Escrevi este tópico para relatar minha experiência na instalação da tela e do projetor. Podemos desdobrar o assunto entrando mais especificamente nos aspectos técnicos, tornando o tópico mais instrutivo. Por hora, segue o relato:
Bem, a ideia aqui era enfiar a maior tela possível dentro da minha sala que tem 4,00m de largura e 2,50m de altura (2,40m de piso a sanca). Foi quase assim: a partir da sala com suas dimensões e elementos já estabelecidos, qual a tela que caberia naquele espaço? Não recomendo fazer isso, mas eu fiz.
A tela ficaria dentro de uma sanca existente (seria motorizada), o projetor seria instalado também numa sanca existente (sem lift) de forma que os cabos ficariam dentro dessa sanca. A distância entre as sancas é aproximadamente 4,00m.
Com essas premissas na mão fui estudar o assunto para definir tamanho e tipo de tela e projetor. No espaço físico disponível verifiquei que caberia uma tela de 133”no formato 16:9 (minha preferência). Aqui verifiquei a distância de projeção (lembrando que era uma limitação na minha sala, pois a tela e o projetor ficariam em sancas existentes distantes 4,00m uma da outra), a distância que eu ficaria da tela, os projetores possíveis para dar conta da tela, as características desses projetores, como por exemplo off-set, lens shift, zoom, luminosidade, etc.
No meu planejamento, literalmente as bordas da tela ficariam encostadas em sofá de um lado, bem próxima da TV do outro, “colada” no teto e na parte de baixo logo acima do braço do sofá (que está a 59cm do piso).
O esquema abaixo, feito no Paint em escala muito aproximada antes de comprar tudo, me deu uma ideia de como ficaria.
Uma vez que cravei na minha cabeça que era isso, parti para pensar e resolver todas as questões técnicas da instalação do projetor e da tela na minha sala (isso ainda na fase de planejamento, repito, sem ter comprado tela e projetor).
Para a instalação da tela de 133” da Notecom, a que eu tinha definido, era necessário uma distância mínima entre laje e forro (sanca) de 14,5cm (15,5cm se considerarmos 1 cm de folga), porém na minha sanca existente essa distância era de apenas 10 cm. Aqui o caminho mais fácil seria rebaixar o trecho da sanca que iria comportar a tela apenas o necessário (5,5cm), porém para ganhar altura e tentar diminuir esse rebaixo, optei antes por remover o revestimento da laje (o emboço) - apenas numa faixa onde ficaria a tela. Felizmente com isso acabei ganhando 4,5 cm – a espessura do revestimento - (fiquei então com 10+4,5cm), faltando apenas 1 cm, que eu consegui simplesmente colando uma placa de drywall sob a sanca.
A sequência:
- Sanca existente
2. Abrindo a sanca para remover o revestimento da laje
3. Removendo o emboço com martelete e remanejando a instalação elétrica para deixar o espaço livre para a tela.
4. Faixa de emboço removida (vc vê a laje de concreto crua)
5. Colando o drywall por baixo da sanca e já deixando a abertura (rasgo no gesso) solicitada pelo fornecedor (13,5cm x 3,51m).
6. Pintando a sanca
7. Espaço pronto para receber a tela e a moldura de acabamento.
Por ser motorizada, obviamente, é necessário vc deixar um ponto de tomada dentro da sanca, no lado que o fornecedor especificar.
8. A caixa metálica onde fica enrolada a tela é fixada numa peça que por sua vez é fixada no teto. Se a tela ficar afastada do teto eles utilizam uma barra roscada para ajustar essa altura.
* Foto: retirada do site do fornecedor (http://www.notecom.com.br)
9. Aí fixa-se a parte “externa” da moldura (o contorno da moldura) no rasgo de gesso. O sistema que eles utilizam é meia boca, são aqueles bracinhos com mola que vc dobra pra cima, enfia no rasgo, e eles abrem automaticamente depois que passa o rasgo, forçando a moldura a ficar colada no gesso (tipo de luminária de embutir). Porém, no meu caso, essa parte externa da moldura tem 3,51m e embora tenha um bracinho a cada 60cm aproximadamente, a peça não fica 100% justa no forro. Isso também acontece porque a chapa que é feita a moldura é molengona (para ficar leve). Com isso ficam umas pequenas aberturas (frestas) entre o contorno da moldura e o gesso. Claro, podem receber acabamento de massa corrida, mas o sistema é meio precário.
10. Fazendo ajustes no nível da caixa, já com o contorno da moldura colocado:
11. Regulando a altura da tela (para ficar com uma borda superior de 6,5cm e/ou a 60cm do piso). Essa borda superior vem com 30cm de preto, e pode-se regular conforme queira.
12. Tela instalada – aspecto final:
(Ali à esquerda da tela vê-se um “furinho” no gesso, que na verdade é a cabeça do receptor de IR do controle remoto, que fica pra fora do gesso.
Aqui um comentário: o sistema motor com controle remoto fornecido é da marca MaxxiGold. Optei por um IR (pode ser por rádio frequencia) para poder automatizar via Broadlink RM mini 3 e Alexa. O controle é uma bosta, vc precisa apontar para a cabeça do receptor e a no máximo 3m de distância, senão não funciona. Ainda não automatizei esses comandos.
