Montando caixa bookshelf e torre do zero

Estou criando este tópico para juntar troca de conhecimento para adquirir em conjunto a espertise para criarmos e projetamos do zero caixas, hifi, bookshelf, torre, monitores de audio, DY.

Para hobby e conhecedores que puderem trocar experiências e conhecimentos. Compartilhando projetos de caixas. Alto falantes, divisores de frequencia. Testes de som programas para criançao, 

Sejam bem vindos!!!   

Minha experiência com caixas DIY foi ouvindo várias,nunca as tive,e absolutamente nenhuma me agradou,e olha que já ouvi caixas até com falantes Accuton e nada,todas que ouvi tem o mesmo defeito,problema ou outro termo parecido,tem o som limpo e correto,mas NENHUMA delas dá imagem/palco,aquele som que vc literalmente quase consegue pegar os instrumentos no ar,aque som grande e cheio,isso elas não entregam.

Penso que fabricar caixas caseiras é meramente por diversão,jamais,por mais que se gaste com componentes caríssimos,vão tocar como caixas de fabricação industrializada…

Somente minha opinião…

@Shimano1985

Ah sim intendo. Opinião válida sim. Seria mais pelo hobby de se fazer mesmo. Eu curto a ideia de pesquisar e criar e melhorar. Acredito que hoje alguns fabricantes de caixas deram o primeiro passo e criaram mesmo tendo a condição de ter um comprado.

Quem sabe um dia algum de nois consegue chegar num ponto  que a caixa seja referência no mercado. Mais sinceramente não e está a intenção e mais para adquirir o conhecimento e ter só gosto do DY. 

Grato por compartilhar seu conhecimento e experiência conosco.

@Bezerra matheus

acredito que vá encontrar parte do que precisa aqui Biblioteca de aprendizagen aos DIYers de caixas acústicas

esse teu post está na seção errada, inclusive

Vó pesquisar lá. @Cristiano Locatelli grato pela atenção.

Movido para o local correto

20201209_205324.jpg meu primeiro protótipo em andamento 

IMG-20201123-WA0008.jpeg  IMG-20201123-WA0010.jpeg  IMG-20201123-WA0016.jpeg 

tem alguns erros na caixa, mas pra uma primeira vez, está indo bem ?

sugiro utilizar essa como aprendizado e depois partir pra outras, que podem até seguir nessa mesma linha, mas que tenham os cuidados necessários para minimizar os problemas

Sim. Eu tô pesquisando melhor está sendo construída sem um projeto definido. Com a um galante q desmonte de uma caixa de som velho. 

a primeira coisa...

independente da tipologia de caixa que vai adotar, não se deve deixar dois alto falantes que vão atuar de formas diferentes dentro da mesma câmara

[QUOTE username=Cristiano Locatelli  cristianolo userid=7362106 postid=1321880278]

a primeira coisa…

independente da tipologia de caixa que vai adotar, não se deve deixar dois alto falantes que vão atuar de formas diferentes dentro da mesma câmara

[/QUOTE] Sim intendi. Legal deu uma olhada em alguns projetos. Vó separar a Câmara. Ainda consigo fazer nesta caixa. Ah vi uns videos seu no seu canal do YouTube. Legal cara parabéns vó acompanhar os testes lá pra desenvolver mais o conhecimento.

Dando continuidade nas experiências da minha primeira construção de caixa acustica

Eu pessoalmente acredito, se alguém fez e ficou bom, pode ser replicado, precisa de estudo, sim, precisa de investimento, sim, teste e mais testes, mas na minha opinião pode até superar, agora se vamos ter recursos, conhecimento e principalmente tempo para maturar a coisa, é outra questão.

Montar caixas DIY é bacana se o usuário tiver habilidades em marcenaria. Eu, mesmo sem ter, andei me aventurando ao longo do tempo com ideias diversas, tanto na fase de caixas para instrumento musical, passando por caixas para sonorização e chegando até a caixas domésticas. Claro que o trabalho de marcenaria ficava a cargo de um profissional. Nenhum desses “projetos de orelhada” ficou bom.

