NOÇOES BÁSICAS DE MÓVEIS PLANEJADOS, MÓVEIS PROJETADOS, MÓVEIS MODULADOS, MÓVEIS EDITÁVEIS, MÓVEIS SOB MEDIDA, MARCENARIA E LOJA DE MÓVEIS.

Senhores, um tópico longo e chatérrimo para quem não está vivendo o assunto, mas espero útil para os que estão.

Recentemente precisei readequar/modernizar alguns ambientes da minha casa e, portanto, precisei passar pelo processo de orçar móveis. Assim gostaria de compartilhar com vcs algumas experiências que vivi nessa etapa, deixando este tópico apenas como referência básica para quem busca o mesmo.

Dentro desse universo do mobiliário é comum vc ouvir os termos que compõe o título do tópico, assim quero explanar sobre alguns, exclusivamente na minha percepção e ponto de vista pessoal, assim como espero a contribuição e demais pontos de vista de pessoas da área ou não. Vou me reservar ao direito de não debater nenhum tema aqui relatado, pois como disse é apenas uma relato pessoal e um ponto de vista particular.

Vamos lá.

Tanto antigamente quanto hoje em dia vc pode adquirir um móvel numa loja de móveis (uma peça industrializada, pronta e padronizada, não exatamente vinculada ou pensada para um espaço específico, mas com algumas possibilidades de acabamentos e medidas), ou através de uma marcenaria onde vc faz o famoso “móvel sob medida” ou “móvel projetado” (ainda existem as pequeninas marcenarias “de bairro” com seus marceneiros meio que artesãos, mas também temos as instaladas em grandes galpões com maquinário moderno, com possibilidade de medidas, layout, acabamentos, acessórios, etc. quase que ilimitados).

De umas 3 décadas para cá?surgiu uma variação disso tudo e começou a se popularizar o termo “móvel planejado”, um termo até certo ponto meio que marketeiro, mas que entendo que fundamentalmente quis marcar o que seria a modernização do processo todo de planejar, projetar, orçar e produzir um móvel. Penso que a ideia inicial era planejar e/ou projetar um móvel para um determinado espaço, com uma boa gama de possibilidades de medidas e acabamentos, porém ainda dentro de certos padrões, caso contrário não seria possível a produção em série e em massa. E, ainda, produzi-lo num ambiente industrializado, com maquinário de ponta e controle dos processos.

Assim, uma loja de “móveis planejados” basicamente era e é uma loja onde vc leva a planta baixa do seu ambiente, ou mesmo o pré-projeto do móvel pretendido e o atendente (arquiteto, designer ou especificador), com a utilização de um computador munido de um software específico para esse fim – Promob é o mais popular – projeta e orça na hora seu móvel.

Imagino que com o tempo e com a modernização constante do processo produtivo, aquela certa padronização inicial do móvel planejado foi ficando mais flexível, levando o móvel planejado a duas categorias bem marcadas: o móvel “editável” -  que nada mais é que o próprio móvel sob medida, já que se produz móveis com medidas de milímetro em milímetro, e o móvel modulado (móveis com medidas padrão, comumente de 10 em 10 cm, onde vc “encaixa” o módulo mais próximo ao seu espaço disponível, ou ainda vc monta uma peça com a composição dos módulos padrão disponíveis. Exemplo hipotético: vc quer uma gaveta com largura de 67 cm, porém no modulado o disponível é 60 cm ou 70 cm. Ainda assim existe a possibilidade de vc (do montador) adaptar em obra a medida de um módulo padrão, cortando no local a peça e posteriormente fazendo o acabamento (com fita de borda), porém além disso ser cobrado, nem sempre é recomendável, pois se perde a qualidade da coisa 100% industrializada.  Evidente que o preço do móvel editável (ou sob medida) é superior ao móvel modulado. E nesse sentido percebi que as grandes fabricantes de móveis planejados passaram a dividir o mercado em segmentos.

Mas voltando aos termos...então vc pode ter um móvel planejado editável (ou móvel planejado sob medida) ou um móvel planejado modulado. E na situação da sua casa, um mix dos dois tipos. Quanto mais vc ficar dentro dos padrões (modulado), mais barato fica.