Eu gostei do resultado final da instalação. A tela ficou discreta (dentro do que poderia ficar), funciona bem e ficou exatamente na posição planejada.
Ontem finalmente instalei o projetor no teto, faltando apenas fazer o acabamento em volta dele (entre ele e a sanca) - o que previ fazer com gesso ou uma placa de acrílico branco leitoso e removível de 3mm de espessura e fixada com velcro ou fita dupla-face. Agora vou atrás disso.
Como a tela é grande e, portanto, fica próxima ao teto, e ainda o projetor tem offset zero e lens shift em apenas um sentido vertical (e para baixo) era “necessário” nivelar o centro da lente com a borda superior da área de visão da tela. Isso faria com que o projetor ficasse bem perto da laje e assim sendo, semi embutido na sanca, o que até me ajudaria a “escondê-lo” na sala. A ideia era que isso acontecesse, mas sem tapar os furos de ventilação e felizmente deu certo.
Local de Instalação:
Deixei uma abertura na sanca uns 10 cm maior do que o projetor na largura, 10 cm atrás dele e uns 5 cm na frente. Já estavam passados o cabo HDMI (pela sanca e dentro de um conduíte de 1” e o ponto de tomada que vai até o nobreak que fica no rack). Precisei dar uma deslocada na fiação da iluminação, reloquei dois spots e eliminei um outro.
Na foto, a base do suporte do projetor, de onde sai a barra roscada, já está fixada na laje de concreto (são 4 parafusos bucha 8). O furo foi feito para a bucha se fixar na laje, e não no emboço de 4,5cm de espessura. Assim, os parafusos são longos (aproximadamente 8cm).
Eu comprei um suporte de projetor com distância mínima da laje bem pequena e ainda precisei adaptá-lo cortando essa barra roscada para diminuir mais (ficou um toco de 4,5cm). Nem precisou usar o tubo por onde se passa os cabos, pois ele teria que ser cortado para ficar com apenas 3 cm de altura, ou seja, ficou sem função.
O suporte é um Orion SX300.
Também precisei instalar espaçadores para que as “patas” do suporte ficassem elevadas em relação ao nível dos furos dos parafusos no projetor, isso porque o projetor tem uma altura maior entre os parafusos, interferindo na posição da pata.
Com o espaçador, precisei comprar parafusos com uma determinada medida para que ficassem corretamente ajustados na profundidade do furo. Parafuso tipo M4 com 2,5cm.
Daí aparafusei parte do suporte nos 3 pontos de fixação no projetor, tomando o cuidado de casar o centro do suporte com o centro de gravidade do projetor (indicado nele).
Uma vez que isso estava pronto, dei uma ajustada prévia nas molas para deixar o disco meio que nivelado e então era só unir essa parte à barra roscada fixada na laje.
Uma observação: No manual do projetor recomendam vc instalar um cabo Kesington nele, de forma que quando vc estiver colocando ou retirando o projetor do suporte, na hipótese dele escapar de sua mão, ele fique pendurado e não caia no chão. Segui essa recomendação e instalei dois ganchos na laje (ganchinho que se aparafusa na bucha) e ainda lacei o arame da sanca. O projetor tem um local apropriado para a fixação do cabo Kesington
Detalhe dos ganchos para o cabo Kesington
Para colocar o projetor com parte do suporte na barra roscada que estava fixada no teto (com 3cm de comprimento, perto da laje) precisei contar com a ajuda da esposa. Sempre sobra pra elas…
Não foi fácil pelo pouco espaço para as mãos, mas deu. Vc encaixa e aperta a porca abaixo do disco…a chata de conseguir… depois aperta a porca acima do disco.
Aspecto final:
Daí finalmente ajustei a posição fina do projetor pelas molas do suporte e utilizando uma imagem sendo projetada na tela (zoom, nível e centralização) e boa!.
O detalhe besta é que vc ajusta uma imagem 16:9 de alguma coisa (um video no youtube, por exemplo) e depois quando vai assisitir outro conteúdo 16:9 (de um filme) para vc ter o enquadramento cravado, pede-se um ajuste de zoom que pode consequentemente implicar num outro ajuste fino de nível.
A imagem quase cravou retangular perfeita e em nível…ficou um risquinho mínimo de diferença, mas daí não fiquei ajustando mais, deixando para depois. A diferencinha pode ser o nível da tela, mas no geral ficou muito bem enquadrado, nada trapeizoidal. Zero Keystone. Ufa!
Aspecto final da tela e projetor instalados, ainda faltando o acabamento do entorno do projetor:
A sala ainda está em mudanças…vai sair essa cortina velha e entrar uma persiana e a TV vai para um suporte de parede, já adquirido, mas não instalado. Ainda irei fazer uma capa de tecido preto fosco para se colocar na TV, quando ligar o projetor.
Enfim, brinquedos novos instalados.
Ontem após a instalação do projetor no teto e o enquadramento fiz uns testes, ligando a soundbar na posição 2 (posição para se assistir pelo projetor) e tudo funcionou bem, porém não consegui o 4K a 60Hz, somente a 30Hz. Tem um HDMI switcher no meio do caminho, a souindbar faz passthrough…mas não identifiquei o que poderia ser…sei lá. Ainda preciso dedicar um tempo para mais testes e algumas adequações, mas a telona de 133” com esse projetor ficou muito, muito legal.

.jpg)