[QUOTE username=Shimano1985 userid=7359597 postid=1321761571]Minha experiência com caixas DIY foi ouvindo várias,nunca as tive,e absolutamente nenhuma me agradou,e olha que já ouvi caixas até com falantes Accuton e nada,todas que ouvi tem o mesmo defeito,problema ou outro termo parecido,tem o som limpo e correto,mas NENHUMA delas dá imagem/palco,aquele som que vc literalmente quase consegue pegar os instrumentos no ar,aque som grande e cheio,isso elas não entregam.
Penso que fabricar caixas caseiras é meramente por diversão,jamais,por mais que se gaste com componentes caríssimos,vão tocar como caixas de fabricação industrializada…
Somente minha opinião…[/QUOTE]
Não pretendo mudar sua opinião, nem criticar seus critérios, mas então:
Só comparar diretamente o desempenho de um Koeningsegg Agera (~ 12 milhões reais) com uma Ferrari 488 GTB (~ 1,5 milhão de reais)… Ambos são supercarros, mas não precisa nem dizer aqui quem terá a melhor performance fazendo aquilo que eles foram feitos para fazer: acelerar numa pista. O nível de investimento no produto, otimização para alta performance é vendido, não vem como brinde.
Só chamo atenção que pode ser injusto, querer encontrar num produto artesanal, com driveres comerciais, um rival a altura, daqui a pouco, sei lá, a caixas de centenas ou milhares de dólares, que podem até utilizar driveres com desenvolvimento exclusivo (sim isso existe, fabricantes de driveres que podem ter desenvolvimentos especiais e sob contrato de exclusividade para determinado cliente fabricante de caixas), medição e acerto em laboratórios de milhares de dólares com todos recursos de medição e engenharia.
Mas se baixarmos um pouco o patamar. Sim, hoje em dia, com a teccinização do hobby (medição acústica, divisor desenvolvido em software a partir de arquivos FRD/ZMA), se o cara dispor de recursos/conhecimento, usar bons materiais no crossover, bons driveres, sim pode chegar a um resultado fantástico. Palco, espacialidade, vem de qualidade de material e nível de acerto.
Não sei se foi exatamente o caso, mas mesmo que um cara se proponha a utilizar scanspeak ellipticor se optar pelo recurso “calculadora on line” para desenvolver seu divisor de frequência, está sob risco de um alinhamento acústico caótico.
Concordo no aspecto gosto pessoal: não é porque a coisa é cara, usa componentes caros, que necessariamente vai atender a um gosto pessoal se a pessoa tem opinião formada e sabe exatamente o que procura.