No meu caso, eu acabei projetando as peças, assim já pulei uma boa etapa que é a de concepção e layout das peças. E, o fato de vc ter um projeto, acaba por equalizar melhor os orçamentos entre os diferentes fabricantes, senão cada um projeta uma coisa diferente e vc fica sem referência de orçamento. Após projetado, não espere que a loja te forneça o projeto para vc levar para casa e utilizá-lo para orçar nas demais lojas. Foi engraçado constatar que em todas elas tinham avisos do tipo: “proibido fotografar a tela do monitor”.?

Não há ninguém melhor do que vc mesmo para saber o que vc precisa, o que de modo algum invalida a contribuição do especificador, visto que ele é alimentado o tempo todo com a necessidade de diversos clientes e, via de regra, as necessidades das pessoas são parecidas. Mas, recomendo vc a, ao menos, fazer um pré-projeto, consultando as fotos dos ambientes que os fabricantes disponibilizam em seus sites para chupinhar umas ideias.?

Projetos na mão, vamos orçar. Fui pesquisar na internet e encontrei 1 milhão de lojas de planejados e marcenarias sob medida. Do que percebi e pesquisei, existem grandes fabricantes de móveis planejados que podem ou não subdividir sua marca em outras marcas, segmentando assim o mercado, para oferecer móveis sob medida ou móveis modulados, com mais ou menos possibilidades de acabamentos, de materais, etc. E como em qualquer mercado, tem móveis para todos os gostos e bolsos.

Aqui relaciono, de forma totalmente aleatória, os principais fabricantes de móveis planejados que eu pesquisei (e fui entrando em todos os sites) mas que não esgotam o mercado. Muitos têm as fábricas no Rio Grande do Sul, outros no interior de São Paulo, ou outros locais e uns tem maior ou menor presença nos diversos estados do Brasil. Boa parte tem raízes europeias (principalmente Itália) e atuam também no exterior. As lojas que representam as fábricas funcionam em esquema de franquia e encontrei muitos franquiados da comunidade libanesa no Brasil, que posso dizer são pessoas extremamente gentis, educadas, solicitas, porém exímios negociadores. Muitos deles também estão no segmento de camas e colchões. Vc entra na loja pra orçar o móvel e o cara pergunta onde vc vai comprar a cama e te indica a loja própria.

Grupo Unicasa é: Dellano, Favorita Interni, New e Casa Brasileira (do primeiro pro último vc vai passando do segmento “premium” para o mais “econômico” e passando do editável para o modulado, de móveis com maiores possibilidades de materiais diferentes, acabamento e ferragens para menores possibilidades, de móveis de “padrão superior” a “mais simples”, espessuras das divisórias maiores para menores, e claro, de valor maior para mais econômico).

Grupo Todeschini é:  Todeschini, Criare, Italínea e Carraro Móveis (idem acima)

Florense (segmento premium+)

Romanzza (segmento premium)

Bontempo (segmento preminum)

SCA (segmento premium+)

Finger: representado em São Paulo pela Edy Planejados.

Celmar Móveis Planejados (tem premium e outros padrões na mesma loja)

Bentec Móveis Planejados (está no segundo patamar após premium, o que não é demérito algum)

Simonetto Móveis Planejados (idem)

Não se assuste ou acanhe com esse termo “premium”. É “premium”, mas é pra nóis.?

Fui em praticamente todas as chamadas premium e as do segundo patamar e tive boas e péssimas experiências. Não é exclusividade desse setor, mas vc encontra de tudo, de gente profissional e interessada a louco de pedra. Lidei com especificadores muito bons e com uns boca-de-porco preguiçosos. Varia muito de pessoa para pessoa, assim não cabe aqui indicar um ou outro. Se tiver saco e disposição, vá na maior parte das lojas, dentre o mesmo padrão. E nesse sentido, vc também encontra todo tipo de preço, dentro do mesmo segmento, para a mesma peça (com pequeníssimas diferenças entre os fabricantes), por isso é interessante bater perna.

