[QUOTE username=Jairo Bertoni userid=7357899 postid=1325547679]
Primeiro obrigado por postar .Na minha modesta opinião acho que esse filtro faz o condicionador perder um pouco o rendimento. Os filtros que vem nos condicionadores são geralmente da classe G2 alguns são da classe G3.A grande maioria é da classificação G2 No projeto do condicionador já é especificado a perda da carga/inicial/final(saturação e bloqueio) na questão da movimentação do ar que passa por eles e já especificados em sua espessura e dimensão para reter os aerossóis e micro partículas em suspensão classificados com prejudiciais para saúde humana pela OMS.
O grande problema ou o maior problema na minha opinião e de muitos profissionais da minha área e principalmente da saúde é que esse tipo e modelo de condicionador não controla o calor sensível e a renovação do ar que é refrigerado no ambiente é deficiente ,pois ele é cativo e fica saturado principalmente de co2,pois tem operar em ambientes sem comunicação com outros ambiente ou seja o ar tem que ser cativo, enclausurado.
Claro pra quem tem alergias, renites ou outros distúrbios, como do sono por exemplo todo mundo reconhece que o ar condicionado é o grande vilão. Existem recursos como de renovação do ambiente condicionado por uma taxa pré determinada de ar externo e o controle da umidade relativa geralmente por nebulizadores a frio que equilibram um pouco a perda de umidade causada pela condensação da água do ar nesse tipo específico de condicionadores . 25% das reclamações em ambientes domiciliares e de trabalho é especificamente sobre o condicionamento de conforto.
Hoje em dia já existem filtros mais eficientes sobre controle e retenção de micro organismos bactérias pólen e outros tipo de alergênicos no ar. Mas o que contribui grandemente para o agravamento dos problemas respiratórios e a falta de renovação do ar e o controle da umidade relativa pois esse tipo e modelo específico de condicionador desumidifica bastante o ar do ambiente . Os filtros foram feitos e pensados para que aja uma manutenção leve de rotina de lavação e higienização deles .A periodicidade dessa lavação é feita de acordo a severidade e qualidade do ar de cada ambiente.
Já tem no mercado hoje produtos nebulização desses filtros que são naturais fungicidas ,bactericidas e algicidas inodoros atóxicos e incolores que ajudam em muito a boa qualidade do ar refrigerado nesse caso principalmente na questão de odores e mau cheiro.
Os fabricantes também já estão incluindo em seus produtos principalmente os minisplit´s residenciais e comerciais de parede e piso até 60000 btu´s aberturas para captação e mix do ar externo para essa renovação. Alguns estão também com sistemas de uma pequena taxa de reposição da água condensada retirada do ambiente.
O que escrevi aqui não é de maneira nenhuma uma crítica ou reprovação à postagem do colega ,muito pelo contrário. Meu intuito nunca será o de fechar as portas para o debate e do diálogo,mas ampliá-lo. O colega pode ter certeza que mais aprendo do que ensino,aqui ou em grupos da área que frequento. Abração .[/QUOTE]
bom dia jairo, estou com um “ar09hvspbsn/az” samsung, que está sem ligar. eu verifiquei que ao ser instalado, o instalador colocou a fase no fio azul e o neutro no fio terra. isso pode ter ocasionado o problema? pois a tomada havia sido cortada e foi instalado apenas o fio. obrigado e postei aqui pois não achei tópico da samsung