Manutenção de seus condicionadores no inverno

Pessoal no inverno é o momento mais propício para manutenção preditiva preventiva de higienização e limpeza das serpentinas turbinas principalmente da unidade interna (evaporadora) .

No verão aumenta muito a demanda por manutenções e atendimentos principalmente o de emergência e pode ser que alguns colegas passem um perrengue com o calor pois ninguém consegue atender a procura por algum atendimento imediato.

Tanto pra instalação como manutenções preventivas tem fila de espera ??

Previnam-se.Abraço.

Eu realmente, eu já estou olhando pra fazer no meu Inverter, faz uns anos que não faço.

No verão é o momento de usar o ar não de passar perrengue atrás de técnicos.

Preciso ver a ventoinha da.unidade externa de um dos meus …

Muito barulhenta …

Mas já me disseram que vai ser difícil acertar porque é com bucha e não rolamento …

[QUOTE username=PaMuJu userid=7362227 postid=1325532395]Preciso ver a ventoinha da.unidade externa de um dos meus …

Muito barulhenta …

Mas já me disseram que vai ser difícil acertar porque é com bucha e não rolamento …[/QUOTE]Não necessariamente .Se o profissional for bom e conhecer o que faz resolve pra vc com certeza. Abração.

[QUOTE username=guinepal userid=7347200 postid=1325532289]Eu realmente, eu já estou olhando pra fazer no meu Inverter, faz uns anos que não faço.

No verão é o momento de usar o ar não de passar perrengue atrás de técnicos.[/QUOTE] Como  certeza vc vai notar a diferença . Dá o retorno.Abraço 

Bem lembrado!!

Já tem uns 3 ou 4 anos (talvez até mais) que não mando fazer limpeza no meu.

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1325533645]Bem lembrado!!

Já tem uns 3 ou 4 anos (talvez até mais) que não mando fazer limpeza no meu.[/QUOTE]

Esse seu arzinho aguenta desaforo hein ??? kkkkk Faço isso .è um preventivo de peso .Evita eventuais dores de cabeça .Se vc realmente fizer a manutenção dá o retorno pra gente .boa sorte abraço .

[QUOTE username=Jairo Bertoni userid=7357899 postid=1325533945]

Esse seu arzinho aguenta desaforo hein ??? kkkkk Faço isso .è um preventivo de peso .Evita eventuais dores de cabeça .Se vc realmente fizer a manutenção dá o retorno pra gente .boa sorte abraço .[/QUOTE]

Pra não dizer que não, andei limpando o filtro de ar algumas vezes. ?

Vou ver se desta vez não esqueço, amanhã mesmo passo na refrigeração para agendar a limpeza.

Abração

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1325534084]

Pra não dizer que não, andei limpando o filtro de ar algumas vezes. ?

Vou ver se desta vez não esqueço, amanhã mesmo passo na refrigeração para agendar a limpeza.

Abração[/QUOTE]

Ok ficamos no aguardo do feedback. Abração .

5CA0C89B-EFB3-4388-A538-B2D70BF3C055.jpeg 

Primeiro obrigado por postar .Na minha modesta opinião acho que esse filtro faz o condicionador perder um pouco o rendimento. Os filtros que vem nos condicionadores são geralmente da classe G2 alguns são da classe G3.A grande maioria é da classificação G2 No projeto do condicionador já é especificado a perda da carga/inicial/final(saturação e bloqueio)   na questão da movimentação do ar que passa por eles e já especificados em sua espessura e dimensão para reter os aerossóis e micro partículas em suspensão classificados com prejudiciais para saúde humana pela OMS. 

O grande problema ou o maior problema na minha opinião e de muitos profissionais da minha área e principalmente da saúde é que esse tipo e modelo de condicionador não controla o calor sensível e a renovação do ar que é refrigerado no ambiente é deficiente ,pois ele é cativo e fica saturado principalmente de co2,pois tem operar em ambientes sem comunicação com outros ambiente ou seja o ar tem que ser cativo, enclausurado.

Claro pra quem tem alergias, renites ou outros distúrbios, como do sono por exemplo todo mundo reconhece que o ar condicionado é o grande vilão. Existem recursos como de renovação do ambiente condicionado por uma taxa pré determinada de ar externo e o controle da umidade relativa geralmente por nebulizadores a frio que equilibram um pouco a perda de umidade causada pela condensação da água do ar nesse tipo específico de condicionadores . 25% das reclamações em ambientes domiciliares e de trabalho é especificamente sobre o condicionamento de conforto.

Hoje em dia já existem filtros mais eficientes sobre controle e retenção de micro organismos bactérias pólen e outros tipo de alergênicos no ar. Mas o que contribui grandemente para o agravamento dos problemas respiratórios e a falta de renovação do ar e o controle da umidade relativa pois esse tipo e modelo específico de condicionador desumidifica bastante o ar do ambiente . Os filtros foram feitos e pensados  para que aja uma manutenção leve de rotina de lavação e higienização deles .A periodicidade dessa lavação é feita de acordo a severidade e qualidade do ar de cada ambiente.