Sobre preços: Nas lojas, eles te passam preço por ambiente e não por peça. Acho que poderiam avançar no sentido de discriminar os preços de cada peça. Parece que isso ocorre, parte por “questão de sistema” – que relaciona todas as partes e ferragens que compõe um móvel individualmente, mas como existem, por exemplo, ferragens iguais em móveis diferentes, o sistema “não separaria” o que é de um ou de outro (como se o sistema não tivesse sido feito por um ser humano?), mas também, não posso deixar de concluir que é para vc não desdobrar melhores análises e fazer compararções melhor entre as lojas. E isso é meio que padrão de todas as lojas.

Outro ponto que julgo negativo é o preço de partida que os sistemas cospem. É um preção monstro que assusta de cara, daí o especificador, se provocado, começa a dizer que aquele é um valor para pagar em 36 vezes (p.ex.), mas que se pagar em 6x (p.ex.) cai 30% (1% para cada mês, mediamente), e que ele tem mais um desconto que ele pode dar, e que tem outro desconto que só o gerente dá e que tem outro que eventualmente a fábrica também poderá dar.? O resultado dessa cascata de “bondades” é que se o cidadão não souber ou não tiver o perfil negociador, vai acabar pagando muito mais caro do que de fato poderia pagar. Particularmente isso me passa uma impressão ruim. A empresa deixar uma certa margem para uma negociação final é uma coisa, outra bem diferente é cuspir um preço e depois tirar 50%, 60% ou até 70% quando pressionada numa negociação, que foi o que constatei. Ou seja, se não bem negociado, vc sairá com uma tromba – na cara ou em outro lugar - o que, para mim, é uma política bastante questionável, para dizer o mínimo.?

Mas, como cotei e negociei, podemos aqui falar num preço médio de referência por m2 de móvel (da área da frente do móvel - exemplo: um armário de 2,00 de largura x 2,10 de altura x 0,60m de profundidade tem área de frente de 2,00 x 2,10 = 4,20m2). Aliás, busquei muito esse valor de referência na internet antes da minha pesquisa e não achei nada confiável, mas aqui coloco o que encontrei. Lembrando que esse valor varia em função de espessuras, acabamentos, ferragens, número de gavetas, etc. Isto posto, considere entre R$ 1.800,00 e 2.300,00/m2, (nas premium e segundo patamar) a depender das coisas mencionadas acima e que mencionarei mais a frente. Essa faixa de valor é pós negociação. O primeiro preço dos caras é na estratosfera.

Outro fator que tem influência no preço é o tipo de chapa de madeira revestida utilizada nos móveis. (Bem, estou desconsiderando que atualmente as lojas de móveis e marcenarias estão fazendo muitas coisas somente com alumínio e vidro somente). Mas nas chapas de madeira revestidas podemos destacar os dois principais tipos: o MDF e o MDP. Não vou me alongar sobre cada uma, mas entendo que é preciso acabar com o mito de que o MDF é melhor que o MDP - cada um é recomendável para uma utilização. E também o mito de que o MDP é o antigo aglomerado. Aquele antigo aglomerado já era. O MDF é recomendado se vc for utilizá-lo numa área com possibilidade de molhar, exemplo: um gabinete de pia de cozinha ou banheiro, e também recomendável se vc for pintar a madeira (pintura ou aplicação de laca). Foras essas hipóteses a recomendação é que se utilize o MDP, que inclsuive é mais resistente que o MDF. Existem MDFs e MDPs de densidades diferentes…outro fator. Mas eu entendo que a fábrica não projeta o móvel premium para uma vida útil menor que 10 anos. Algumas lojas se utilizam do expediente de querer te vender a ideia de que os móveis deles são feitos com MDF e não MDP (obs: a chapa de MDF é 7% mais cara que a de MDP) e por isso seriam melhores. Não caia nessa conversa. Faça melhor, pesquise. Cada um tem uma aplicação específica.

