o espaço livre para a tela.

1. Faixa de reboco removida (vc vê a laje de concreto crua)

2. Colando o drywall por baixo da sanca e já deixando a abertura (rasgo no gesso) solicitada pelo fornecedor (13,5 cm x 3,51 m).

3. Pintando a sanca

4. Espaço pronto para receber a tela e a moldura de acabamento.

Por ser motorizada, obviamente, é necessário vc deixar um ponto de tomada dentro da sanca, no lado que o fornecedor especificar.

1. A caixa metálica onde fica enrolada a tela é fixada numa peça que por sua vez é fixada na laje. Se a tela ficasse afastada do teto eles utilizariam uma barra roscada para ajustar essa altura, o que não foi o caso.

1. Aí fixa-se a parte “externa” da moldura (o contorno da moldura) no rasgo de gesso. O sistema que eles utilizam é meia boca, são aqueles bracinhos com mola que vc dobra pra cima, enfia no rasgo, e eles abrem automaticamente depois que passa o rasgo, forçando a moldura a ficar colada no gesso (tipo de luminária de embutir). Porém, no meu caso, essa parte externa da moldura tem 3,51m e embora tenha um bracinho a cada 60cm aproximadamente, a peça não fica 100% justa no forro. Isso também acontece porque a chapa que é feita a moldura é molengona (para ficar leve). Com isso ficam umas pequenas aberturas (frestas) entre o contorno da moldura e a sanca de gesso. Claro, podem receber acabamento de massa corrida, mas o sistema é meio precário.

1. Fazendo ajustes no nível da caixa, já com o contorno da moldura colocado:

2. Regulando a altura da tela. Aqui tinha que ser no milímetro dentro do que planejei (tinha que ficar com uma borda superior cravada de 6,5cm e/ou a 60cm do piso). Essa borda superior vem com 30cm de preto, e pode-se regular conforme queira.

3. Tela instalada – aspecto final:

(Ali à esquerda da tela vê-se um “furinho” no gesso, que na verdade é a cabeça do receptor de IR (do controle remoto) que fica pra fora do gesso.
Aqui um comentário: o sistema motor com controle remoto fornecido pela Notecom é da marca MaxxiGold. Optei por um IR (poderia ser por rádio frequência) para poder automatizar via Broadlink RM mini 3 e Alexa. O controle é uma bosta, vc precisa apontar para a cabeça do receptor e a no máximo 3m de distância, senão não funciona.

Eu gostei do resultado final da instalação. A tela ficou discreta (dentro do que deu para ficar), funciona bem e ficou exatamente na posição planejada. 1 a 0.

Uma vez instalada a tela era a vez do projetor.
Como a tela fica bem próxima ao teto e o projetor tem offset zero e lens shift apenas no sentido vertical (e para baixo) era “necessário” nivelar o centro da lente com a linha da borda superior da área de visão da tela. Mas isso faria com que o projetor ficasse bem perto da laje e assim sendo, semi embutido na sanca, o que até me ajudaria a “escondê-lo” na sala, mas tornando a instalação difícil. Ao mesmo tempo que ficasse meio embutida, não poderia ficar muito, senão taparia os furos de ventilação do projetor.

Um outro cuidado que tive que tomar na instalação do projetor, é deixar ele bem nivelado, para que a lente ficasse os mais paralela possível à face da tela. Isso para que a imagem ficasse perfeitamente retangular, evitando o uso do keystone.
Local de Instalação do projetor:
Fiz uma abertura na sanca (que lembrando, já existia na sala) uns 10 cm maior do que o projetor na largura, 10 cm atrás dele e uns 5 cm na frente. Já estavam passados o cabo HDMI (pela sanca e dentro de um conduíte de 1” e a extensão com uma tomada que é ligada num nobreak que fica no rack). Precisei dar uma deslocada na fiação da iluminação, reloquei dois spots e eliminei um outro.