Lembro de conversar com o pessoal da Thunder Light, empresa que fabricava caixas e amplificadores para sonorização no RJ, diziam eles que só para ajustar a sintonia do duto de saída de ar era preciso horas e mais horas de testes. Imaginem toda concepção do projeto: litragem, tamanho, parâmetro dos drivers, crossovers, potência, finalidade da caixa, etc e tal!?!?

Ou seja, não basta habilidade em marcenaria. Todavia, para quem a possui, a coisa toda fica mais fácil, sobretudo para ir modificando e testando o projeto ao bel prazer. ?

[QUOTE username=Redcruz userid=7351093 postid=1321979322]Montar caixas DIY é bacana se o usuário tiver habilidades em marcenaria. Eu, mesmo sem ter, andei me aventurando ao longo do tempo com ideias diversas, tanto na fase de caixas para instrumento musical, passando por caixas para sonorização e chegando até a caixas domésticas. Claro que o trabalho de marcenaria ficava a cargo de um profissional. Nenhum desses “projetos de orelhada” ficou bom.

Lembro de conversar com o pessoal da Thunder Light, empresa que fabricava caixas e amplificadores para sonorização no RJ, diziam eles que só para ajustar a sintonia do duto de saída de ar era preciso horas e mais horas de testes. Imaginem toda concepção do projeto: litragem, tamanho, parâmetro dos drivers, crossovers, potência, finalidade da caixa, etc e tal!?!?

Ou seja, não basta habilidade em marcenaria. Todavia, para quem a possui, a coisa toda fica mais fácil, sobretudo para ir modificando e testando o projeto ao bel prazer. Ã°Å¸â€˜Â[/QUOTE]

Sim concordo, as vezes o tempo e o recurso podem ser os maiores inimigos. Mais estou gostando muito de pesquisar sobre o assunto q é bem estenso.

[QUOTE username=Dirceu Ximenes userid=7349174 postid=1321978546]Eu pessoalmente acredito, se alguém fez e ficou bom, pode ser replicado, precisa de estudo, sim, precisa de investimento, sim, teste e mais testes, mas na minha opinião pode até superar, agora se vamos ter recursos, conhecimento e principalmente tempo para maturar a coisa, é outra questão.[/QUOTE]  

Sim verdade o tempo e recursos são uma limitação e verdade. Eu toco alguns instrumento e canto gosto muito tb de escutar música e fiz curso de peoducao musical e montei um home Studio faço ensaios e algumas gravações hobby. E tenho um conhecimento de marcenaria que da o recurso pra criar alguns projetos. Mais tô desenvolvendo. Eu sou um pouco alto de data pode Se dizer hehe. Sou técnico tecnólogo e Eng. Mecânico. Ond3 trabalho com manutenção.

Hoje sei continuidade nas montagens dos projetos de caixinhas. Está e uma mini bookshelf. Basiquinha para um som  de PC fica legal com um subsinho do usando este no meio mais vó monta um sub específico para este par de caixas.

20201221_203050.jpg  20201221_203045.jpg  20201221_203036.jpg

[QUOTE username=Shimano1985 userid=7359597 postid=1321761571]Minha experiência com caixas DIY foi ouvindo várias,nunca as tive,e absolutamente nenhuma me agradou,e olha que já ouvi caixas até com falantes Accuton e nada,todas que ouvi tem o mesmo defeito,problema ou outro termo parecido,tem o som limpo e correto,mas NENHUMA delas dá imagem/palco,aquele som que vc literalmente quase consegue pegar os instrumentos no ar,aque som grande e cheio,isso elas não entregam.