Os principais fabricantes de chapas de madeira revestidas (ou não) são: Duratex, Arauco, Eucatex, Berneck, Guararapes e Greenplac. Elas possuem cores diferentes, texturas ou relevos diferentes, padrões madeirados diversos, de pedra natural, etc. Dependendo da loja (fábrica) vc encontrará uma ou outra marca, ou mesmo, duas marcas diferentes misturadas, assim sendo, é possível que em uma loja vc veja um branco de um jeito e noutra fábrica, de outro. Isso passa a ser bastante relevante pois, se vc quer uma cor ou padrão específico, que uma loja (fábrica) tem e noutra não, vc vai ficar meio que atrelado a isso. E talvez essa seja uma das principais e grandes vantagens de se fazer móveis sob medida em marcenarias tradicionais: a possibilidade de vc escolher exatamente determinadas cores ou padrões de determinada marca de chapa. Isso não é pouco.

Ainda é comum as lojas personalizarem o nome do seus padrões, por exemplo…o padrão branco tramado de uma determinada marca de chapa às vezes é chamado de “brancatto” num local, de “blanc” noutro,  de “branco trama” num terceiro, mas trata-se da mesma chapa, da mesma marca.

Pesquise também sobre ferragens – seus tipos e marcas – de corrediças de gavetas, dobradiças de portas, puxadores, sistemas de travamento/destravamento, sistema de amortecimento de gavetas e portas, etc. Isso pesa no seu orçamento e faz o preço variar de uma loja para outra. Na minha andança encontrei das marcas: Blum, Hafele, FGVtn, Cermag/Archi. Aqui também os caras das lojas costumam exaltar seus produtos pelas ferragens que usam, dizendo até que são “italianas”, “alemãs”, e blá blá blá. É importante saber o tipo e marca para fazer uma comparação adequada entre lojas de móveis e saber a garantia concedida nessas ferragens. Daí para frente tem muita garganta…como se o fato de ser “alemã” significaria necessariamente de alto padrão e qualidade. Mas, um exemplo, vc encontra corrediça de gaveta com rodízio, vc encontra corrediça de gaveta telescópica (visível na lateral da gaveta quando vc a abre) e corrediça de gaveta oculta (fica por baixo e vc não vê quando abre). Cada qual tem um padrão, uma qualidade e um preço. Muitas vezes o cara da loja especifica uma ferragem mais simples pro custo final do móvel ficar mais baixo…e fica na moita?. Cabe á vc ficar atento a isso.

Alguns outros aspectos que também importam no preço do móvel:

- as espessuras:

Uma prateleira de 15mm de espessura dentro dum armário, num determinado vão, obviamente, resiste a menos peso sem envergar do que uma de 18mm ou 25mm de espessura nesse mesmo vão, assim, não basta ter o layout interno do armário com suas subdivisões, é preciso saber qual a espessura interna dessas subdivisões que a loja está propondo. Eu, não só pela resistência, mas como também por estética, determinei 25mm. Numa outra hipótese, uma bancada pode ter o tampo superior de diversas espessuras. Uma espessura de 45 ou 50mm é, esteticamente, bem diferente de uma de 18mm ou 25mm, mas o cara pode fazer esse 45mm com um oco dentro. Verifique o que te atende melhor. E o valor acompanha isso tudo… assim cheque as espessuras propostas ou determine o que vc quer. Quando vc sai pras lojas de móveis modulados mais baratos, vc ás vezes nem encontra as espessuras maiores, e isso ocorre para ficar um determinado padrão.

- gavetas:

Sobre as “cubas” das gavetas - muitas vezes a loja projeta uma frente de gaveta com, digamos, 18 cm de altura, mas quando vc abre a gaveta a altura da caixa da gaveta (a altura útil da gaveta) tem somente 9 cm. Pegadinha do Mallandro? Ás vezes sim.  É bom se atentar a isso também. Aqui também o moita aparece?. Uma gaveta menos profunda irá acomodar menos coisa nela, e consequentemente fica menos pesada, pedindo uma ferragem mais simples. A loja projeta isso e fica mais barato, mas é o que vc queria ou imaginou? O contrário: uma gaveta com uma cuba da mesma altura da gaveta frente da gaveta, ou pouco menor, é bem melhor do que a primeira opção. Ainda nas gavetas… encontrei lojas que fazem o fundo delas com 6mm de espessura e outras com 15mm…e quanto mais ou menos madeira, mais caro ou barato fica o móvel. O mesmo vale para o fundo dos armários. Também cheque a profundidade das gavetas: em algumas situações teu móvel tem, p.ex, 60 cm de profundidade, mas a gaveta dentro dele tem somente 35cm de profundidade, ou seja; é uma gaveta “curta”. E o moita na moita novamente?. Não é exatamente usual a gaveta ter a mesma profundidade do móvel e existem limitações para essa profundidade, dependendo da corrediça utilizada, mas o fato é que a gaveta pode ser mais ou menos profunda e vc deveria ser informado disso.