Na foto acima, a base do suporte do projetor, de onde sai a barra roscada, já está fixada na laje (são 4 parafusos bucha 8). O furo que fiz foi para a bucha se fixar na laje de concreto e não no reboco de 4,5 cm de espessura. Assim, os parafusos utilizados eram longos (aproximadamente 8 cm). O cuidado aqui é que essa base do suporte na laje já tem que ficar na posição horizontal exata, para que resulte no centro da lente do projetor, exatamente do eixo (centro) da tela. No manual do projetor, eles passam certas medidas que ajudam a calcular isso (ali tem a posição do centro da lente, do centro de gravidade, etc.)

Existe uma infinidade de suportes para projetor, com uma infinidade de tipos de sistema de ajuste, porém pouquíssimos como eu precisava que é com uma distância bem pequena entre a laje e o projetor. A maioria dos suportes afastam o projetor da laje a uma determinada distância, que na minha situação, não servia. Esse que comprei permitia chegar na medida necessária, mas depois de adaptá-lo cortando a barra roscada para chegar na medida (ficou um toco de 4,5cm). Nem precisou usar o tubo por onde se passa os cabos, pois ele teria que ser cortado para ficar com apenas 3 cm de altura, ou seja, ficou sem função, além do que nem ia aparecer mesmo. Tirei ele todo.

O suporte que deu certo é um Orion SX300.

O sistema do suporte é assim:

Depois de adaptado ficou assim:

Também precisei instalar espaçadores para que as “patas” do suporte ficassem elevadas em relação ao nível dos furos dos parafusos no projetor, isso porque o projetor tem uma altura maior entre os parafusos, interferindo na posição da pata.

Com o espaçador, precisei comprar parafusos com uma determinada medida para que ficassem corretamente ajustados na profundidade do furo. Parafuso tipo M4 com 2,5cm.

Daí aparafusei parte do suporte nos 3 pontos de fixação no projetor, tomando o cuidado de casar o centro do suporte com o centro de gravidade do projetor (indicado nele).

Uma vez que isso estava pronto, dei uma ajustada prévia nas molas para deixar o disco meio que nivelado e então era só unir esse conjunto à barra roscada que estava fixada na laje.
Uma observação: No manual do projetor recomendam vc instalar um cabo Kesington nele, de forma que quando vc estiver colocando ou retirando o projetor do suporte, na hipótese dele escapar de sua mão, ele fique pendurado e não caia no chão. Segui essa recomendação e instalei dois ganchos na laje (ganchinho que se aparafusa na bucha) e ainda lacei o arame da sanca. O projetor tem um local apropriado para a fixação do cabo Kesington

Detalhe dos ganchos para o cabo Kesington e da união do conjunto no suporte fixado na laje. Essa união é feita com porcas acima e abaixo do disco e que rosqueiam na barra roscada.

Para colocar o projetor com parte do suporte na barra roscada que estava fixada no teto (com 3cm de comprimento, perto da laje) precisei contar com a ajuda da esposa. Sempre sobra pra elas… :grin:

Não foi fácil pelo pouco espaço para as mãos, mas deu. Vc encaixa e aperta a porca abaixo do disco…a chata de conseguir… depois aperta a porca acima do disco.

Aspecto final:

Daí utilizando uma imagem sendo projetada na tela finalmente ajustei a posição fina do projetor pelas molas do suporte e boa!
A imagem quase cravou retangular perfeita e em nível…ficou um risquinho mínimo de diferença, que já está ajustada. A diferencinha pode ser o nível da tela, mas no geral ficou muito bem enquadrado, nada trapeizoidal. Zero Keystone. Ufa!
Aspecto final da tela e projetor instalados.

Por fim, só restava uma forma de tapar essa abertura no gesso que ficou em volta do projetor.
Acabei instalando uma placa de acrílico branco. Infelizmente não achei um acrílico fosco e mesmo sabendo que o brilhante ia ficar mais ou menos, preferi ir no brilhante ao invés de procurar mais. A placa tem 2mm de espessura e está fixada com uma fita velcro de 16mm de largura. Colei um dos lados da fita no perímetro todo na sanca e o outro lado no perímetro todo da placa. Usei o velcro justamente para poder remover a placa e, se necessário, regular os parafusos do suporte ou qualquer outra coisa. No geral ficou médio, mas fechei o “buraco”, deixando apenas 1 cm no entorno do projetor para ajudar na ventilação.

Enfim, brinquedos novos instalados. Agora é só aproveitar.

:+1:

7 curtidas