Penso que fabricar caixas caseiras é meramente por diversão,jamais,por mais que se gaste com componentes caríssimos,vão tocar como caixas de fabricação industrializada…

Somente minha opinião…[/QUOTE]

Não pretendo mudar sua opinião, nem criticar seus critérios, mas então:

Só comparar diretamente o desempenho de um Koeningsegg Agera (~ 12 milhões reais) com uma Ferrari 488 GTB (~ 1,5 milhão de reais)… Ambos são supercarros, mas não precisa nem dizer aqui quem terá a melhor performance fazendo aquilo que eles foram feitos para fazer: acelerar numa pista. O nível de investimento no produto, otimização para alta performance é vendido, não vem como brinde.

Só chamo atenção que pode ser injusto, querer encontrar num produto artesanal, com driveres comerciais, um rival a altura, daqui a pouco, sei lá, a caixas de centenas ou milhares de dólares, que podem até utilizar driveres com desenvolvimento exclusivo (sim isso existe, fabricantes de driveres que podem ter desenvolvimentos especiais e sob contrato de exclusividade para determinado cliente fabricante de caixas), medição e acerto em laboratórios de milhares de dólares com todos recursos de medição e engenharia.

Mas se baixarmos um pouco o patamar. Sim, hoje em dia, com a teccinização do hobby (medição acústica, divisor desenvolvido em software a partir de arquivos FRD/ZMA), se o cara dispor de recursos/conhecimento, usar bons materiais no crossover, bons driveres, sim pode chegar a um resultado fantástico. Palco, espacialidade, vem de qualidade de material e nível de acerto.

Não sei se foi exatamente o caso, mas mesmo que um cara se proponha a utilizar scanspeak ellipticor se optar pelo recurso “calculadora on line” para desenvolver seu divisor de frequência, está sob risco de um alinhamento acústico caótico.

Concordo no aspecto gosto pessoal: não é porque a coisa é cara, usa componentes caros, que necessariamente vai atender a um gosto pessoal se a pessoa tem opinião formada e sabe exatamente o que procura.

[QUOTE username=Daniel Fields userid=7349034 postid=1322096100]

Não pretendo mudar sua opinião, nem criticar seus critérios, mas então:

Só comparar diretamente o desempenho de um Koeningsegg Agera (~ 12 milhões reais) com uma Ferrari 488 GTB (~ 1,5 milhão de reais)… Ambos são supercarros, mas não precisa nem dizer aqui quem terá a melhor performance fazendo aquilo que eles foram feitos para fazer: acelerar numa pista. O nível de investimento no produto, otimização para alta performance é vendido, não vem como brinde.

Só chamo atenção que pode ser injusto, querer encontrar num produto artesanal, com driveres comerciais, um rival a altura, daqui a pouco, sei lá, a caixas de centenas ou milhares de dólares, que podem até utilizar driveres com desenvolvimento exclusivo (sim isso existe, fabricantes de driveres que podem ter desenvolvimentos especiais e sob contrato de exclusividade para determinado cliente fabricante de caixas), medição e acerto em laboratórios de milhares de dólares com todos recursos de medição e engenharia.

Mas se baixarmos um pouco o patamar. Sim, hoje em dia, com a teccinização do hobby (medição acústica, divisor desenvolvido em software a partir de arquivos FRD/ZMA), se o cara dispor de recursos/conhecimento, usar bons materiais no crossover, bons driveres, sim pode chegar a um resultado fantástico. Palco, espacialidade, vem de qualidade de material e nível de acerto.

Não sei se foi exatamente o caso, mas mesmo que um cara se proponha a utilizar scanspeak ellipticor se optar pelo recurso “calculadora on line” para desenvolver seu divisor de frequência, está sob risco de um alinhamento acústico caótico.

Concordo no aspecto gosto pessoal: não é porque a coisa é cara, usa componentes caros, que necessariamente vai atender a um gosto pessoal se a pessoa tem opinião formada e sabe exatamente o que procura.[/QUOTE]

Nem eu a sua,porém todas as caixas acústicas DIY que ouvi,inclusive algumas com componentes topo de linha,não entregam um som próximo ou parecido,ao de uma caixa de entrada industrializada.