Uma opção boa para gavetas dentro de armários é simplesmente rebaixar a frente delas para vc enfiar a mão nessa abertura e puxá-la para abrir ou fechar, evitando assim ter que colocar um puxador, que sempre é um encarecedor. Algumas lojas fazem isso na fábrica (o rebaixo), outras fazem isso na montagem (o que é aquele velho problema de se perder a industrialização da coisa toda), e algumas nem fazem isso. Se vc for pra puxador, aí tem tipo cava só na madeira, cava junto com perfil de alumínio, tem só perfil de alumínio, tem os tradicionais de metal pintado, de metal cromado, de aço inox, de alumínio natural, de alumínio pintado, tem de plástico…cada qual com seu preço. É fundamental comparar a mesma coisa entre as lojas (fábricas).

Um outro fator que faz o valor dos móveis variar é como a estrutura dele é montada. Muitas vezes os caras fazem uma caixa…denominada “caixa” ? (em geral feita na cor branca, a mais barata…e com chapa de pequena espessura) e depois recobrem essa caixa com a chapa da cor ou padrão que vc quer. Esse recobrimento da caixa é chamado “tamponamento”. Ou seja, por dentro seu móvel ficará branco, mas por fora vc só vê o tamponamento e as portas na cor escolhida. Essa é uma boa opção para diminuir custo, mas…mais uma vez… é importante se verificar o que a loja está propondo pois esse método é reconhecidamente mais barato do que fazer todo o móvel, internamente e externamente , na mesma cor. Até mesmo um conjunto de gavetas (ex.4 gavetas, uma em cima da outra) pode vir numa caixa padrão – o gaveteiro, que depois é recoberto com um tamponamento.

Essas dicas valem tanto para as lojas de móveis planejados, sob medida ou modulados, quanto para as marcenarias tradicionais de móveis sob medida. Falando nelas, hoje os móveis estão com linhas retas e sem entalhes, enxertos, curvas etc., mas se vc quer algo nesse sentido, é quase que só nessas marcenarias que vc conseguirá fazer.

Enfim, espero ter conseguido passar algumas dicas para que outras pessoas ampliem os itens a se verificar quando fizerem seus orçamentos e também já tenham uma noção de custo.?

Bacana cara, show… eu sou arquiteto e marceneiro hobista, faço muita coisa em madeira maciça, não gosto do MDF, mas sei que é necessário, hj infelizmente temos poucos marceneiros e muito montadores. Minha cozinha fiz com a Bontempo, se arrependimento matasse, estaria mortinho da silva, muita enganação e material de qualidade duvidosa, usa muito MDP, e não material resistente a umidade, resultado? estraga fácil numa cozinha, hj estou refazendo todos os móveis da minha casa, economizando muito dinheiro e me divertido kkk

Bacana Dirceu.

Bem, eu sou uma testemunha viva de que se bem utilizado o MDP vai longe. A cozinha aqui foi feita há 16 anos em MDP (inclusive o gabinete da pia) e está perfeita. Mas a recomendação é que essa peça sob a pia seja em material de mais resistência á água (MDF).  Importa muito a correta utilização e a realização de manutenção preventiva e corretiva, daí mantem-se o desempenho e portanto garante-se a vida últil de projeto, independentemente do material. Mas é fato que há muita desinformação por aí. Pra vc ter uma ideia, nas pesquisas que fiz antes de sair á campo para orçar vi muitos videos no Youtube; num deles a youtuber tentava demonstrar que o MDF naval era superior ao MDP, e assim que seria uma material de “qualidade”, frente ao outro, que seria de baixa qualidade. Ela mostrou no video duas tiras (aparas), uma de MDF e outra de MDP, que ela havia deixado mergulhadas n`água ?de um dia para outro, dizendo que o MDP havia estufado um pouco e outro não, daí concluia: o primeiro é bem melhor que o segundo. Esse é o tipo de exemplo que pouco ajuda, mas, enfim…