Já tem no mercado hoje produtos nebulização desses filtros que são naturais fungicidas ,bactericidas e algicidas inodoros atóxicos e incolores que ajudam em muito a boa qualidade do ar refrigerado nesse caso principalmente na questão de odores e mau cheiro. 

Os fabricantes também já estão  incluindo em seus produtos principalmente os minisplit´s  residenciais e comerciais  de parede e piso até 60000 btu´s  aberturas para captação e mix  do ar externo para essa renovação. Alguns estão também com sistemas de  uma pequena taxa de  reposição da água condensada retirada do ambiente.

O que escrevi aqui não é de maneira nenhuma uma crítica ou reprovação à postagem do colega ,muito pelo contrário. Meu intuito nunca será o de fechar as portas para o debate e do diálogo,mas ampliá-lo. O colega pode ter certeza que mais aprendo do que ensino,aqui ou em grupos da área que frequento. Abração .

[QUOTE username=Jairo Bertoni userid=7357899 postid=1325547679]

Primeiro obrigado por postar .Na minha modesta opinião acho que esse filtro faz o condicionador perder um pouco o rendimento. Os filtros que vem nos condicionadores são geralmente da classe G2 alguns são da classe G3.A grande maioria é da classificação G2 No projeto do condicionador já é especificado a perda da carga/inicial/final(saturação e bloqueio)   na questão da movimentação do ar que passa por eles e já especificados em sua espessura e dimensão para reter os aerossóis e micro partículas em suspensão classificados com prejudiciais para saúde humana pela OMS. 

O grande problema ou o maior problema na minha opinião e de muitos profissionais da minha área e principalmente da saúde é que esse tipo e modelo de condicionador não controla o calor sensível e a renovação do ar que é refrigerado no ambiente é deficiente ,pois ele é cativo e fica saturado principalmente de co2,pois tem operar em ambientes sem comunicação com outros ambiente ou seja o ar tem que ser cativo, enclausurado.

Claro pra quem tem alergias, renites ou outros distúrbios, como do sono por exemplo todo mundo reconhece que o ar condicionado é o grande vilão. Existem recursos como de renovação do ambiente condicionado por uma taxa pré determinada de ar externo e o controle da umidade relativa geralmente por nebulizadores a frio que equilibram um pouco a perda de umidade causada pela condensação da água do ar nesse tipo específico de condicionadores . 25% das reclamações em ambientes domiciliares e de trabalho é especificamente sobre o condicionamento de conforto.

Hoje em dia já existem filtros mais eficientes sobre controle e retenção de micro organismos bactérias pólen e outros tipo de alergênicos no ar. Mas o que contribui grandemente para o agravamento dos problemas respiratórios e a falta de renovação do ar e o controle da umidade relativa pois esse tipo e modelo específico de condicionador desumidifica bastante o ar do ambiente . Os filtros foram feitos e pensados  para que aja uma manutenção leve de rotina de lavação e higienização deles .A periodicidade dessa lavação é feita de acordo a severidade e qualidade do ar de cada ambiente.

Já tem no mercado hoje produtos nebulização desses filtros que são naturais fungicidas ,bactericidas e algicidas inodoros atóxicos e incolores que ajudam em muito a boa qualidade do ar refrigerado nesse caso principalmente na questão de odores e mau cheiro. 

Os fabricantes também já estão  incluindo em seus produtos principalmente os minisplit´s  residenciais e comerciais  de parede e piso até 60000 btu´s  aberturas para captação e mix  do ar externo para essa renovação. Alguns estão também com sistemas de  uma pequena taxa de  reposição da água condensada retirada do ambiente.

O que escrevi aqui não é de maneira nenhuma uma crítica ou reprovação à postagem do colega ,muito pelo contrário. Meu intuito nunca será o de fechar as portas para o debate e do diálogo,mas ampliá-lo. O colega pode ter certeza que mais aprendo do que ensino,aqui ou em grupos da área que frequento. Abração .[/QUOTE]

bom dia jairo, estou com um “ar09hvspbsn/az” samsung, que está sem ligar. eu verifiquei que ao ser instalado, o instalador colocou a fase no fio azul e o neutro no fio terra. isso pode ter ocasionado o problema? pois a tomada havia sido cortada e foi instalado apenas o fio. obrigado e postei aqui pois não achei tópico da samsung

[QUOTE username=wagnerbatista userid=7369691 postid=1325568464]

bom dia jairo, estou com um “ar09hvspbsn/az” samsung, que está sem ligar. eu verifiquei que ao ser instalado, o instalador colocou a fase no fio azul e o neutro no fio terra. isso pode ter ocasionado o problema? pois a tomada havia sido cortada e foi instalado apenas o fio. obrigado e postei aqui pois não achei tópico da samsung[/QUOTE]

Bom dia difícil te dizer assim de longe .nesse caso tem que conferir no manual de instalação do aparelho ver a voltagem do fornecimento se é 110 volts ou em 220 volts etc … …Se ele foi instalado e nunca operou o mais racional seria vc entrar em contato com quem instalou pra dar uma verificada .vai dando o review boa sorte  abraço.