Lembrei inclusive duma história que me contaram quando entrou no mercado dos materiais de construção civil os tubos de PVC para substituir os tubos de ferro fundido. Na história me contavam que um mestre de obras subia em cima do tubo de PVC e forçava o tubo com seu peso até quebrar e após isso dizia: “tá vendo…não presta…no tubo de ferro isso não acontece”. É exatamente o mesmo infeliz exemplo da youtuber.

Onde eu fechei eles trabalham exclusivamente com o MDF por opção, mas não por isso, entendo a diferença e vejo que ambos os materiais são bons e tem suas aplicações.

Outra história que ouvi nesses dias foi de que esse setor é um dos com maior índice de reclamação. Seu relato vai ao encontro dessa informação. Espero passar longe disso.

No extinto HTF havia um tópico sobre móveis planejados e marcenarias e uma das ideias aqui é reavivar esse assunto, visto que muitos membros fazem seus racks por aí, então esse assunto interessa já nesse aspecto. 

?

Gostei do tópico.

Dessas marcas, já comprei florense, bontempo e celular.

No último projeto, comprei da formus, uma marca aqui de Santa Catarina, que muitos arquitetos indicam.  Achei ótimo e muito bonito  o produto, mas bem caro. Pos venda da formus e excelente.

Comprei há um bom tempo os móveis na formus  e se precisar de qualquer regulagem,  eles vem rápido e nunca cobram.

Até cabos eles vem retirar, substituir ou instalar e sem custo. Surpreendente.

O que estou impressionado é com o valor altíssimo dessas marcas  atualmente.

Tenho um armário bem pequeno da bontempo num banheiro. Tem duas portinhas e duas gavetas. Como ele esta com problema, pedi um orçamento para substituir por outro igual. Orcaram  em   R $  10.0000,00.!!!

Uma cozinha então está qto? R$ 70.000,00?

CELMAR e não celular, como o inútil corretor colocou.

[QUOTE username=luis fred userid=7349699 postid=1319440139]Gostei do tópico.

Dessas marcas, já comprei florense, bontempo e celular.

No último projeto, comprei da formus, uma marca aqui de Santa Catarina, que muitos arquitetos indicam.  Achei ótimo e muito bonito  o produto, mas bem caro. Pos venda da formus e excelente.

Comprei há um bom tempo os móveis na formus  e se precisar de qualquer regulagem,  eles vem rápido e nunca cobram.

Até cabos eles vem retirar, substituir ou instalar e sem custo. Surpreendente.

O que estou impressionado é com o valor altíssimo dessas marcas  atualmente.

Tenho um armário bem pequeno da bontempo num banheiro. Tem duas portinhas e duas gavetas. Como ele esta com problema, pedi um orçamento para substituir por outro igual. Orcaram  em   R $  10.0000,00.!!!

Uma cozinha então está qto? R$ 70.000,00?

[/QUOTE]

luis, os caras (o setor em geral) tá com uma política de preços que, se vc bobear, o cara te leva as calças. E forçando minha memória creio está assim há muito tempo.

[QUOTE username=m.fernandes userid=7348429 postid=1319450824]

luis, os caras (o setor em geral) tá com uma política de preços que, se vc bobear, o cara te leva as calças. E forçando minha memória creio está assim há muito tempo.[/QUOTE]

O negócio é que não adianta querer cobrar caro demais. Com isso eles só vão ter clientes classe AAAAA+++, ou seja uma parcela ínfima. Se esse é o objetivo deles, ok. Mas, fato é que o brasileiro médio não vai pagar essas fortunas por meras caixas de mdf. Fora a qualidade ruim do trabalho executado, que já foi mencionado acima.

Eu mesmo, fugindo desses móveis cotados a peso de ouro, resolvi fazer o curso de móveis planejados do Senai, que tem um polo moveleiro aqui do lado de casa. Já fiz os armários do meu antigo apartamento e agora que mudei vou fazer todos os armários daqui de casa de novo. Pergunta se vou gastar meus preciosos tempo e dinheiro com marcenarias ruins de serviço e caras? De jeito nenhum! Prefiro fazer eu mesmo, que eu pelo menos sei que vai ficar do jeito que eu quero e sem gambiarra.

Acredito que esse seja o caso de muitos. As pessoas estão cada vez mais aderindo ao “faça você mesmo”. Lógico, que nem todo mundo tem o tempo ou a paciência pra fazer por conta própria. Mas, o cenário que vejo é que quem quer economizar dinheiro e dor de cabeça vai lá e faz. Conheço inúmeras pessoas que fizeram seus próprios móveis de casa.

Aí só quem tem a perder são as marcenarias com seus serviços ruins e preços astronômicos…

Respondi aqui e apagou a mensagem…

falava que tb tenho entrado na onda FVM, e montei minha oficina em casa, seguem fotos IMG_20200119_173512252.jpg  IMG_20200207_190356113.jpg  IMG_20200713_112834902.jpg  IMG_20200717_071340669.jpg  IMG_20200822_073753343.jpg  IMG_20200822_073814536.jpg  IMG_20200822_073841102.jpg  IMG-20191205-WA0039.jpg  IMG-20200131-WA0071.jpg 

Parabéns, está bem equipado.

SHOW DIRCEU!!!

Gostei muito.

Aceita encomendas?

Rapaz o que eu iria gastar para fazer o quarta da minha filha, deu pra comprar todo o equipamento

Um verdadeiro playground para adultos.

Parabéns Dirceu.

Parabens Dirceu!!! 

Convenhamos, não é o que se pode chamar de  espaço amador ou hobby. Altamente profissional, brinquedos de gente grande.

Eventualmente faço alguns móveis, mas na base do MDF cortado sob encomenda. Tenho um amigo mais experiente nesse hobby e de vez em quando vou na carona dele, mais como ajudante do que mestre no assunto. 

Sobre os materiais MDP, MDF,  compensado naval, madeira maciça e algum outro,  fujo de dois, MDP e pinus. Ambos do ponto de vista mecânico são ruins. não aceitam por exemplo que se retire um parafuso e o recoloque. E são pouco resistentes a água. Aliás, o MDF tb não resiste a água. Se o ambiente é úmido, o ideal é o compensado naval. Porém o preço pesa no orçamento. 

Se o seu objetivo é fazer móveis  mais simples,  é possível, terceirizando o corte, fazer muita coisa boa sem gastar um absurdo, mesmo morando em apartamento, como é o meu caso. No começo algumas peças podem dar mais trabalho e alguns erros podem acontecer. Gavetas é uma delas. Mas é algo fácil de se corrigir. Tem muito marceneiro renomado que trabalha dessa forma, terceirizando. O trabalho dele se restringe a orçar e montar, as vezes até a montagem  ele terceiriza. 

Existem softwares que facilitam a vida, embora eu seja dos antigos e prefira desenhar.

A grande vantagem, além da diversão, é que voce aprende como funciona e ninguém mais te enrola. 

[QUOTE username=Dirceu Ximenes userid=7349174 postid=1319478766]Respondi aqui e apagou a mensagem…

falava que tb tenho entrado na onda FVM, e montei minha oficina em casa, seguem fotos IMG_20200119_173512252.jpg  IMG_20200207_190356113.jpg  IMG_20200713_112834902.jpg  IMG_20200717_071340669.jpg  IMG_20200822_073753343.jpg  IMG_20200822_073814536.jpg  IMG_20200822_073841102.jpg  IMG-20191205-WA0039.jpg  IMG-20200131-WA0071.jpg [/QU

Parabéns Dirceu, gostei móveis muito bem feito!

sem contar os equipamentos.

OTE]